Coberturas

Começam as vendas dos novos iPhones 6 pelo mundo

Cobertura BDI - Bradesco

iPhone 6

Enfim, chegou o grande dia! Depois de todos os rumores ao longo do ano e de toda a expectativa desde o anúncio dos novos iPhones no início do mês, chegamos ao dia 19 de setembro, que marca o lançamento dos novos iPhones em um seleto (e sortudo) grupo de países ao redor do mundo. E como não poderia ser diferente, o BDI está acompanhando tudo o que está acontecendo em mais este lançamento histórico. Confira agora a nossa cobertura conforme os países ao redor do planeta iniciam as vendas dos aparelhos.

Austrália

Primeiro país do mundo a receber os iPhones, a Australia abriu as portas das suas lojas quando ainda eram 7 da noite de ontem no Brasil, e não fez feio. Sem maiores muvucas e de forma bem organizada apesar das enormes filas, o início das vendas naquele país ficou marcado pela presença da Vice-Presidente de Varejo da Apple, Angela Ahrendts (se você não sabe quem ela é, vale dar uma espiada na matéria especial que fizemos a seu respeito na edição número 08 da Revista iThing.), na loja de Sydney.

Ela usou sua conta no Twitter para postar uma foto que mostrou todos os funcionários da loja prontinhos para vender os novos iPhones para as milhares de pessoas perfiladas do lado de fora.

Ahrendts Australia

Mas se engana quem acha que as filas na terra do canguru estavam pequenas. A jornalista Lia Timson postou no Twitter um mapa que mostrava que ela se estendia por quase 1km. Sorte de quem chegou cedo!

Fila Sidney

Não foi só em Sydney aconteceram as vendas dos primeiros iPhones. O país conta com 21 Apple Stores, e cidades como Perth, Brisbane, Southland e a capital Canberra também passaram a vender os aparelhos, todas elas com filas parecidas com a de Sydney. Confira abaixo uma foto tirada em frente à Apple Store em Perth.

Fila em Perth

Aliás, em Perth, algo inacreditável aconteceu. O primeiro iPhone 6 foi vendido para um jovem chamado Jack. Assim que ele saiu da loja, uma rede de televisão correu para entrevistá-lo. Enquanto a repórter falava com Jack, ele tentava abrir a caixa do seu precioso telefone.

O problema foi que quando ele finalmente conseguiu abrir a caixa, o seu iPhone novinho em folha foi pro chão! Veja no vídeo abaixo o momento em que o iPhone cai, para desespero dos que estavam ali por perto. Toma mais cuidado, Jack!

YouTube video

Japão

A Terra do Sol Nascente foi outro país que começou a vender iPhones quando ainda era ontem no Brasil. Como era de se esperar, as filas em frente às 8 filiais da Apple Store espalhadas pelo país eram grandes. Mas as horas de espera não foram suficientes para tirar o ânimo e o bom-humor dos futuros donos de iPhone 6.

Almofada Jobs na fila

Às 6 da manhã a fila em frente à loja de Tóquio era enorme. Na foto abaixo você pode conferir os funcionários da Apple Store organizando o público, distribuindo senhas e cadastrando os usuários para facilitar o processo da compra.

Fila em Tóquio

Como de costume, assim que a loja abriu todos os funcionários receberam os clientes com muita empolgação, palmas, gritos, e com direito a distribuição gratuita de high-fives, o que já se tornou uma verdadeira tradição em eventos desse tipo.

High Fives em Tóquio

Um dos primeiros japoneses a comprar o novo iPhone 6 foi Yuki Manno, que você vê na foto abaixo sendo entrevistado por um verdadeiro batalhão de repórteres.

Jun Hongo/The Wall Street Journal

Hong Kong

Em Hong Kong, alguns problemas aconteceram em frente à loja do shopping Festival Walk, de acordo com o South China Morning Post. Apesar dos avisos da Apple de que não seriam vendidos iPhones para clientes que não tivessem feito um cadastro prévio, a administração do shopping permitiu (sem informar à Apple) que centenas de clientes passassem a noite no local, dando esperanças aos que não haviam feito este cadastro. Quando a loja abriu às 6:30 da manhã, os funcionários da Apple reafirmaram que iPhones não seriam vendidos para clientes sem cadastro, o que acabou gerando bastante confusão. A polícia teve de ser chamada para apaziguar a situação.

foto por @iamKamsai

Não muito longe dali, na bela loja em Causeway Bay, inaugurada em 2012, o primeiro iPhone 6 Plus foi vendido para Hong Kam. À esquerda você pode ver um operador de câmera da própria Apple registrando imagens do sortudo comprador.

Foto de Ramy Inocencio

Já na imagem abaixo, vemos funcionários e clientes seguindo à risca o ritual de boas-vindas na filial do Centro Financeiro Internacional de Hong Kong.

Foto de Sunjay Morar

Reino Unido

Na terra da Rainha as coisas estão insanas! Na Inglaterra as lojas abriram às 8 horas da manhã no horário local, correspondente a 4 horas da manhã aqui no Brasil. Dêem só uma olhada na fila que se formou durante a madrugada em frente à loja de Covent Garden. Mais de 1.000 pessoas aguardaram ansiosamente a abertura daquela Apple Store.

Fila Londres

Na loja localizada na Regent Street, a situação não era muito diferente. A fila bateu 1km de comprimento, dobrando o quarteirão e ocupando totalmente uma praça que fica ali por perto. E quem chegou atrasado saiu de mãos abanando, já que pessoas no local dizem que o iPhone 6 Plus já se esgotou totalmente, assim como o iPhone 6 dourado de 16GB.

Confira abaixo um vídeo que registrou a extensão da fila. Aproximadamente em 1:40 você pode ver alguém que saiu da fila e queria voltar levando uma bronca da polícia que ajudava a fazer a organização no local.

YouTube video

Apesar da gigantesca fila, as coisas pareciam estar sob controle dentro da loja. Quem entrava na filial se deparava com os funcionários da loja fazendo festa, para em seguida se juntar a mais uma grande fila no interior da loja.

Fila Regent Street

Enquanto isso, na Escócia, nem mesmo o referendo sobre a independência do país foi suficiente para impedir a formação de enormes filas nas Apple Stores de lá. A foto abaixo registra um pequeno pedaço da espera em frente a uma das filiais em Glasgow.

Fila em Glasgow

Alemanha

Os alemães formaram longas filas do lado de fora das 13 Apple Stores localizadas no país. A exemplo do que já vimos acontecer no resto do mundo, milhares de pessoas passaram a noite nas filas em cidades como Dresden, Düsseldorf, Hamburgo, Frankfurt, Munique e Berlim.

Aliás, Berlim contou com a história de um homem que ficou acampado durante seis dias em frente à loja, fazendo dele o primeiro comprador de iPhone 6 da Alemanha. E ele já aproveitou para comprar logo 2 aparelhos. Confira no vídeo abaixo uma entrevista (em inglês) com ele, além de imagens feitas dentro da loja durante os preparativos para o início das vendas.

YouTube video

Em Frankfurt, pouco menos de 1 hora antes da abertura, milhares de pessoas se aglomeravam à frente da loja. A informação que corria ali era de que não havia o iPhone 6 Plus disponível, mas em situações assim há tantos boatos que é difícil de acreditar em qualquer informação não-oficial.

Fila em Frankfurt

Em Munique, o primeiro cliente a comprar um iPhone 6 teve seus minutos de fama ao se tornar o centro das atenções das dezenas de repórteres e funcionários, além de centenas de futuros compradores esperando na fila, enquanto saía da loja feliz da vida empunhando seus dois novos aparelhos, aparentemente com direito a Apple Care e tudo!

Foto de QG Germany

França

Quem foi a uma das 17 Apple Stores francesas para comprar seus novos aparelhos não conseguiu fugir das filas. Muita gente passou a madrugada do lado de fora do Museu do Louvre, fazendo uma grande fila que se estendeu pelo pátio de fora do museu.

Foto de Laurent

Pela manhã, centenas de pessoas ocuparam totalmente o corredor interno do Louvre que dá acesso à Apple Store do Museu.

Foto de Joffrey

Quem tentou a sorte na loja Opera de Paris também precisou de muita paciência. A fila por ali se estendeu por vários quarteirões, e parecia ter ainda mais gente do que na loja do Louvre.

Foto de Florian Paulmier

Já quem não teve paciência foi um cliente da loja de Serris, situada a pouco mais de 30 km de distância do centro de Paris. Com os ânimos bastante exaltados e exigindo entrar na loja à força, um homem teve de ser contido por policiais e causou uma grande cena em frente à Apple Store de lá.

YouTube video

Para não encerrarmos a cobertura do lançamento em Paris com uma má notícia, confira abaixo um vídeo que mostra o momento em que a Apple Store Opera é aberta, com a típica festa dos funcionários. ;)

Estados Unidos

E o iPhone finalmente está sendo vendido no país que o inventou! As 259 Apple Stores distribuídas por todo o território dos Estados Unidos (inclusive 3 no Havaí!) recebem neste momento centenas de milhares de consumidores ansiosos para conseguirem comprar seus aparelhos. Em Nova York, na famosa loja do cubo da 5a Avenida, exima-se que a fila tenha atingido 5.000 pessoas.

Dezenas delas estavam dormindo na fila há dias, sendo que muitas aproveitaram a oportunidade para tentar vender o lugar privilegiado, ou então aproveitar o holofote pra promover algum produto, app ou serviço. O rapaz da foto abaixo foi o primeiro a comprar um iPhone 6 na loja. Ele comprou um iPhone 6 Plus, e passou 16 dias na fila.

Foto de Julie Jacobson

Dentro da loja do cubo, a situação não era muito diferente. Confira esta foto panorâmica que mostra como os clientes ainda tinham um longo percurso pela frente depois que entravam na icônica filial.

Apple Store da 5a Avenida

No entanto, longe de NY, uma das maiores surpresas do dia ficou por conta da Apple Store de Palo Alto, que recebeu ninguém menos do que Tim Cook para a abertura. Cook participou das brincadeiras de boas-vindas a quem entrava na loja, e se mostrou muito simpático ao tirar fotos com as pessoas que estavam por ali.

Tim Cook na loja de Palo Alto 01Tim Cook na loja de Palo Alto 02Tim Cook na loja de Palo Alto 03

Botão Voltar ao topo