Curiosidades

Apple agora impede que usuários do beta do iOS deixem avaliações na App Store

O problema é antigo e já foi até tema de artigo da Revista iThing. Em períodos de testes com versões betas, centenas de usuários acabam avaliando injustamente na App Store aplicativos que deixam de funcionar por causa do beta.

Mas a Apple fechou a porta e agora deixou de permitir que estes usuários consigam deixar qualquer tipo de avaliação.

O que acontece é que novos sistemas muitas vezes exigem mudanças na estrutura dos aplicativos, que enquanto não são atualizados, deixam de funcionar. O problema é que a Apple só permite atualizar aplicativos com as funções do novo iOS quando este é liberado ao público. Enquanto isso, aqueles que testam versões de pré-lancamento, como os betas, encontram problemas em aplicativos que fecham sem aviso, ou ficam com funções sem funcionar direito.

Certos usuários, que não entendem o objetivo de testes de uma versão beta, acabam indo à App Store deixar avaliações ruins, sem que o desenvolvedor possa fazer nada para melhorar, pelo menos não antes que a Apple permita. Isso se tornou uma verdadeira dor de cabeça para quem desenvolve apps, e parece que a maçã resolveu tomar uma atitude.

Esta semana, ela implementou mudanças que impedem usuários de versões de “pré-lançamento” (ou seja, betas) a deixarem avaliações na App Store. Ao tentar fazer, um aviso deixa claro o motivo do impedimento.

Mas a solução ainda não é perfeita. É possível, mesmo assim, avaliar apenas com estrelas, ou então escrever reviews pelo iTunes do computador. Mas isso, claro, só acontece com usuários que realmente não entendem que versões betas são propensas a instabilidades e fazem muitos apps deixarem de funcionar. Neste sentido, montamos um guia de comportamento para os que estão se aventurando a testarem o beta, para que o máximo de usuários tomem consciência da importância de não prejudicar os outros por causa de uma decisão pessoal de provar algo que ainda não está acabado.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Rafa

    Google play é cheio disso, e infelizmente já começo a ver alguns desses imbecis postando reviews de certos apps na app store com o seguinte julgamento: “Tô dando uma estrela e se o app for bom volto e aumento minha avaliação.” Isso me irrita lá na alma –“

    • Rafael Pivatto

      Acho que a culpa disso também se deve a alguns apps que mal começamos a utilizar e ele já pede para deixar uma avaliação.

      Mas essas mensagens que você disse me irrita também, mesmo o aplicativo pedindo para eu avaliar, eu não vou antes de realmente testar…

      • Danilo

        Alguns pedem Review pra dar joias em jogos,tem vários que o povo posta “só vim pra ganhar gemas”

    • Carlos Alberto

      Isto é a maior prova de que o ser humano é um ser idiotizado. Isso aí alguém resolveu fazer a primeira vez e o resto resolveu seguir como uma “filosofia de vida” na App Store.
      Muitos deles acabam esquecendo estas avaliações por lá, prejudicando muito o desenvolvedor.
      Outra coisa que me irrita é deixar uma estrela dozendo que

      • Deivid Cavalcante da Silva

        Concordo. O desenvolvedor nao tem obrigação de traduzir is apps para as centenas de línguas no mundo.

        • Fernando Marques

          Desculpe mas tenho que descordar de você. Uma vez que o desenvolvedor colocar seu App na loja brasileira ele tem sim a obrigação de colocar em português, podemos ser pacientes e esperar que ele atualize, mas a obrigação sempre vai existir. Uma coisa é eu baixar o App na loja americana esperando que ele seja em português e outra é fazer isso aqui na conta brasileira.
          Um exemplo clássico e aquele jogo do boneco Ninja (esqueci o nome certo)
          Existe várias propaganda dele no iTunes e as descrições do updates estão toda em português mas o jogo que bom não está, isso é frustrante no mínimo.

          • Você está completamente equivocado (a começar pelo seu próprio português). Nenhum desenvolvedor “coloca” o app na “loja brasileira”. Ao publicar um aplicativo ele será, por padrão, automaticamente disponibilizado na App Store de cada país.

            Isso não significa que o desenvolvedor traduziu o app para todas as dezenas de línguas. O processo de tradução muitas vezes é extremamente trabalhoso e complexo, além de precisar de gente especializada em cada idioma. Não dá pra exigir que, só porque você “fala” português, todos os apps do mundo sejam traduzidos. Muito menos dar review negativo por isso (o que é completamente absurdo).

            • Fernando Marques

              Entendo que dar “review” negativo é um absurdo, mas acredito eu que é uma escolha do desenvolvedor colocar seu aplicativo na “loja brasileira” logo sempre vai ter alguém para questionar o porque o aplicativo não está em português

            • Não é uma “opção” colocar nessa ou naquela loja. Os aplicativos são disponibilizados automaticamente em todos os países.

              Eu tenho um aplicativo na App Store, disponível em português e inglês. Sabe qual é a porcentagem de download em países que falam português? menos de 10%.

              Particularmente eu prefiro ter todos os aplicativos da App Store à disposição, mesmo que em inglês, do que poder baixar só uma pequena parcela em português. É o que aconteceria se os desenvolvedores só disponibilizassem seus aplicativos em países com idiomas suportados.

              E você? Preferiria não ter vários aplicativos à sua disposição enquanto eles não fossem traduzidos? Se a resposta for “não”, então claramente não faz o menor sentido “reclamar” quando o app está apenas em inglês. 😉

            • esta um pouquinho errado ai em cima Gui Del Frate, nem todos aplicativos sao disponibilizados automaticamente em todos os paises, pois eu tenho duas contas que fiz por tutoriais em sites, tenho conta em ingles e uma em japones, na do japao, vejo jogos e aplicativos do yugioh, digimon, pokemon e yokai watch, tudo da konami, Nintendo e de outras empressas, mas, esses aplicativos nunca apareceram na versao Americana, alguns apareceram somente depois de 1 ou 2 ano, entao eu acho que os desenvolvedores e suas empressas que decidem se certos aplicativos ja podem estar em todas as lojas ou em apenas 1 loja por ate varios meses ou anos, como no caso dessa coisa que falei ai em cima.

            • Existem aplicativos disponibilizados em App Stores específicas, de fato. Eu nunca disse o contrário.

              Mas não é o padrão. Eu tenho um App na App Store e não escolhi onde ele iria ser disponibilizado. Ao invés, escolhi um contato global. É o que se faz normalmente. Embora disponível apenas em inglês e português, meu app já foi baixado em mais de 60 países. Se eu fosse traduzir para todas as línguas antes de disponibilizar, perderia um bom mercado. E se só tivéssemos disponíveis os aplicativos que já têm tradução para o português, teríamos um número bem mais limitado de opções.

              Na página de cada aplicativo na App Store tem a lista de idiomas que o app suporta. O usuário tem a opção de baixar ou não. Reclamar ou pior, avaliar negativamente, é completamente injusto e prejudicial ao desenvolvedor.

    • Isso é bizarro. Mas como o Rafael falou abaixo, o povo da Google play é carente e pede avaliação assim que abre o app.

  • steang

    Nada mais justo. 👍

  • Phillip César

    Beta testers tem que se reportar diretamente com a central de comunicação dos betas, via próprio sistema operacional.

    Quando algo dá errado, você já manda o email com o Log de Eventos do ocorrido.

    Ficar escrevendo reviews não melhora em nada o aplicativo. A apple demorou pra fazer isso, e espero que outros aplicativos sigam o mesmo, se é que já não seguem.

    Tem que ser muito idiota para cobrar “qualidade” de um software BETA. Baixa quem quer.

    Falow