iOS

Apple deve lançar em breve um iOS 9.3.1 para consertar diversos bugs

Depois de vários meses na versão beta, o iOS 9.3 finalmente chegou às mãos dos usuários na última semana. Porém, alguns deles (e não são poucos) estão encontrando dificuldades com o novo sistema, que atrapalham bastante o uso do iPhone e do iPad. A Apple já está cientes de muitos deles e já prepara o lançamento de uma nova versão, que deve ser liberada nos próximos dias.

Problemas na ativação

Vários usuários de dispositivos mais antigos, como o iPad 2 e o iPhone 5, tiveram problemas de ativação após terem instalado a atualização. O sistema fica preso na primeira tela e por mais que se coloque a senha correta do iCloud, ele não aceita. A Apple até sugeriu algumas soluções em uma página de suporte, mas para que ninguém mais tivesse problema ela tirou do ar o 9.3 para alguns dispositivos mais antigos, o que ocasionou em uma mensagem de erro para muitos que tentaram atualizar depois disso.

Problema na instalação

A solução é esperar que a Apple coloque de volta no ar o arquivo, consertado.

Problemas de links no Mail e no Safari

Este tem atingido bastante gente, até mesmo nós aqui da redação. Para alguns usuários, os links do Safari ou recebidos por email deixam de funcionar e travam o aplicativo. Nós aqui sofremos este problema em um iPad Air 2, mas não em um iPhone 6s, o que demonstra que ele atinge um número aleatório de aparelhos.

A solução temporária é desligar o Javascript do Safari (Ajustes > Safari > Avançado), mas isso bagunça o layout da maioria das páginas de internet (inclusive a do BDI).

Javascript

Outra solução é usar um navegador alternativo, como o Chrome ou Firefox. O problema realmente é muito chato e esperamos que a Apple resolva logo isso.

Voltar para o 9.2.1

A Apple tem uma assinatura eletrônica em seus servidores que é o que permite instalar ou não versões do iOS nos nossos dispositivos. Sem essa assinatura, não tem como instalar mais, por exemplo, o iOS 8, pois ela deixou de assinar esta versão.

Ela geralmente só deixa no ar a assinatura para a última versão, mas no momento que este artigo foi publicado, ela ainda estava assinando o iOS 9.2.1, o que significa que é possível ainda instala-lo de volta no aparelho, caso ele esteja dando muito problema com o 9.3. É sempre bom lembrar que isso requer uma restauração completa do aparelho pelo iTunes, e se já tiver sido feito algum backup no 9.3, ele não será válido em versões anteriores. Ou seja, esta solução é só para últimos casos, para usuários mais avançados.

Botão Voltar ao topo