Aplicativos

Aplicativo Launcher volta à App Store, e você vai querer baixá-lo

No ano passado uma grande polêmica envolveu a equipe de revisão de aplicativos da App Store por conta do Launcher, um app utilíssimo que trazia atalhos a aplicativos, contatos e ajustes do sistema direto na Central de Notificações, sob a forma de um widget. Ele ganhou fama rapidamente, porém a Apple o removeu da App Store pois, segundo ela, o Launcher fazia um uso errado dos widgets da Central de Notificações.

E para piorar, quando o desenvolvedor Greg Gardner entrou em contato com eles para tentar reverter a situação, ele descobriu que nem mesmo a Apple sabia exatamente qual era a regra que ele havia infringido, mas que o app desbravava um território inexplorado do sistema, e a Apple tinha achado melhor tomar uma atitude que serviria de exemplo. Não entendeu? Você não está sozinho.

Isto causou uma grande comoção entre a comunidade de desenvolvedores, que passou a demonstrar sinais de insatisfação e dúvida em relação ao desenvolvimento para a plataforma iOS. E não era para menos, afinal ter um app removido por tirar o máximo de proveito de uma novidade empolgante do próprio sistema não é nada legal.

Eis que de surpresa, os desenvolvedores do app anunciaram ontem que o Launcher estava voltando para a App Store. E nós recomendamos que você não deixe de experimentá-lo.

Funções do Launcher

Mas afinal, o que é o Launcher? É muito simples: ele cria atalhos como “Ligar para a minha esposa“, “Abrir o Blog do iPhone“, “Acessar o ajuste de Sons do meu aparelho” ou “Abrir o Telegram” diretamente da Central de Notificações. Dessa forma, você consegue fazer estas ações em bem menos tempo do que se fosse seguir o fluxo ‘normal’ para fazê-las.

Quer um exemplo prático? Suponha que você esteja dentro de um app e precise ligar para alguém. Ao invés de sair do app, acessar os contatos no app do telefone, localizar o contato que você quer e, em seguida, tocar sobre ele para fazer a ligação, basta você puxar a Central de Notificações e encontrar o atalho para ligar para aquela pessoa. Feito.

Uma função bem útil do app é a capacidade de criar atalhos para áreas específicas dos Ajustes do sistema como por exemplo a área de ativação e administração do Bluetooth, ou a área de Sons, o que lhe permite ligar/desligar a vibração do telefone em poucos segundos.

Compondo ações

O Launcher é gratuito, financiado por meio da venda de espaços patrocinados. No entanto, você pode fazer uma compra interna de U$3,99 para eliminar a lista de apps patrocinados, e liberar 2 novas funções: a possibilidade de esconder as legendas que acompanham os atalhos, e também de diminuir o tamanho de exibição dos botões.

Além disso, ao assinar a versão Pro você contribui para uma empresa independente que não só se preocupou em fazer um dos apps mais úteis da App Store, como também passou mais de 6 meses lutando com a Apple para que ele pudesse voltar a ser disponibilizado para nós. ;)

Você pode baixar o Launcher seguindo este link.

Botão Voltar ao topo