Notícias

Apple tem planos de mudar sua política de troca de aparelhos em suas lojas físicas

Apple Genius Bar

Uma das melhores coisas que se tem em uma loja própria da Apple (as chamadas Apple Stores, inexistentes ainda no Brasil) é poder levar qualquer iPhone, iPod, iPad ou outro produto com o logotipo da maçã e, se ele estiver na garantia, os técnicos da loja trocam o aparelho na hora para você, em questão de minutos.

Pois é, bem quando é a nossa vez, a Apple resolve mudar as regras.

Segundo o site AppleInsider, a empresa está estudando formas de mudar sua política de substituição, implementando na própria loja consertos menores como troca de botões defeituosos, alto-falantes, placa-mãe e telas quebradas. O cliente, com isso, esperaria um tempo maior para reaver seu aparelho, ao contrário de hoje que você leva apenas 15 minutos para sair com outro novo.

A notícia boa é que este benefício se estenderia também para aparelhos fora da garantia, que hoje são trocados por uma taxa fixa, não importa o problema que tenham.

Estima-se que a Apple economize assim cerca de US$1 bilhão por ano com custos de substituição de aparelhos. O que já é uma boa economia para a empresa.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Pedro

    Brincadeira!!!

    • Pedro

      quem dera fosse brincadeira :/ efeito Cook na apple. Tim só pensa em numeros, Jobs pensava na imagem da empresa (It just works)… nessa a apple desceu no meu conceito! piorar o atendimento aos usuarios pra ter uma economiazinha no fim do ano depois de vender trossentos aparelhos e lucrar rios de dinheiro. Que melhore a qualidade dos componentes dos aparelhos ainda mais em vez de pioraro atendimento ao consumidor.

      • Jonas

        Concordo plenamente Pedro!

        “Que melhore a qualidade dos componentes dos aparelhos ainda mais em vez de piorar o atendimento ao consumidor.”

        Muito bem dito!

      • Dário Duarte

        me perdoe cara mas empresa nenhuma substitui o aparelho por outro novo, até onde sei somente a apple faz isso, está reclamando de que? eles simplesmente estão igualando aos demais…. e não é dever da empresa trocar o produto por outro em caso de defeito, pelo menos no Brasil eles concertando já é aceito, caso não dê solução poderá trocar o produto por outro de igual qualidade ou reaver o dinheiro de volta, isso dentro da garantia. (Direito do Consumidor)

        • Glaucio

          Ma a Apple sempre se destacou justamente por NÃO se igualar, por tentar sempre se diferenciar. Com isso conquistou clientes fiéis. A partir do momento que ela se nivela por baixo, está desrespeitado o cliente que confiou na história e no relacionamento que até então a empresa mantinha com seu público. Lamentável que ela faça isso e mais lamentável que existam pessoas que aceitem, achem normal, e pior, achem que como é no Brasil, a coisa pode ser mal feita pois estamos prontos para aceitar…

          • Thiago Souto

            A Nextel troca na hora os aparelhos defeituosos em questão de minutos. Eu mesmo tive um BB trocado em menos de 20 minutos.

        • Ricardo

          Dário, mas aí é que está. Ela está se igualando às outras empresas. O que diferencia a Apple é, entre outras qualidades, o ótimo suporte aos seus produtos. Mas parece que isso está perto do fim.

  • Mac_Johns

    Bom para a empresa, mais a maioria dos clientes não gostaram da ideia !

  • Alex Retamero Dias

    Não vejo problemas com isso. Brasileiro nunca teve isso mesmo e com outras marcas é que não terão mesmo. Logo, a apple continua fazendo a sua parte, e com certeza, deverá haver casos em que o aparelho será substituído por outro.

    • No Brazil não tinha isso, mas eles trocam nossos aparelho também caso precisemos de assistência, com isso agora talvez além da demora normal, demore mais tempo pra consertarem nossos aparelhos defeituosos.

    • Francis

      Concordo inteiramente com o que vc disse.

  • pipo

    Quando tá chegando no Brasil, inventam essa…

    • Fabio

      O mundo já aprendeu que brasileiro é otário, cabe a nós mudar isso.

      • Bruno Lopes

        Fábio, do jeito que você falou ‘o mundo já aprendeu que o brasileiro é otário’, parece que eles estão fazendo isso somente por causa da implementação das Apple Stores no Brasil, o que não é o caso. A mudança será feita no mundo inteiro e não só em nosso país, xingamento desnecessário a população em geral. Não são todos otários, só existem várias pessoas desinformadas, e o governo não faz nada para mudar isso (pois como a porcentagem de pessoas desinformadas é maior que a de pessoas informadas, o governo atual nunca muda).

  • Wallace Siqueira

    Para o bom usuário, que não deixa seu celular de qualquer jeito em qualquer local, não muda nada, pois dificilmente irá estragar.

  • Copeta

    Nunca fica perfeito consertando o aparelho. Acho que a troca é bem melhor. E mais rápido!

    • A troca que eles fazem é por aparelhos consertados, acaba ficando na mesma

    • Talvez um ponto positivo seja o que houve comigo, mandei meu aparelho pra assistência e recebi um novo, este veio com riscos na tela e quando entrei em contato com a Apple pra reclamar pediram pra mandar email com as fotos e ignoraram completamente meu caso, resultado disso é que abandonei cases e películas, agora só uso o iPhone pelado. Haha

  • Mauricio Furlam

    A apple esta cada vez mais parecida com uma empresa qualquer. Isso é preocupante. De qualquer maneira ainda parece que continuariam a prestar um bom serviço.

    Agora é dificil imaginar o esquema antigo funcionando no Brasil. Infelizmente, não é dificil imaginar pessoas estragando aparelhos pouco antes da garantia vencer para poder trocar por outro novo. Nao eh sindrome de ‘vira-lata’, mas é triste ver como a falta de principios basicos de vida em sociedade.

  • Luciano

    Por outro lado, quando a Apple te entrega um aparelho em substituição ao seu com defeito, costuma ser um refurbished, não? Se for assim, prefiro o meu consertado, do que um de terceiros, que também foi consertado.

    • George Harrison

      Exatamente! Tive o meu iPhone 4 substituido, porém recebi um aparelho refurbished. Desde o início tive consciência disso e fiquei satisfeito pois está funcionando perfeitamente.

      • Rodrigo

        Como você troquei o meu iPhone 5 a mais ou menos 30 dias por outro nao sei se é recondicionado ou não , mais em perfeito estado , e funcionando onde o meu estava com problema.

  • Ed

    Como sempre quem se ferra é o cliente e a empresa é a única que vai se beneficiar. Eu não ia querer ter um aparelho novo com peças substituídas. Pra mim isso torna é um Iphone usado.

    • Seria legal se continuassem a substituir os aparelhos com até 90 dias e reparassem os com mais tempo.

    • Ou oferecessem um plano de garantia entendida visando a substituição do aparelho em qualquer ocasião, sei lá

  • Angel Aspron

    pra variar, nós brasileiros demos azar!

  • Clemente

    Comprei um iphone 5 na sexta-feira e não consigo fazer o update para o 6.1.4 por nada, em nenhum computador, sempre dá erro. Usei um note novo, tirei da caixa para testar e o mesmo erro, além de um barulho de algo solto dentro, coisa que já vi que é um tanto quando comum, não só aqui como lá fora. A diferença é que lá fora vc troca na hora, aqui vc tem que ficar até um mês esperando eles verem que josta foi feita, e enquanto isso, se vira, compra outro ou fica no orelhão!!! Atendimento 1000 para um aparelho que não custa menos que 2500 dilmas! Infelizmente vou ter que questionar a apple judicialmente, uma vez que celular já é considerado de uso essencial, então a troca deve ser feita na hora… Além do que vou testar o Galaxy e ver se é tudo o que falam mesmo…

    • Sphincter Jones

      Tente desativar o anti vírus (se vc tiver um PC com Windows) no momento de baixar e instalar a atualização. Já tive este problema e para mim funcionou.

      • Clemente

        Peguei um note novo, zero, saído da caixa, com tudo desativado e o erro é o mesmo. Nem a apple sabe o que tá acontecendo e se recusa a trocar o aparelho que ainda veio com uma caxirola dentro, acho que já é por conta da copa que vem aí… a apple já tropicalizou as operações no brasil, ficou a mesmo porcaria de qualquer outra empresa que se instala aqui nos trópicos. Pelo menos o meu dinheiro eles, além de não verem mais, ainda vão ter que me devolver o que paguei pelo mais caro peso de papel da história!

    • Ernani Filho

      Já tentou atualizar pelo próprio aparelho?

      • Clemente

        Já, de tudo que é forma e nada funciona!!! Quer dizer, só funciona como caxirola mesmo!

        • Edguitarra

          O barulho de algo solto normalmente é a chave do lado esquerdo que serve para mudar para o modo vibratório. Tente chaqualhar o aparelho segurando esse botão. Se não for isso eu não sei…

          • Clemente

            Segurando todos os botões o barulho continua… Basta procurar no google “something loose inside iphone” que dá para ver que meu problema não é isolado, segundo a própria apple é um erro de fabricação, mas que eles se recusam a trocar o aparelho… Solução apontada pelos próprios atendentes da apple: JUSTIÇA! Ok, duas ações para resolver meu problema…

        • Roger Sandro de Oliveira

          Vc ja tentou recuperar ele em modo de fabrica no iTunes? Você conecta ela no pc ligado, abre o iTunes e depois aperta o bota home e o de ligar junto, segura até aparecer a imagem do cabo na tela do celular, o iTunes reconhece que ele esta em modo de recuperação e ai reinstala o software do aparelho…. Tenta ai, ele ja vai sair atualizado e vai corrigir esse problema.

          • Clemente

            Já tentei de tudo com vários computadores diferentes, um retirado da caixa só para isso e nada… Agora só falta esperar a justiça ou levar na macumba, pq se não resolver como celular, pelo menos serve como chocalho!!!

  • iron

    O problema é quanto tempo eu fico sem o aparelho enquanto está consertando.

  • Wesley Reuel

    iLex tenho um 3G de 8Gb com problemas na antena de celular e wifi, e com problemas na tela, ele não está mais na garantia como devo fazer pra trocar? E quanto irá me custar isso? Pode me dá ideia?

    • Tiago Lima

      Olá Wesley…
      Eu tive um problema e aqui em São Paulo levei na Mundo Mac, precisei trocar o meu iPhone 4 e o valor cobrado foi de R$ 459,00.
      Levando em consideração o fato de o iPhone 3G não ser mais comercializado, eu não sei se haverá a troca por um do mesmo modelo ou pelo modelo posterior; Mas não custa nada tentar….

      • Wesley Reuel

        Meu nobre, vou tentar fazer essa, mas sabendo que tenho uma prima que vai aos EUA custa pedir pra ela tentar fazer isso lá?
        Qual foi a loja que você levou aí em São Paulo pra que eu possa tentar contato e verificar se ainda é possível fazer algo!

  • Wellington Alves de Lima

    Pelo visto já ouviram falar do jeitinho brasileiro.

  • Renato

    Eu acabei de comprar um gift card de $50 dolares, que a app store dizia que nao era valido. Mandei um email, no mesmo dia responderam pedindo a foto do cartao e do recibo da loja. No dia util seguinte me enviaram um novo codigo e pronto… Ainda gosto muito do servico da apple.

  • Flavio

    Eu admiro a Apple numa boa mesmo. Estive nos EUA recentemente e fui na loja da maça com meu iPhone 3GS (bem velho. Já tinha sido da minha esposa e tava detonado mesmo). Eles me deram outro (iPhone 3GS) novinho por 150 dólares. Foram R$ 300 com os quais eu jamais compraria nenhum celular decente aqui no Brasil. Falem o que quiserem, mas que é uma empresa admirável, isto é. E mudar esta regra, pra se encaixar ao que o “mercado” faz eu acho natural. O outro lado da moeda é o consumidor (cada um, em cada país) passar a exigir atitudes diferentes do mercado na hora de escolher os produtos ao invés de sair comprando e comprando….

    • Roberto

      Flavio, mas nessa sua história a questão do preço tem um fator muito grande de comprar lá fora…

      Tudo aqui é muito mais caro, os impostos jogam o preço lá em cima, independente de ser Apple ou qualquer outra marca. Por exemplo, lá fora se compra um Kindle, o mais simples, por 70 dólares, daria em torno de 140 reais. O mesmo Kindle aqui sai por 300, o dobro do preço.

      Sobre a questão da troca, infelizmente como alguns disseram aqui, se mantivessem essa política de troca ia ter muito “esperto” levando aparelho prestes a vencer a garantia para trocar, sabemos que infelizmente a maioria do povo brasileiro gosta de levar vantagem.

  • Luiz

    Economizariam 1 bilhão em troca de aparelhos e deixariam de vender 2 bilhões. Hoje, com a concorrência e seus smartphones cada vez melhores, esta tudo nivelado por cima, e um diferencial, pode ser a política de troca. Enquanto outras empresas mandam os aparelhos para manutenção, e temos que esperar até 30 dias pelo concerto, a Apple troca seu aparelho por outro novo. Pode até demorar uns 10 dias, mas trocam. Foi o que aconteceu comigo. Procurei uma autorizada Apple em BAURU, trocaram meu iPhone 4S em 10 dias.

    • Daniel

      Verdade! Concordo. Economizam 1 bilhão e deixam de faturar 2! A Apple perderá um dos seus principais diferenciais e atrativos.

  • Overlord

    Na minha humilde opinião, é o tipo de economia porca.
    A atual política de troca de aparelhos em suas lojas físicas é um diferencial da marca.

    Agora, teremos de esperar quanto tempo pelo conserto?
    E ficaremos sem o aparelho enquanto isto?

    • Caio Oliva

      Concordo plenamente com você FishBone !!!!

  • Marcio Card

    na verdade essa atitude, que não vejo errada é pela fama que nós (isso me inclui tbm não vou fazer de hipócrita) temos de sempre que der levar vantagem…com certeza o que iria ter de aparelhos “com defeito” causados de propósito para forçar a troca não estaria no gibi

  • Fabiano

    Essa semana fui a uma Apple Store aqui nos EUA e vi uma cliente ter o iPhone consertado ao invés de ganhar um novo! Ou seja, a norma já está valendo aqui!

  • Giulio Pasini

    Eu troquei o meu iPod Touch 5 (Americano) na garantia, o microfone dele tinha parado de funcionar, eu recebi outro (Brasileiro) e a bateria dele dura menos e a tela tem um vazamento de luz na parte superior, vou esperar um pouco e trocar, não aguento toda hora ir lá, esperar, colocar nova película.. troquei o meu iPod Touch 4 4 vezes num período de 2 anos (finalmente, o último esta bom).

  • Marcelo Trovanotti

    Vi em outro site que o intenção da Apple é transformar o AppleCare num modelo de assinaturas. Ou seja, o cliente assinaria o serviço e não mais o compraria.
    Pelo o que entendi, só seria feita a substituição de aparelhos cobertos pelo plano, e os demais seriam consertados. Isso explica as mudanças.

  • Raphael Mota

    ILex, a apple da algum desconto qndo for comprar o novo iphone e entregar o antigo a eles?

  • marcelo

    Eu posso trocar meu iphone 4 defeituoso, fora da garantia, por um novo pagando uma taxa fixa? Como é isso? Só fora, ou no Brasil também?

  • Whaner

    Embora a nossa Apple Store ainda demora para abrir, já é possível aproveitar esta política de troca de aparelhos. A “única” alteração é que não é feito na hora. Existem alguns pontos de assistência técnica da apple, como o da Saraiva, no Shopping Morumbi, em sampa. Se o aparelho estiver na garantia, eles trocam por um novo. Se não, você paga um valor fixo, por modelo de equipamento. Eu troquei um iphone 4 32gb, que estava com a tela quebrada e o botão home com problemas e paguei 400 dilmas, em 3X. Vendi o aparelho por R$1,2 mil… Pra mim, valeu a pena.

  • “Estima-se que a Apple economize assim cerca de US$1 bilhão por ano com custos de substituição de aparelhos. O que já é uma boa economia para a empresa.”

    Boa economia? Tem empresa que nunca vai faturar isso em toda sua história. Rsrsrs

  • Vitor

    Estou em Vegas e acabei de levar meu IPhone 5 para a troca da tela, U$ 159,00 em 40 minutos estava pronto,

  • Roberto Caseca

    Uma pergunta com essa política. Tenho um iPhone 4s estou indo pra Londres será que se eu der o meu e pagar esse valor a mais consigo pegar um 5???

  • Roger sandro de oliveira

    ALguem pode dizer qual a melhor assistencia da apple aqui no Brasil, em SP? digo loja?? tive problema com meu Ipad e levei na do Shopping Analia Franco, trocaram 3 vezes, posso dizer com certeza que recebi um refurbish! com certeza, só com ação judicial eu consegui resolver e receber um novo, por outro lado tive problema no teclado de meu mac e levei no Shopping Mooca, acho que é Iplace, lá sim foi solucionado, no Analia todas as trocas foram em no minimo 20 dias, nunca na hora…

    • Nanda

      Eu tinha um Iphone 4S comprado no exterior e tive problemas no Wi-fi que caía toda hora. Levei numa autorizada no Bairro do Brooklin (Rua Guaraiuva) em SP e fui muito bem atendida. Estava na garantia e não demorou mais do que 10 minutos para que o técnico voltasse para me dizer que eu receberia um Iphone 4S novo em 2 dias. Pois bem, exatamente em 2 dias retirei o aparelho novinho. Fiquei chocada com a rapidez, já que era uma autorizada e não uma Apple Store.

  • Luís Felipe

    Haaaaaaaa Carvalho

  • Victor

    Uma coisa a se considerar é que o preço de alguns reparos pode cair e ficar abaixo do valor fixo de $149-199. Se o problema for um botão “Home” que não responde, quem sabe por $19 você saia com ele consertado da loja.

  • Vinicius

    Pois eh.. O problema eh que a troca eh feita por um aparelho usado….

  • André

    Por coincidência, na última sexta levei meu iPhone 5 com o vidro quebrado na Apple Store da Grand Central Station (NY) e trocaram na hora, por US$125 – falaram que após a troca seriam feitos testes e caso não ficasse bom trocariam o iPhone todo por US$225.

    • André

      Melhor do que pagar R$1200 em São Paulo!

    • juliothecesar

      Isso não é troca. Voce esta pagou pelo concerto.

    • juliothecesar

      Por falar nisto, cade a loja da Apple no Brasil, que o Blogo fez o maoir estardalhaço a respeito?

  • Ramon

    iLex poderia explicar esse trecho do artigo?!

    “A notícia boa é que este benefício se estenderia também para aparelhos fora da garantia, que hoje são trocados por uma taxa fixa, não importa o problema que tenham”

  • MeninoApple

    O que é feito com aparelho antigos ??? Sim aqueles que a apple deveria retem por estar com problema e acaba dando um novo ao cliente ??? Estou com um aparelho que foi substituido no Canadá, e nao foi retido pela assistencia, mais aqui nao ativa, dizem que esta com IMEI banido da apple por ter sido susbtituido, o IMEI já esta em outro aparelho e por isso nao ativa, porem sobe sinal de voz e dados(3G) aqui em SP.

  • juliothecesar

    A Apple vai economizar 1 bilhao e vai perder 20 bilhoes por causa desta politica.

  • Daniel

    Não entendo porque tanta algazarra por uma coisa tão simples. Tem gente que pensa que comprou um aparelho e agora é rei. Isso não afeta em ndaa a imagem da Apple. Que emrpesa hoje troca aparelho defeituoso por outro? Nenhuma! Então não entendo essa purpurinada toda aqui. A Apple está de parabéns! Muda mas muda com qualidade e dentro da normalidade! Quem não gostar então vai pra samsung. Compra um Galaxy ai quando ele der defeito você vai ver como e boa a assistência da samsung. sem falar que hoje Motorolla, Nokia e samsung são lideres em reclamação e estão com os piores serviços ao consumidor. Vai lá então…
    Tem gente que só da valor quando perde…ou leva o iron!

    • Clemente

      Não é questão de ser ou não rei, é questão de lei. Art 18, parágrafo 3 do CDC. Simples assim, celular já é considerado por muitos juízes como bem essencial, então, deu defeito de fabricação, vício, deve ser trocado de imediato, assim como geladeiras e outros bens essenciais, ou você acha certo alguém ficar um mês sem celular ou geladeira? E não estamos falando de um celular de 100R$, que vc pode comprar outro enquanto conserta….

  • claudson

    è Bricadeira. O problema é quanto tempo eu fico sem o aparelho enquanto está consertando isso demora muito.

    È melhor deixa com esta!

  • Guilherme

    Então mesmo se o aparelho estiver fora da garantia e você quebrar a tela eles concertam?? E é de graça??

  • Fabricio

    Será se eu levar meu iPhone 2G com a tela trincada eu consigo trocar por um novo ?

  • suely

    comprei um ipad 4 na best buy em orlando no começo há menos de um mês, tudo bem, até que
    começou a apagar e agora não liga mais, levei a iplace e eles me informaram que a apple não garante aparelhos comprados no exterior, mesmo que se trate de um defeito de fabricação????? O que eu faço???? Alguém pode me ajudar???

  • andre santana

    ganhei um iphone 4s da minha mulher e fui na loja por esta com um defeito e eainda estava na garantia so que demor ate 10 dias pra troca nao é na hora mas gostaria de saber seé verdade mesmo se troco de fato e vc pega um novo aparelho pois estava acostumado com android e sou novo com iphone se alguem puder me esclarecegrato desde ja .

  • Juliane B.

    Comprei um Iphone 4S de 32Gb ano passado, e com menos de 3 meses de uso apareceram manchas na tela, levei na assistência autorizada da Apple e depois de loooongos 30 dias recebi outro aparelho “novo”! O problema é que depois de alguns meses ele deixou de funcionar o Wi-fi, o ícone nem aparece para ser habilitado. Entrei em contato com a Apple e a atendente me informou que a garantia estava vencida, pois contava a partir da primeira compra. Resumindo…. acabei levando em outro lugar para arrumar, e me informaram que compensa comprar outro aparelho!!! Inacreditável!!!! Será que realmente me mandaram um celular novo??? É uma palhaçada isso! Depois disso entrei em contato com o Procon e me informaram que a garantia deve ser renovada já que foi a própria Apple quem trocou meu aparelho! Mas como mandei fazer orçamento do problema acabei perdendo a garantia!
    Desrespeito com o consumidor que paga caro para ter um aparelho de qualidade e acaba saindo no prejuízo!

  • José marcos

    Onde encontro no site aplle usa sobre trocas? É só levar Ipad e iPhone na apple store usa e eles fazer a troca, mesmo sem garantia? Mei iPhone nao tem som em alguns aplicativos, meu ipad microfone nao funciona.

  • Leandro

    GENTE parem de reclamar que as trocas nem são por iPhones novos, todos aparelhos são “refurbished” ou seja, recondicionados!

  • Cabral

    Como diz o ditado:

    “cada um tem o que mereço”

  • laura

    Pois pra mim a apple esta de parabéns!
    Em 10 dias manfei meu aparelho eles gizeram o reparo e dubstituiram por outro. Estou so aguardando chegar.nota 10

  • Marcelo Ferreira

    Olá
    eu tenho um Ipod touch 4 e um classic 160gb, tem como eu completar com um valor e trocar por um tel?? obs: a tela do touch esta trincada!!
    vlw galera

  • Joaquim Jose Da Silva Xavier

    Realmente a SARAIVA deixa a desejar em respeito ao consumidor. Fiz uma compra no inicio no mês (Nov14) de um aparelho celular IPHONE, já com defeito e até hoje não tenho nenhuma resposta sobre a troca ou conserto. Ou seja, paguei e não levei!!! Telefone não atende, e-mails não responde, infelizmente temos que esperar o tempo previsto em lei, para poder acionar o PROCON, DECON, para as providências cabiveis. SARAIVA NUNCA MAIS!!