Notícias

[aperitivo iOS 7] Sistema mostrará os locais frequentes por onde você costuma passar

Lugares frequentes

No futuro iOS 7 (esperado para setembro), o sistema mostrará ao usuário uma coisa que outros sistemas fazem de forma menos transparente: indicar os locais frequentes onde o usuário mais visitou.

Se há lugares em que você para e fica um certo tempo, o recurso registra na base de dados aquela localização. Se ela, no futuro, for visitada mais vezes, o sistema entenderá que aquele é um lugar frequente (casa ou trabalho) que você costuma visitar e levará em conta isso. O objetivo por enquanto não se sabe qual é, mas é muito provável que a Apple no futuro proponha algum serviço similar ao atual Google Now, que estuda seus hábitos diários e “adivinha” para onde você está indo, dando assim informações de trânsito e tempo sem você precisar pedir.

Locais frequentes

Para quem tem paranoias ainda relacionadas à época do locationgate, o recurso poderá ser desligado pelo usuário, de forma fácil. Também é possível limpar da base de dados o histórico de visitas sempre que desejar.

Este tipo de registro assusta alguns usuários mais paranoicos, ainda mais em tempos que se debate a espionagem do governo dos Estados Unidos nas informações que circulam pela rede. Mas outras empresas, como o Google, também obtém o mesmo tipo de informação (o Google Now funciona exatamente assim), com a diferença de que o modo como é feito não é tão transparente e o usuário não vê em nenhum mapa os lugares que a empresa registrou como frequentes.

Seja como for, quem instalar o iOS 7 quando for lançado, poderá desligar a função e não deixar o sistema registrar seus lugares frequentes. Mas, claro, poderá ficar sem algumas facilidades que dependem destas informações.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • MANOELWSILVA

    Muito bom

    • Felipe Gasparino

      Concordo, bem interessante. Não tão bom para quem deve. Sabe como é, casa da amante como mais visitados pode dar problema… rsrs

      • Douglas Marques

        Kkkkkkk coloção bem inteligente

      • Marcus

        Eu ri! ahauahauhauahau

  • Márcio

    Quem “deve” também não vai gostar muito, hehehehehehehehehehe.

    • Leandro Martins

      Como assim quem “deve” !? Só se a pessoa estiver devendo para a Apple né, rs.
      Só quem terá acesso as essas informações ao que consta, será o próprio usuário.

      • Acredito q o Márcio falou em relação a ida freqüente a um local onde o cônjuge não possa saber, por exemplo! kkk
        Se ele pegar o telefone poderá descobrir! rss

      • Wagner

        É só vc vai saber, igual as ligações, sms e e-mails brasileiros espionados pelos EUA. Só vc vai saber….

  • Daniel

    Vou desligar com certeza… Sou paranoico….. o.O

  • Israel Amaral

    Acho que teremos maridos/esposas mais fiéis no relacionamento com o iOS 7…

    • Ou o governo/advogados lucrando com mais separações.

  • Marcelo

    80% dos brasileiros mais velhos vão desativar porque tem medo de ser rastreado! Kkk

  • Fernando

    E a bateria como é que fica????

    • Pedro N.

      Cara, iphone é um bem de consumo, feito para se usar.
      Essa função gera dezenas de praticidades. Uma experiência que facilita a vida em vários aspectos.
      Acho que o gasto de bateria pouco importa.
      Digo o mesmo em relação à películas, cuja proteção trás consigo a perda da qualidade da sensacional tela retina. Não quero estragar meu aparelho (sou bastante cuidadoso), mas não quero que ele dure mais do que eu, por exemplo. Haha.

      • Gabriel

        Mas vc quer que ele dure pelo menos até acabar de pagar né ?

      • João Paulo

        Concordo com vc!!! Tem q ser usado mesmo……

  • Kaaká

    iOS 7, causando problemas futuros com namoradas, esposas e etc…

  • Juliano do Prado

    O ladrão alem de te roubar, vai saber onde é sua casa rsrsrs

    • Victor Henrique

      Só se você passar a senha do iPhone pra ele…

  • Edgard

    Como vocês mudaram o nome da operadora no ios 7 ?

    • Paulo Fernandes

      Photoshop

    • Mario Ueno

      O iLex usa a operadora do BDI. 😛

    • Robson Olindo

      Também gostaria de saber, pois antes aqui no BDI, tinha um tutorial para alterar o nome da operadora, mas creio que no iOS 7 não vá funcionar, para poder colocar os logos das operadoras ao invés dos nomes.
      Espero que alguém descubra ou ate mesmo a Apple poderia incorporar ao sistema os Logos, para “facilitar” já que houve muita coisa do Jailbreak incorporado no iOS 7.

  • Marco Fernandes

    Além disso o “deslocamento” está aprimorado em apps como o Lembretes, que podem te lembrar a fazer uma ligação ao chegar ou sair de casa.

    • André Pelegrini

      Essa funcionalidade já está disponibilzada desde o iOS 6.1.1

      • Marco Fernandes

        por isso falei que foi APRIMORADO!

  • Alex

    Jornais reclamando de invasão de privacidade e fazendo um estardalhaço desnecessário em 5,4,3,2….

    • Juliano

      Com certeza! Tecmundo e tech tudo fazem muito isso, para a alegria dos usuários de outras plataformas… É terrivel ver como as pessoas perdem tempo brigando por causa disso… “Chupa apple” pra lá e pra cá.

  • João Paulo

    não vejo nenhum comentário sobre a duração da bateria , com tantas melhorias nesse ios7 a bateria concerteza irá durar menos.

    • Robson Olindo

      João, no meu caso mantenho esse recurso habilitado, e em media de duas horas do meu trabalho para casa esta consumindo algo em torno de 30% de bateria.
      Mas esses 30% considerando, Whatsapp, bombando de mensagens, jogando um pouco de Candy Crush, rs, um ou outro acesso a internet, e o Brilho da tela em 10%, pois os locais por onde passam tem boa iluminação e nao precisa de brilho em 100%. E itens de primeira necessidade e levar meu carregador, pois nunca se sabe onde terá uma USB dando mole.

  • João Paulo

    não vejo nenhum comentário sobre a duração da bateria , com tantas melhorias nesse ios7 a bateria concerteza irá durar menos.

  • Bruno Dias

    sim mas onde ativo isso no iOS 7?

    • Daniel Feitosa

      Já é ativado por padrão, vai em ajustes, privacidade, serviço de localização, serviços do sistema, locais frequentes.

      • TiãoGavião

        Tnx 😉
        Desligando em 3, 2….

  • Chilá

    João, a duração da bateria está boa nesse beta 5, durando a mesma coisa aqui no iPhone 5, que durava no iOS 6.1.x. Nos outros betas estava ruim mesmo. Amigos instalaram e reclamaram bastante da bateria no iPhone 4 e 4s mas agora já está voltando ao normal.

  • Ernesto

    Vou desligar no mesmo instante em que terminar de instalar o iOS 7.

  • André

    “o usuário não vê em nenhum mapa os lugares que a empresa registrou como frequentes.”

    Esta informação é incorreta pois tanto no smartphone (com Android, através do aplicativo Mapas) quanto na Web (Google Dashboard) é possível fazê-lo.

  • Vimprio

    No iphone 4 não existe essa opção nem o efito paralax. 🙁

  • Madruga

    eu vou desligar, mas não por paranóia, e sim por causa da duração da bateria, acredito que com esse recurso ativado o consumo será bem alto, já que o sinal de GPS também estará ativo..

    • iMax

      Desliga tbm o wifi, o 3G, o push do email… Desliga o iPhone enquanto não estiver usando…

    • Henrique A.

      A Nokia está lançando um aparelho que a bateria dura uns 30 dias em standby. Tem até o jogo da cobrinha! Quem sabe não é interessante para o seu perfil?! Sem ofensa, é só uma sugestão!

    • Caio Henrique

      O que a galera aqui ainda não entendeu é que isso não é um recurso que deixa seu GPS ligado o tempo todo.

      Esse serviço nada mais é que o log de atividades do GPS do seu aparelho.
      Ao usar o GPS pra mandar sua localização para qualquer aplicativo (como Facebook, Whatsapp, Foursquare, Waze) o aparelho salva um log desse uso e gera este relatório.

      O iOS não vai deixar seu GPS ativado o tempo todo para gerar este log.
      Pelo menos foi isso que entendi na descrição: “Permite que o seu iPhone memorize locais que você visita frequentemente a fim de fornecer informações de localização úteis.”

      • Caio Henrique

        Retiro o que disse, testando aqui durante o dia vi que de fato ele liga o GPS especificamente para esta funcionalidade.

        Pelo menos foi por momentos muito breves.

  • Lucas Leal

    Caramba, não sabia que o pessoal do blog era de CG kkk

    • christian

      Essa cidade é demais! Parabéns pelo excelente trabalho, pessoal do Blogdoiphone!

    • Madruga

      Relaxa, nem me ofendo. Para algumas pessoas aqui Apple é religião, então por qualquer comentário contrario a opinião de alguns você ou é taxado de inimigo, ou fanboy de outra marca.
      Ps: tenho o iPhone 4 e o ultimo iPad

  • Pedro

    iLex aqui em Campo Grande… O.o

  • Marcus Alcazas

    Mais uma pra sugar bateria.

  • Rodrigo Pinheiro

    Você vai descobrir que passa mais vezes e tempo no trabalho do que na sua casa.

  • Filipe

    Legal mas espero que nao consuma muita bateria.

  • marcos

    bom dia amigos, podem me ajudar na minha duvida, sera que a apple vai lançar o novo iphone ainda este ano em setembro? ja pesquisei sobre isso e pouca gente fala, ou so o ano que vem , vem o novo iphone?
    obrigado

  • Rui Teixeira

    Está tão fácil do usuário controlar que eu nem consigo encontrar essa função no meu iPhone 4 correndo beta 5… Só se não existe para iPhone 4… iLex onde é que isso está?

    • Rui Teixeira

      Ao que parece o iPhone 4 não está mesmo contemplado… por enquanto. Estive a pesquisar pela net e ao que tudo indica no primeira beta essa opção estava presente no iPhone 4. A partir daí, chapéu… Vamos a ver se volta ou não.

  • kaipira

    O Obama vai saber onde fui agora? kkkk

  • Lucas

    As Namoradas STALKERS vão pirar quando souberem que além das chamadas recentes, fotos, mensagens enviadas, whatsapp, agora poderão consultar também os locais recentes que o namorado freqüenta!!!
    Agora o pacote está completo!

    (Pelo menos colocaram uma opção de desligar essa nova função.)

  • Thiago

    “Mas, claro, poderá ficar sem algumas facilidades que dependem destas informações.”
    Que tipo de facilidades? Já se sabe ou ainda não?

  • Gerson Luiz Martins

    Uaiapuçá! Você mora em Campo Grande?

  • zigfrid

    Muito interessante.

    Tomara que de pra travar essa opção forçar ela ligada ou desligada, das duas formas é interessante.

  • Dan

    Isso não será problema pra mim, pois a minha cidade simplesmente não existe no mapa da Apple, uhuuuuuuuuuuuu estou fora dos planos de trambicagens e espionagens do Obama!

  • Thiago

    Onde esta esta função nao estou achando ??

  • fernanda

    Certeza que foi ideia do Obama isso! rs

  • Henrique A.

    Gostei do termo “paranoia” empregado. Eu também vejo assim. Não sei pra quê tanto medo de ser rastreado, ainda mais por uma empresa como Apple ou Google. Considerando que a finalidade do rastreamento é para te oferecer um serviço (e não para te espionar), acho que é uma coisa fantástica, não ameaçadora. Lógico que pra quem não usa o serviço é prudente desligar, mas nunca por paranoia.
    Tem gente que morre de medo de passar seu CPF para os outros e, sem perceber, vive emitindo cheques em qualquer camelô, no qual consta o CPF e muitos outros dados financeiros. Se é pra ser medroso assim, é melhor não usar nada eletrônico e nem ter conta em banco. Guarda o dinheiro no colchão!

  • Gabriel

    iLex, vc está em campo grande ainda?!

  • Aline

    Moro em CG!

  • Diego

    Mas como ele sabe o local que a pessoa esta?
    Faz isso com o Serviço de Localização ligado o tempo todo ou usa as antenas da rede da operadora para saber onde esta?
    Por que se usar o Serviço de Localização normal ninguem vai usar, por que dai é tchau bateria.

    • J3ff

      Uma ideia seria Ligar nos trajetos e locais que gostaria de memorizar e/ou programar pra ligar e desligar Wifi/GPS nos períodos que gostaria de ser lembrado. Tipo, trajetos de Casa/Trabalho.

  • André Bittencourt

    Uma perguntinha:

    Posso passar álcool isopropílico para limpar a tela do iPhone?

    É novo, e já tá cheio de marcas de dedo.

  • iLuk

    Nao amigo, passa alcool comum 70% com paninho que limpa, pois se voce passar alcool isopropilico e cair no conector lighting ou 30 pinos, voce mancha a tela, falo isso por esperiencia propria.. Fica a dica.. 😛

  • Miguel Pietroski

    No iOS 7 o sinal de ¨%¨ na autonomia da bateria vai ser definitivo mesmo? Coisa feia!

  • joao

    ó minha cidade no print! hahaha 😛

  • Fabio

    iLex em CG lol

    *-*

  • Marcos Oliveira

    Minha namorada curtiu isso (y)

  • Pedro Henrique

    TOP! e olha CG no bdi \o/

  • Hyuri

    Gostei

  • Ronald

    Quem nao deve não teme!….desligando em 3…2…1…OFF

  • Afonso

    Engraçado que eu estava em Campo Grande esses dias e minha irmã mora na Av Calogeras! kkkk

  • André

    Show!

  • Lucas

    Não é só o iOS 7 não. O Google também exibe seus resultados de geolocalização. É só acessar o https://maps.google.com/locationhistory

  • ThiagoGonc

    iLex, a imagem de Campo Grande foi aleatória?

  • Choco

    Pois é, pelo Google Now(Search) do iOS faz a mesma coisa e tem o histórico detalhado dos locais onde esteve, quanto tempo permaneceu, os pontos de referência mais próximos e a distância do seu ponto de referência principal, no meu caso, a minha casa.

  • António Silva

    Muito interessante se, no futuro, poder ser associado a alguma ação. Por exemplo, quando estou em casa o bluetooth é desligado e ligada a rede wireless… Mas, se for ao estilo Apple, isso só deve acontecer no iOS 12

  • Daniel Alencar

    Onde ta isso q nao achei no iPhone 4 kkkkkk sera q nao procurei direito? Ou so aparece quando usa o mapa pra ir ate o local?

    • Daniel Alencar

      Ah, sim, estou com o iOS 7 kkk beta 5

    • Anne Beatriz

      beeeem escondido.. Ajustes>>Privacidade>> Serv. Localização>>Serviços do Sistema>>Locais Frequentes. 🙂

  • Mayquel

    Acho que não usarei com frequência devido a carga que irá consumir, assim quando eu realmente precisar usar os serviços do meu querido Iphone a bateria já terá acabado.

  • Giovanni

    Você mora em Campo Grande? Eu também