DicasiPadTutoriais

[Manual BDI] Como ativar as Chaves do iCloud no seu iPhone, iPod ou iPad

Uma das boas novidades do iOS 7.0.3 foi a reativação da função Chaves do iCloud, que permite guardar senhas e números de cartões de crédito de forma segura na nuvem, para poderem ser acessados facilmente em qualquer dispositivo quando se precisa. Ela tinha aparecido na versão beta (veja mais detalhes da função aqui), mas foi retirada na versão final para esperar o lançamento do OS X Mavericks.

Veja agora como ativá-la em seu aparelho.

Introdução

A função Chaves do iCloud é muito prática no dia-a-dia, pois permite que o aparelho grave, de forma segura, as senhas que usamos frequentemente. Com ela, não é necessário ficar digitando sempre os mesmos dados de usuário em sites e é possível até mesmo salvar números de cartão de crédito para facilitar as compras em lojas online pelo iPhone ou iPad. Ele também guarda as senhas das redes Wi-Fi que você se conecta, facilitando muito ao eliminar o incômodo de ter que redigitá-las toda a vez que se restaura o sistema ou os Ajustes de Rede. Restaurou e as senhas continuam todas ali.

Quando você ativa as Chaves do iCloud, o recurso Preenchimento Automático do Safari perguntará se você deseja salvar seu nome de usuário, sua senha ou os dados do seu cartão de crédito quando você digitar estas informações. Depois que estes dados forem salvos, a senha e os dados do cartão de crédito serão preenchidos automaticamente em uma próxima vez, para que você não precise digitá-los novamente.

Para quem usa computadores Mac (com o novo sistema Mavericks), há a grande vantagem da sincronização de senhas entre todos os seus dispositivos. Se você introduziu e salvou uma senha no computador, por exemplo, ela depois pode ser usada no iPhone ou iPad, e vice-versa. Tudo de forma muito prática.

Ele também inclui um poderoso gerador de senhas seguras, para você ter mais segurança em suas contas.

Segurança

Uma preocupação que aflige muitos usuários: guardar suas senhas no aparelho é algo seguro? E se roubarem o aparelho, como fica? Na verdade, a função de salvar senhas sempre existiu no iOS, mas até então estava limitada a um único aparelho, obrigando o usuário a salvar individualmente as senhas em cada dispositivo. A diferença é que agora há a sincronização com diversos aparelhos, de forma prática.

O Safari guarda os dados do cartão de crédito, mas não salva o código de segurança dele. Portanto, mesmo que alguém consiga, de alguma maneira, acessar seu aparelho, nunca poderá usar as Chaves do iCloud para realizar compras não autorizadas, pois não terá o código de segurança do cartão. Ou seja, o recurso é realmente para facilitar a vida do usuário, sem expor sua segurança.

E o interessante é que não basta estar conectado na mesma conta iCloud para sincronizar as senhas, pois é você quem escolhe qual aparelho irá sincronizá-las. No momento que se ativa o serviço no dispositivo, ele precisa ser autorizado através de um código ou então de outro dispositivo de confiança.

As Chaves do iCloud são criptografadas no padrão AES 256 bit, e não podem ser lidas nem mesmo pela Apple (segundo ela).

O ideal, para quem tem preocupação com segurança, é sempre colocar uma senha de bloqueio no aparelho. Caso o roubem ou você o perca, ninguém conseguirá acessar nenhum de seus dados, e você ainda poderá apagar tudo pelo iCloud, com a função Buscar meu iPhone/iPad.

Como ativar as Chaves do iCloud

Veja um passo a passo de como ativar o recurso:

⦿ Passo 1: Ativar a função

A primeira coisa que você precisa fazer para ativar as Chaves do iCloud é ir em Ajustes > iCloud > Chaves.

Chaves do iCloud

Chaves do iCloud

⦿ Passo 2: Introduza a sua senha do iCloud

Quando você habilita a função, você tem que se conectar na sua conta para prosseguir a configuração.

⦿ Passo 3: Crie um código de segurança

Se você já ativou esta função em outro dispositivo, provavelmente já tenha criado um código de segurança para as Chaves do iCloud. Mas se for a primeira vez que você está ativando a função, então o sistema irá solicitar que você crie um novo código, para permitir que você tenha controle de quais dispositivos podem usar o recurso. Esta é uma camada extra de segurança que a Apple exige.

Chaves do iCloud

Ao criar um código diferente, ele pedirá que você escolha 4 números que servirão de código. Não esqueça jamais este código, caso contrário você poderá perder no futuro o acesso às suas senhas.

Chaves do iCloud

Para aumentar ainda mais a segurança, o sistema avisa quando sua senha é muito básica e fácil de ser adivinhada, como 1111 ou 1234. Crie algo realmente diferente, para a sua segurança.

Chaves do iCloud

Acha 4 números ainda pouco para garantir a segurança? Toque em Opções Avançadas, em azul, e você poderá criar um código de segurança complexo (alfanumérico) ou até mesmo aleatório. Em qualquer dos casos, a Apple sugere que você anote-o em um lugar seguro (o app Notas não é seguro, ok?), para não esquecer.

Chaves do iCloud

Chaves do iCloud

⦿ Passo 4: Informe um número de celular

A Apple também pede para informar um número de celular (seu ou de alguém próximo de confiança) para comprovar sua identidade quando você precisar usar o código. Um SMS será enviado cada vez que você for ativar o recurso em outro aparelho.

Chaves do iCloud

Pronto! As Chaves do iCloud estão ativadas no seu dispositivo e a partir deste momento suas senhas serão registradas sempre que você desejar.

Não criar código de segurança

Você deve ter percebido nos passos acima que há uma opção avançada para não criar um código de segurança. Neste caso, as senhas gravadas permanecerão somente no seu aparelho e não serão sincronizadas com o iCloud.

Chaves do iCloud

Esqueceu o código. Como faz?

É claro que você não vai esquecer o código que criou, porque seguiu nossos conselhos acima para anotar em lugar seguro, certo? Ok, mas digamos que seu cachorro acidentalmente engoliu o papel onde você anotou o código. Como fazer para ativar um novo dispositivo sem o código?

Você terá que redefinir as Chaves do iCloud. Isto significa que todos os dados existentes na nuvem (senhas, cartão de crédito e redes Wi-Fi) serão substituídos pelas senhas presentes no aparelho (aquelas que você guardou pelo Safari).

Chaves do iCloud

Isto é uma atitude extrema e só deve ser feita em último caso. Afinal, ela faz com que todos os dados das Chaves do iCloud sejam apagados caso você esteja ativando um aparelho recém restaurado.

Chaves do iCloud

Salvando senhas

As senhas podem ser salvas no Safari do iOS (ou do Mac), ao digitá-las nos sites. Neste momento, o sistema pergunta se você deseja gravar aquela senha ou não. Ou seja, você tem total autonomia do que quer ou não deixar guardado, a todo momento. Se optar por salvar, na próxima vez os dados serão preenchidos automaticamente.

Chaves do iCloud

Mesma coisa para os dados do cartão de crédito.

Visualizando suas senhas

Você pode visualizar as suas senhas gravadas e dados dos cartões de crédito a qualquer momento nos ajustes. Basta ir em Ajustes > Safari > Senhas e Preench. Autom. Lá você tem a lista de todas as senhas e ainda pode incluir seus cartões de crédito, para deixá-los prontos para o uso. Ou apagá-los da nuvem, caso ache necessário. Você precisa, claro, do seu código das Chaves do iCloud para acessar todas estas informações.

Chaves do iCloud

Chaves do iCloud

A seção Manual BDI é voltada para usuários que procuram informações e dicas básicas sobre o iOS. Para conferir outros artigos da série, visite este link.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Caique

    Extremamente útil!! Valeu

  • Leandro

    Visa do Tim Cook, kkkkkkkk!

  • Guilherme

    Após eu colocar o número do celular ele não funciona, fala que foi impossível criar. Sera que é por causa do nono digito?

  • Denis

    Tentei configurar quando fiz o update no iPad Mini para o IOS 7.0.3.

    A parte de two-step auth não funcionou: apesar de estar cadastrado o número correto, o SMS não foi recebido e tive que pular a parte do iCloud.

  • Marcia

    Ele não aceitou o número que eu dei do meu outro aparelho, deu a mensagem que não pode configurar as chaves do iCloud.

  • O Caba

    Ótima matéria, muito bom demais da conta 😀 obrigado por compartilhar

  • Lucas Silveira

    Função ótima

  • Roger

    Ótima função .. E funciona mesmo .. Tinha as senhas de Wi-fi salvas no iPhone e quando fui em um lugar com o iPad recém comprado, já tava conectado, sem ter de digitar a senha .. Muito bom 🙂

    • Mari Mello

      aonde vê as senhas salvas do wifi

  • Muito bom.

  • Romeu

    iLex, bom dia! Para usuários do 1Password (Mac e iOS), como é o meu caso, há alguma vantagem em utilizar as Chaves do iCloud? Abraços e obrigado.

    • O 1Password é ótimo e tem mais funcionalidades que o nativo do iOS. Eu uso muito ele e gosto muito.

      • Romeu

        Valew! Muito obrigado! 😉

  • daniel

    Poxa, agora que comprei o 1password
    =(

  • Ótima matéria, o meu estava ativo e nem sabia.
    Consigo também visualizar as senhas Wifi já salvas? Pelo menos o Ssid (Nome da rede)?

  • Rafael

    E quando você segue o passo a passo e o codigo não chega nunca no seu telefone ?? Faz 3 dias que ativei, criei a senha de 4 digitos, coloquei o numero do meu celular com DDD e não recebi o codigo de confirmação para concluir a ativação =X.
    OBS: No meu estado não tem o nono digito, portanto não acredito que isso seja o problema.

  • Thiago J.

    No meu iPhone 4 (um pouco cansado, mas guerreiro) não aparece a função, e já estou no 7.0.3.

    Não é disponível nele? No site da Apple diz “O recurso Chaves do iCloud funciona com todos os seus dispositivos com iOS 7”, mas aqui não aparece 🙁
    Fonte: http://www.apple.com/br/icloud/features/#keychain

    • Tatiana

      O meu também é o 4 e não esta aparecendo a função!

  • Lucas Silveira

    Um bug que percebi é que quando troco a senha do device e clico na opção de não trocar a senha do Chaves também, ele acaba trocando. Não gosto de usar a mesma senha do device no Chaves, a Apple precisa resolver isso.

  • Tarcizio Carbone

    fiz aqui mas ele fala que vai madar um codigo por SMS para meu cel e nao chega a mensagem com o codigo. alguem aconteceu isso? ai nao tem como terminar o processo 🙁

  • Luciano Alencar

    Para variar, excelente elaboração do material.

  • Luis Alfredo

    Valeu demais!! Já tinha ativado a função, mas estava meio confuso quanto a seu uso

  • paulo

    Até agora nao recebi o SMS para configurar minha senha

  • Rodrigo

    e essa chave da sua casa ae na foto ilex 🙂

  • Elton Lobato

    esse serviço salva também salva a senha na hora de fazer uma compra da app store?

  • Vladimir tabosa

    Alguém sabe como faço para salvar a minha rede wifi nas chaves do iCloud?

    • É automático. Basta ativar as Chaves do iCloud e quando você introduzir uma senha, ela ficará guardada.

      • Marcelo

        Então, mas ao redefinir os ajustes, e depois fazer novamente a sessão, não se conecta mais as redes wi-fi antes conhecidas, qual seria o motivo ? Grato

  • Thatiane

    Eu nao recebi o codigo de verificacao que deveria ser enviado para o meu telefone…nao tem como mudar esse telefone? to achand que digitei errado o numero, como muda? tem como?

  • Dinnosan

    Boa matéria, Parabens.

  • Dinnosan

    Vejo um problema nisso, se vc emprestar seu iTreco para alguém, com preenchimento automático a pessoa poderá entrar na sua rede social, etc…, ou não?

  • Mauricio

    Muitos sites, principalmente internacionais, não requerem o código de segurança do cartão para finalizar vendas on-line. E aí, como fica a segurança do usuário?

    • Eloy Machado

      Em um primeiro momento, também tinha ficado com a impressão de que o código de segurança citado na introdução era o do cartão. Mas lendo a matéria, fica claro que ele se refere a um código de segurança criado pelo usuário para validar o uso do cartão de crédito (além de outras utilidades).

  • Rafael

    Nao recebi o código de verificação. Pelo que vi muitos outros users também não. E agora?
    Alguma solução?

  • Fabio

    Se eu der “restaurar todos os ajustes” pra ver se melhora a bateria, como fica depois pra recuperar as senhas de WiFi e do Safari? É automático? E eu perco alguma outra coisa quando faço isso?

    • Marcelo

      Deveria ser automático, mas fiz isto e o iPhone não conecta nas redes conhecidas e que se conectava antes, vc descobriu como proceder ?

  • maganeses

    Função extremamente importante. Interessante seria se pudesse expandir para outros serviços.

  • Iure

    iLex gostaria de saber qual o formato de numero correto pra colocar na Chaves do iCloud, se é por exemplo (055) 9999-9999 ou (55) 9999-9999 fui restaurar as chaves do icloud ni iPhone, coloquei o codigo e depois pediu o telefone, ai tinha assim +55 (**) ****-**99 tinha que completar 8 numeros so que só tinha seis espaços _ _ _ _ _ _ ai colocava sem o codigo o estado e não dava certo, depois colocava só o numero do telefone que faltava sem o codigo do estado mas não dava certo tambem. O que faço??

  • Rogerio Barros

    Aqui no i4s não aparece a função chaves

  • Mazotti

    Ilex,
    Iphone 5, gravei login e senha no Ipad, porém quando vou abrir o site no Iphone não aparece o login e senha, não sincronizou. Deixei de fazer alguma configuração ou não entendi a lógica da função?

    Obrigado!

  • Massaki

    Eu sou angolano e ao introduzir o número de telefone para activar o KEYCHAIN, ele pede o número de telefone antecedido pelo código do país (no meu caso é (+244) que corresponde ao código de Angola). Nas configurações onde encontramos os diversos países não encontro Angola.
    Alguém pode me ajudar?

  • Roberta

    Bom dia! Queria saber se é possível modificar o número de telefone cadastrado. Obrigada

  • Marco Máximo

    Só consegui fazer funcionar, depois que eu coloquei o telefone sem o 0 só DDD. Ex: 11-98xxx-xxxx

  • Alexandra

    Comprei meu 5s na terça e ele não está ainda com a versão com as chaves. Acontece que desde terça ele diz estar restaurando o backup do antigo e enquanto não termina eu não posso atualizar. É normal essa demora?

  • Roberto Blatt

    Amigos, aqui nunca chega o tal SMS com o código. Como precedo?
    Grato

    • João Paulo

      Liga na central 0800-761-0880!

      Eles conseguem pular essa etapa pra vc!

  • Adson

    Tenho um iphone 4 que era do meu cunhado e que antes era de um amigo dele, eu criei um ID apple meu e coloquei nesse iphone 4. Agora estou passando o iphone 4 para minha mãe e ela criou um ID apple pra ela. Mas quando reiniciei o iphone tentei cadastrar o ID dela no iphone e apareceu uma mensagem dizendo que não é possível, e que só é possível usar 3 ID diferentes. Confere? Isso é verdade?

  • Gisele

    Não consigo entrar no iCloud , diz que já tenho muitas contas cadastradas. Como faço para fazer una para eu usar?????

  • maria rita

    Ativei o meu icloud e logo depois desativei, mas quando vou ativar ele pede o número de telefone mostra pra digitar 8 números, mas só tem espaço pra 6, o que faço?

  • Max CEsar Nunes

    Não tenho mais acesso ao celular registrado nas chaves do icloud. Como faço?

  • Sorel

    O meu é um iphone 5 na ultima atualizaçao entro em ajustes e fica transparente a opçao oque eu faço ????

  • camilla

    ILEX restaurei meu ipad pelo modo DFU e agora ele est pedindo o email e a senha do icloud , e eu nao lembro.O que fazer?????RESPONDA POR FAVOR ! GRATA!!!

  • Mari Mello

    Como ver as senhas do wifi já salvas

  • Patricia Rosas

    o código de verificação enviado está enviando para meu antigo número desativado, já atualizei meus dados no icloud, porém o código de verificação não é enviado para meu atual número, como corrigir?

  • Rogério

    tenho um iphone 5 e um iphone 6, ambos usam com a mesma conta apple. quando me conecto a um wi-fi privado num aparelho, o outro conecta automaticamente sem precisar digitar senha. Isso está certo ? Outra coisa: como faço para consultar as redes Wi-Fi que eu já me conectei no iphone ?

  • Eliezer Azevedo

    Esta deu a mensagem que Não pode configurar as chaves do iCloud

  • Caruso

    Quando entro no icloud pelo imac, ele manda um código para o meu iphone, para então eu ingressar no icloud. Eu queria desfazer isto. Como faço?