Aplicativos

Piou Piou, o jogo que originou Flappy Bird, chega à App Store

Piou Piou

Talvez você não saiba, mas o polêmico jogo Flappy Bird não é original, apesar da enxurrada de clones que está recebendo ultimamente. Ele é uma cópia descarada de um jogo criado em 2011 por um francês, com o título de Piou Piou vs. Cactus (a pronúncia correta é “piu piu veRRRsús cactús“). E depois de anos, finalmente ele decidiu colocar seu título original da App Store.

O jogo ficou disponível neste domingo, de forma gratuita. E as semelhanças não deixam dúvida da forte inspiração: bico grande redondos como lábios, cores e até o mesmo modo de jogar.

piouflappy
Imagem: kotaku

O criador do jogo original, o francês que se intitula Kek, diz ter conversado com o criador coreano do Flappy Bird para falar das semelhanças:

Realmente existem muitas semelhanças entre os dois games. Eu entrei em contato com Dong Nguyen [criador de Flappy Bird] para dizer que os jogos eram estranhamente familiares, mas ele apenas me disse que ‘acredita’ que não tinha visto o meu jogo antes de criar o dele. Me sinto um pouco roubado, mas não posso fazer nada, eu acho. O cara está no Vietnam, e as leis de direitos autorais de games não são eficazes. Estou fazendo uma nova versão do Piou Piou, e também faço outros jogos, porque pelo menos eu tenho bastante imaginação.

Kek nunca tinha se arriscado na App Store por não achar que seu jogo faria sucesso. Mas depois de toda a repercussão do Flappy Bird, resolveu tomar coragem. Antes, seu jogo estava disponível em versão Flash, via navegador, em diversos sites.

O jogo é gratuito e bem mais fácil que a versão coreana. Se você é uma das raras pessoas que ainda aguenta ler notícias sobre o Flappy Bird, pode instalar esta variação do jogo no link abaixo.

Piou Piou
iPhone | iPod touch | iPad
QRcode

Grátis

Dica do Fausto Paiva

Botão Voltar ao topo