Notícias

[gambiarra] Ainda é possível ligar os modos Noturno e de Economia juntos no iOS 9.3.1

O iOS 9.3 trouxe o Modo Noturno (Night Shift), que muda a coloração da tela para não atrapalhar o sono (leia mais detalhes neste outro artigo). Porém, a Apple não quer que este modo funcione junto com o modo de Economia de Energia. Desde então, usuários procuram meios alternativos de ativar os dois ao mesmo tempo.

No início, descobriram que a Siri era capaz de ativar o Night Shift mesmo com o modo de Economia de Energia ativado. Porém, a Apple acabou com a festa, orientando a assistente vocal a não permitir mais isso.

Mesmo assim, ainda é possível realizar o truque repetindo o mesmo processo, se você for bem rápido. Primeiro ative o modo de Economia de Energia nos Ajustes. Depois, peça para a Siri “Ativar o Modo Noturno“. Ela perguntará se você aceita desligar o modo de Economia antes de ativar o Night Shift e você responderá que “Sim“, mas logo em seguida, apertará o botão de repouso. Se você for rápido o bastante, os dois modos ficarão ligados.

Veja um vídeo (em inglês) de como funciona o processo:

Claro que esta gambiarra funcionará até a Apple arranjar uma maneira de impedi-la (parece que no beta do iOS 9.3.2 já não funciona mais), mas para quem quer muito os dois modos funcionando paralelamente, esta é a solução atual.

Por que a Apple não quer os dois juntos?

A empresa ainda não se manifestou oficialmente sobre a razão pela qual não quer que as duas funções sejam ativas ao mesmo tempo, mas pela lógica, o Modo Noturno usa a função de localização para determinar o horário local do nascer do sol, e essa é uma das funções desligadas no modo de Economia.

Porém, enquanto a Apple não for clara sobre isso, as pessoas continuarão tentando ligar os dois ao mesmo tempo, principalmente aqueles que gostam de mexer no iPhone antes de dormir e não querem ficar com o cabo ligado enquanto isso. Se ela fosse mais clara a respeito das consequências, talvez muita gente nem insistiria em ligar o modo de energia à noite, que geralmente é o período que deixamos o aparelho na tomada.

Enquanto ela não fizer isso, todos continuarão achando que a atitude é pura birra e procurarão sempre uma gambiarra para burlar a restrição.

via 9to5mac

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Felipe

    Eu acho que a empresa tem sempre que manter uma transparência entre ela e seus clientes. Lançou uma atualização bugada? Vai lá e pede desculpas. Pode não ser a melhor coisa admitir que errou, mas pelo menos tá sendo sincero com quem investiu no seu produto. Mesma coisa aqui, tem um motivo pra não querer isso? Vai lá e explica. Pelo menos vai estar sendo sincera e honesta.
    Tem tanta coisa que se resolveria com mais transparência…

    • Rafael Henrique

      Discordo! Imagina quantas vezes a empresa teria de enviar uma nota de explicação? Isso causa um imenso impacto negativo em relação a imagem da mesma. Até porque ela corrige erros que as vezes nem percebemos ou são poucos divulgados. E sinceramente, pedir desculpas por “permitir” ativar o modo noturno junto com a economia de energia? Isso realmente interfere no desempenho do aparelho a ponto de gerar algum incomodo?

  • Ok, e porque o sistema de modo noturno é tão burro e defasado assim ?

    Não pode espiar a localização quando o celular estiver fora da economia e gravar como padrão o lugar até a próxima orientação ? Ou usar o wifi pra triangular…

    Esses caras do T.I. são pagos pra resolver problemas e não criá-los. Além do mais, o modo noturno poder usar a própria câmera facetime e sensor de luz para determinarem os parâmetros de luminosidade, como o True Tone na tela do iPad Pro.

    Mas enfim, quem sou eu pra contestar uma empresa bilionária que faz iPhone sem bateria, mas fino e recauchuta iPhone de 2013…

  • Solange Brasil

    Texto chato….?

  • Danilo Melo

    Fico imaginando a galera gastando horas e mais horas a fim de achar essas brechas no telefone… O usuário é um ser sensacional kkkk

  • Dersão Rodrigues

    Além da geolocalização, pode ativar o night Shift manualmente na central de controle, essa desculpa se não cola…???

  • f.u.

    [off] Há muito tempo que não fazia transferências de arquivos mp3 do PC para o meu iPhone. Hoje cedo tentei tal desiderato pelo iTunes e não consegui. Alguma dica? Obrigado e ótimo final de domingo.

    • Ueta

      Se estiver com a biblioteca de músicas do icloud ativada não consegue mesmo não

  • hecnpo

    Boa, consegui aqui.

  • Tomato Soup

    Tá difícil lançar um iOS polido e estável como foi o 6. Apple tá parecendo a Microsoft com aquele Win Mobile que nunca sai do beta. Volta Forstall!

    • Estanislaw Duarte

      O modo noturno com certeza não deve consumir mais energia que esses serviços iTunes de funco que fizeram o iOS 9 um ralo de bateria.

  • Thainã Eduardo

    Até a Siri kk

  • Daniel

    Eu diria que o motivo não é a localização. Desativam porque o processo para alterar a cor das imagens (principalmente em movimento, como em vídeos e jogos) pode gastar bateria — e o objetivo por traz do modo econômico é justamente desligar funções secundárias que consomem muita bateria!

    A localização é usada para ajustar o relógio. Ele não precisa conferir a localização o tempo todo para saber quando nasce o sol.

    • “A localização é usada para ajustar o relógio. Ele não precisa conferir a localização o tempo todo para saber quando nasce o sol.”

      Pesquise mais sobre a função Night Shift e você verá que esta sua afirmação não está correta.

      • Daniel

        Ok, eu usei o tempo verbal errado. Ele não PRECISARIA conferir a localização o tempo todo para saber quando nasce o sol, se em algum momento recente ele já ajustou o relógio (em função da localização).

    • Estanislaw Duarte

      Localização sempre desativada e a função noturna funciona normalmente. Essa Apple anda muito desleixada, querem economizar em funções e os backgrounds do sistema são comedores de bateria.

      • Daniel Vitor

        De onde vcs tiraram que ela ter que desativar a Economia de Bateria pra ativar o Modo Noturno é bug?! Apenas uma função não convive com a outra. Não sabemos o porque, mas isso está longe de ser um bug….

        • Estanislaw Duarte

          Daniel, ninguém falou que é bug, quando falei sobre desleixo, falo o porque da Apple não prevê o uso das funções. A arbitrariedade do sistema. Falei sobre as funções do iOS em background, há um consumo de dados exagerado em ‘contas do iTunes’, ‘mapeamendo’ e afins. Eu preferia que eu tivesse o controle sobre os serviços em fundo, quando uso a opção de desativá-los, esse ajuste parece apenas ser uma perfumaria, pois na prática os apps continuam atualizando conteúdo em segundo plano, teste isso no whatsapp por exemplo, mesmo notificações e 2º plano desativado, se você encerrar o app e abri-lo tu estará lá carregado e pronto.

  • Marccus Phillipe

    tractanas! hehe

  • Também é possível ativar ambas as funções ao mesmo tempo entrando nos ajustes, tela e brilho, night shift, pedir que a Siri ative o modo de pouca energia e então alternar o night shift para ligado, ao voltar a opção estará inativa, mas a opção permanecerá ativa.