Notícias

Nokia retira da App Store seu aplicativo de mapas

Here Nokia

Logo depois da Apple ter lançado o iOS 6, o qual tinha como uma das características ter retirado o Google Maps do sistema, a Nokia se aproveitou do momento e lançou na App Store o aplicativo HERE Maps para iOS. O aplicativo era tão ruim que não era digno do serviço da própria Nokia, que possui um ótimo sistema de mapas há anos. A chegada do iOS 7 foi a desculpa que eles precisavam para retirar de vez o app da loja.

Mas claro que ela não assumiu que o seu aplicativo para iOS era ruim (coisa que até os usuários da Nokia constataram). Ela preferiu dar a culpa para o iOS 7:

Nós tomamos a decisão de remover o nosso aplicativo HERE Maps da App Store, porque as alterações recentes do iOS 7 causaram danos à experiência do usuário. Os usuários do iPhone podem continuar usando a versão web do HERE Maps pelo endereço m.here.com, suprindo suas necessidades de localização, como pesquisa, encaminhamento, orientação, informação de trânsito e muito mais, tudo totalmente gratuito.

Pena que ninguém quer ser obrigado a abrir o Safari para usar mapas. Com as diversas opções de bons aplicativos que existem hoje, como Google Maps, Waze e até mesmo os Mapas da Apple, é muito pouco provável que os mapas da Nokia sejam considerados uma boa alternativa no iOS, por melhores que eles possam ser em outros sistemas.

A retirada do aplicativo da App Store foi uma forma digna de não denegrir a imagem do HERE Maps, que é ótimo em outras plataformas mas sempre deixou a desejar no iOS.

via Engadget

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • G.M.V.

    Nokia, desista..seu mercado é limitado.. De líder absoluta para mercado secundário (devido a maioria correr do Windows Phone)

    • Nem de graça eu quero isso kkk

  • Caio Henrique

    Cara, no Windows Phone o Here é horrível de usar também.

    Ficou no passado, não evoluiu para as interfaces ricas e fáceis de usar como os concorrentes possuem hoje.

  • Jorge

    Ele é tão ruim assim? Só no iOS não é? Os usuários de Windows Phone só falam bem e dizem que Google Mapas não faz falta

    • Luciano Assunção

      Amigo você leu direitinho o artigo? Que chato… O criador do artigo disse de forma bem clara que o mapa é excelente em outras plataformas (isso inclui o Windows Phone), mas que sempre deixou a desejar no IOS, I O S. Entendeu?

  • Neto

    Baixando…opa não pera

  • Bruno

    Tenho os 2 ” Iphone 5 e Lumia 620″ e não vejo nada de ruim no Here da Nokia, bem pelo contrario, pois a possibilidade de usá-lo offline com precisão de localização e rapidez, é uma coisa que falta muito no IOS.

    A Dependência de Internet para quase tudo, é um problema, pois quando viajo, e fico sem sinal, já era o IPHONE, o que não acontece com o Nokia.

    O Windows Phone 8 é muito bom, rápido devido as exigências de hardware que a Microsoft Impôs para o bom funcionamento do SO, e o Mapas da Nokia continua sendo um dos melhora para Smartphone “NOKIA” que conheço, visando custo beneficio, pois ele é de Graça!!

    Nunca usei ele no IOS, então não sei se tem o mesmo funcionamento, mas ele rodando no NOKIA ele é muito bom!!!

    Somos livres para termos nossa opinião, a minha é essa!!!

    Abraço!

    • Thiago Sousa

      Como já foi dito em outro comentário, o autor do artigo afirma que o aplicativo é ótimo em outras plataformas. Nem precisava ler o artigo todo, só a última frase pra constatar isso.

    • Carlinhos Down

      O problema, Bruno, é ter só sua opinião e não querer ler a dos outros! Se tivesse lido direito o artigo, teria visto que seu comentário não contribui em nada.

      Você teria sido MUITO mais útil para todos nós se tivesse testado os dois sistemas e nos dito sua experiência real. Você tem condições de fazer isso e seria algo bem útil a todos nós.

      Em vez disso, preferiu apenas dar uma de fanboy da Nokia e falar coisas que não levam a lugar nenhum. Este foi o seu problema.

      • Bruno

        Carlinhos,

        Não tive como testar, pois até então não tinha tido essa experiencia com ambas as plataformas.

        Gosto muito do IOS e muito do Windows Phone, não sou FANBOY de nada, apenas gosto de tecnologia pois é a área que atuo.

        O que é bom, é bom e o que é ruim é ruim e ponto.

        Eu li sim todo o artigo e vi que o ILex colocou que é muito bom em outros aparelhos, o meu comentário é para os comentários seguintes ao artigo.

        Diferente do seu, dei minha opinião e cima disso, com a experiencia que eu tenho, ao invés de ficar falando, TU , ELE ou AQUELE que não leu o artigo direito e não agrega nada!!!

        Blz.

        Abraço!!

        • Jorge Mancuso

          Pirei!

      • Felipe

        Cara, o Here Maps no WP é fantastico mesmo… Tem linhas de onibus (tem ate horario do onibus em cada ponto), tem mapeamento interno de shoppings, aeroportos e museus, ele é tao bom quanto o google maps, um pouco melhor ate, por ter gps offline e gratuito em qualquer parte do mundo.

    • Betocpb

      Uso o Sygic em offline sempre nas minhas viagens !!!

    • Netto Santana

      WP só tem 1 mas gigante defeito, a loja de aplicativos, acho o design do WP o mais lindos de todos os OS pena que a loja de app seja tão fraca, e isso é algo mt importante mesmo, desisti de um por causa disso, testei o da minha namorada e me decepcionei.

  • Bruno Serrão

    Alguém usava o app ?

  • Varella

    E agora, o que eu faço da minha vida?

    Só poderei me deslocar usando o meu iOS pelo Waze, Mapas, Google Maps e Tom Tom…

    Se era TCHAU o que faltava aos aventureiros de software da Nokia no iOS, aí vai:

    – TCHAU!!!!

  • John

    Esse aplicativo só ocupava espaço na App Store.

  • JanjaBoy

    Demoro!

  • Carlos Eduardo (RJ)

    Não consigo entender o comportamento de alguns… A Nokia possui boa experiência no ramo de mapas off-line, lança um produto com essas características, dá opções ao usuário… Quando resolve desistir do produto, alguns vem aqui e dizem: “Já vai tarde!”.
    Onde fica o discurso acalorado de concorrência? É menos uma renomada empresa disputando a atenção dos usuários. Daqui a pouco voltaremos a ter somente Apple e Google, isso se a Apple também não jogar a toalha… Aí meus caros, será o fim da vida privada, pois o “Grande Irmão” sabe até mesmo quando você senta no trono.

    • JanjaBoy

      A versão para iOS era MUITO ruim.
      Que a NOKIA possui boa experiência é verdade. Mas no iOS foi um fiasco.

      • Felipe

        Cara, os mapas da Nokia só são bons no Windows Phone mesmo.

    • John

      Não está em questão o know-how da Nokia em fazer bons mapas e sim o app que ela se dispôs a colocar na App Store, que era um lixo.

  • Eduardo

    Eu tinha um Nokia Lumia antes do meu iPhone e não tenho nada a reclamar do HERE, pelo contrário, quando eu viajei para Venezuela ele foi muito útil pois ele funcionava offline e já tinha sincronizado todo o mapa do país! Me ajudou todos os dias, e as informações são super precisas.

    Não cheguei a usar ele no iOS, mas deve ter suas diferenças. E quanto ao Mapas nativo do iOS, sinceramente, ainda não me foi útil em nenhuma situação, nunca acha os lugares que quero, por isso uso o Google Maps.

  • Jorge Mancuso

    HERE Maps, show…. muito bom…

  • iLuk

    Here maps era péssimo, sempre fechava ou tinha travamentos inesperados.. Bom ter saido que ao contrario.. Não era digno de estar ou ser utilizados em produtos da apple pois são de otima qualidade e confiabilidade…

  • Fabrício

    Tenho pena do rumo que a Nokia tomou, antes de mudar pro iPhone eu só tinha symbian. Mas o mapas, realmente, são e sempre foram o ponto mais forte em celulares Nokia. Nunca usei eles no meu iPhone porque era pior do que as outras alternativas.

  • Raphael

    Nunca usei o Here Maps app mas já usei pelo Safari. Experiência não muito boa. Até o momento a cache do Maps me foi o suficiente para navegação offline e não tenho o que reclamar quanto a isso. Na verdade prefiro o Maps ao Google Maps ou Waze. Tom tom nunca usei.

  • Betocpb

    Ja foi tarde… SYGIC rulez !!!

  • Jonei

    Waze ganha de todos! sem comparação! minha qualidade de vida aumentou significativamente após a utilização das rotas alternativas do transito aqui no RIO!

    • Felipe

      O Waze realmente é muito bom, mas seu problema é só poder ser usado online. O mapa da Nokia pra iOS era horrível mesmo, mas pra WP posso te garantir que é muito melhor que o Waze, e só perde mesmo mas informações de trânsito.

  • Jorge Mancuso

    O Waze é bonzinho, mas o HERE MAPS, é imbatível;
    A renderização morfologica é perfeita, sem falar nos recursos de PinUp e PinDown que melhoram muito a qualidade de vida de quem esta navegando;
    A Bussula ponto a ponto e o controle de voz 3D, dão uma sensasão de liberdade sem igual;
    A próxima versão ja vem preparada pra trabalhar junto com o chip M7 do iPhone;
    Mas o melhor ainda esta por vir, esperem só o M8;

  • H. T. Junior

    Waze é muito bom , mas fora dos grandes centros, sem conexão, não vale de nada.
    Quero ver achar rotas no interior do pais com ele.

  • Thiago Buccos

    Atualmente não vivo sem o Waze, para GPS offline uso o Oi Mapas que atende muito bem. 😉

  • Andre

    Google Maps é o melhor sem duvida, viajei estes dias e me ajudou muito perfeito !!!