Notícias

Mais de 220.000 contas chinesas do iCloud ficaram vulneráveis por causa de um backdoor do jailbreak

Um relatório de uma instituição chinesa especializada em segurança afirma que mais de 220 mil contas de iCloud foram invadidas recentemente, graças a um backdoor (uma espécie de brecha proposital criada para invadir o sistema) possibilitado pelo jailbreak, que é o método de “destravar” o sistema do iPhone e iPad para a instalação de aplicativos que não passam pela supervisão da Apple.

Ainda não se sabe como aconteceu este vazamento de informações, mas acredita-se que tenha sido causado por algum tweak instalado. O perigo é que não se sabe ainda qual. Por enquanto, aparentemente apenas usuários chineses estão sendo atingidos.

Quem não é afetado?

Quem não fez jailbreak, nem instalou nada no seu iPhone ou iPad que não tenha vindo da App Store, não precisa se preocupar, pois está protegido pela camada de proteção feita pela Apple.

Quem foi afetado?

No momento, foi divulgada uma lista com mais de 220 mil contas e senhas de usuários chineses, que fizeram o jailbreak em seus aparelhos. Não há ainda relatos de usuários que sejam de outros países, mas em contrapartida, não se sabe o que causou esta brecha e, por isso, é difícil dizer se esta vulnerabilidade pode atingir mais pessoas. O fato é que, quem tem jailbreak, corre o risco, pois o procedimento de destravar o sistema também tira todas as camadas de segurança impostas pela Apple.

Chinese-iCloud-Hacked-accounts

O que fazer?

O simples fato de ter jailbreak não significa que o usuário possua este backdoor, pelo menos não enquanto não se descobrir as causas disso. Corre mais riscos quem baixa aplicativos piratas e tweaks de fontes pouco confiáveis. Para diminuir os riscos de ser afetado por este problema, o ideal é:

  • Ativar a Verificação por 2 Passos na sua conta iCloud
  • Não baixar aplicativos e jogos piratas
  • Não adicionar sources suspeitas no Cydia
  • Não instalar nada que não seja pela App Store ou pelo Cydia

Mais uma vez: se você não possui jailbreak, não precisa se preocupar com este problema.
Se você é daqueles que não abre mão dos benefícios do jailbreak, então tome cuidado com o que instala e se informe bem das melhores práticas para ficar mais seguro. Atualizaremos este artigo conforme forem aparecendo mais informações a respeito deste caso.

via iDownloadBlog

Botão Voltar ao topo