iOSOpinião

O dark mode no iOS é uma função que a Apple quer implementar aos poucos

Dias antes da WWDC, muitos rumores correram soltos pela internet sobre o que poderia vir. Alguns deles usaram como “fonte” jornalística a assistente vocal Siri, tentando distorcer o que ela dizia, para gerar falsas expectativas nos usuários. Com isso, voltou à cena um antigo pedido de muitos: a função Modo Escuro (dark mode).

A WWDC já começou, o beta já foi distribuído e nada ainda de um dark mode oficial, para decepção de muitos. Mas a Apple está deixando algumas pistas de que isso pode ser uma nova função no futuro.

Muitos clamam pelo modo escuro por várias razões. Alguns por questão estética (gostam do visual dark), outros por conforto (à noite fica mais suave ler em uma tela que não agrida os olhos). Há também uma grande vantagens em dispositivos com tela OLED, pois nelas os pixels pretos não gastam energia e economizam assim a bateria. O iPhone ainda não possui este tipo de tela, mas rumores dizem que ela pode chegar em 2017. Se isso acontecer, faria todo o sentido implementar a função no iOS.

O iOS já possui uma função parecida, em Acessibilidade. A opção Inverter Cores faz com que tudo fique com visual de “negativo fotográfico“, que poderia funcionar como dark mode, não fosse o fato de influenciar também nas cores das imagens e transformar o verde em rosa.

Inverter Cores

Em contrapartida, um desenvolvedor resolveu mexer nos códigos internos do primeiro beta do iOS 10 e descobriu que há uma maneira de ativar o modo escuro em alguns aplicativos. Claro que isso não é a prova de que a maçã irá implementar a função em breve, apenas de que ela talvez esteja fazendo testes para introduzir no sistema no futuro. Repare que o teclado escuro é o mesmo que apareceu em um beta no passado, mas foi retirado no final.

Dark Mode

Esta semana, a entrevista com dois figurões da Apple deixou claro que a filosofia da empresa sempre foi a de testar muito as funções antes de disponibilizá-las para o grande público. As poucas vezes que ela não fez isso (Apple Mapas e MobileMe) foi um desastre.

Apesar do dark mode não ter vindo oficialmente neste início de beta do iOS 10, é possível perceber que a Apple já está testando a interface escura aos poucos, para estudar como ela pode ser melhorada. Primeiro foi no aplicativo da iTunes Store, na seção de Filmes (teste aí no seu, se estiver usando o iOS 8 ou 9).

Dark Mode iTunes Store

Também a partir do iOS 8, foi introduzido o Tema Noturno no iBooks, para melhorar a leitura à noite, escurecendo o fundo e deixando as letras em cinza claro.

Dark Mode iBooks

No iOS 10, mais um teste: o aplicativo Relógio veio todo escuro, exatamente como muitos gostariam que o sistema ficasse.

Dark Mode Relogio

Ou seja, a Apple visivelmente está testando a melhor maneira de implementar esta função, sem que seja apenas inverter as cores na tela. Tudo isso para que usemos a função da melhor maneira possível.

Talvez seja cedo para esperarmos está função para agora. Se a maçã realmente lançar um iPhone com tela OLED, aí sim ela usará isso como uma vantagem, ressaltando esta função com um grande destaque no iOS 11.


Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.
  • André Luis Dos Santos

    Legal!

  • Saulo Rogério

    Ansioso por isso!

  • Hum… Dark mode já funciona em alguns aplicativos mexendo no código…
    Prevejo um tweak pra isso qdo iOS10 for lançado!

    • Marcos Aurélio

      Já existe tweak para isso. Se chama Eclipse

  • Eu acho que a decisão de implementar o dark mode é muito mais estratégica que técnica. O modo escuro é apenas uma “skin” diferente, que não me parece exigir grandes testes, além da escolha certa de cores e contraste. Claramente a Apple está simpatizando cada vez mais com a possibilidade (relógio, iTunes, teclado, app da WWDC, até mesmo as artes da WWDC). O lance da tela OLED faz muito sentido, o que me faz imaginar que a nova tecnologia talvez venha mais cedo do que se espera (esse ano, será?), e a Apple pode inclusive usar a nova “skin” como diferencial do novo aparelho. Vamos ver cenas dos próximos capítulos. 😉

    • Alexander

      oled só ano que vem (R)

  • É o Windows Phone fazendo escola, mesmo depois de morto…

    • Conde De La Roche, o benfeitor

      O Android é escuro desde o 2.0 Donut.
      Os HTC Sense também sempre tiveram temas escuros. Nem existia WP.

      • Qual o primeiro sistema a ter a cara de pau de ser escuro “system wide”? Então…

    • Morto? Nem tanto.
      Nadella só continua corrigindo os erros homéricos do Ballmer. Em breve ele termina de arrumar a casa e então teremos uma Microsoft muito mais competitiva no mercado mobile.

      O WindowsPhone (versão 10) merece muito respeito, afinal tem conceitos ótimos e faz bonito em todas as tarefas do dia a dia. Peca na loja, infelizmente. Precisamos dar as mãos e continuar invocando o poder dos Developers, Developers, Developers!! =D

      BRACE YOURSELVES!
      SURFACE PHONE IS COMING.

      Obs.: Amo o iPhone, mas tá muito confortável a vidinha da Apple no mercado mobile. Ela precisa começar a tomar mais chutes nas suas partes traseiras para acordar e fazer direito o que tá enrolando ANOS pra fazer.

      • Se hoje existe um Windows Mobile foi porque o Ballmer tomou providências para que isso pudesse acontecer, garantindo a subsistência do Windows Phone com a compra da Nokia. Desde que o indiano assumiu, ele está desfazendo, da forma mais estúpida possível, tudo de bom e certo que havia sido feito. Resultado: o que antes era um excelente sistema focado no smartphone, virou um sistema de desktop atochado numa tela minúscula da forma mais genérica possível.

        O Windows Phone está MUITO morto, e o que sobrou dele foi um zumbi lento, pesado e deformado chamado Windows 10 Mobile.

        • Ok.
          Respeito seu ponto de vista. 😉

  • Ainda espero e torço por essa implementação num 10.1 /:

  • 199X KID

    acho que o iPhone desse ano já vai receber a tela de OLED e esse vai ser o grande diferencial já que os rumores apontam que ele vai ser mais do mesmo, e o iPhone de 2017 com outras melhorias mais significativas

  • Andre Almeida

    Eu curti o (novo) ? do ? no iOS 10 Beta ☝️️

  • Alex iPilot

    Eu aposto na tela OLED do iPhone 7 com o Dark Mode exclusivo para ele, dividindo o espaço com o enoooorme botão do Night Shift…

    • Alexander

      Aposta quanto?

      • Alex iPilot

        30 U$ na iTunes Store…

        • Alexander

          seus 30 mais e mais 500. Call, fold or raise?

          • Alex iPilot

            Fold!
            A Regra de Ouro atual do usuário Apple é manter baixas as expectativas…

  • VW20vT

    Não é por nada, mas prefiro esse tema
    Branco mesmo… Escuro me lembra Android

    • Sempre me incomodou esse clarão em tudo a partir do iOS 7… Sou aquele usuário que mesmo quando o brilho está no mínimo ainda preferia deixar mais escuro.

  • Tiago Albuquerque

    Quem tem photofobia agradece! 🙂

  • Lucão Arruda

    aos poucos? poe de vez

  • Bruno Bolani

    Instalei o IOS 10 beta no meu iPhone 6S e precebi que “control center” não há mais o ícone do “night shift”, será que isso indicaria que ele será substituído com o esperado modo escuro ?