AcessóriosNotícias

Google anuncia Chromecast, um adaptador para visualizar conteúdo do iOS na sua TV

Chromecast

Se você já é um usuário de uma Apple TV, sabe como é bom demais poder assistir a vídeos, fotos ou escutar músicas presentes no seu iPhone ou iPad direto na sua TV, sem usar nenhum fio. Basta ligar o AirPlay e boom, já está assistindo. Agora o Google quer levar este conforto para outros dispositivos, sem precisar de uma Apple TV e por isso lançou o Chromecast, um adaptador sem fio que se conecta na entrada HDMI da TV.

Ele é compatível com dispositivos iOS, além de vários outros não-Apple. Mas é importante salientar que, pelo menos nesta fase inicial, ele não é tão abrangente quanto o AirPlay, que é integrado ao sistema e funciona com praticamente tudo o que roda hoje no iOS. Aplicativos de iPhone e iPad deverão ser adaptados ao protocolo do Google para poderem transmitir conteúdo ao aparelho. Apps do Google, como Chrome e Youtube já serão compatíveis.

Chromecast Chromecast

Seu grande diferencial será o preço: US$35 nos Estados Unidos, com início das vendas no dia 28 de julho (ainda sem previsão para o Brasil). Outra vantagem em relação a dispositivos como a Apple TV é que o usuário não precisa “ligá-lo” cada vez que usa: basta conectar na TV e ela permanentemente estará conectada. Mas a promessa de “não precisar de controles” não rola, pois você terá igualmente que trocar o canal da TV para o da saída HDMI correspondente.

A integração total entre gadgets e TV é uma evolução lógica e praticamente inevitável. É muito bom a indústria estar se direcionando para este caminho, para que tenhamos cada vez mais opções de interatividade em nossos tablets e celulares. 🙂

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Rafa

    Doidao

  • iluk

    Legal hem…

  • Harlan

    Bacana !

  • Bira Michels

    Eu vi isso achei fantástico, é tipo um AppleTV só que sem FIO e é apenas um “PenDrive” via HDMI ainda modo pratico. Tipo um AirPlay e outra BARATO $35 poxa!!
    Eu estou ja loco pra comprar..

    Sera que a Apple tem que pensar em fazer uma AppleTV mais pratica do que a de hoje em dia?
    Google ta de parabéns.

    Espero que a Apple não bloqueie os aplicativos para fazer isso.

    • Overlord

      Ele é em formato de pen drive para não ocupar tanto espaço.

      Mas, como usa uma porta HDMI, precisa de fonte externa… que eu lembre, a porta HDMI não é capaz de fornecer energia (pessoal está confundindo com uma USB).

      • Overlord

        Opa, lugar errado! Este comentário era para o Henrique ali embaixo. 🙂

      • Pedro

        Portas HDMI 1. 4 fornecem energia, são comuns nas ultimas tvs, caso a sua não seja, terá de usar um cabo de energia que se conecta ao outro lado do stick.

        • Overlord

          Que eu saiba, mesmo o padrão 1.4 do HDMI não consegue fornecer energia para fazer o Chromecast funcionar.

          Se tiveres alguma fonte de informação sobre o assunto, favor postar.

          • Carlos

            Olá, procurei na Wikipédia e achei esta descrição dos pinos do HDMI 1.4. Sugiro uma busca detalhada na Hdmi Foundation. Abaixo colei as especificações, nao esta claro a máxima corrente fornecida, porém a tensão e de 5v dc. O pino em referencia e o 18.
            Um abraco a todos.

            Dentro de um conector HDMI existem 19 pinos:
            Os pinos de 1 a 9 carregam três canais de data TMDS, três pinos por canal. A data TMDS inclui informações de áudio e vídeo, e cada canal tem linhas separadas para valores +, -, e um terra ou data shield.
            Os pinos de 10 a 12 carregam data para o canal de clock TMDS, que ajuda a manter o sinal em sincronização. Assim como os canais de data TMDS, tem linhas separadas para valores +, – e um data shield.
            O pino 13 carrega o canal CEC (Consumer Eletronic Control), usado para mandar data de comando e controle entre os dispositivos conectados.
            O pino 14 está reservado para uso futuro (antes do 1.4). Nos cabos HDMI 1.4 com canal de Ethernet leva a data – do HEC.
            Os pinos 15 e 16 são dedicados para o DDC (Display Data Channel), usados para comunicação de informação EDID (Extended Display Identification Channel) entre os dispositivos.
            O pino 17 é a data shield para os canais CEC e DDC.
            O pino 18 carrega um suprimento de força de baixa voltagem (+5V).
            O pino 19 é o Hot Plug Detect, dedicado a monitorar eventos de fornecimento/não fornecimento de força e conexão/desconexão. Nos cabos HDMI 1.4 com canal Ethernet leva a data + do HEC.

            • Carlos

              Completando, a corrente máxima e de 50 mA, portanto muito longe dos 500 mA do USB. Tem que ter fonte externa, mas ainda assim e uma ótima idéia.
              Um abraço a todos,

  • Daniel

    iLex, o aparelho não é sem fio, tem uma fonte de alimentação que o Google deixou em letras miúdas no anúncio

    • Henrique

      Sério?? Mas aí não faz sentido fazer um aparelho no formato pendrive que se conecta diretamente se haverá um fio pendurado ligado na tomada! Será que você não entendeu errado??

      • Daniel

        Sério…inclusive lá nos componentes da caixa vem listado o power adapter

        • Warnick

          Mas n vem da TV a energia? Tipo no pc

    • Werneck

      Isso mesmo que o DANIEL disse, no site tá escrito desta forma no rodapé (em letras miúdas):

      “Chromecast is compatible with WiFi-enabled Android 2.3+ smartphones and tablets; iOS 6.0+ iPhones, iPads, and iPods; Chrome for Mac® and Chrome for Windows®; and Chromebook Pixel. Power cord required (not shown).”

      Sem tem fonte já não é TOTALMENTE wireless…

      • Tá faltando o pessoal dar uma estudada no conceito “wireless”.

        Meu modem de internet sem fio está ligado na tomada. Isso quer dizer que ele não é internet “sem fio”?
        A Apple TV precisa ligar na tomada também. Quer dizer que ela não é “sem fio” e a Apple mentiu em seu site?

        A resposta é óbvia. 😉

        • Vinícius

          Se for assim, só meu roteador portátil 4G TP-LINK TL-MR3040 é sem fio e uso até no carro! 😛

          • Jonas

            Vinícius,

            Você consegue usar modem 4g nele?

            Estou pensando em comprar um, e não achei pessoas na internet falando sobre ele no Brasil(pra saber se funciona no 4g daqui).

            Obrigado!

    • Caio Oliva

      Li em outro site que a fonte de alimentação é um em formato usb, que pode ser utilizado na própria Smart Tv (:

  • Geraldo

    Desculpe a liberdade de corrigi-lo, mas seria na entrada HDMI, e não saída.

    • Arnaldo Lage

      Corrigiu erroneamente. É saída mesmo! Entrada é a do aparelhinho da Google.

      • Roberto

        Negativo. A TV tem entrada HDMI, quem tem saida HDMi é aparelho de Blu Ray, Apple TV, Play3, Decoder de Tv a cabo.
        A saida envia um sinal, e a entrada recebe esse sinal.

        Se a TV tivesse saida HDMI ela estaria enviando o sinal dela para outro aparelho. E é exatamente o contrário.

        Esse aparelho do Google não tem nem entrada e nem saida. Ele é um pendrive HDMI, que envia um sinal par a entrada HDMi da TV

        Abs

        • Bira Michels

          Correto, é apenas um PenDrive HDMI que recebe o sinal mais nada..

          Povo não le da nisso. Eu vi a apresentação deles hoje, é apenas um PenDrive HDMI mais nada, sem FIO.

      • Rodolfo Matos

        Entrada pois é de onde vai vir a informação que será exibida na TV. É saida quando está na placa de video do seu computador e gera as informações que serão exibidas na TV/monitor.

    • Marcus Alcazas

      Através de uma porta hdmi pode-se enviar ou receber conteúdo, sendo assim cada aparelho tem uma função para a porta hdmi, creio que em tvs seja entrada hdmi e em dispositivos como apple tv, playstation, xbox ou aparelhos bluray seja saída hdmi, para evitar confusão prefiro dizer para conectar pela porta hdmi.

  • Jean Carlos

    Quem ganha somos nós. Concorrência é a melhor coisa que existe para nós consumidores.

  • @ReiVersuri

    O Google apenas não mostrou que esse pequeno aparelho tem um cabo e uma fonte que necessita ser conectada em uma tomada.

    • Overlord

      Porta HDMI não fornece energia. 🙂

    • Caio Oliva

      Que não é tomada e sim porta usb 😀

  • Anderson Lira

    Realmente tem que ter uma fonte de energia, já que HDMI não tem energia como o USB… Como diz no site da google em letras miúdas e quase transparentes, “Power cord required (not shown)” #FAIL

    • Leonnmendes

      O chromecast se alimenta do Hdmi 1.4. Se a tv nao for compatível com 1.4, pode usar a entrada USB da tv, se ela nao tiver USB, aí liga-se na tomada, espertalhões. Ta escrito no manual do chormecast

  • Daniel

    Bom, hj em dia uso o controle virtual da panasonic pra controlar a tv pelo iphone e a apple tv pra passar tudo pra tela. Quem tem tv com software de controle remoto nao precisa levantar nem pra pegar o controle pra colocar no canal HDMI eheh

  • Tiago

    e o “plus tax” no final do vídeo?”

    • GT

      uns 8%, que todo mundo paga quando compra

  • Felyppe Spasa

    Bom se tem que ligar na tomada por necessitar de energia externa eles poderiam fazer um conector USB no cabo para a alimentação assim quem tem tv com porta usb não precisa ligar na tomada. #dica para Google.

    • Calheira

      Mar vc está errado, para vc mandar imagem só USB pra a tela, a tv tem q decodificar e isso teria q depender d tv pra tv. Como é hdmi independe da tv. Muito bem sacado pelos kras.

      • Pelo que eu entendi ele quis dizer para conectar o aparelho na porta hdmi da tv e o cabo de energia do aparelho numa porta USB da tv.
        A minha tv já é meio antiga e tem porta USB, porém é apenas para “serviço”, aí não sei se ela é alimentada constantemente ou se precisa fazer algo (modo de serviço)

    • Daniel

      Eles já fazem isso. As lojas dizem que o aparelho vem com cabo USB. Além disso, não vi confirmação oficial, mas pelas fotos a porta de alimentação deve ser Micro-USB comum.

  • Felyppe Spada

    Bom se tem que ligar na tomada por necessitar de energia externa eles poderiam fazer um conector USB no cabo para a alimentação assim quem tem tv com porta usb não precisa ligar na tomada. #dica dica para Google

    • Gunter Braga

      Muito bem pensado Felyppe Spada.
      É uma boa idéia.

    • Overlord

      E usar uma porta USB da TV só para fornecer energia? #FAIL
      E tu aindas vais ter que usar mais um cabo para ligar nesta USB. #FAIL Duplo.

      Até porque, se tu estás ligando na TV deve ter uma tomada por perto, né? 😉

  • Leandro

    a fonte de energia requerida sera apenas um cabo usb ligado na TV.

  • Felipe

    Da para ver na imagem, atras dele uma entrada, provavelmente para o carregamento da bateria… deve funcionar igual a um fone sem fio, tipo do xbox 360, liga-se em outra entrada usb ou no carregador tipo do iphone mesmo…. Estava pensando em pegar o apple tv, mais depois dessa mudei de interesse!! kkk

    • Na minha opinião, o preço é a única grande vantagem desta solução do Google.
      No resto, a Apple TV ainda é muito melhor, apresentando muito mais benefícios e opções (não apenas um simples retransmissor).

      A Apple TV tem conteúdo independente do gadget, coisa que este adaptador não tem.

      • Pedro Alves

        Se você gosta de viver no cercadinho da Apple, realmente.

        • Ok, mas quem não gosta do cercadinho da Apple, qual a opção? O cercadinho do Google? Ou da Microsoft?
          O que você chama de “cercadinho”, a indústria chama de padronização. Mas cada empresa tem um padrão próprio e sempre foi assim. Nos anos 90, só quem usava o cercadinho Windows tinha todas as vantagens, quem ousava usar outro computador, tinha muito trabalho para compartilhar com outros.
          Eu escolho os cercadinhos pela qualidade. Uso os da Apple e os do Google, pois atualmente é difícil viver tecnologicamente sem estar em um desses cercadinhos.

          Você acha mesmo que o Chromecast é melhor e mais funcional que a Apple TV?
          Por favor, me argumente porque, pois fiquei interessado.

          • Guilherme

            Pra quem deseja apenas assistir videos, fotos ou escutar músicas é muito mais vantajoso que uma Apple TV.

            • Se alguém aqui disser que este simples adaptador do Google (que precisa de um gadget externo para ser funcional) tem mais funcionalidades que o Boxee, o Roku ou até mesmo a Apple TV, é atestar má vontade em discutir seriamente.

  • Paulo

    Chega no Brasil por R$ 200.

  • fernando hecktheuer

    {OFF} Ilex hoje estava testando as novas funcionalidade do SIRI no IOS 7 beta 3, e o SIRI em portugues deu uma pista de aparecer. Se você falar, por exemplo, “OI“ aparece Sorry, something`s wrong. Can you try that again. Ta até ai todo bem mas a voz e a mesma do controle em português e ele lê tudo errado. Da uma testada e posta aqui no blog. Não sei se tem algo haver mas estou usando um iPhone 4s

    • Robson Olindo

      Tentei fazer o mesmo, mas a resposta foi com a voz Americana, e mas nada.

      • fernando hecktheuer

        Cara estou loco aqui, era para ter filmado. Ele mostrava que o siri estava off mas eu inventei de ativar e ficou normal. Estou restaurando o meu iPhone de um backup antigo para ver se funciona. Se funcionar vo fazer um video.

  • Julius

    US$ 35 vão dar mais ou menos R$300 no Brasil

    • Claros

      De onde você tirou essa cotação absurda?

  • João

    Eu visualizo as minhas fotos, escuto minhas musica e vejo vídeos do youtube na tv tudo via o aplicativo iMediaShare, e ele é de graça ‘-‘
    Funciona muito bem.

    • Fabio

      Mas aí a tv tem que ter que ser smart, né?

  • Henrique Orsi

    Nice!

  • Floydbh

    Isso vai incentivar avanços da AppleTV assim como a baixa de seu valor!

    mui bacanaa!

  • Bruno

    Pra quem tem SMART TV da LG (e talvez outros modelos) já rola algo assim via DLNA no aplicativo do Youtube, por exemplo. Posso estar lá assistindo TV e aí só clico no app do youtube pra rodar na TV e ele já inicia o aplicativo do YouTube na TV e roda o vídeo, tudo bacaninha.

    • Gregory

      Na minha smart LG tambem funciona assim.. porem só no netflix e youtube.
      No chrome nao consegui.

  • Franklin

    A trilha do vídeo é mto boa! 🙂

  • Bruno

    Apenas uma observação

    Existem tvs que quando há sinal HDMI elas trocam automaticamente a entrada, tipo eu ligo meu videogame e ela entende e ja entra na entrada correspondente. Não seria esse o conceito sem controles?

    • Ainda poucas TVs são assim.

      • Vinícius

        Se for essa a questão de ter que me levantar e plugar o dispositivo a ter que apertar o controle pra mudar para HDMI, fico com o controle! 😉

      • Minha tv tem uns 4 anos e já tem essa tecnologia. e olhe q nao era a top quando eu comprei. rss
        Se nao estou enganado, essa tecnologia se chama Anynet+.
        Sempre q ligo o PS3 ele liga a tv sozinha e já coloca na entrada correta e ainda consigo controlar certas coisas no PS3 usando o controle da tv.

      • Minha tv tem uns 4 anos e já tem essa tecnologia e olhe q nao era a top quando eu comprei. rss
        Se nao estou enganado, essa tecnologia se chama Anynet+.
        Sempre q ligo o PS3 ele liga a tv sozinha e já coloca na entrada correta e ainda consigo controlar certas coisas no PS3 usando o controle da tv.

  • Leonardo Kamiya

    A matéria diz que o Apple TV precisa estar ligado antes de poder reproduzir airplay e isso nao é verdade. Depois que voce configura pela primeira vez ele fica sempre conectado a rede wifi então quando voce quer transmitir algo via airplay é so apertar em Apple TV no dispositivo que ele sai da baixa energia e começa a receber imagens.

    O Chromecast aparentemente vai funcionar do mesmo jeito.

    • Sim, como você mesmo afirma, “precisa” apertar no controle para a Apple TV acordar do repouso. O Google diz que isso não é preciso em seu dispositivo, pois ele identifica automaticamente a conexão e acorda sem precisar tocar em nenhum controle.
      Mas como dito no texto, o controle ainda é necessário para trocar o canal da TV.

      • Leonardo Kamiya

        Peraí. Aqui em casa nao toco no controle para acordar a Apple TV antes de ver algo via airplay.

        Eu toco no botão airplay no iPad ou iPhone, escolho Apple TV mesmo que ela esteja dormindo, a luz que tem na frente acende e vai direto para o conteúdo que eu quero ver.

        Era isso que eu queria dizer.

        • Caio Oliva

          Comigo é assim também…

          De manhã acordando, tem algo interessante eu ligo daqui do quarto a Apple Tv em repouso lá na sala. Eu chego e ela já está ligada. Já repeti esse processo na frente dela com ela 100% em repouso, com o LED off e continua aparecendo o ícone de AirPlay no iPad, aí é só clicar que a caixinha acorda e passa a sincronizar 🙂

        • Arlei

          Ele se refere ao controle da TV infellizes… ou vc deixa sua tv sempre ligada no canal HDMI q sua apple tv esta?! não, vc deixa no da tv aberta ou da tv a cabo, dai qndo vc quer usar o apple tv precisa pegar o controle DA TV e mudar o canal HDMI!!!

          OMG! aulas de interpretação de texto, não faltem da próxima vez ok?!

          • Edson Tsu

            Então vamos a mais uma aula de interpretação
            Aqui o iLex diz: “Sim, como você mesmo afirma, “precisa” apertar no controle para a Apple TV acordar do repouso.”
            Acredito que o que ele disse foi que é necessário apertar no controle para a Apple TV acordar, apertar no DISPOSITIVO. Se é para acordar, com certeza deve-se apertar no dispositivo que vai parear e não no controle da TV.
            Parece que o do Google funciona por aproximação, ou seja, se algum dispositivo que já foi configurado se aproximar dele, ele acorda. AÍ sim depois o iLex diz que mesmo assim, ainda será preciso apertar no controle da TV para escolher o canal HDMI do aparelho do Google. Salvo nos exemplos tipo: PS3 em uma TV Sony, que ao lugar o videogame, a TV também liga já direto no HDMI do PS3. (No meu caso é assim)

      • Caio Oliva

        Mas a minha tv faz sozinha, quando ligo a sky, ela pula de canal e quando a apple tv acorda ela pula denovo kk

        Mas de qualquer forma é ótimo para nós consumidores, assim a apple se coça e aprimora a caixa preta (:

  • Thiago

    Se fosse a Apple que tivesse lançado isso, o iLex ia achar genial, mas como é o Google… Haha 🙂 somos todos assim!
    Ainda acho a Apple TV mais interessante também.

    • Se a Apple lançasse um dispositivo AirPlay portátil que permitisse ser usado em qualquer TV, custando US$35, eu acharia sim o máximo, porque realmente seria e não porque sou um acéfalo adorador da Apple, como você parece ter sugerido.

      A tecnologia AirPlay e o ecossistema Apple estão muito mais maduros e avançados, por estarem mais tempo no mercado. O do Google, por estar ainda no início, ainda precisa que os aplicativos se adaptem, o que levará ainda um certo tempo.
      É óbvio que para mim, usuário de iOS, seria de uma grande utilidade um produto assim da Apple. Mas se fosse para escolher entre ele e a Apple TV, continuaria achando que a Apple TV tem bem mais recursos, pois não se limita a um dongle transmissor de AirPlay.

  • Raul

    Vi o manual há duas opções de carregamento uma por USB e outra por fonte de alimentação… Sinceramente achei fantástica a mobilidade do dispositivo

    Tanto pra uso pessoal como profissional

    Não há como comparar com a Apple TV mas tem muito potencial

    • Arlei

      Melhor opinião que li! Disse tudo, novidade legalzinha, não vale a pena a compra ainda… mas com potencial enorme futuramente.

  • Alexandre

    Muito bala!!!!!!

  • Jows23

    Comprei meu Apple tv faz uns 20 dias e curti muito, é muito pratico e facil de usar, recomendo pra quem não tem smartv, com ele sua tv vira uma smartv de alta qualidade e por isso ainda acho que esse pendrive do google não chega nem perto do appletv.

    • Victor Mats

      Pena que a Apple TV não custa 35$…

      • Ricardo

        Quem tem uma TV que custa mais de 2k pode ter uma Apple TV de USD99. 🙂

    • Henrique

      Concordo. Tenho AppleTV há quase dois anos e complemento seu comentário afirmando que MESMO para quem tem smart TV compensa demais investir num AppleTV. Não tem comparação a qualidade de processamento, conteúdo e imagem com os aplicativos de uma smart TV. Acho que as smart TVs ainda estão engatinhando… O netflix, por exemplo, tem mil vezes mais qualidade num AppleTV, na minha opinião.

  • hamlacerda

    Alguém sabe qual é a música do vídeo?

    ótima pra colocar como toque de chamada

  • Guilherme

    Jailbreak vem aí com tudo… Provavelmente lançarão um tweak no Cydia que faz o iDevice reconhecer o Chromecast como um dispositivo AirPlay e se encarrega de transmitir tudo pro Dongle.

  • Frederico

    A Google é f***!!! Tem que tirar o chapéu para eles.
    putz… Que ideia incrível!!!
    vou comprar com certeza!!!! 🙂

  • André Luis

    Vejo sangue jorrando nesses comentários.
    😀
    Relax

  • Diego

    Comprando assim que lançar no ebay 😀

  • JMazio

    “Zorba The Greek” Esta é a musica no vídeo…

    • hamlacerda

      Valeu mesmo JMazio. Estava até agora procurando e não encontrei.

      um abraço

  • Lauro

    Comprado na Amazon.
    Mudei o IP para americano e consegui. USD 40,87 com frete e impostos. Agora é esperar a entrega prevista para 22 a 27 de agosto e posteriormente o envio para o Brasil.

    Ansioso

  • Beaguinho

    Agora só falta o suporte nativo pelo iOS 7 😛

  • Rodolfo Queiroga

    ILex, ela funciona com computadores? Se sim apenas espalhamento ou funciona como segunda tela?

    • Funciona com computadores, mas apenas para conteúdo da internet. Nada de espelhamento.

  • Felipe

    Parece ser interessante apesar de não ser nada por si só, apenas uma ponte pra TV, o que realmente é muito por por meros 35 dólares.
    Eu já tenho um Apple TV e uso Airplay todo dia, mas acho que vou adicionar um Chromecast em um das portas HDMI que está livre. =)

  • Filipe Ferro

    Eu já faço isso a meses na minha TV. É uma Panasonic e tem o app do youtube. So preciso abrir o app no iphone e como estão na mesma rede já mostra a opção de transmitir para Tv, criar lista de reprodução. Muito bom…