Curiosidades

[aperitivo iOS 7] Bloqueio de ligações e mensagens, direto no sistema

iOS 7 - Blacklist

Uma das novidades mais aplaudidas (e mais esperadas) do futuro iOS 7 é a possibilidade de impedir que pessoas indesejadas sejam capazes de contatar você, sem precisar instalar nenhum aplicativo para isso. Esta função é solicitada no iPhone desde o iOS 2.

Com o novo sistema, você poderá bloquear um contato que esteja lhe importunando (telemarketing, ex-namorada), impedindo que você receba dele ligações telefônicas, FaceTime e até mensagens de texto (iMessage ou SMS). Até então, isso só era possível no iPhone através de jailbreak.

O bloqueio funciona da seguinte maneira: quando um número é bloqueado, qualquer ligação que ele tentar fazer para o nosso telefone, é desviada para a caixa postal. No caso de mensagens de textos, eles simplesmente nem chegam, sendo imediatamente apagados para sempre.

Black list

Único porém é que você é obrigado a adicionar as informações da pessoa bloqueada em seus Contatos. Em nossos testes, resolvemos este problema criando um contato chamado SPAM, no qual usávamos em uma outra dica aqui do Blog, e funcionou perfeitamente. Assim, basta incluir outros números neste mesmo usuário que eles serão automaticamente bloqueados, sem poluir a sua agenda com nomes extras.

SPAM bloqueado

Esta funcionalidade não é novidade em outras marcas de telefone e demorou longos 6 anos para chegar ao iOS. Não é revolucionário, mas é básico, e mesmo com o incrível atraso, estamos felizes que finalmente poderemos ter acesso a algo tão necessário. Já é um dos grandes motivadores para adotar a nova atualização.

O futuro iOS 7 ainda está em fase de testes e deve ser liberado ao público somente depois de setembro.

Botão Voltar ao topo