Notícias

O perigoso bug da data capaz de travar iPhones

Refletimos muito antes de escrever este artigo.
Difundir esta informação poderia incentivar trolls e espíritos-de-porco a danificar seriamente iPhones de outras pessoas e provocar assim bastante dor de cabeça. Ao mesmo tempo, visto que é algo que já está sendo publicado em sites do mundo inteiro, chegamos à conclusão que o melhor é que todos fiquem sabendo, para se prevenir e proteger os próprios aparelhos.

Foi descoberto um bug no iOS que é tão bizarro quanto perigoso. Ao ajustar o iPhone para uma data específica, ele bloqueia completamente ao ser reiniciado e não tem como recuperá-lo.

Um vídeo explica como tudo acontece. Ao ajustar a data do sistema para o ano de 1970 e reiniciar o aparelho, ele não volta mais. E não adianta colocar em DFU ou tentar restaurar, você não irá conseguir trazê-lo de volta.

Como se vê, não é algo muito fácil voltar a data do iOS em 46 anos. É algo feito claramente de propósito, seja por teste ou para prejudicar um usuário.

Nossa forte recomendação é que não se tente voltar a data para 1970 nem mesmo para testes. Você deve estar pensando: “Para quê alguém iria querer voltar a data para 1970?“. Pois é, não temos esta resposta, mas agora que o bug está sendo divulgado, o melhor é ficar atento a quem mexe no seu iPhone. Uma simples brincadeira do seu colega de trabalho pode deixar você sem telefone. Fique bem esperto também com brincadeiras em sites de humor e nas redes sociais, que podem querer passar trote em usuários de iPhone, provocando-os a realizar o procedimento.

O estranho é que o problema parece acontecer apenas com dispositivos de 64 bits, ou seja, a partir do iPhone 5s. Como referência, são todos aqueles que possuam Touch ID, apesar do bug não estar diretamente relacionado a ele.

Por isso, fique atento e não deixe nenhum estranho ou potencial engraçadinho ter acesso ao seu iPhone. Esperemos que a Apple consiga resolver isso o mais rápido possível, para evitar que mais usuários sofram com o problema.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Henrique

    Na verdade nao e tao dificil voltar a data em 46 anos …. pode ser realizado um ataque tipo Man-in-The-Middle alterando os dados de hora das ERBs … ou interceptando e mudando o trafego do servidor NTP usado para ajustar o relogio …

    • Sim, este risco é muito grande, o que torna o bug bem grave.
      O texto se referiu à mudança manual de data pelo usuário.

      • claudio

        Ilex ola pode me dar uma explicação por favor hoje acordei com meu celular iphone 6s pedindo para conectar cabo da bateria não mexi em nada de data dormi com 80% de carga mas ele esta mornal não entendi obrigado desde já .

        • Jefferson Soares

          Se acontecer isso de novo, leve a uma assistência técnica pois pode ser defeito na bateria.

      • Julio Sá

        o NTP deles obviamente usa uma sessão criptografada de forma que a segurança nao precise ser enforçada na camada de rede. Obviamente quem quiser fazer isso vai precisar também obter a chave privada da Apple, ou quebrar a criptografia. Se fosse trivial algum hacker já teria feito para ganhar renome, com certeza.

    • Carlos Fagundes

      Tão técnico!

      🙂

      • Thiago Racca

        Seu Roteador Wi-Fi ou outro roteador pode alterar a data do telefone… Basicamente isso que ele está explicando…

        • Karol Lima

          Nossa, valeu Thiago! Entendi o que ele quis dizer agora. Minha preocupação é se, além de evitar pessoas acessando meu celular, tenho que evitar de conecta-lo numa rede wi-fi pública, como a de um restaurante, por exemplo. Tenho? Obrigada!

    • Pedro Mol

      Fala galera. Meu iphone 5s descarregou normalmente, quando fui colocar pra carregar apareceu a imagem de carregando, depois de 5 min sumiu e não dá mais sinal de vida.
      Já tentei dar um reset pelos botoes power e home e nada. Tentei restaurar em modo dfu r nada. A tela continua preta.
      alguém tem idéia do que é? Acredito que depois dessas tentativas deve ser um problema de hardware.

      • Joel Hamad

        Já tive este problema. Do nada a tela ficou preta, mas dava para ouvir o tel funcionando. Troquei por outro pela Apple, grátis dentro da garantia.

  • Felipe Falconi

    Parece que se voce trocar de chip ele volta a funcionar. Da pra restaurar em modo DFU tambem. Tambem da para arrumar esperando a bateria zerar completamente, a ponto de nem aparecer mais a tela de bateria fraca. Seria legal botar as formas de voltar a funcionar sem ter que levar a uma assistencia (alias na apple store eles dao um novo).

    • Guilherme

      Pelo que está no texto nem DFU resolve.

      • Felipe Falconi

        Sim mas ouvi falar que arrumava, mas parece que nao. Enfim nao vou testar kkkk

  • Pedro Trevisan

    A ideia de voltar a data para os anos 70 foi divulgada como forma de prejudicar os usuários mesmo, e a pegadinha era que, ao colocar esta data, o iOS revelaria um “easter egg” que colocaria uma skin no iOS, remetendo à Apple dos anos 70.

    Aparentemente o bug ocorre porque essa data (não vou colocar a data exata, pq né) é a data mais antiga que consta no UNIX, no qual o iOS é baseado, e ao bootar, o iOS provavelmente retorna um valor “null” para o tempo/data e quebra.

    • rafaelpz

      Na verdade um cara instalou o novo beta do iOS 9.3 (que tem um bug conhecido que faz sumir a hora do topo da tela temporariamente), e tentou ver se ela reaparecia alterando a data e hora. Ele divulgou em um fórum, inclusive dizendo que levou a uma App Store e o atendente fez no dele também e teve que enviar os dois celulares pra assistência. Então um redditor fez um post contando a história, que ficou muito popular e o caso explodiu.
      https://www.reddit.com/r/apple/comments/458cqz/changing_time_date_settings_to_jan_1_1970_will/

    • Julio Sá

      Nao era 1/1/1970 ou seja, o inicio da contagem de tempo dos sitemas UNIX?

      • Jefferson Soares

        Sim

      • mmcaldeira

        Isso. Para o iPhone, essa data é zero.. No entanto, ele pode pegar mensagens e interpretá-las como mais antigas, o que daria um valor negativo e aí pimba…

  • Hades666

    Já estou vendo os “engraçadinhos” nas Lojas que vendem iPhones em 3, 2….1 ?

  • Vicente Annunciato

    E é por isso que acho que os aplicativos deveriam ser protegidos por senhas, principalmente os “Ajustes”

  • Rodrigo Brandão Ferreira

    O carinha do canal EverythingApplePro conseguiu retornar o iPhone 5s atingido por esse bug. Ele relata que pode-se aguardar a bateria drenar por completo enquanto o aparelho fica bootando em loop ou, então, abre-se o aparelho e desconecta-se a bateria da placa lógica.

    • Bruna S.

      Só tem que tomar cuidado caso queira abrir o iPhone, porque uma vez feito isso, a garantia já era e mesmo se estiver fora de garantia e precisar de um reparo pela Apple, ele não é feito, pois o aparelho é considerado violado.

  • só digo uma coisa: treta!

  • Deivd Thonni

    Estão dizendo que se isso acontecer ao aparelho a Apple troca por um novo. Minha dúvida é: se o iPhone não estiver mais dentro do período de garantia e esse problema acontecer com ele o mesmo será trocado?

    • Rafael Farina

      Eu acho que, como este problema foi causado pelo usuário (ou alguém que pegou o celular) é ele mesmo quem deve arcar com as consequências. Afinal, isso pode ser motivo pra qualquer um querer trocar. É um bug totalmente evitável. Se não quer o problema, evite-o.

      • Luciano Assunção

        O problema foi causado pelo sistema falho da empresa. Por mais que tenha sido de propósito, é obrigação da empresa prover um sistema livre de problemas. Se seu sistema possui uma falha desse tamanho, a culpa é da empresa, nao do usuário

        • Deivd Thonni

          É que fiquei preocupado, o meu iPhone é novo e está dentro da garantia mas o da minha esposa é um 5s não esta mais na garantia e ela é meio leiga no iOS, fiquei preocupado também porque o Henrique comentou que esse problema pode ser causado involuntariamente.

        • Julio Sá

          Um “problema” ou “falha”do iPhone é cair na agua, voce sabe disso e joga na sua privada para ver se ele sobrevive. Ele pifa, a culpa é da Apple?

          • Antonio Frederico

            Uma coisa é o celular cair na água o qual ele claramente não tem suporte pra isso, outra coisa é uma falha de arquitetura de sistema, o iPhone não custa 1,99, paga-se pelo celular mais caro do mundo para não ter esse tipo de problema.

          • Luciano Assunção

            Que comparação esdrúxula é essa? Você não viola a garantia quando altera a data do seu telefone, uma vez que é uma opção que o próprio sistema me dá, diferente de quando vc joga o aparelho na privada, já que está expresso na garantia que o problema não é coberto pela empresa e caracteriza mau uso. Viu a diferença?

        • Marcio Newton

          Sistema livre de falhas? Fale mais sobre isso, creio que qualquer desenvolvedor ficará feliz em saber como isso seria possível .

          • Luciano Assunção

            Eu não estou dizendo que é possível, eu estou dizendo que é o DEVER da empresa entregar um produto livre delas. Se o produto apresenta uma falha a empresa tem o dever de corrigir a mesma sem custo ao usuário. Entendeu ou desenhar faz vc visualizar melhor?

        • O sistema tem uma funcionalidade dentro do seu menu de ajustes que alem de perfeitamente acessível com uso normal e legal é exatamente a única forma de se configurar o telefone. A culpa é da empresa sim. Pela lógica do “Bug Opcional” ela não seria obrigada a trocar os botões que vieram com defeito (igual os recalls do iPhone 5, 6) né é só não usar, deixa desligado.

      • Deivd Thonni

        Apaguei o comentário inicial sem querer… nas configurações do Disqus..

      • Julio Sá

        Legalmente eu concordo com voce. Se voce sabe disso e faz intencionalmente e brica o telefone, a responsabilidade é da Apple? obvio que nao. Mesma situação se voce jogar o telefone na piscina e depois ir na Apple pedir reparo.

        • Kalino Pereira

          Você vive onde?

        • Victor Louzada

          Uma coisa é a empresa afirmar que um dispositivo eletrônico é a prova d’água e ele pifar ao ser submerso, mesmo dentro das condições divulgadas de tempo e profundidade. Sobre o software sei que a Apple não se responsabiliza por falhas se o usuário faz jailbreak, no caso da data não há esse tipo de modificação. Mesmo sendo uma alteração de responsabilidade do usuário, penso que assistência ela deveria prestar.

        • Na verdade as situações são diferentes, a declaração de garantia do iPhone já alerta o usuário que molhar o telefone é motivo para perda da garantia, mas lá não tem nada sobre mudar a data do telefone.

        • Antonio Frederico

          Você andaria num avião se soubesse que um usuário poderia facilmente derrubar ele em pleno voo? Detalhe: não precisa ser um terrorista, pode ser uma criança.

        • mmcaldeira

          Meu caro, discordo… Uma coisa é vc tacar o telefone na piscina deliberadamente. Outra é vc alterar uma data (perfeitamente configurável) e o telefone dar pau…

          São duas situações absolutamente distintas..

      • Felipe Bctld

        Pelo amor de deus, voce não poder configurar o seu celular com uma data especifica é obviamente uma falha de produção. Vc só pode estar brincando…

      • Como já dito acima pelo @disqus_opq9Dk4ppX:disqus, o bug pode ser causado por um ataque à rede, o que faria o horário se configurar sozinho, ou seja, ele é evitável apenas em um dos modos de reproduzi-lo. Um bug que inutliliza o aparelho é algo SIM de responsabilidade da empresa, ainda que nenhum sistema seja 100% livre de bugs e esse possa ser causado pelo usuário. Isso é um erro de engenharia grave.

      • Pablo Rangel

        “Eu acho que, como este problema foi causado pelo usuário”

        Não. Ele foi causado por uma falha no software. Cair no chao e quebrar é um problema causado pelo usuario, uma vez que a lei de newton nao pode ser revogada até entao.

  • Luan Nogueira

    Vagabundo vai fazer isso com o Iphone e vai correndo pra uma Apple Store pedir um novo.

  • Deivd Thonni

    Estão dizendo que se isso acontecer ao aparelho a Apple troca por um novo. Minha dúvida é: se o iPhone não estiver mais dentro do período de garantia e esse problema acontecer com ele o mesmo será trocado? Fiquei preocupado, o meu iPhone é novo e está dentro da garantia mas o da minha esposa é um 5s não esta mais na garantia e ela é meio leiga no iOS.
    Fiquei com essa dúvida porque o Henrique em seu comentário que pode ser realizado um ataque tipo Man-in-The-Middle alterando os dados de hora das ERBs … ou interceptando e mudando o trafego do servidor NTP usado para ajustar o relógio.

    • Vinicius Alves

      Não é bem assim que funciona a mudança de horário do iOS. Para você fazer um tipo de ataque desse, a não ser que a pessoa tenha acesso a sua rede interna, consiga desligar seu acesso ao servidor original, simular um servidor falso de NTP compatível com os da Apple com essa data falsa que é possível mudar o horário. Outra coisa: o horário do iPhone não é definido apenas pelo servidor. O servidor das operadoras também são usados no iOS.

    • Julio Sá

      Estando fora da garantia PERDEU PLAYBOY. Dentro da garantia, acredito até que troquem. Porém, legalmente falando nao sei se seria responsabilidade deles. Assunto complicado.

  • Pablo Rangel

    Nasalvo curtiu!

  • Jefferson Soares

    Ou seja, jamais empreste seu aparelho àquele seu colega sem noção para ele “dar uma olhadinha”!

  • Thiago Santiago

    Só abrindo o aparelho e desconectando a bateria pra voltar a funcionar… E pode ser que tenha que fazer isso mais de uma vez pra funcionar.

  • [ironia] não sabem um motivo para voltar a data?
    Meu amigo jogava um joguinho que precisava ficar voltando a data do iOS para recuperar as vidas e continuar jogando kkkkk (acho que é o Candy Cruhs). Então viciados em games… tomem cuidado rsrs

  • Kalino Pereira

    Fiz o teste em dois aparelhos e realmente travaram na tela inicial da maçã! Apple deu um tiro no pé!!

    • Renato Faria

      Precisou ver pra crer? rs

      • Kalino Pereira

        Exatamente!
        Um da FNAC e outro da iPlace :p

    • Kalino Pereira

      Aí está!!

  • Que bizarro!

  • Carlos Fagundes

    Obrigado pela explicação

  • Juliano

    A Apple e seus bugs de calendário

  • Vinícius Guerra

    A Apple deveria cuidar mais e zelar pelo seu sistema . Isso é inadmissível se acontecer !

  • Julio Sá

    Como já falei no outro post sobre esse assunto do TB e vou repetir aqui:
    Alguém fez o teste com seu aparelho para comprovar? Tenho certa dificuldade em acreditar em coisas nas quais voce nao consegue comprovar, seja por qual motivo for. Estou um pouco cético.

    • Pedro Henrique

      Então testa. Você acha que iriam postar no blog um mero boato?

      • Julio Sá

        Nunca se postou boato em blog nenhum? Eu não testei para comprovar porque pode ser verdade. Mas eu não sou do tipo que acredito em 100% do que se lê pela Internet, independente da fonte, voce é desses?

        • Entendo o seu ponto, e penso o mesmo. Entretanto a quantidade de sites no mundo divulgando a notícia é muito grande, e a essa altura já teríamos alguns malucos que tentaram fazer o mesmo e teriam “desmentido” a história. As coisas se propagam na internet em uma velocidade impressionante, e se isso fosse um mero boato provavelmente já saberíamos.

  • Grossi

    Se trata de um bug de Integer Underflow. 1/1/1970 é 0 no Epoch Time (quantidade de segundos desde 1/1/1970 as 0:00:00) e é com o Epoch Time que todo sistema baseado em Unix trata datas e horas, acontece que quando o iPhone é configurado com a data de 1/1/1970 e durante a inicialização o aparelho tenta fazer algum calculo de data no passado (tipo a data da ultima ligação ou do ultimo compromisso na agenda) o ele vai fazer com que esse Epoch Time fique negativo e ai que o bug ocorre.

    Se fosse um Integer de 4bits, o Epoch Time de 1/1/1970 0:00:00 seria registrado como [0000] e quando atingisse 1/1/1970 0:00:15 ele seria registrado como [1111]. Agora se eu pegasse esse [0000] que representa 1/1/1970 0:00:00 e subtraísse 1 segundo dele a representação binaria ficaria [1111] ou seja ao invés de calcular a data 31/12/1960 23:59:59 esse calculo resultou numa data do futuro (1/1/1970 0:00:15) por causa do Integer Underflow.

    Agora junte essas duas informações ao fato de que o problema ocorre no iOS em 64 bits, 31/12/1969 23:59:59 em um bug desse a data ficaria 04/12/292277026596 15:00:07. O que corrobora com um outro texto que eu li falando que depois de horas travado o aparelho boota, ele não tá travado mas sim absurdamente lento por causa da data astronômica causada pelo bug.

    • Julio Sá

      Finalmente uma opinião mais cientifica e menos empírica. Também acho que é por ai e tem muito leigo ai especulando coisas fantasiosas.

    • Marcio Newton

      Parabéns… Alguém deu uma explicação além do achismo.

  • Bruno Pereira

    Falando em Bug, tenho um 4s, e ele fica ligando para o SOS em varias linguas, ja vi em russo e em espanhol, e tbm pedindo para mudar a senha do bloqueio. Mais alguem?

  • Leandro Faria

    Faço ou não faço? A mão chega a tremer ???

    • Kalino Pereira

      Taí o aparelho travado!

      • Fala pra gente que você não teve espírito de porco, vai…

        • Kalino Pereira

          Não vejo dessa maneira. Creio que se o recurso ou falha está disponível, então pq não testar. A Apple eh responsável!!

          • ?????? Tenho certeza que muitos aqui gostariam de estar no seu lugar! ?

          • Pablo Rangel

            Mas ja foi testado e comprovado. Pq continuar estragando aparelhos alheios? Q façam nos seus então

            • Kalino Pereira

              Não creio q tenha feito nada demais. Tudo que fiz era possível pelo sistema. Não usei nenhuma ferramenta de terceiros! ??

            • Pablo Rangel

              Como nao cara? Vc sabe que estraga o aparelho. Pq foi fazer isso com um que nao eh seu? Pelo gostinho de prejudicar? Nao entendi, mesmo.

            • Kalino Pereira

              Pablo, acorda parceiro. Vc vai fazer um test drive e não pode engatar a 4 marcha pq o veículo dará uma pane. Então o consumidor eh culpado?

            • Pablo Rangel

              Oq isso tem a ver? Vc vai comprar um carro sabendo q tem air bag duplo. Vc so vai comprar se puder bater o carro e disparar todos?

              Me explique pq vc ferrou o tel da loja sabendo que o problema aconteceria, conforme provado e confirmado.

              Espirito de porco mesmo? Acorda cara. Deixa de ser brasileirinho.

            • Kalino Pereira

              “Ferrei” e ferraria novamente. Quer vender, vender caro, faça com qualidade e livre de bugs ridículos. Imagine esse problema ocorrendo com alguém que não esteja mais com a cobertura da garantia válida.
              Vai ter uma boa dor de cabeça, não?
              Deixa de ser “babão” e relaxa, sr. suíço!

            • Pablo Rangel

              Inacreditável seu novo vel de brasileirisse. Lamento por vc abracos e fico por aqui

  • André

    Spooky!

  • Luiz Carlos H. Jr

    Alguem sabe se o iphone travar dessa forme, e estiver na garantia, ela irão honrar?

  • Matheus

    Acabei caindo na piadinha do tema retro, foi uma noobada tensa, mas agora estou de boa esperando a bateria morrer completamente, se não der certo vou levar em algum lugar pra abrir e colocar a bateria. Pq nem adianta levar na Apple já que eu troquei a tela do aparelho mais de uma vez. Fiquem calmos, a Apple ainda vai mandar um update que vai resolver se tudo der errado!

    • Carla

      quanto tempo pra bateria morrer completamente?

  • KB

    O problema é só iPhone? O texto alterna entre iOS e iPhone. Imagino que sendo iOS, deva impactar iPad e iPod touch também? Alguém aí quer validar o bug no Apple Watch e AppleTV? 😉

  • KB

    Curioso que este problema com a data de 1970 já foi mencionado em 2013 (só que não bricava o aparelho por não ser 64 bits aparentemente, considerando fatos atuais).
    http://landoftechnology.com/2013/the-iphone-1970-bug-cause-and-effect/
    Quando sair o iPhone 7, aposto que vão testar o bug de novo. Como será que os Androids se comportam? Não são baseados em arquitetura Unix?

  • Sérgio Sabatine

    Acompanho o blog desde sempre e nunca vi um artigo tão preconceituoso como este. Mudaram editores?

    O artigo devia se conter em informar o fato, a fonte e ponto final. Enviezar com opiniões do que as pessoas bem ou má intencionadas podem fazer com uma informação presta um desserviço aos leitores à medida em que insere julgamentos dos comportamentos alheios.

    Vamos fazer uma melhor revisão de textos?

    • Bom, visto que você veio aqui e já apontou o dedo, você com o seu ato me dá o direito de fazer a mesma coisa com você, certo?

      Sérgio, seu comentário foi arrogante, além de autoritário.
      Você já vem arrotando ordens de como devemos ou não agir no nosso próprio site. Você nos limita, dizendo que não podemos expressar nossa própria OPINIÃO, apenas postar a notícia e pronto. Você parece ter voltado o próprio relógio para 1970, na época da ditadura e acredita que estamos ainda vivendo-a.

      Sua arrogância é tanta que você nos acusa de preconceito (oi???) por termos avaliado os perigos que este tipo de bug pode causar. Em nenhum momento você questionou o fato de que nós, por sermos um site bem conhecido entre os usuários, já ficamos sabendo de casos de usuários brasileiros sendo enganados em redes sociais com a pegadinha do “tema retrô”. Não, afinal, como um pequeno sitezinho pode saber mais que o magnânimo Sérgio Sabatine??? Você, com sua omnipresença e omnisciência sabe mais do que qualquer um, podendo determinar o que os outros podem ou não publicar.

      Não, não mudamos os editores. Exatamente no dia que o texto foi publicado por coincidência o blog fez 8 anos. E SEMPRE enriquecemos nossos textos com nossa OPINIÃO, e se você fosse realmente leitor antigo, já saberia disso. E sabe, achamos que esta fórmula tem dado certo, senão não teríamos durado tanto.

      Nossos leitores não são arrogantes. Então não consigo considerar você como um leitor.
      Se quer nos ajudar a crescer, seja mais HUMILDE e seremos 2x mais humildes com você.
      Mas vir dessa maneira agressiva e BABACA, nunca ajudou ninguém em lugar nenhum.

      Desculpe se te chamei de BABACA. É que você me julgou um preconceituoso, estou tentando agir como tal e julgando as pessoas por como elas escrevem.

  • Fabio Santos

    Na iplace do bourbon shopping hoje pela tarde, ao abrir fui pegar uma case tinha uns quatro vendedores se matando pra ligar dois iPhone 6s e não saia do logo da maçã kkk

  • iOS e OS X são criados em cima do Unix. Já o android é Linux, que apesar de ser muito parecido com Unix, não é a mesma coisa. Só testando pra saber o que acontece.

    • KB

      Ah, achei que o Android fosse baseado em Unix também. Vai saber como o Linux trata esta situação. Curioso para saber se alguém testou.

  • Mamao Papai

    Tenho dó dos aparelhos nas Apple Store & Cia, mulekada vai travar tudo. Outra coisa de se pensar é sobre a responsabilidade do fornecedor, tratando-se de vício oculto, garantia não se restringe aos prazos do art. 26 do CDC, mas, sim, deve observar o tempo médio de vida útil do bem. Entendimento há muito arraigado na jurisprudência.

  • Ok, digamos que alguém faça isso e ferre todo o aparelho. Se levar na Apple eles deverão trocar, certo?

  • Vinne Santos

    fiz aqui e realmente travou meu iphone, agora fudeu.

  • Felipe Borges

    Vou fazer isso, e depois vou tentar trocar meu iPhone por um novo na Apple dizendo o real motivo, se não trocarem entro com um processo pois não tenho culpa, apenas configurei uma data que está disponivel no meu iPhone, e depois com o processo ganho milhoes nas costas da Apple! HA HA HA HA HA!!!11onze!!!

  • Galo Carijó™

    Aqui numa grande loja de eletronicos da minha cidade mudaram a data de 3 ipads e vários iphones, a loja ficou sem quase nenhum produto pra demonstração.