Notícias

Apple apresenta a Apple Store Morumbi para a imprensa. E nós fomos conferir

Hoje pela manhã aconteceu um evento promovido pela Apple somente para jornalistas, em que a empresa apresentou a sua nova loja oficial, a ser aberta no dia 18 de abril no Morumbi Shopping, em São Paulo. O Blog do iPhone esteve presente no evento, e você confere todos os detalhes neste post.

Apple Store Morumbi

A apresentação

O evento teve início pouco depois das 10:30 da manhã, e foi apresentado pelo brasileiro Fernando Piza, gerente da loja de SP, e pelo espanhol Enrique Atienza, diretor senior de varejo para as Américas. Atienza disse estar muito contente e empolgado com a abertura da loja de São Paulo, e que a expectativa da Apple é não só atender ao público paulistano, como também o público sul-americano em geral.

Fernando Piza e Enrique Atienza

Piza deu as boas-vindas a todos os jornalistas presentes, e falou da sua empolgação e ansiedade em estar à frente da primeira loja da Apple em São Paulo. Segundo ele, existem aproximadamente 170 pontos de interação com produtos da Apple distribuídos pela loja, e a Apple espera que esta seja uma das lojas com fluxo mais intenso dentre todas as Apple Retail Stores do mundo. Atualmente, se somarmos todas as lojas distribuídas ao redor do globo, a Apple recebe diariamente mais de 1 milhão de pessoas.

Os funcionários

Já Enrique Atienza falou sobre o processo de preparação dos 80 funcionários que irão trabalhar lá. Alguns dos selecionados para a loja de São Paulo já faziam parte da equipe do Rio de Janeiro, e outros foram contratados especificamente por causa da nova loja. Atienza citou o caso do Lucas, um jovem talento que estava na USP e aspirava se tornar professor de História, e que aceitou mudar o curso da sua carreira e se juntou ao time da Apple.

O processo de seleção foi bastante rigoroso, e para cada vaga preenchida foram entrevistados em média 15 candidatos. Segundo Atienza, muitos dos novos contratados são músicos ou artistas, e eles falam diversos idiomas. Ele valorizou bastante a aptidão multicultural dos novos integrantes do quadro de funcionários da empresa.

Genius

O treinamento foi bastante rigoroso. Muitos dos funcionários foram até Cupertino para receber instruções, e os funcionários do Genius Bar passaram por um rigoroso processo de treinamento em Londres. Todos os funcionários com quem conversamos estavam bem animados com a abertura da loja, e foram extremamente simpáticos, o que por sinal é uma marca registrada de quem trabalha nas Apple Retail Stores ao redor do mundo.

Organização da loja

A loja é bastante ampla, e é dividida conceitualmente em três áreas, que em conjunto proporcionam o que a Apple chamou de jornada: a primeira área fica, naturalmente, logo na entrada da loja, e é onde os usuários irão encontrar produtos para interagirem, conhecerem e comprarem. O uso é livre e ilimitado, e todos podem ficar à vontade para conhecerem melhor as funcionalidades de diferentes modelos de iPhones, iPads, iPods, e toda a linha de Macs.

Apple Store Morumbi Apple Store Morumbi Apple Store Morumbi

A segunda área é onde os usuários poderão configurar seus novos aparelhos e tirar quaisquer dúvidas com os funcionários da loja. É ali, também, que acontecerão os workshops e eventos de grupos, que a Apple vê como uma oportunidade de promover o contato entre os usuários, e disponibilizar uma oportunidade de aprendizado coletivo. Segundo Atienza, a Apple já disponibilizou em seu site alguns horários para workshops na loja, e eles se esgotaram em menos de 24h. Ele comentou que em breve os criadores do app Toca Nature (que são brasileiros) virão dos Estados Unidos para fazer um workshop a respeito do app na loja de São Paulo.

A terceira área, mais ao fundo da loja, conta com o que a Apple chama de Balcão Genius Bar 360º. Ali, clientes poderão resolver problemas com seus aparelhos e sistemas, contando com a ajuda dos Genius. Após o evento, inclusive, alguns dos presentes já aproveitaram para resolver alguns problemas, proporcionando um bom test-drive para quando a loja for abrir as suas portas para o grande público.

É perto do balcão Genius Bar 360º que ficam os acessórios, nas paredes laterais da loja. Ali podem ser encontradas capinhas, películas, cabos, adaptadores, Apple TVs, acessórios como a pulseira Misfit, e até mesmo as lâmpadas Philips Hue. Quem gosta de acessórios irá se esbaldar com estas duas paredes repletas de uma infinidade de complementos para seus dispositivos Mac e iOS.

Apple Camp

Um assunto interessante abordado por Atienza foi a atenção que a Apple dá para o público infantil em suas lojas. Segundo ele, a loja de São Paulo contará com as pequenas excursões e eventos destinados às crianças, algo conhecido como Apple Camp. As excursões são organizadas em parcerias com escolas, e promovem o que a Apple chama de “oportunidade customizada de aprendizagem”. Atienza disse que é sempre impressionante perceber como as crianças aprendem rápido a operar os aparelhos e aplicativos em situações assim.

Evento de abertura

Segundo a Apple, uma concentração irá se iniciar às 6 da manhã de sábado (18), no Atrium do Morumbi Shopping. Após uma negociação entre a Apple e a administração do shopping, decidiu-se que as portas serão abertas às 8 horas da manhã, para que os visitantes possam iniciar a formação da fila à frente da loja, que fica exatamente acima do Atrium.

Camiseta Morumbi

As tão almejadas camisetas comemorativas serão distribuídas aos 2.000 primeiros visitantes, portanto se você quiser garantir a sua, é melhor levantar bem cedo. ;)

O Morumbi Shopping fica na Avenida Roque Petroni Junior, 1089. Se você quiser fugir do trânsito que certamente se formará no entorno do shopping pela manhã, recomendamos utilizar a Linha 9, Esmeralda, da rede CPTM. Basta descer na Estação Morumbi, caminhar cerca de 200m até o shopping, e contornar o local para chegar ao Atrium.

Parte da equipe do Blog do iPhone irá acompanhar a abertura da loja, e esperamos ver muitos de vocês por lá! :)

Botão Voltar ao topo