Aplicativos

Veja como ativar o WhatsApp Web no seu iPhone

O WhatsApp começou hoje a ativar a função de receber e enviar mensagens pelo navegador web em muitos usuários de iPhone. Até então, esta função era restrita a outras plataformas. Veja como ativar.

Neste início, não é para todo mundo que aparece a opção na aba Ajustes do aplicativo. As atualizações do WhatsApp são sempre enroladas e cheias de complicações, nunca acontecem de forma uniforme para todo mundo. Então, você deve fazer uma gambiarra para que a coisa funcione mais rápido: se não estiver aparecendo para você, tente apagar e em seguida reinstalar o aplicativo. Mas faça antes um backup no iCloud em Ajustes > Conversas e Ligações > Backup de Conversas, para não perder nenhuma mensagem importante.

WhatsApp Web

Depois de reinstalado, a opção WhatsApp Web deve aparecer normalmente no menu Ajustes do aplicativo.

WhatsApp_web3

Aí basta selecionar esta opção, e as instruções aparecem na tela. Você deve ir em seu computador, com o navegador aberto e acessar o endereço web.whatsapp.com, que mostrará um QR Code para ser usado no seu iPhone. A coisa toda é rápida e automática e você já começará a ver todas as suas conversas no navegador. No início, funcionava apenas com o Google Chrome, mas agora já funciona também com Safari e Firefox.

WhatsApp_web4

WhatsApp Web

A partir daí, você poderá passar a receber e enviar mensagens pelo navegador do computador. Note que seu iPhone deverá estar sempre por perto para que a troca de mensagens funcione no computador.

A solução escolhida pelo WhatsApp continua não sendo perfeita. Esta ponte bizarra entre celular e navegador continua parecendo mais uma gambiarra do que uma solução realmente séria, como seria um aplicativo nativo para as diversas plataformas. A estrutura do WhatsApp hoje nem permitiria um aplicativo independente, porque o tempo vai passando e eles vão tentando recauchutar o velho fusquinha, para tentar fazer parecer um carro novo, mas cuja estrutura continua sendo uma lata velha, o que faz com que tenha sérios problemas de segurança que simplesmente não podem ser consertados. Talvez o Facebook (que comprou o app por 16 bilhões) nem queira mexer nisso, já pensando no futuro substituí-lo pelo Facebook Messenger.

É sempre bom lembrar que há atualmente aplicativos mais modernos e com melhores recursos, como o Telegram, que possui aplicativos reais para todas as plataformas (até Apple Watch). Não deixe a mediocridade coletiva dominar você. Mesmo que o WhatsApp seja hoje o mais usado, isso um dia irá acabar, como já aconteceu com o ICQ e o MSN Messenger. Comece hoje mesmo a usar um aplicativo melhor e vá convencendo seus amigos aos poucos. Afinal, você merece qualidade ou não? 😉

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados