Notícias

Mais uma vez, decisão judicial quer bloquear WhatsApp em todo o Brasil

A história se repete. Devido a uma decisão judicial da Justiça do Rio de Janeiro, o serviço de troca de mensagens do aplicativo WhatsApp será bloqueado para usuários do território brasileiro. O Facebook (que é o dono do app) não teria repassado informações de mensagens entre criminosos em uma investigação policial em Caxias, na Baixada Fluminense, alegando “impossibilidades técnicas“.

O bloqueio deve ser imediato, devendo apenas levar o tempo das operadoras se adequarem a ele. Haverá uma multa de R$50 mil por cada dia de atraso em acatar a decisão.

É claro que pode haver recurso e a decisão talvez seja modificada, como já aconteceu nas outras vezes. Mas em um primeiro momento, o serviço será mesmo bloqueado no país.

via G1

ATUALIZAÇÃO: Como geralmente acontece, o bloqueio foi suspenso horas depois por outra ação judicial, desta vez do presidente do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski, que interpretou a decisão da juíza do Rio de Janeiro como “uma violação do direito de liberdade de expressão e acesso à comunicação”, além de considerar o ato “desproporcional”.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Alisson Rocha

    Brasilsilsilsilsilsil

  • > Whatsapp bloqueado novamente no Brasil
    > Geral reclamando e chorando em TODAS as redes sociais
    > Pessoas se sentindo Hackers usando VPN e se vangloriando por isso
    > Geral baixa o Telegram
    > Chama os amigos pro Telegram
    > Fica em 1º Lugar nos TT’s
    > Vários sites informam que Telegram Bateu recorde de Downloads em poucas horas
    > Os mesmo memes sem graça de sempre surgem
    > Whatsapp volta
    > Telegram fica as traças novamente – apesar de ser melhor
    > O ciclo se repetirá novamente em algum momento desse ano.

    • Alvino Prado

      kkkkkkkkkkkkkkk.. Isso aí!

    • VW20vT

      Muito bom kkkkkkkkk

    • JPaC

      Pois é! ?
      Adoraria mudar pro Telegram, uso bastante o PC e o Whats Web é uma vergonha, espelhamento gambiarra…
      Mas quase ninguém tem o Telegram dos meus contatos…

  • Brasil, um país de tolos!

    • hecnpo

      O pior do Brasil é o brasileiro.

  • João Paulo

    Dessa vez, nem foi tão absurdo assim. Pautada em pareceres técnicos da Polícia Federal e da Polícia Civil, a juíza determinou o acesso em tempo real a mensagens trocadas entre suspeitos. O facebook respondeu, em inglês (apesar de terem escritório no Brasil), que não guardam informações de usuários (aquele pouco caso característico de grandes empresas). Não foi isso o que a juíza determinou. Então, leva na cara.
    De qualquer forma, a multa foi baixa – R$50.000,00 por dia. É bem provável que o FB prefira pagar a multa, enquanto espera o resultado do recurso, e não interrompa a prestação do serviço.

    • Alisson Rocha

      Quem bloqueia o serviço não é o FB, mas sim as operadoras de celular. A multa também, quem paga é a operadora que não cumprir a determinação, e não o FB.

      • Gustavo Rezende

        Como diz um amigo meu, isso q eu ia falar agora. Rs

      • João Paulo

        De qualquer forma… caiu mesmo hehe. Sem acesso geral aqui. Seja quem for, cumpriu a determinação. E, seja quem for, não vai pagar multa.

    • Gustavo Rezende

      O WhatsApp utiliza criptografia de ponta-a-ponta, assim mesmo q as mensagens sejam interceptadas elas não podem ser lidas por terceiros (mesmo a PF ou o próprio WhatsApp). “Importante: A criptografia de ponta-a-ponta está sempre ativada, desde que todos os envolvidos estejam usando a versão mais recente do WhatsApp. Não há nenhuma maneira de desativar a criptografia de ponta-a-ponta”.

    • O WhatsApp, legalmente falando, é uma empresa independente do Facebook. Pela terceira vez assistimos a uma perigosa e irresponsável extrapolação jurídica.

    • Anderson Camões

      Foi pior que isso.
      Os caras pediram que novas manifestações do gênero fossem feitas em inglês!!!!!!
      Isso é um absurdo! Desrespeito total com a juíza. Imagina se uma empresa alemã, a Volks por exemplo, recebe uma solicitação nos EUA e responde dizendo que o juiz deve solicitar em alemão!
      E no ofício ela, apesar de citar os pareceres, solicita que, caso possível, seja concedido acesso.
      Ou o jurídico do facebook é ruim, ou eles fizeram para afrontar mesmo.
      Se fosse eu faria o mesmo que a juíza. Essa juíza é a mesma que foi ameaçada uma vez em um presídio e transferiu todo mundo.

  • Enzo Lorenzon Tosi

    Queria ver um juiz da Banânia fazer isso no meio das olimpíadas…. ia ganhar notoriedade internacional!

    • Alex Alves de Lima

      Não haverá muito impacto internacional, pois o Whats é, no Brasil, até rede social. Mundo a fora é mais um….e apenas um mensageiro

      • “WhatsApp banned indefinitely in Brazil – the third block in eight months” – The Guardian; “Brazilian judge orders indefinite WhatsApp blackout…”, etc… ?O amigo deve lembrar que somos, em tese, uma das maiores democracias do mundo, maior nação católica do planeta, uma das potências econômicas, militares, não é bem assim, ainda mais se tratando de um golpe judicial contra o estado democrático de direito.

        • KB

          “Maior nação católica…” – por algum motivo li “nação caótica”…. ??

          • ahahuuahhuauhauhahuauhauhahuahuhauhu!!!!!!

          • PaloZo

            Li isso tb… Tive que ler novamente.
            Rsrs

        • paulotutu

          Tirando a parte da potência militar, o resto ta certo.

          • Considerando uma medição, sem ser o gasto, é a décima quinta. Fonte: Global Firepower – Além disso, além disso o Brasil é muito capacitado para transformar a indústria numa fábrica de guerra em caso de necessidade, tem um nome isso, mas não lembro como se chama. Até os anos 80 o Brasil tinha de fato uma das maiores indústrias bélicas do mundo, não sei em qual posição.

      • paulotutu

        Errado. Whatsapp é o aplicativo de mensagem mais usado no mundo hoje disparado. Telegram está atrás do viber, line e até do wechat. A notícia repercutiu em vários site de notícias mundo afora.

  • República das Bananas eu não posso chamar, não produzimos tantas bananas assim, e não somos uma república de verdade. Errar uma vez é humano.

  • Cesar A. S. Gonçalves

    Caraca, milagre o whats cair e o pessoal do BDI não começar a rasgar seda pro telegram ?

    • Alvino Prado

      Mas isso é compreensível.. Visto que o Telegram é superior ao whatsapp em tudo. É mais organizado, mais rápido, mais simples (ao mesmo tempo mais completo).. Povo realmente só usa whatsapp como mensageiro padrão, por conta do costume..

      • Cesar A. S. Gonçalves

        Alvino, acho que as pessoas usam o que é mais conveniente, eu por exemplo não preciso de organização, nem de muitos recursos, um aplicativo que envia mensagens, audios e arquivos de foto e video pra mim ja é o suficiente. A minha critica não é ao Telegram, e nem estou tentando começar uma discussão sobre qual é melhor, estou apenas fazendo uma critica ao modo como o blog trata isso, sempre queimando o Whatsapp e rasgando seda pro Telegram, sinceramente eu acho isso ridiculo, eles fazem parecer que ganham pra fazer propaganda do telegram ou até como se fosse deles o aplicativo… Divulgar um aplicativo que eu acho mais legal ou mais ibteressante é uma coisa, mas ficar o tempo inteiro querendo empurrar um App guela abaixo das pessoas e queimando um outro eu ja acho uma atitude ridícula.

      • Cesar A. S. Gonçalves

        Ah, e nem vem com essa conversa de costume não, porque até os final dos anos 2000 o pessoal era acostumado com o Orkut, e com o tempo a rede social foi caindo e o Facebook foi crescendo no país, isso sem a necessidade do Orkut ficar dias fora do ar… Se o Telegram for realmente melhor as pessoas vão migrar pra ele com o tempo, não tem essa necessidade de empurrar nos outros… Agora ja aconteceu do Whatsapp cair diversas vezes, o pessoal usar ele temporariamente e depois voltar… Não tem merchandising melhor do que derrubar o rival né? Kkkkkk

      • Cesar A. S. Gonçalves

        São apenas aplicativos de troca de mensagem, não precisa encher de frescura, o pessoal não quer isso… Se SMS fosse gratuito o pessoal tava usando até hoje!

    • VW20vT

      Já vim aqui esperando isso, me surpreendi kkkkkkk

      • Cesar A. S. Gonçalves

        Né cara, primeira vez que o BDI não faz uma propagandinha do telegram kkkkkkkk

  • Floop

    [off]
    Alguém poderia me ajudar? Tanto o celular quando o iPad ficam assim quando recebo imagens pelo iMessage. As imagens não são transferidas.

  • STF já suspendeu, como era de se esperar. Isso só serviu para avisar ao planeta que somos menos que república das bananas, não precisa sequer haver golpe para derrubar o mensageiro que a população toda usa.

  • username

    Desculpa minha ignorância. Tem algum método de bloquear chamada de número restrito?

    • Eu tentei o seguinte, cria um contato chamado “Desconhecido”. Depois vai no ajustes, telefone, bloqueio e adiciona “Desconhecido”. Não sei se dá certo.

  • Mais uma vez a justiça do Brasil colocou o WhatsApp de castigo no cantinho dele por ter desobedecido as vontades deles.. ?
    E tem aquela história de que a juíza se sentiu ofendida porque responderam o pedido de quebra de sigilo com um e-mail redigido em inglês.