Curiosidades

iOS 9 trará opção de bloquear avisos fraudulentos de sites maliciosos

Está se tornando cada vez mais comum sites que tentam enganar usuários com falsos alertas do iOS, na tentativa de obter dados e informações de pessoas mais distraídas. Há também aquele golpe da rede com DNS infectado, que induz o usuário a pensar que há um vírus no iPhone ou iPad (leia mais sobre isso aqui). Com a intenção de diminuir ainda mais este risco, a Apple implementará no iOS 9 um bloqueador de avisos em sites, quando estes se tornarem intensos.

Esta função foi percebida no último beta (4º), lançado esta semana. Ao tentar visitar um site em que aparecem diversos avisos, um atrás do outro, é possível bloqueá-los temporariamente para que eles não apareçam mais.

Fizemos um teste visitando um determinado site, conhecido por este tipo de enganação (scam). [mark]Não aconselhamos que o visitem[/mark], pois ele bloqueia o Safari com intensos avisos, um atrás do outro, impossibilitando o uso. A intenção, claro, é fazer o usuário ligar para o tal número para “consertar o problema” e é aí que eles pedem senha do iCloud e outros dados pessoais.

antipishing2

O Safari do iOS 9, ao perceber a “chuva” de avisos, permitirá que o usuário bloqueie popups para aquele site, se desejar.

antipishing3

Depois de bloqueado, os avisos param de aparecer, permitindo que se use normalmente o Safari. Mas o bloqueio é temporário, pois basta recarregar a página para que ele volte, com a opção de bloquear novamente.

Não é uma solução definitiva, mas já é uma tentativa de melhorar um pouco a situação. O importante é que os usuários fiquem atentos a este tipo de golpe e não se deixem iludir por falsos alertas do sistema que aparecem em sites.

Botão Voltar ao topo