Notícias

Apple Pay começa a funcionar hoje no Reino Unido

O ainda novo sistema de pagamentos da maçã, o Apple Pay, começa hoje a funcionar no Reino Unido. Até então, os Estados Unidos eram o único país a ter suporte ao sistema.

O interessante é que a Apple já se preocupou em fazer parcerias que o tornam acessível em diversos negócios e serviços. Já é inclusive possível pagar o metrô apenas passando o iPhone ou, melhor ainda, o Apple Watch.

apay_uk_2

Outros negócios, como Starbucks, McDonalds, KFC e os correios também já estão aceitando o Apple Pay como meio de pagamento.

No início, apenas os clientes do Santander (UK), NatWest e Royal Bank of Scotland poderão usar seus cartões com o Apple Pay. Até o final do ano, outros bancos britânicos deverão fazer parte do sistema.

No Brasil, ainda esperamos com ansiedade que o sistema seja implementado, mas não há ainda nenhuma estimativa de quando isso ocorrerá. Alguns bancos nacionais já estão em negociações com a Apple, mas não sabemos em que ponto elas estão.

O Apple Pay é uma forma fácil de realizar pagamentos sem precisar carregar dinheiro ou um cartão de crédito. Através do iPhone ou do Apple Watch, é possível autorizar compras apenas aproximando o aparelho ao terminal. É também uma forma ultra segura, visto que apenas o dono do aparelho pode autorizar a transação e não há como visualizar o número do cartão no aparelho.

O Apple Pay também pode ser usado para compras na internet em sites que o aceitam, e é por isso que o futuro iOS 9 trará para o iPad Air 2 e o iPad mini 3 a possibilidade de incluir cartões de crédito para serem usados neste tipo de pagamento. A escolha por estes modelos é porque por enquanto são os únicos com Touch ID e chip NFC interno, necessários para garantirem a segurança do Apple Pay.

Toque para ampliar a imagem
Toque para ampliar a imagem

via The Telegraph

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • JunioR

    muita demora, desde novembro do ano passado que saiu noticia que os bancos estavam negociando

  • didosilva

    Será que quando chegar a Apple Pay no Brasil as transações serão nacionais ou teremos que pagar IOF para cada transação?

    • JunioR

      boa pergunta, heheh

    • Leonardo Negrisoli

      Entendo que sejam nacionais, logo sem IOF.
      Se vc vai ao restaurante e paga com seu cartão de débito, com o Apple Pay será a mesma coisa, apenas utilizará um meio tecnológico para efetuar o pagamento. Entendo que a transação continua sendo feita na moeda local.

    • Acredito que as transações serão nacionais sim, até porque o que o Apple Pay faz, simplificadamente explicando, é apenas uma ponte entre o número do cartão e o pinpad (maquininha), sem qualquer passagem do registro da compra por parte da Apple, logo, usando em território nacional e em moeda local não deve ocorrer cobrança de IOF.

    • A ideia é ser o substituto do seu atual cartão de crédito. No lugar de usá-lo, você usa o iPhone.

      É igual ao que acontece hoje com seu cartão: se você fizer compras em dólar, paga IOF pro governo; se compra coisas em reais, não paga imposto.

      A App Store cobra em dólar atualmente, então é por isso que se paga IOF. Mas não podemos confundir preços em dólar da App Store com o Apple Pay, que é apenas um meio de pagamento. 😉

    • Arley Martins

      Do jeito que anda economia vamos pagar IOF e mais algum outro imposto que vai ser inventado até la.

  • Leonardo Negrisoli

    Mal posso esperar pra usar isso aqui

    • Daniel Zibordi

      Eu também! Mas infelizmente, acredito que quando formos usar, essa tecnologia não terá mais aquele gosto de novidade e nem será tão nova mais…

      • Leonardo Negrisoli

        Nem me fale, amigo…
        Nem me empolgo com as novidades revolucionárias pq sempre é “Only in the USA” ou no máximo pros países do “primeiro/segundo” grupo…
        Triste, mas vamo q vamo

  • Rodrigo Protta

    Ahh Brasil, será que fico ou será que parto… :/

    • hecnpo

      Por mim vc pode partir.

  • JunioR

    Bem que o pessoal do BlogdoIphone podia pedir alguma informações para os bancos que estavam negociando com a Apple pra trazer o apple pay para o Brasil, pra saber se eles teriam alguma novidade @blogdoiphone:disqus

  • Arley Martins

    Enquanto la fora a evolução caminha a passos largos, aqui se arrasta. Motivo todos sabem (governo corrupto) que acha que a unica solução é subir impostos.

  • José Luiz

    O Brasil não tem nenhuma estrutra pra isso ainda.. Nem Cartoes com paywave eles tem. Não sei por que não implementam aqui an Australia.. Aqui tood mundo ja usa paywave a anos. Todos os leitores de cartao estao prontos pra isso ja.

    • Eu sei que viver aí na Austrália deve ser bem legal e a qualidade de vida, muito melhor. Mas você está um pouco mal informado sobre a estrutura aqui no Brasil.
      Os maiores gestores de cartões, Cielo e Rede, já declararam que mais de 90% das máquinas do país já são compatíveis com NFC. Só depende da Apple.

      • José Luiz

        E por que as operadoras de credito e bancos não produzem cartoes com essa tecnologia ainda? É tao simplea colocar um chip nfc no cartao e eximir a necessidade de colocar uma senha pra compras abaixo de determinado valor (como funciona aqui com compras abaixo de 100 dolares)

        Isso que me faz pensar que as operadoras / maquinas não estao prontas.

        Seria tao mais facil comecar com o cartao depois mover para celular uma tecnologia ja conhecida e utilizada pelo povo.

        • Yuri Zanatta

          Imagina como os roubos de cartões não iriam aumentar. Pelo menos com o iPhone é necessário usar o Touch ID.

          • Thiago Martins

            Pois é, aqui no Brasil aumentaria o furto de carteiras sem sombra de dúvidas. Engraçado é que to até agora tentando descobrir como que comprei meu Macbook na loja da Apple nos EUA sem pedir a senha do cartão… 😐
            Obs: Compra foi feita “no crédito”.

            • Eles provavelmente pediram para você assinar o comprovante. Aí não precisa de senha. 😉

            • Thiago Martins

              Realmente, assinei sim. Digitalmente até se não me engano… o cartão utilizado foi da minha mãe e a compra feita por mim. Assinei com minha assinatura e não a dela. Bom, problema não houve nenhum.

          • José Luiz

            Como se os roubos fossem baixos hoje. Se o cara vai te roubar mais facil ele te levar junto e te fazer sacar do q te roubar pra gastar 100 reais no cartao.

        • Thiago Martins

          E sobre as tecnologias de pagamento: Realmente o Brasil poderia dar uma investida nisso, a exemplo dos cartões de Vale Refeição, que poderíamos deixar em casa e fazer os pagamentos com o celular. São valores pequenos e eles poderiam começar com um limite até menor do que no exterior.

  • Rodrigo Rocha Pinto

    A informação está incompleta. Cartões American Express também já funcionam com ApplePay. Usei ontem e hoje sem problema algum.

  • Tarcisio Fiorotti Júnior

    Acho que o Apple Pay possivelmente só chegará por aqui por volta de 2017, e pra tecnologia começar a ser mais difundida e mais popular aqui, demoraria muito mais.