AppleNotícias

Apple comemora os 30 anos do Macintosh em seu site

30 anos do Mac

Em 24 de janeiro,
a Apple irá apresentar
o Macintosh.

E você verá porque 1984
não será como “1984”.

Assim encerrava o comercial que apresentava ao mundo o grande computador da Apple que iria mudar toda a história da computação pessoal. O vídeo, divulgado em rede nacional apenas uma vez, durante o intervalo do Super Bowl, iria ser considerado anos depois como o “comercial do século”. Ele fazia referência ao livro 1984, de George Orwell, mostrando um mundo controlado pelo NSA Big Brother, que vigiava a todos a todo o momento.

Hoje, o Macintosh faz 30 anos de existência, e a Apple preparou uma página comemorativa bem interessante sobre isso.

Logo 30 anos Mac

No site, é possível ver toda a cronologia do Mac, do primeiro até o último. Há também uma página em que você informa qual foi o primeiro Mac que você usou, além de dizer o que você mais fazia com ele. No meu caso, informei que meu primeiro Mac foi um PowerMac Performa 6200 e no fim, a mensagem que apareceu foi “Obrigado por fazer parte da história do Macintosh há 19 anos“. Uma ótima maneira de fazer o usuário se sentir parte da homenagem.

Primeiro Mac

Um vídeo mostra algumas pessoas dando depoimentos sobre o que o Mac mudou a vida delas.

Claro que o vídeo puxa a sardinha para o computador da Apple e, ao contrário do que ele tenta passar, não há nada hoje que o Mac faça que não possa ser feito em um outro PC. Mas o contrário é verdadeiro também e o fato é que todos os que convenci a trocar para o Mac, nunca mais quiseram voltar ao “mundo” do Windows. Porque a experiência é realmente diferente.

O Macintosh mudou a história dos computadores pessoais. É claro que há muita polêmica nesta história que não está presente nas páginas do site da Apple, como o stress que os engenheiros tiveram em correr contra o tempo para deixá-lo pronto em poucos meses, ou das ideias de interface gráfica que foram inspiradas no laboratório da Xerox (e que fizeram os computadores acelerarem em 10 anos sua evolução). Mas deixando as “fofocas” de lado, não há dúvida que o Mac mudou a história da computação no mesmo nível que o iPhone mudou a da telefonia. E é por isso que a Apple tem todos os motivos para comemorar esta data.

Por isso, não deixe de conferir a página da Apple, que infelizmente ainda não tem tradução para o português.

E para finalizar, o grande comercial que deu início a tudo isso:

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Felipe Orita

    ficou muito bom…..foi uma surpresa quando abri o safari e logo vi a propaganda dos 30 anos….!!!

  • Thiago Sousa

    Como dizem, “once you go Mac, you never go back”!

    • Marcelo M.

      YEEEEESSSSS!!!!!

      • João Lucas

        Então eu sou o único que comprei um Macbook Air e tive que voltar para o Windows.

        Realmente, a qualidade do computador, das peças, do acabamento é impressionante, assim como todo produto da Apple. Mas infelizmente, vários programas com que eu trabalho não funcionavam no OS X.

        • Dito

          Deixei de comprar um Mac pela falta de um teclado original ABNT2. Continuei no PC mesmo. Uma pena…

          • Fernando

            Por causa do layout de teclado, sério?!?!
            Tomara que você nunca tenha que trabalhar com alguma solução de Hardware/Software integrada. Já usei teclado US Int, Espanhol, Pt_pt e até um ABNT2!!!! Como diz o ditado, “Para um mal fodedor, até as bolas atrapalham!!!”

        • Tenho esse mesmo problema no trabalho e a solução não foi abandonar o Mac e sim usar o Parallels, que virtualiza o Windows na máquina.

  • Luciano Diniz

    Apesar de gostar muito do “momento” em que vivo (tecnologicamente falando), gostaria de ter vivido esse momento. Imagina a loucura que não foi naquela época, sendo que hoje a tecnologia está praticamente sem limites e mesmo assim ainda nos surpreendemos com ela, pensa em 30 anos atrás! Ho God!

    • Cristiane

      Eu tenho idade para ter vivido esse momento, mas infelizmente devo dizer que não era tão legal assim. As coisas demoravam séculos para chegar aqui. Uma simples linha telefônica custava uma fortuna e as famílias aguardavam anos por um plano de expansão da Telesp, quem dirá um computador? Era absurdamente caro e já chegava defasado. Hoje é bem mais interessante e realmente acompanhamos o processo.
      O primeiro computador que entrou em casa foi um TK3000, do meu irmão.

      • Beto Sobral

        Verdade, naquela época só quem vinha dos Estados Unidos é que trazia esses produtos ( geralmente milionários ), a importação era proibida , não é como hoje que lançam um produto no Japão ou Estados Unidos e logo em seguida e vendido oficialmente no Brasil.
        Embora imagino que nosso colega se refira ao fato de querer presenciar o lançamento de um aparelho evolucionário .

      • Luciano Diniz

        Eh…tem esse problema da dificuldade, mas eu estava falando mesmo era das noticias, imagina eles criarem algo que nem se ouvia falar? Deve ter sido infinitamente melhor do que quando lançaram o Ipad…Hoje em dia já podemos esperar de tudo um pouco, mas antigamente era tipo “faca na caveira”. Aposto que rolava uns “isso é do demônio”, “isso nunca vai existir”, “é mentira da TV/Rádio”. Eu digo viver esse momento de TOTAL descrença em tal “tecnologia”. Hoje temos emoção, mas se me falarem que inventaram uma tinta pra deixar as paredes invisíveis eu não irei duvidar. 😛

      • Ou seja, um Apple IIe. 🙂

        • Luciano Diniz

          Sim! Em 1983 com 64Kb de memória!

    • Pitter

      É mesmo. Pra quem morou nos Estados Unidos deve ter sido bacana. Lembro que minha prima foi pra lá em 97 e via tudo em primeira mão… Essa globalização começou na metade da década de 2000, porque até então era tudo “mito”. Qualquer lançamento era divulgado aqui no Brasil pelo menos um mês depois, em revistas especializadas (eu era assinante da antiga Ação Games, e tenho até hoje meu exemplar do lançamento do Playstation 2 em 2000).

  • Vinicius Marques

    Seria legal se fizessem um mega evento com alguns descontos nos pc’s com o intuito de trazer mais pessoas para o Mac. Claro, nos EUA…

    • Renato

      Meu amigo um Mac não e caro faça ss. Contas no Mac vem com um ótimo sistema operacional e já vem com um pacote de programas incluso coisa que no Windows não vem, os componentes são de primeira, e vc não precisa ficar formatando essa porcaria que esse picareta chamado bill roupa na ideia do Jobs, o resto e o resto…

    • Marcus Malacarne

      Paguei 1100 dolares no meu MacBook Pro nos EUA, na época com um câmbio de 1,85. Ou seja, pouco mais de 2000 reais.
      O grande problema se chama “Brasil”…
      O mesmo modelo aqui gira em torno de 4800 reais, mais que o dobro do que paguei lá…
      Somos feitos de idiota a todo momento e ninguém liga.
      Mas afinal, temos “pão e circo”, o que mais podemos querer além disso???

      • Raphael

        O sistema operacional do Mac é lindo. Outra coisa linda é seu gerenciamento de energia. Eu fico sem plugar meu Mac (retina 15 late 2013) quase mais de 3 dias, usando para navegar e ler e editar documentos. Se eu abaixar o brilho monitor eu nem lembro que bateria existe. Sabe aquela experiência de terminar de carregar o note e ficar aprox. 10 mim no 100%? A Apple te da isso. Lol

  • Márcio

    Simplesmente Apple.

  • Eduardinho

    E hj eh meu Niver ! Haha q orgulho 😀

    • Arieldo Cruz

      Parabéns!!! hoje é meu níver tbm! 😀

      • Eduardinho

        Hahaha!! Parabens para vc também!

  • Jorge Mancuso

    Infelizmente não tem tradução?

    • Eduardinho

      Hahaha ! Parabéns para vc também!

      • Eduardinho

        Malz ! Coment errado ! huahau

  • Lengo

    Que site show. PQP!

  • Bruno D.

    Entrei no mundo mac o ano passado com o macbook air e já sinto necessidade dele cada vez que tenho que usar windows. Parecendo que não é uma diferença grande, só quem usa sabe.

    As páginas de comemoração estão lindas. Um excelente exemplo de que o minimalismo pode ficar lindíssimo (ao contrário de certas coisas que implementaram no iOS que ficaram simplesmente pavorosas).

    • João Vicente

      Cara, comigo é a mesma coisa. Tenho o MacBook em casa e quando venho ao trabalho usar o PC com Windows é um parto. Trava, reinicia, formata, não responde, congela. E olha que é um HP All-in-One desses novos, máquina supostamente “top de linha”.

    • Beto Sobral

      Tenho um Mac Mini e realmente, quem tem Mac não sente falta do Windows .

      • Marcelo M.

        [2]

    • Pitter

      Mac é o bicho. Comprei meu primeiro Macbook em agosto do ano passado. É um Pro, com core i5, bem simples. Mas é perfeito!

  • Caio Cartaxo

    iLex na verdade tem sim uma coisa que o Mac faz que o PC comum não faz, APP para iDevice hahaha

    • Diógenes Magnus

      Não sou programador, então, teoricamente falando:
      Vc pode instalar MAC OS em um PC e ae então fazer apps para iDevice 😉

      • Caio Cartaxo

        Na minha concepção ele deixa de ser um PC e vira um Mac Gabiarra.

  • Renato Pessanha

    Quero esse wallpaper! 🙂

  • Mauricio Mendes

    Meu primeiro computador foi um Apple II, com um drive 5 1/4 (drive original da Apple), que parecia um tijolão e um monitor.

    Para aquele drive ler os dois lados do disquete, eu tinha que fazer um recorte do outro lado e virar o disco.. ehehhehehehehe

    • Overlord

      Meu primeiro contato com a Apple foi com um Exato da CCE (um clone do Apple II Plus). 🙂

      Até porque, graças à “maravilhosa” reserva de mercado, conseguir ter acesso a computadores estrangeiros era algo praticamente impossível… tínhamos que nos contentar com as cópias nacionais.

      E eu também tinha que cortar o lado dos disquetes de 5 1/4 pois o drive era de face simples. 🙂
      Como não tínhamos dinheiro para comprar o cortador, era na base da lâmina de barbear mesmo (ou com um furador de papel).

  • Junior manoel

    Simplesmente foda.

  • Leandro

    Antigamente a Tecnologia era uma surpresa, um avanço, hoje em dia sem genios como Steve Jobs sobra para nós Tecnologias que empresas seguram para lançar mais tarde e ganhar mais dinheiro sugando até a ultima gota o que tem agora, foi assim com os tablets, se a Apple não tivesse dado o primeiro passo, e foi assim com os computadores pessoais, se a Apple não tivesse dado o primeiro passo…

  • Giovani

    Tenho um macbook pro i7 meados 2010. Estou satisfeito e acho que só compro outro daqui uns 2 anos, só preciso trocar as memórias para 8 gb. Quando uso o note windows da minha mulher, dá vontade de jogar na parede! Windows nunca mais.

  • João Vicente

    Essa empresa é realmente cativante e esses comerciais inspiram a compra de novos produtos. Acho que não tem ninguém que faça isso melhor do que eles. Depois de um MacBook Air, em 2011, foi um USB SuperDrive, dois iPhones, um iPad e um TimeCapsule. Produtos realmente espetaculares. Um abraço a todos.

  • Beto Sobral

    Hoje eu uso um Mac Mini, o primeiro computador que tive contato foi um Apple II, doado por um empresário que tinha estudado no Elefante Branco de Brasília, o Macintosh, só vi um em 1996 em uma importadora, por ter aprendido em um aparelho da Apple sem quis comprar um .
    Só comprei um iPhone por gostar da Apple, mas confesso, fui um critico dos iPhone, acreditava que telefone celular não tinha nada haver com a Apple, estava enganado.
    Parabéns ao Macintosh .

  • KGB

    Ruindows nunca mais!!!

  • krikaoli

    Saudade do meu MacBook White! Foi uma incrível introdução ao mundo Mac, isso aconteceu depois que comecei a frequentar o blog… O defeito do Mac é que é uma porcaria nojenta pra jogos… Pra quem quer somente trabalhar e estudar é um note quase perfeito se não fosse o tamanho de espaço…

  • Roney Cezário

    Parabéns!!!!!

  • JanjaBoy

    “Em 24 de janeiro, a Apple irá apresentar o Macintosh.
    E você verá porque 1984 não será como “1984″.”

    Será que o pessoal da NSA sabe disso? 🙁

    • Rodrigo

      A NSA mandou ele lançar para poder espionar a galera com mais eficiência!!! KKKKKK!!

  • Copeta

    Se alguma coisa na historia tivesse dado errado, se Steve Jobs nunca tivesse pensado em ir a Xerox, como o mundo seria diferente de hoje.

    • Rodrigo

      Seria um mundo só com Windows!! Que medo!!!!

      • Não.
        Com certeza não teria existido o Windows. 😉

        • Mario Ueno

          No máximo um DOS 2014! 😛