Tutoriais

Controle por Voz: Como impedir que alguém faça ligações com a tela bloqueada no iPhone

Controle por Voz no iOS 7

O Controle por Voz é uma função bem legal que existe desde o iPhone 3GS e permite darmos comandos de voz ao iPhone, até mesmo em português (leia mais sobre isso aqui). Mas ele tem uma particularidade que pode ser perigosa para os mais desavisados: por padrão, o sistema permite que se faça ligações para os contatos mesmo com a tela bloqueada por senha.

Visto que alguns leitores nos perguntaram sobre isso, vamos ensinar aqui como desabilitar as chamadas quando a tela do aparelho estiver bloqueada.

Até o iOS 7.0.4 o procedimento era bem simples, pois havia uma opção para desligar a função de ligações na tela bloqueada em Ajustes > Geral > Bloqueio por Código (ou Touch ID e Código no caso do iPhone 5s). Mas por alguma razão inexplicável, esta opção não existe mais no iOS 7.1. Como o menu de códigos mudou de lugar no novo sistema, os engenheiros parecem ter esquecido de deixar esta opção.

Mas tem um bug que permite habilitá-la novamente no iOS 7.1. Basta ligar a Siri e a opção aparece, como por mágica. Confira os passos:

– Vá em Ajustes > Geral > Siri e ative a assistente vocal;

Desligar Controle por Voz

– Vá em Ajustes > Código (ou Touch ID e Código no caso do iPhone 5s) e você verá que apareceu a opção “Discar por Voz”. Desabilite-a.

Desligar Controle por Voz

– Desligue novamente a Siri e ajuste o idioma para o Português em Ajustes > Geral > Internacional > Controle por Voz.

Desligar Controle por Voz

Pronto. Ao tentar realizar uma ligação com o Controle por Voz com a tela bloqueada, a ligação não será completada.

Resta aguardar para que a Apple arrume este bug em uma próxima atualização. Não dá para entender como uma função pode desaparecer assim em uma atualização do sistema, como se fosse descuido da equipe de engenheiros.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Felipe

    Nao e o meu caso, mas e o iPhone 4 que nao tem siri?…

    • Alexandra

      Bah! boa pergunta! já viu como fica a tela do teu nesses ajustes? (vai que pro 4 tem a opção, né?)

      • Abelardo Pinto

        Infelizmente não tem.

    • Abelardo Pinto

      Minha dúvida também, mas esse é meu caso, rs.

  • Diego Azevedo

    Mas se cancelar o discar por voz não vai afetar tanto na tela bloqueada quanto na desbloqueada?

    • Não. Esta parte dos Ajustes é especificamente para a tela bloqueada por código.

      • Lucas

        Isso mesmo. Agora meu 5S ta mais protegido ainda.. 😀

        • Filipe
  • Tente ativar aquele botão do “Siri” ali…

    • vlw, agora apareceu…

    • Filipe

      Aff

    • Renato

      Vc não disse que tentou todos os procedimento cara?!

  • Abelardo Pinto

    iLex, tem alguma outra solução para desligar o Discar por Voz no iPhone 4? Sempre quis desativar isso, principalmente pq minha filha de 1 ano sempre ativa o controle de voz e acaba discando para alguém mesmo com a tela bloqueada por senha. Na tela Geral, de fato não tem a opção Bloqueio por código, e como não tenho também a opção Siri (por ser um iPhone 4), não pude aproveitar esse bug que o artigo explora. Será que tem alguma outra forma para o iPhone 4? Abraço.

  • iJef

    Sei que pode ser meio…estranho…mas como eu uso o Comando de Voz sem ser pela Siri, na Tela de Bloqueio?

    • Omar Alrai

      Segura o botão Home! 😉

      • iJef

        Verdade. Depois que você falou, fiz o teste novamente, mas desta vez segurei por um tempo maior, e deu certo. O tempo de resposta da Siri e do Comando de Voz são diferentes, quanto ao tempo do Home ser segurado. Obrigado

  • Rodrigo Malucelli

    No meu 5S desabilitei a discagem por voz conforme foi citado, porém, ela continua funcionando quando pressiono o botão home, com a tela bloqueada. Aconteceu isso com alguém?

    • Abelardo Pinto

      O Controle por Voz não é desativado, apenas a discagem por foi desativada. Se testar discar para alguém, tipo: “Telefonar para Fulano” verá que a ligação não será efetuada.

      • Rodrigo Malucelli

        Ok, obrigado pela resposta.
        Isso que dá não ler o texto até o final. rs

  • Damyhonn Paulino

    Não vejo essa opção como perigosa, mesmo para quem tem seu iPhone nas mãos de outra pessoa não autorizada. Pelo contrário, acho bem útil essa função.
    Em uma emergência você pode estar impossibilitado de digitar, mas pode pedir pra o iPhone ligar pra mãe, ou pai.
    Se alguém acha o celular (ou rouba) pra ele discar pra alguém com o comando de voz ele tem q saber o nome que está na agenda. Agora pense, pra que ele ligaria pra alguém de sua agenda?

    Enfim, acho exagerada a preocupação com esse item.

    • Filipe

      Concordo plenamente. Isso eh exagero de segurança. Totalmente desnecessário.. Numa dessas, alguma pessoa de bem acha teu celular, quer devolver mas nao tem como entrar em contato.. Ou de repente vc está em algum lugar onde é perigoso sacar o aparelho e quer discar por voz com o fone de ouvido e nao consegue por besteira..

    • Abelardo Pinto

      Eu concordo com o que você disse, em uma emergência pode ser muito bom mesmo ter essa opção ativada. O problema é que tem situações, como a minha, que essa opção ativada é muito incômoda. Minha filha (1 ano) adora ficar apertando o botão Home para acender a tela e ver a foto dela, isso diverte muito ela, porém tem situações que ela não solta o botão e ativa o Controle de Voz, basta ela balbuciar qualquer coisa que o Discagem de voz liga para alguém.

      • Dani

        vc conseguiu uma solução pro seu celular? o meu caso é igual ao seu?

    • Dilton Araújo

      Achei a mesma coisa sobre essa preocupação toda. A minha maior preocupação ultimamente é com esses bugs bizarros que a cada dia que passa é encontrado no iOS.

    • Diego Azevedo

      Eu concordo com você. Acaba sendo uma preocupação desnecessária para quem toma um mínimo de cuidado.

      Mas muita gente deixa contatos como “Casa”, “amor”… Com esse tipo de nome, fica fácil o ladrão fingir um sequestro, por isso a matéria pode sim ajudar algumas pessoas a adicionar uma camada extra de segurança.

  • claudio

    como desativar iphone 5 ios 7.1

  • Ultima dica! Obrigado.

  • Caio Oliva

    Só pode ser brincadeira, pagar 3.500 reais em um celular que tem que fazer gambiarra para funcionar.

    Desde o lançamento do iOS 7, senti uma correria por parte da Apple. Depois veio o iPhone 5s, que depois do iFixit fazer uma autópsia nele descobriram que ao envés de ter seus componentes soldados cuidadosamente, era tudo “grudado” à base de cola.

    Será que a Apple caiu de padrão de qualidade ou é só uma fase dela ? Eu uso Apple não pela maçã em si, até porque na época em que comecei a usar (pequeno) ela não tinha fama no brasil, mas sim por ser um sistema próximo ao línux que é funcional e prático. No mínimo de bom gosto. E acredito que a maioria das pessoas que leem o Blog do iPhone seja interessados em tecnologia, assim como eu, logo lhes pergunto: A partir do momento as mudanças visuais sejam de gosto duvidosos, o sistema (antes perfeito) agora apresenta falhas de medidor de bateria, bugs seríssimos como o até então SSL, gambiarras como a citada no texto acima, a empresa vale (não no sentido financeiro) tudo aquilo que imaginávamos dela em seu tempo de ouro ?

    A Google, criando inovações e conforto para seus usuários ( Google Glass e uma possível Lente de Contato Biônica), a Samsung entrando na dança com o Glass dela. Onde está a empresa Cool que era há anos ?

    • Asnésio

      Nossa, quanta ladainha. É um equipamento feito por seres humanos, e humanos erram, então sempre haverão falhas.

      No iFixit apenas informaram que a bateria que antes era mais fácil de ser substituída, agora possui cola aderindo-a à superfície, e não que tudo é grudado à base de cola. O repairability score do 5S é 6. A mesma nota recebida pelo iPhone 4 e 4S, que você supõe ser “dos tempos de ouro da Apple”.

      As mudanças visuais no iOS 7 agradou a maioria, o sistema sempre teve alguns problemas (http://blogdoiphone.com/2014/03/tunel-do-tempo-versoes-passadas-do-ios-ja-apresentavam-bugs/), o bug do SSL sempre existiu porém só foi consertado agora.

      O Google Glass não é nenhuma unanimidade. Quem gostaria de usar um óculos somente para ter funções redundantes às do celular? Eu não usaria.

    • OverlordBR

      Gambiarra?
      Interessante… numa pensei que uma configuração OFICIAL da Apple, encontradas nos menus de configuração do iPhone e facilmente achada (como o iLex mostrou ali em cima) fosse ser considerada uma “gambiarra”. 😉

      • Caio Oliva

        Overlord, creio que você não tenha lido o texto por completo. Tenha como nota: “os engenheiros parecem ter esquecido de deixar esta opção.”.

        A Apple está descuidada, é um fato. E uma função, digamos importante, como essa ter que “Passo 1: Ligar Siri, Passo 2: Correr no menu Touch ID, ligar, Passo 3: Voltar na Siri e desligá-la”. Em termos tecnológicos isso representa uma gambiarra para mim. Uma opção que já existia antes e que simplesmente fizeram uma dor de cabeça para um usuário leigo fazer uso.

      • Alex iPilot

        Mas a tal “configuração oficial” só está lá, para nossa sorte, porque É UM BUG que os engenheiros esqueceram e que apenas foi descoberta sabe-se Deus como, rsrsrs…. Então, na minha opinião, é gambiarra…

    • Alex iPilot

      E o antigo bug do despertador???? A verdade é que pode ainda vender muuuuito mas deixou de ser “a fonte de inovação”… Hoje, está seguindo atrás da concorrência (tela maior, por exemplo)… Até a fonte do iOS7 é parecida com a da Microsoft, sem falar dos “novos recursos” copiados do JB… Rumores de que vão lançar um relógio (e a concorrência já tem alguma coisa); uma TV (que nem sendo touch será novidade). Lançou uma “central multimídia” para carros que a Pionner já tinha idealizado e construído… Por tudo que a Apple fez, está devendo, sim… A questão é que possui milhões de fãs… E fã é fã, rsrsrs…
      Particularmente, começo a TENTAR usar meu iPad 1 para músicas e arquivo de fotos… Quero simplesmente arrastar e soltar, copiar e colar, mas não consigo!!! Eu já relutava em comprar o Air por causa do visual feio do iOS7 e agora surge a opção do MS Surface Pro 2, i5, 512Gb, 8Gb de ram, usb 3.0 e 15h de bateria (com a nova capa/teclado retro iluminado/bateria)…

      • Caio Oliva

        Alex, acho que você me entendeu errado.

        Eu não estou desqualificando a Apple. Só quero saber se na opinião de vocês esta é uma fase de transição passageira. O mundo da tecnologia é praticamente imitar. A diferença da Maçã para as outras empresas é que o que ela imita, o torna funcional e prático.

        O próprio iPad, iPhone, vieram de inspirações anteriores, nunca foram novidade, só se tornaram ilustres pelo toque que a Apple deu à eles, em minha opinião.

        Surface pode ter mais processamento, a proposta do iPad não é edição de autocad, nem nada. O que vale do ecossistema Apple, do ponto de vista Geek, é sua blindagem (não engole vírus, nem trava com tempo), você é prova disse usando um iPad 1 nos dias de hoje. Duvido que a Microsoft lhe proporcionará isso.

        Mas acima de tudo, não adianta lançar produtos mal acabados, que é o caso dos produtos da Samsung e o próprio iOS 7 no início.

        • Alex iPilot

          Entendi sim, Caio, e acho pertinente. Na minha opinião, não é passageira, a Apple já demonstra um outro perfil, menos atento aos detalhes do famoso “toque”, e mais comercial do que ideológico… Talvez o suposto lançamento de telões “tipo Galaxy” venha demonstrar mais isso… e vamos lembrar um episódio da Historia da: Jobs ficou surpreso de encontrar EXCELENTES profissionais ainda trabalhando na empresa à beira da falencia e perguntou o que eles ainda estavam fazendo lá, por que não a haviam deixado.. Eles responderam que acreditavam na Apple… HOJE, com a empresa maravilhosamente bem, esses mesmos caras estão INDO EMBORA… Isso demonstra algo!

        • Alex iPilot

          Não concordo com o “não trave com o tempo”, rsrsrs… Não consigo mais abrir o Blog no Safari… Por outro lado, também nunca tive problemas com virus ou software, usando tudo original, licenciado e atualizado, inclusive Windows, além de manter “boas práticas de segurança”, claro…
          O Surface Pro 2 tem outro escopo, realmente, como topo de linha em processamento, substituindo laptops… Mas não me atenho à “proposta ideológica” original do iPad, se a concorrência me oferecer mais facilidade no formato tablet, eu compro. Meu atual laptop touchscreen já me agradou bastante e o Surface poderia fazer ainda melhor.
          Confesso que não poder “copiar e colar” minhas fotos no iPad me deixou perturbado, rsrsrs 😛 … Sempre que precisei transferir uma ou outra, usei a “solução” de enviar um email pra mim mesmo e salvar as fotos… mas agora preciso fazer com uma quantidade maior e não consigo, simplesmente.

      • Diego Azevedo

        Acho que tem algumas coisas aí que precisam ser colocadas em ordem…
        Tela maior = Ok, a concorrência vem lançando telas maiores a algum tempo. Mas a Apple não vem correndo atrás lançando um celular maior que o anterior por ano. E está longe das telas de 5″ da concorrência.

        A fonte do iOS 7 é parecida com a da Microsoft = E daí? Trocar a fonte é sinônimo de inovação? Trouxe um visual mais leve, que era o objetivo do iOS7.

        Os recursos copiados do JB estão presentes desde o primeiro iOS. Foi o JB que criou a primeira app store no iOS, que levou a muitas mudanças no sistema (e inclusive, deu muitas idéias que o Google implementou no Android antes mesmo que a Apple o fizesse no iOS). O problema é que muitas idéias no JB são boas mas cheias de bugs (como as pastas de apps), e a Apple pegou a idéia e lançou redondinho

        Os relógios da concorrência surgiram após os rumores da Apple lançar um próprio. Bastou surgir um rumor que a Samsung saiu correndo para não ficar para trás. Não sei o que ela vai inventar na TV (se é que vai inventar), mas a Apple tem a tendência de surpreender quando lança um novo produto…

        A central multimídia da Apple realmente não é nada de mais. A diferença é uma integração ligeiramente melhor com o telefone, mas ainda assim, nada de novo, tenho que concordar.

        Sobre o surface… Bem, eu acho que ele não se compara ao iPad por serem produtos distintos. A microsoft continua insistindo em lançar tablets pesados para aquentarem rodar o Windows 8, tentando substituir laptops. O iPad não tem esse foco, ele usa um S.O. móvel focado na web. Eu tenho um iPad 1, não entendi seu problema com sincronizar fotos e músicas, é igual no iPhone. Continua tendo que usar o iTunes (que está menos ruim do que já foi). Se você detesta com todas as forças o iOS 7, eu realmente não vou te recomendar um iPad air, mas ele está MUITO melhor do que o nosso amigo de 2009 (5 anos é bastante tempo em tecnologia. 10 anos atrás a definição de smartphone eram os blackbery, lembra?)

        Mas pega meio mal esquecer do touch ID, a maior novidade do iPhone 5S. Que foi imediatamente copiada pela concorrência. Concordo que a Apple não está criando produtos revolucionários todo ano, mas esse ritmo é impossível. Ela continua trazendo novidades, deixando o sistema melhor a cada lançamento

  • Pablo Lemos

    Nem sabia dessa função de comando por voz … No iPod touch 5 geração funciona para pedir para reproduzir musicas específicas, álbuns, ativação do Genius tal, ou só funciona no iPhone ?

  • Murilo Rios

    Ler que é bom, nada, né?

    • Ler???
      Onde que diz que é necessário ligar o Siri na parte Bloquei de código > Siri ???

      • Danilo Dos Santos

        Esta brincando né ?

        • Não estou. Você e @murilorios:disqus estão confundindo o procedimento ligar Siri no (Ajustes > Geral > Siri) com o (Ajuste > Codigo > Siri).

  • cesarse

    No meu é mais fácil. Ao acabarem os créditos o iPhone não faz mais chamadas nem estando desbloqueado! 😀

  • Caio Oliva

    Caro Asnésio, você interpretou minhas Hibérboles de forma errada.

    Para início de debate, aparelhos da Apple não são nada baratos e veem de uma linhagem de ótimos cuidados. Se até então não existisse esse tipo de tratamento, não ficaria surpreso, mas quando algo desce de nível e isso não sai barato para o cliente/consumidor, é hora de se mexer.

    São pensamentos como: Mas são humanos, Erram, Vamos ser omissos; que fazem com que os chefões não se mexam para melhorar a qualidade do objeto questionado (seja iPhones ou nossa própria política).

    Eu sei que são humanos, mas não é por isso que devem errar, pois são vários humanos gênios reunidos e um deveria consertar o erro do outro antes de por algo inacabado no mercado.

    O meu maior questionamento não foi o design em sí (isso foi só mais um ponto negativo, pois não foram neutros), mas a estabilidade que nós encontrávamos em um iGadget (macs ficaram fora dessa) que agora é duvidosa. Você não concorda que é irritante pagar milhares de reais em um celular que você confia e ele vir com Acelerômetro torto, reiniciar a cada tarefa executada, ter seus códigos abertos e expostos quando em Wifi Público, tantos e tantos erros inlistáveis ?

    Claro melhorou e muito com o iOS 7.1, e tanto é que por causa disso (você não deve ter prestado atenção) que eu pus “será só uma fase dela ?”.

    Eu me referi ao Google Glass como uma busca pelo conforto dos usuários da Maçã. Com o iOS 7 a Apple se mostrou muito interessada em melhorar nossa qualidade de uso, mas tenho que admitir que a concorrência está cada vez mais atropelando nosso querido fruto proibido, com assistentes em quase todas as línguas usuais, atividades nativas e melhores resultados.

    Logo minha indignação não é ladainha, não senhor. Pois se fosse o caso você não se incomodaria em responder. Nunca questionei a reparabilidade dos iGadgets, somente no cuidado, no perfeccionismo à eles aplicado, que claramente caiu. O que espero é que seja uma fase temporária e eu não seja obrigado a migrar para outra plataforma. Pois adoro discutir com pessoas cultas (coisa que outras marcas não possuem, em geral).

    Desculpa o texto, mas seu cometário foi digno denun esclarecimento.

    • Asnésio

      Sem problemas pelo texto, afinal a gente está aqui para discutir mesmo! 🙂

      Eu apenas não concordo com o seu ponto de vista, como se a Apple fosse perfeita antes e agora a qualidade está decaindo (após a era Steve Jobs eu suponho).

      Tenho iPhone desde que o mesmo chegou ao Brasil (um iPhone 3G que se encontra na minha gaveta até hoje) e sempre houveram problemas. Antigamente era bem mais comum os aplicativos fecharem aleatoriamente ou reiniciarem o aparelho, porque a RAM era bastante limitada, sempre tinha muita gente reclamando da bateria depois de cada atualização (e continua até hoje), o iTunes era um monstro, na atualização para o iOS 4 os iPhones 3G se tornaram uma carroça (muito, mas muito pior que o iOS7 no iPhone 4), em vários iOS diferentes conseguiram desbloquear o aparelho sem digitar a senha, bug do despertador, houve o polêmico antennagate que o próprio Jobs recomendou que o aparelho fosse segurado de forma diferente, lançamento do inacabado Apple Maps, o problema do SSL sempre esteve presente apesar de ter sido descoberto recentemente, etc. Acho que dá pra digitar uma bíblia só com os problemas que já enfrentamos. Não dá para concordar com sua frase: “o sistema (antes perfeito) agora apresenta falhas”.

      Hoje em dia o acabamento é muitas e muitas vezes superior, pega um iPhone 3G em uma mão e um iPhone 5S na outra para ver a diferença, não tem como argumentar que a qualidade caiu. Ou pega um MacBook “White” e coloca ao lado do MacBook Air. O capricho e o zelo pelos detalhes hoje é maior que nunca.

      A diferença é que agora existe concorrência e não dá para reinventar a roda todo ano. Quando lançado, o concorrente do iPhone era o Nokia N95 que rodava jogos em Java…

  • William

    Não funciona. Peço pra Siri fazer uma ligação e ela faz, mesmo depois de ter feito todas as operações acima.

  • Alex iPilot

    Diego, a minha questão é que não quero sincronizar coisa alguma, quero,, simplesmente, copiar e colar minhas pastas de fotos e músicas… Náo tenho paciencia e vontade com o iTunes, deve ser a idade, vou fazer 40, rsrsrs… Ele agora ameaça que eu perca o que já tenho, porque o iPhone e o iPad estão “sincronizados com uma biblioteca diferente”… E são dois iPhones, dois iPods Touch, um iPod pequeno e dois iPads (incluindo o mais novo que dei para minha mãe mas ela nem liga)… Desde que mudei de laptop (novo iTunes) ele tenta apagar tudo que coloquei neles: músicas, vídeos, livros, fotos.. Eu só quero continuar usando meus devices, copiando e colando, mas não dá…
    Eu nem citei a única novidade (o Touch ID) porque também náo citei as muitas outras da concorrencia: a leitura de iris, o reconhecimento de gestos na frente da camera, o tal Google Glass, etc…

  • Cris

    Comprei um iPhone 5s na tim troquei o chip para o 4g mais ñ está funcionando 4g tem alguma configuração específica da tim?

  • Jose Domingues Cardoso

    Tentei no meu iPhone 5,, deu certo valeu!! Domingues – Osasco/SP

  • Diego

    Mesmo que a minha tela esteja bloquada por senha, permite fazer ligaçao no seguinte caso:

    Recebo uma ligaçao e nao atendo. Desliso a ligaçao perdida para o lado na tela bloqueada e o meu iPhone efetua a ligaçao sem pedir senha de desbloqueio. É so o meu que faz isso? Como desabilito para nao retornar ligaçoes com tela bloqueada?

  • Marcelo

    Olá a todos.
    Esta desativação é para evitar que algum parente ou conhecido utilize, correto? Pois se for algum estranho, ele não saberá para quem ligar, pois não terá acesso aos contatos, correto?

  • Renato

    PERFEITO!!!

  • kelly

    Pessoal, meu aparelho é 4, o comando de voz anda louco, discando para tda a minha agenda… Como n tem o siri no 4, como posso desabilitar? Tbm na parte de codigo nao aparece a função discagem por voz, e todos os acessos em acessibilidade estão desabilitados, e já restaurei o aparelho… Alguem poderia ajudar?

  • Dayse Gerber

    Caros, meu iphone 4 não pára de acionar o controle de voz sozinho. O telefone tem vontade própria! Essa tela aprece de 10 em 10″, mesmo quando estou operando o telefone.
    E para ajudar, não consigo achar a opção siri e nem desabilitar discagem por voz. E também aparece uma voz feminina que também não sei de onde…!
    Outra coisa que está acontecendo é que as telas que utilizei ficam se alternando sozinhas.
    O que posso fazer?
    Já acabei de clicar em redefinir todos os reajustes e isso não se resolveu.
    Isso tem me atrapalhado demais!!!
    Agradeço de antemão a ajuda!
    Obrigada,
    Dayse Gerber

    • fabrizio

      estou tendo o mesmo problema com o meu iphone4

  • lucas

    tenho o 4s aqui nao tem nada em portugues , como que eu faço pra por , alguem sabe ? obrigado

  • Diego Lima

    O meu problema é um pouquinho maior! Meu iphone é o 5s e eu uso o assistivetoutch (bolinha flutuante) e eu sempre aperto sem querer no controle por voz, eu queria remover ele do assistive ou fazer com que se eu apartar nele ele não abrir o controle por voz, ficou meio complicado mas é isso !

  • Fernanda

    Tentei fazer no meu Iphone 4 mas não aparece nem a opção para abilitar a siri, como faço para desabilitar esse controle de voz?

  • Cristina

    No meu caso mesmo desabilitando está função, meu IPhone continua a fazer ligações sem minha permissão.
    Utilizo o comando Assist Touch e nele tem uma opção comando de voz, algumas vezes ele vai e começa a discar para números aleatórios da minha agenda. =(

  • raissa

    fica passando uma lista azul, como faz pra parar?