Acessórios

Pioneer quer levar o CarPlay para qualquer carro

Apple CarPlay

Notícia boa para você que “quase” comprou uma Ferrari por causa do CarPlay, o novo sistema automotivo da Apple. A Pioneer Electronics está muito interessada em integrar o iOS em seus já conhecidos autorrádios interativos. Mas será que a Apple vai permitir?

Alguns de nossos leitores já possuem o AppRadio, o sistema da Pioneer capaz de instalar aplicativos em uma tela sensível ao toque situada no painel do carro. Este sistema, que lembra muito a ideia do CarPlay, é independente e pode ser instalado em uma grande variedade de modelos.

Pioneer AppRadio
Pioneer AppRadio

A solução da Pioneer já existe há algum tempo, mas depende de aplicativos compatíveis com os padrões dela para funcionar. O interesse agora é conseguir usar o mesmo sistema preparado pela Apple, que realmente integre o iOS ao dispositivo e permita, assim, ter opções mais amplas de compatibilidade, visto que todos os desenvolvedores terão interesse em se adaptar ao CarPlay.

O problema talvez esteja no fato de que a Apple não parece estar tão disposta a oferecer o CarPlay para qualquer carro. Pelo que vimos no último Salão de Genebra, a Maçã parece querer usar a novidade como um diferencial em carros de luxo, e disponibilizar isso para o “povão” (leia esta palavra de forma irônica, por favor) pode atrapalhar suas negociações de parcerias com montadoras automobilísticas.

Vamos ver o que a Pioneer irá conseguir. Seria muito bom se pudéssemos ter acesso a estas novidades sem precisar comprar carros de luxo. Mas pelo histórico da Apple, acho que será difícil ela liberar isso para outras empresas.

Se você ainda não sabe o que é o Apple CarPlay, dê uma lida em nosso outro artigo.

via MacRumors

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Giovanni Leão

    Será que futuramente isso vira integrado nos carros de entrada das marcas que estão fazendo parceria com a Apple? Por exemplo a Honda, não são carros baratos mas mesmo assim tem o City, Fit que poderiam vir com isso.

    • Valder Cunha

      Honda só é caro no Brasil amigo

      • Giovanni Leão

        Eu sei amigão, mas a questão é, mesmo sendo carros de entrada (indiferente de preços, e sim se são de luxo ou não), irão aparecer com esse sistema ou só realmente os carros mais de luxo, como o Accord e a CRV por exemplo. Porque disponibilizar nos carros inferiores a esse seria para o “povão” como diz o artigo.

        • João Arthur Rieck

          Eu acho que isso é muito provável de acontecer, é possível carros de entrada ter o CarPlay. Mas acho também que isso só aconteceria no exterior, onde carros de entrada são muuuuiito melhores que os “pé de boi” que vendem como entrada no Brasil. No caso da Honda, não sei se trariam isso ao Brasil, visto que muitas tecnologias que tem nos carros da montadora lá fora não tem aqui.

        • Alessandro Galvão

          Giovanni,
          Accord e CRV não são carros de luxo. São carros de média gama. A divisão de luxo da Honda é a Acura, que foi uma resposta da empresa à criação da Lexus pela Toyota. Isso não quer dizer que não sejam bons ou que não mereçam o Carplay, que na minha opinião não deveria restringir-se apenas a modelos mais caros, pois a base de usuários dos iDevices começa na classe média, pelo menos na maioria dos países.

  • Luís M.

    Apple, a empresa que nunca liga para o “povão”

    • JEFFHD3D

      O correto seria dizer ” Apple, a empresa que não quer o ‘povão’ como seu cliente. “

      • Bruno Laia

        pagamos caro aqui por conta dos impostos, produtos como o iPhone e iPod em outros países são muito comuns, e nada elitizados

      • lljn

        Isso é balela. Hoje em dia qualquer um pode ter um produto da Apple, é só parcelar.

        • JEFFHD3D

          Conseguir comprar um produto Apple não significa que a Apple quer que você seja cliente dela.

          Levar o CarPlay apenas para carros caros é segregar o produto.

          • lljn

            Essas empresas não ligam pros seus clientes, tendo lucro tá ótimo.

  • Henrique

    Cara, a Pioneer já faz uma conectividade entre seus aparelhos e os iGadgets fantástica.

    Até nos modelos mais simples você consegue utilizar o seu iPhone por exemplo com uma fluidez incrível.

    Falo isso porque tenho um MVH-358BT da Pionner e consigo utilizar o meu iPhone colocando raramente as mãos nele, normalmente pra passar de um App para outro. Obviamente utilizo o que dá pra usar num carro: Telefone, Músicas, Mensagens e GPS. Tanto que quando saiu o CarPlay eu até brinquei com um amigo que eu já tinha um “CarPobre”.

    Com as configurações certas e os Apps certos um rádio Pionner simples e um iPhone são fantásticos num carro, agora imagine se a empresa trouxer um aparelho com CarPlay…

    Compra certa.

    • Leandro Morais

      Uso o AppRadio fazem pouco mais de 2 anos e nunca mais pensei em trocar de marca…

      Waze, Bluetooth, Players de músicas para mim são suficientes, mas acho que um leitor de mensagem seria uma boa para evitar de tirar os olhos do trânsito! Digo isso porque minha namorada adora mandar mensagens enquanto estou dirigindo, mas já avisei que não leio e ai ela percebe e já me liga! 🙂

      Alguém tem mais ideias de app utilizáveis nos carros?

      AH! Esqueci de falar que tem vários app que conectam com as centrais dos veículos e repassam informações como naqueles scanners que as oficinas possuem, mas as informações ficam na tela do AppRadio e você pode buscar diagnósticos do veículo sempre quando quiser! Isso ajuda na manutenção preventiva e reparadora, pois você pode perceber mudanças de comportamento do motor antes de um problema maior ou trocar a lâmpada do freio que você raramente lembra de olhar!

      • Diógenes Magnus

        qual o nome de um desses apps que se conectam com as centrais dos veiuclos???

        • Leandro Morais

          Dashcommand é o melhor que conheço… É necessário comprar um adaptador que emite sinal Wifi e Bluetooth!

          • Diógenes Magnus

            O meu Pioneer já vem com BT. Mesmo assim precisa do adaptador? Se sim, qual a finalidade?

            • Leandro Morais

              Sim, pois as informações da central do veículo são passadas por Bluetooth. O Bluetooth do aparelho Pioneer recebe outro tipos de informações, como áudio de chamadas e músicas.

  • “Notícia boa para você que “quase” comprou uma Ferrari por causa do CarPlay”..

    kkkkkkkkk

    • Inácio

      Eu já ia comprar duas ferraris por causa fisso, depois dessa vou ir de lamborghini mesmo! :p

      • Destróier

        Pior que já encomendei dois bugatti. Um para a esposa e outro meu.

  • Luciano Carvalho

    Certamente a solução que a Pionner já tem é melhor do que essas centrais multimídia xing-ling que vemos por aí.

  • Rui

    E para kenwood não existe nenhuma aplicação do genero??

    • PaloZo

      Tem pro COUGAR!

    • iJunior

      Gradiente já já ta lançando o iCarPlay… rodando Android 2.2, vc vai ver! #brincadeira

  • Carlos Frederico

    Seria uma boa. O que me deixa doido da vida é que os carros aqui fogem da lógica. A atitude da Apple está correta, porque lá fora os carros de marca boa não custam o olho da cara.

    Só aqui que é diferente. Eu tenho dinheiro, mas não faço questão alguma de comprar um i30 para mim. Sou um feliz proprietário de um HB20 1.6 e gostaria ENORMEMENTE de colocar o Carplay nele, pois possuo iPhone. O que mais me importa num carro é conforto e tecnologia. Potência de motor ou ele custar 100 mil reais nunca foi um parâmetro para mim.

    Vamos ver o que virá… vou me surpreender se colocarem no HB20 top de linha. A Hyundai está na lista das marcas aprovadas pela Apple.

    • Elton Fabricio

      Mas o HB20 pelo menos sincroniza nativamente com o iPhone via BT né?
      Tenho um Pionner que sincronizo via BT com o iPhone e consigo direto do aparelho acessar as ultimas ligações efetuadas e controlar as músicas do Player Nativo.
      Além disso ele tem um microfone (que coloquei acima do retrovisor), aí consigo executar algumas ações com a Siri, como enviar uma mensagem dizendo que estou dirigindo, por exemplo. Mas claro, raramente a utilizo.. o MIcrofone é mais utilizado mesmo para falar sem tirar as mãos do volante.

      • Carlos Frederico

        Sério (em relação ao da Pionner via BT)?

        Quanto ao HB20, o meu é o top de linha automático, com tudo nativo e eu só consigo fazer duas coisas: atender o telefone (e desligar) e escutar música, deixando já o app Música meio que no gatilho. Eles deram a opção para colocar algo mais sofisticado, com tela LCD, mas eu nem quis, ia gastar mais ainda e não era tão primordial assim.

        Mas depois que você levantou esse fato, vou até ver de novo o manual para ver se não há nada a mais… eu creio que não.

        • Elton Fabricio

          Sério man… ele tem uma tela de 3″ e nela aparece as 10 ultimas ligações perdidas e realizadas… consigo acessar e discar direto do som.
          Quanto ao controle do Player consigo o básico, adiantar a música, dar pause, retroceder… tudo direto do player.
          E olha que esse Pionner é antigo hein, comprei faz uns 2 anos já.. é daqueles modelos DVH-Alguma_Coisa (se não me engano é o dvh-7380).

          Fiquei chateado com oq vc disse de não ter esses controles no HB20, pois estou cotando ele e via isso como um diferencial. O concorrente (Onix) se gaba por ter uma central multimedia que integra bem com o iPhone, mas to achando que é balela.. vou fazer um teste drive este fds pra ver “qualqueé”. rs

          • Guest2

            Meu Deus, parem de comprar essas carroças!

            Já que vão comprar carro 0km, comprem Peugeot, Citroen ou, forçando um pouco, Ford New Fiesta, pois são carros bem próximos, se não iguais, aos vendidos na Europa em termos de qualidade, acabamento e funcionalidades.

            HB20, essa porcaria foi feita “especialmente” para nosso mercado, por ai ja dá pra imaginar o nível… dizem as más línguas que qualquer batida dá PT.

            Depois não vai dizer que não foi avisado…

            • Carlos Frederico

              Bom cara, eu admito que entendo PICAS NENHUMAS de carro, mas a real é que qualquer carro aqui é uma porcaria se compararmos com os europeus onde custam bem mais barato e se prezam em algo.

              Então eu fui no que mais gostei. Lembremos que carro também não é feito para bater, não é mesmo? kekeke.. mesma coisa que dizer que o iPhone não pode cair que “qualquer coisa” quebra o vidro. Meu carro anterior era um C3 que durou belos 3 anos nas minhas mãos, mas dava gasto demais nas revisões e sofreu vários probleminhas que podem acontecer com qualquer carro. A diferença é que a concessionária metia a faca né… 😛

          • Carlos Frederico

            Então, tem o nativo que é esse que eu falei e o a parte, de alguma marca consagrada como costumam fazer. O nativo faz o básicão mesmo: atender e ligar pelo volante, ouvir a música do iPhone e tal. Mas é melhor você, sim, testar antes. Não é algo de “uó, não vivo sem” kekekeeke.

            • Elton Fabricio

              kkkkkkkk! Valeu man! 🙂

  • CarlosM

    putz, será que teriamos algo alternativo ?
    seria muito bom, até para que a Apple tivesse mais entrada e aceitação no BR, até pq os preços não são lá convidativos.
    Mas seria no mínimo uma parceria vantajosa para todos nós, simples mortais.

    Imaginem também nas ruas, os carros sendo arrombados para os nossos ricos ladrõezinhos levarem esta novidade fresquinha para ser trocadas por 1 pedrinha da maldição do crack…

    well..no pain no gain.

  • Elton Fabricio

    O que vai acontecer é que o Google vai lançar algo parecido e disponibilizar para os simples mortais (nós) fazendo com que o Android ganhe uns pontinhos.

  • Pepe

    Oi, minha mãe tem um volvo XC60 2014 como faço para usar o car Play nele?

    • Leandro Morais

      Não tem como usar não filho… Quem sabe no próximo Volvo que sua mãe comprar? 😉

  • Diógenes Magnus

    no aguardo do Jailbreak do CarPlay para poder instalar nos autoradios da pioneer!
    jailbreak após lançamento do CarPlay em 3… 2… 1…

  • Daniela

    Caraaaa ainda bem que me avisou! Já estava comprando a Ferrari hahahahaha.

  • Alex Souza

    O fim da picada é se criar uma tecnologia e restringi-la a ricos… Bola muito fora da Apple.

  • Carplay em Pionner? Isso e muito mais no Jailbreak mais próximo de você!!!

  • Leandro Morais

    iLex, que tal fazer uma publicação sobre o funcionamento do AppRadio da Pioneer? Caso queira uma opinião de um usuário pode falar comigo! Você consegue ter acesso ao meu e-mail por aqui, certo?

    Acho que seria uma publicação com muitas visualizações, pois se a notícia do distante CarPlay já deu “IBOPE”, então algo mais próximo da realidade de nós mortais seria melhor!

    Sugestão apenas!

    • Fernando

      Gostaria muito de ter um aparelho destes da Pioneer que interagisse com o Iphone 5s, de preferência que pudesse ser instalado no Tuckson,
      Alguém indica?

      • Leandro Morais

        Existem alguns modelos vendidos aqui no Brasil e outros importados! Procure pela função “AppRadio Mode” ou pelo aparelho “AppRadio” (importado). Os mais recentes, de 2013 para frente, acho que funcionam com o iPhone 5S…

        Para fazer a sincronização é necessário comprar um cabo comum dos novos iPhones, um adaptador VGA ou HDMI para os iPhones novos (é um adaptador que possui uma entrada de energia de iPhone e uma de VGA ou HDMI – dependendo do modelo do aparelho que comprar) e um adaptador vendido pela Pioneer. Lá fora esse conjunto de acessórios sai por uns 250 reais.

        Veja mais em:

        http://www.pioneerelectronics.com/PUSA/

        ou

        http://www.pioneer.com.br/produtos/automotivos/dvd

  • Muito Triste

    Puxa…. Queria instalar o carplay no meu uninho 89…. Chuiff

  • André Folloni

    A

  • Allysson

    Tenho um Fiat Cinquecento e o sistema de som dele, original, é BOSE. Ele aceita o iPhone numa boa, a interface é genial e completa. Faço tudo: músicas, ligações, mensagens, gps, etc, tudo aparece para ler no painel do carro, que é excelente, diga-se de passagem. O sistema é o BlueMe.

    Digamos que é um rudimento de Apple CarPlay… kkkk

  • Márcio Vasconcellos

    Entendi o porque do parênteses para explicar a ironia sobre o povão e ao mesmo tempo triste que tem gente ainda assim deve ter achado ruim e acusado o texto de preconceituoso…. (Mimimi do Mimimi).

  • Bruno pedro

    Não curti até hoje nenhuma central multimidia nativas de carro. Usei um da Chrysler e um da GM. Não sei se o AirPlay pode ser utilizado fora da Apple, mas se fosse a Pioneer pensava nisso.

  • Alguem já assistiu NEED FOR SPEED (o filme)? Eles utilizam o tempo todo o CARPLAY, iPhones, iPads e etc… Muito bom! Indico o filme a todos vocês.

  • Lucélio Lopes Viana

    Já há centrais com Android ( meio que na gambiarra ) e com Windows CE. Daqui a pouco outras empresas começam a entrar nesse mercado daí teremos uma nova disputa. Eu já tive uma central da Pionner e hoje tenho uma com Windows CE, a da Pionner eu conseguia controlar alguns aplicativos, mas o iphone tinha que ficar ligado (falo ligado com o aplicativo aberto) e o cabo para ligar o iphone 5 é bastante caro. A com o Windows CE, consigo instalar alguns aplicativos, mas nada de muito avançado com aplicativos do iphone. Enfim, espero que cada vez mais as empresas entrem no mercado, e que os carros do Brasil parem de vir com esses radinhos horríveis.

  • Bruno Laia

    acho uma boa, um painel que se conecte com aplicativos de diversos SO, assim qualquer um podendo conectar o seu smartphone no carro, não acho justo apenas restringir a uma marca ou SO

  • Marcus Alcazas

    Olha só que coisa, o entretenimento no veículo vai ser tanto que o quesito segurança vai pros ares, mas que é legal é.

  • Jayme Pires

    Para elitizar o uso, basta encarecer a liberação do SO.