iOSOpinião

O dark mode no iOS é uma função que a Apple quer implementar aos poucos

Dias antes da WWDC, muitos rumores correram soltos pela internet sobre o que poderia vir. Alguns deles usaram como “fonte” jornalística a assistente vocal Siri, tentando distorcer o que ela dizia, para gerar falsas expectativas nos usuários. Com isso, voltou à cena um antigo pedido de muitos: a função Modo Escuro (dark mode).

A WWDC já começou, o beta já foi distribuído e nada ainda de um dark mode oficial, para decepção de muitos. Mas a Apple está deixando algumas pistas de que isso pode ser uma nova função no futuro.

Muitos clamam pelo modo escuro por várias razões. Alguns por questão estética (gostam do visual dark), outros por conforto (à noite fica mais suave ler em uma tela que não agrida os olhos). Há também uma grande vantagens em dispositivos com tela OLED, pois nelas os pixels pretos não gastam energia e economizam assim a bateria. O iPhone ainda não possui este tipo de tela, mas rumores dizem que ela pode chegar em 2017. Se isso acontecer, faria todo o sentido implementar a função no iOS.

O iOS já possui uma função parecida, em Acessibilidade. A opção Inverter Cores faz com que tudo fique com visual de “negativo fotográfico“, que poderia funcionar como dark mode, não fosse o fato de influenciar também nas cores das imagens e transformar o verde em rosa.

Inverter Cores

Em contrapartida, um desenvolvedor resolveu mexer nos códigos internos do primeiro beta do iOS 10 e descobriu que há uma maneira de ativar o modo escuro em alguns aplicativos. Claro que isso não é a prova de que a maçã irá implementar a função em breve, apenas de que ela talvez esteja fazendo testes para introduzir no sistema no futuro. Repare que o teclado escuro é o mesmo que apareceu em um beta no passado, mas foi retirado no final.

Dark Mode

Esta semana, a entrevista com dois figurões da Apple deixou claro que a filosofia da empresa sempre foi a de testar muito as funções antes de disponibilizá-las para o grande público. As poucas vezes que ela não fez isso (Apple Mapas e MobileMe) foi um desastre.

Apesar do dark mode não ter vindo oficialmente neste início de beta do iOS 10, é possível perceber que a Apple já está testando a interface escura aos poucos, para estudar como ela pode ser melhorada. Primeiro foi no aplicativo da iTunes Store, na seção de Filmes (teste aí no seu, se estiver usando o iOS 8 ou 9).

Dark Mode iTunes Store

Também a partir do iOS 8, foi introduzido o Tema Noturno no iBooks, para melhorar a leitura à noite, escurecendo o fundo e deixando as letras em cinza claro.

Dark Mode iBooks

No iOS 10, mais um teste: o aplicativo Relógio veio todo escuro, exatamente como muitos gostariam que o sistema ficasse.

Dark Mode Relogio

Ou seja, a Apple visivelmente está testando a melhor maneira de implementar esta função, sem que seja apenas inverter as cores na tela. Tudo isso para que usemos a função da melhor maneira possível.

Talvez seja cedo para esperarmos está função para agora. Se a maçã realmente lançar um iPhone com tela OLED, aí sim ela usará isso como uma vantagem, ressaltando esta função com um grande destaque no iOS 11.


Botão Voltar ao topo