Notícias

Apple apresenta a Apple Store Morumbi para a imprensa. E nós fomos conferir

Hoje pela manhã aconteceu um evento promovido pela Apple somente para jornalistas, em que a empresa apresentou a sua nova loja oficial, a ser aberta no dia 18 de abril no Morumbi Shopping, em São Paulo. O Blog do iPhone esteve presente no evento, e você confere todos os detalhes neste post.

Apple Store Morumbi

A apresentação

O evento teve início pouco depois das 10:30 da manhã, e foi apresentado pelo brasileiro Fernando Piza, gerente da loja de SP, e pelo espanhol Enrique Atienza, diretor senior de varejo para as Américas. Atienza disse estar muito contente e empolgado com a abertura da loja de São Paulo, e que a expectativa da Apple é não só atender ao público paulistano, como também o público sul-americano em geral.

Fernando Piza e Enrique Atienza

Piza deu as boas-vindas a todos os jornalistas presentes, e falou da sua empolgação e ansiedade em estar à frente da primeira loja da Apple em São Paulo. Segundo ele, existem aproximadamente 170 pontos de interação com produtos da Apple distribuídos pela loja, e a Apple espera que esta seja uma das lojas com fluxo mais intenso dentre todas as Apple Retail Stores do mundo. Atualmente, se somarmos todas as lojas distribuídas ao redor do globo, a Apple recebe diariamente mais de 1 milhão de pessoas.

Os funcionários

Já Enrique Atienza falou sobre o processo de preparação dos 80 funcionários que irão trabalhar lá. Alguns dos selecionados para a loja de São Paulo já faziam parte da equipe do Rio de Janeiro, e outros foram contratados especificamente por causa da nova loja. Atienza citou o caso do Lucas, um jovem talento que estava na USP e aspirava se tornar professor de História, e que aceitou mudar o curso da sua carreira e se juntou ao time da Apple.

O processo de seleção foi bastante rigoroso, e para cada vaga preenchida foram entrevistados em média 15 candidatos. Segundo Atienza, muitos dos novos contratados são músicos ou artistas, e eles falam diversos idiomas. Ele valorizou bastante a aptidão multicultural dos novos integrantes do quadro de funcionários da empresa.

Genius

O treinamento foi bastante rigoroso. Muitos dos funcionários foram até Cupertino para receber instruções, e os funcionários do Genius Bar passaram por um rigoroso processo de treinamento em Londres. Todos os funcionários com quem conversamos estavam bem animados com a abertura da loja, e foram extremamente simpáticos, o que por sinal é uma marca registrada de quem trabalha nas Apple Retail Stores ao redor do mundo.

Organização da loja

A loja é bastante ampla, e é dividida conceitualmente em três áreas, que em conjunto proporcionam o que a Apple chamou de jornada: a primeira área fica, naturalmente, logo na entrada da loja, e é onde os usuários irão encontrar produtos para interagirem, conhecerem e comprarem. O uso é livre e ilimitado, e todos podem ficar à vontade para conhecerem melhor as funcionalidades de diferentes modelos de iPhones, iPads, iPods, e toda a linha de Macs.

Apple Store Morumbi Apple Store Morumbi Apple Store Morumbi

A segunda área é onde os usuários poderão configurar seus novos aparelhos e tirar quaisquer dúvidas com os funcionários da loja. É ali, também, que acontecerão os workshops e eventos de grupos, que a Apple vê como uma oportunidade de promover o contato entre os usuários, e disponibilizar uma oportunidade de aprendizado coletivo. Segundo Atienza, a Apple já disponibilizou em seu site alguns horários para workshops na loja, e eles se esgotaram em menos de 24h. Ele comentou que em breve os criadores do app Toca Nature (que são brasileiros) virão dos Estados Unidos para fazer um workshop a respeito do app na loja de São Paulo.

A terceira área, mais ao fundo da loja, conta com o que a Apple chama de Balcão Genius Bar 360º. Ali, clientes poderão resolver problemas com seus aparelhos e sistemas, contando com a ajuda dos Genius. Após o evento, inclusive, alguns dos presentes já aproveitaram para resolver alguns problemas, proporcionando um bom test-drive para quando a loja for abrir as suas portas para o grande público.

É perto do balcão Genius Bar 360º que ficam os acessórios, nas paredes laterais da loja. Ali podem ser encontradas capinhas, películas, cabos, adaptadores, Apple TVs, acessórios como a pulseira Misfit, e até mesmo as lâmpadas Philips Hue. Quem gosta de acessórios irá se esbaldar com estas duas paredes repletas de uma infinidade de complementos para seus dispositivos Mac e iOS.

Apple Camp

Um assunto interessante abordado por Atienza foi a atenção que a Apple dá para o público infantil em suas lojas. Segundo ele, a loja de São Paulo contará com as pequenas excursões e eventos destinados às crianças, algo conhecido como Apple Camp. As excursões são organizadas em parcerias com escolas, e promovem o que a Apple chama de “oportunidade customizada de aprendizagem”. Atienza disse que é sempre impressionante perceber como as crianças aprendem rápido a operar os aparelhos e aplicativos em situações assim.

Evento de abertura

Segundo a Apple, uma concentração irá se iniciar às 6 da manhã de sábado (18), no Atrium do Morumbi Shopping. Após uma negociação entre a Apple e a administração do shopping, decidiu-se que as portas serão abertas às 8 horas da manhã, para que os visitantes possam iniciar a formação da fila à frente da loja, que fica exatamente acima do Atrium.

Camiseta Morumbi

As tão almejadas camisetas comemorativas serão distribuídas aos 2.000 primeiros visitantes, portanto se você quiser garantir a sua, é melhor levantar bem cedo. 😉

O Morumbi Shopping fica na Avenida Roque Petroni Junior, 1089. Se você quiser fugir do trânsito que certamente se formará no entorno do shopping pela manhã, recomendamos utilizar a Linha 9, Esmeralda, da rede CPTM. Basta descer na Estação Morumbi, caminhar cerca de 200m até o shopping, e contornar o local para chegar ao Atrium.

Parte da equipe do Blog do iPhone irá acompanhar a abertura da loja, e esperamos ver muitos de vocês por lá! 🙂

Tags
Mostrar mais

Marcus Mendes

Publicitário formado pela ESPM-SP. Além do seu trabalho como motion designer, contribui com o Blog desde 2012 e é também um dos editores da Revista iThing. Não sabe dizer o que faz no tempo livre por não saber o que isso significa.

Artigos Relacionados

  • Edu

    Só vi um Will e o Seu Sérgio la nas fotos! kkk

    • Lucas Matias

      Ricos, já fazendo compras.

    • PaloZo

      KKKKKK

      ia comentar isso agora!!!!!!

    • PaloZo

      é…. tiraram a foto….

      kkkk

      • Sim, trocamos por fotos de melhor qualidade. Afinal, nossos leitores merecem sempre o melhor. 🙂

        • PaloZo

          Isso ai!

  • Hades666

    Ótimo artigo…..

  • Eu sei que não vai responder, mas vou perguntar haha: rolou alguma treta com o Will? O iLex, se não me engano ser ele mesmo, meio que aparece no vídeo que os caras fizeram e não teve nem um “oizinho”, sendo que já até fizeram cobertura de evento juntos.

    • Você deve ter visto o vídeo errado então. Ou foram eles que não quiseram mostrar o vídeo em que demos “oizinho”… Mas aí é com eles, nós não temos nada a ver com isso.

    • Tente entender que os novos parceiros deles não admitem (sim, essa é a palavra) que apareçamos nos vídeos. Vai ver que é por isso que o Will não procura mais a gente.

      • Haha de boa, eu não sei muito pq tanta rixa em sites só pq mostram o mesmo conteúdo, ou melhor, entendo do ponto de vista comercial. Apenas vi vc (acho que era vc) passando lá ao fundo durante a gravação deles. Pena que trabalho no sábado e não vai dar para ir. Abraços.

        • Felipe Falconi

          É uma rixa bem velha isso. Ja teve vários eventos em que a galera do “outro blog” se encontrou com do BDI. Nem lembro mais o porque de tudo, mas é engraçado pra quem assiste.

          • Sinceramente? Eu não tenho problema nenhum. Quando quiserem me convidar para um chimarrão, um churrasco ou até para um vídeo junto, eu topo na hora.
            Mas tenho certeza que o contrário não é verdadeiro.

      • Esses outros “parceiros” não admitiam nem mais a seção de comentários, até pouco tempo atrás ela havia sido retirada… É uma pena, gosto muito da produção do Will, que conheci pelo BDI…

        • Luiz Fernando Ferreira

          A seção de comentário já voltou faz um tempão ué

          • Sim, voltou, depois de muito protesto e indignação.

      • Gilmar

        que pena, comecei a acompanhar o trabalho deles (loop) por indicação deste blog, e achei muito bacana a transmissão dos eventos em parceria, enfim que perde são os leitores.

      • Ajustes

        Ah, que pena… Não sabia que tinham problemas com o MM. Gosto muito dos dois sites, vocês (sem querer) se complementam e me ajudam a formar opinião sobre o mundo Apple. Tá na hora de “redefinir” essa relação, vou torcer por isso!

        • Ué, façam uma campanha. Quem sabe não surge efeito? 🙂

      • Andre

        De qual site/blog vocês estão falando?
        Abs.

        • Salun Marvin

          Mac Magazine. Os sites se complementam como disse o amigo “Ajustes” ali em cima. Vejo os dois diariamente (várias vezes por dia até), e também acho uma bobagem isso. Acompanho os dois há vários anos e não acho que tem essa de “se eu vejo um, não posso ver o outro”. Até notícias parecidas, com a mesma pauta, eu vejo nos dois para saber opiniões hehehe
          Abraços.

          • Esta é uma grande verdade. E eu mesmo disse ao Rafael F. ainda em 2008: a internet não é como uma TV que você precisa escolher apenas um canal para assistir; ela é dinâmica e oferece informações simultâneas de diversas fontes diferentes.

            Mas isso não serviu para diminuir o ódio que ele tem do BDI e de mim, a ponto de agir desonestamente nos bastidores, de várias formas. Quem é leitor não vê a podridão que existe por trás dos panos, apenas acha que “é uma briguinha tola de blogs”. Quem teve o desprazer de conhecer a má índole do senhor Fischmann, sabe do que eu estou falando.

            • Jefferson Soares

              O Rafael é super gente boa e o MM é nota 10.

              Talvez um dia vocês possam ser amigos e resolverem isso.

            • O lado social dele mostra mesmo uma pessoa bacana, nota 10. É o único lado que você conhece dele.
              Mas tente montar um site que comece a fazer sucesso e que conflita com ele, para ver o quanto destruidor e sabotador ele se transformará. E não sou só eu quem diz isso, muitos que já trabalharam com ele ou cruzaram o caminho dele podem afirmar a mesma coisa.

            • Jefferson Soares

              Eu, particularmente gosto muito dele e do trabalho dele.

              Acredito que você esteja chateado com ele e que um dia farão as pazes.

              Eu mesmo já fiquei muito triste com você uma época, mas depois passou

              Não compensa ficar chateado com as pessoas, pois dessa vida não se leva nada, apenas experiências.

            • Salun Marvin

              Não o conheço e não posso opinar, mas uma coisa é fato: se eu, ou qualquer uma outra pessoa no mundo quiser fazer outro blog / site do mesmo assunto, não há ninguém que vai poder proibir. Continuo achando bobagem, de qualquer forma, continuo pedindo que não parem nunca. 😀

        • Danilo

          Continuo sem entender nada,parece fofoca, “o outro site” que que isso. não podem falar o nome também?

          • Política de reciprocidade. Em 2008 eles começaram a moderar tudo o que citava a palavra blogdoiphone.Tente fazer isso lá e você comprovará isso.

            E não é fofoquinha nenhuma. Apenas estou desabafando agora uma coisa que fiquei calado por anos. Cansei das pessoas que não entendem e não sabem da verdadeira história dizerem que “o iLex tem birrinha com outro site, ele é antissocial, porque não se mistura”. Esta podridão toda que rola nos bastidores (e ninguém vê) um dia pode dar um livro.

            • Danilo

              Juro que se eu soubesse onde é “lá” eu iria fazer hahahahaha

              Li todos os comentários pra ver se alguém mencionava o lugar mas não falam

            • Ótimo, continue assim e você será mais feliz. 😛

            • Sergio

              Poxa, conheci o MM recentemente, voces eu conheço faz tempo.. Uma pena ler que houve falta de ética dos caras. Entendo seu ponto em estar cansado disso pois ver alguém remando contra voce é revoltante.
              Sempre fico na esperança de mais sites sobre o mundo Apple e gente assim só atrapalha. Até eu já pensei em criar algo do mundo Apple simplesmente pra que tenha algo a mais (não tenho interesse em monetizar nada, sou péssimo com isso). Vejo muita coisa dos EUA e vejo o espaço que as coisas tem aqui….

              Continuem o bom trabalho pois desde o meu primeiro iPhone (faz tempo) vocês fizeram parte e evoluiram bastante.

            • Guest

              Continuem o bom trabalho pois desde o meu primeiro iPhone (faz tempo) vocês fizeram parte e evoluiram bastante.

  • Igor Lana

    Que horas vcs pretendem chegar para a bertura da loja?

    • Jefferson Soares

      Vou chegar sexta à noite.

      • Léo Prado

        Eu Tb Jefersson, vai ficar na onde ?

        • Jefferson Soares

          Eu li que a fila vai ficar na entrada F. Amanhã quando chegar lá eu pergunto se será lá mesmo.

    • Léo Prado

      Sexta á noite

      • Igor Lana

        Tava pensando em faltar no inglês sábado de manhã, mas se por aki jah tem gnt q vai chegar na sexta nem adianta eu chegar às 8 amanhã XD

    • O shopping não vai permitir dormir lá, nem formar filas na madrugada.
      A Apple só começará a organizar a fila partir das 6h de sábado, na entrada do Átrium (nova construção branca, na av. Roque Petroni).

    • Sergio

      Eu tentarei chegar as 10 em ponto pra ver o povo. Mas sem interesse na fila pra camiseta.

      • KB

        Pensando no mesmo… chegar perto das 10h só para observar, sem pegar fila ou camiseta… afinal, para quem é de Sampa não faltarão oportunidades de ficar visitando a loja.

  • Jefferson Soares

    Essa camiseta preta será a dos brindes?

  • LFF

    Quem é Will no jogo do bicho?

    • Francis

      Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!! Matou a pau! Pura contravenção penal.!!

  • Felipe Falconi

    Alguma informação referente ao modelo de atendimento do Genius Bar? Preciso trocar meu iphone urgente…

    Na do Rio eu li que está uma merda o atendimento. Só abre agendamento para o dia, e eles esgotam muito rápido. E na loja, eles mandam você entrar no site e fazer um agendamento. Não sei se está ainda assim.

    • Renato

      Então o atendimento é padrão brasileiro, igual aos preços?????

    • Anderson Camões

      Vc leu, mas foi lá?
      Fui a loja sem atendimento por causa de meu iPad que não conectava wifi. Depois de aguardar alguns minutos, natural visto que eu não estava agendado, veio o gerente (um americano) que me designou um funcionário e após a constatação que não havia solução foi feita a troca.
      Na hora, sem nenhuma burocracia, atendimento perfeito.

      • Felipe Falconi

        É por isso que eu falei: Nao sei se esta assim ainda 🙂

        De qualquer forma, valeu pela informacao.

      • Sergio

        Meu 6 plus desistiu do vibracall, funciona bem fraco e não estava assim. Minha missão primaria pra amanhã é conserto ou troca pois não tem 1 mês que comprei. Espero conseguir.

  • Jefferson Soares

    Será que tem Parrot Zik 2.0 lá?

  • Rodrigo

    A minha pergunta é: TINHA O NEW MACBOOK LÁ?

    Será que a Apple tá com falta de estoque igual o Watch?

    • Marcus Mendes

      Nops. Nada de novo Macbook por lá. Confesso que tinha esperança de poder mexer em um hoje, mas não foi dessa vez.

      • Rodrigo Protta

        E Watch?

        • Marcus Mendes

          Também nada. Mas esse ia ser difícil ter, mesmo. Senão já teria na loja do RJ também. Uma coisa que eu notei é que o executivo da Apple que veio de fora não parecia estar usando um. Mas talvez fosse só por medo de ser assaltado. 😛

      • Rodrigo

        O pior é que eles colocaram a pagina no Store com preço e tudo e nada de disponibilizarem pra comprar. O relógio é impossível a gente comprar, a não ser que você gaste uma fortuna e esteja disposto a pagar mais em um relógio do que o próprio iPhone.
        Eu estou achando a Apple muito estranha esse ano…
        Obrigado pela resposta!

      • Jefferson Soares

        E fones de ouvido para testar? Tem bastante lá?

        • Marcus Mendes

          Me lembro de ter visto uma área logo na entrada, à direita, com uns 10 fones pra testar.

          • Jefferson Soares

            Opa, é ali mesmo que eu vou primeiro!

            Valeu!

    • BRITNEY CARECA

      Quero um Apple Watch, vou ficar mais linda e maravilhosa ainda

  • Carlos Fagundes

    Informações bastante completas, parabéns!

  • Rodrigo Vieira

    Por que não pode ler o post inteiro no feed RSS?

  • Felipe

    Belo post, e com certeza essa loja será a mais movimentada do país, está na maior cidade das Américas e do Hemisfério Sul, além de estar em um shopping “acessível” (a do Rio está em um shopping de luxo)

    • Andre

      Bullshit essa estória de shopping “de luxo”. Entra quem quer. Pronto. Com relação ao agendamento do atendimento, ainda está aquela estória que o Felipe Falconi comentou aí em cima. Tem que agendar o Genius Bar no site, que só abre a janela de horários todos os dias entre 9 e 11 da manhã. Com relação ao atendimento da equipe do Rio, não é verdade que prestam um atendimento ruim, pelo contrário, são top.

      • Felipe

        o fato de um shopping ser de luxo nao impede que os outros entrem 😉

  • Bruno Laia

    rumo a Vitória-ES lol

  • Leonardo Negrisoli

    Vou estar lá!

  • Fiquei feliz em ver que jáo estarão comercializando o Powerbeats 2 Wireless nessa loja! Estava sem poder trocar o meu q deu defeito! 🙂

  • Guilherme P. Cesca

    EU CONHEÇO a maioria dos funcionários da loja. Fui um dos selecionados para trabalhar lá, mas acabei desistindo por não querer sair da minha área. MAS tá lindo <3 E o processo seletivo foi MUITO legal <3

    • Marcus Mendes

      Que tal mandar um email pra gente contando como foi? 🙂

      • Guilherme P. Cesca

        Claro! Pra onde mando?

        • Marcus Mendes

          Manda pro contato @ blogdoiphone . com 😉

  • Tenho um amigo que irá trabalhar na Apple Store Morumbi e fazia parte da Apple Store Village Mall. Muito legal. 🙂

  • Luis Figueiredo

    iLex, bom dia!

    Você sabe se nesta loja e particularmente já amanhã na inauguração a possibilidade de “vendermos nosso iPhone” para pagar parte de um novo?
    Tenho 1 iPhone 6 de 16gb e quero trocar por um de 128. Em caso positivo, o aparelho precisa estar restaurado? Precisa da caixa?
    Obrigado

    • A partir da abertura, a loja estará 100% ativa para suas atividades cotidianas.

    • Jefferson Soares

      Provavelmente não terá este serviço, visto que não tem no Village Mall.

      Talvez no futuro.

  • Cleber Cesario

    E os tão esperados AppleWatches? estavam lá expostos para conhecermos?

    • Não.
      Não terá nenhum Watch em exposição.

  • Johnson Vieira

    Uma coisa é certa sobre essa briga entre BDI e MM… Cada dia as duas postam mais conteúdo de qualidade, e quem é fãn, sabe que no quesito Blog Apple eles são os melhores indiscutivelmente.

  • Jefferson Soares

    Me envie um e-mail pessoal.

  • BRITNEY CARECA

    Morta, pena que vou na balada hoje e não vou conseguir acordar de manhã pra ir na inauguração, já queria ficar lá bem linda fazendo status

  • Nestor Washington

    Eu trabalho a partir das 14:00h, mas não perco por nada, vou para Inauguração e de lá vou para o trabalho. Imperdívelll!!!

  • O cuidado que a Apple mostra sobre a loja de São Paulo faz parecer que a loja do Rio nem existe! Sempre achei a loja aqui do Rio muito estranha, fui uma vez por lá e TODOS os funcionários estavam focados em atender somente quem agendou previamente pelo site. Andavam de um lado pro outro com seus iPad procurando os clientes, eu era invisível tentando fazer uma pergunta. Fui pra Fast Shop, fui previamente atendido e comprei meu Mac lá… e ainda paguei mais barato. Nunca mais pisei na Apple Store do Rio depois disso.

    • Renato

      Engraçado, eu tive a mesma sensação na loja do Rio, precisava tirar uma dúvida em relação ao meu iPhone e demorei muito tempo pra conseguir alguém que me atendesse.

  • Luiz Bordignon

    Galera HELP!
    Eu quero muito ir hoje à noite, mas já li que não deixarão dormir dentro do shopping.
    Alguém sabe se do lado de fora tem algum local seguro para ficarmos? Não quero ficar na fila de madrugada e ser assaltado, não é?

    • Richard Lopes

      Então Luiz, estive no Shopping agora à tarde pra me informar e me disseram que realmente não vai poder dormir dentro do shopping mesmo e falaram que é por conta da pessoa onde ela quer ficar que a fila só poderá começar a ser feita a partir das 6:00 da manhã.
      Agora fico na dúvida se vou ou não!

      • Luiz Bordignon

        Entendi Richard. Eu e mais um amigo vamos! Chegaremos por volta das 23h lá. Quer ir também? Podemos ficar todos juntos! Se mais alguém quiser…

  • Henrique Barros

    Sou paulista, mas estou no RJ. Pelas fotos me parece que a do RJ eh bem maior que esta. Mas o mais importante eh ter uma loja Apple na “capital” no Brasil.
    Espero que a apple se multiplique pelo nosso País.

  • Luiz Gustavo Nogueira Barcelos

    Só um ponto: Acredito que essa simpatia já não seia mais marca registrada dos funcionários da Apple. Tive uma péssima experiência na loja de NY, meus pais foram a Miami mês passado e relataram o mesmo. Meu irmão, também, não tem uma boa imagem. Na loja de Orlando ele foi atendido muito mal.

    Sei que isso também não pode ser traçado como verdade, mas a apple está perdendo o seu brilho no atendimento de suas lojas. Espero que a daqui seja diferente. 🙂

  • RumoNet Agente Alberto

    Pena que não fizeram nenhuma promoção para cair os valores dos produtos