DicasTutoriais

[MANUAL BDI] Como redefinir suas perguntas de segurança do ID Apple

Redefinindo perguntas de segurança

No ano passado, a Apple adotou maiores medidas de segurança nas contas da App Store (conhecidas como ID Apple) para a proteção dos usuários. Uma dessas medidas foi a obrigatoriedade em determinar três perguntas de segurança, com respostas diferentes cada (leia “Apple adota sistema de perguntas de segurança nas contas iTunes também no Brasil“). Elas são importantes, pois dificultam que outras pessoas acessem sua conta sem sua autorização.

O problema é que, como as perguntas são pré-estabelecidas, com o tempo muitos usuários acabam se esquecendo das respostas que deram.

Aprenda como redefini-las e cuidar para não esquecê-las mais.

No momento que você registrou as respostas das três perguntas, a Apple também solicitou para você um email alternativo, para ela enviar todas as mensagens de recuperação. Porém, como é algo opcional, nem todos colocam, mesmo sendo um fator de segurança bem importante. A dica deste tutorial só serve para quem informou este outro email endereço email, diferente daquele usado no ID Apple, pois é para lá que a Apple irá enviar o link para você redefinir suas perguntas.

Confira o passo-a-passo:

Se você definiu previamente um email alternativo:

❖ Passo 1: Entre neste endereço (link) e se conecte com seu ID Apple.

Conecte-se na sua ID Apple

❖ Passo 2: Depois de conectado, clique na aba Senha e segurança. Você verá duas perguntas e abaixo, um link de recuperação. Caso você não lembre das respostas certas, clique neste link.

Link para redefinição de respostas

❖ Passo 3: Procure agora o email enviado pela Apple para a sua conta alternativa configurada como endereço de recuperação. Nele, você encontrará o link para redefinição das perguntas. Você não será informado das respostas que deu antes, mas deverá configurar do zero outras três.

Claro que isso tudo só serve para quem lembra da sua senha do ID Apple. Quem a perdeu, basta solicitar uma nova neste endereço.

A regra de ouro é anotar as perguntas e respostas que você escolher em lugar seguro e que você possa consultar quando precisar. E, principalmente, definir um email de recuperação de segurança, para você sempre receber ajuda caso precise recuperar senhas e respostas. Se você ainda não fez isso, faça antes que você precise. 😉

Se você não tem definido um email de recuperação:

Pode acontecer que o link para redefinir as perguntas (no passo 2 explicado acima) não apareça. Neste caso é porque você não definiu previamente um email alternativo para recuperação. Neste caso, você terá que entrar em contato diretamente com a Apple, por telefone. O problema, para alguns, é que esta assistência é somente em inglês. Veja como fazer:

Passo 1: Acesse a página do ExpressLane da Apple neste link e defina onde você se encontra.

Passo 2: No menu, selecione Gerenciamento de Contas e depois a primeira opção da lista que aparecer, Perguntas de segurança de ID Apple esquecido.

Suporte Apple - Gerenciamento de Contas


Suporte Apple

Passo 3: Uma página aparecerá, permitindo que você peça para um técnico da Apple ligar para você. Isso pode acontecer imediatamente ou em um horário estabelecido por você.

Suporte Apple

Passo 4: Informe seus dados e um telefone para que os técnicos da Apple liguem para você. Clique em Continuar.

Passo 5: Espere eles ligarem para você. Então peça ao suporte para que as questões de segurança sejam redefinidas. Eles perguntarão algumas questões pessoais para ter certeza que você é você, como o número do seu cartão de crédito associado à conta, ou o número de série de algum aparelho que tenha tido acesso à conta.

Vale lembrar que, se você morar no Brasil mas tiver uma conta em outro país, falar diretamente com a Apple traz o risco deles fecharem sua conta, pois na teoria, você não pode ter uma conta em um país em que você não vive.

Se nenhuma destas soluções resolveu o seu problema, sinto muito, mas não é possível recuperar suas respostas. A Apple é rígida com sua segurança, o que inclusive é ótimo para que fiquemos tranquilos que nossas contas estão protegidas.

Nossa coluna Manual Blogdoiphone tem o objetivo de explicar dicas essenciais para o uso dos dispositivos iOS. Guarde este artigo em seus favoritos, para compartilhar com algum amigo ou parente que um dia precisar. ;)

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Edson

    Legal!

  • Alex Retamero Dias

    Boa dica, eu mesmo sou um que não lembrava mais as minhas respostas dadas. Pra falar a verdade, eu precisei de responder um dia, e não consegui lembrar por nada.

    • Bruno Bougleux

      Isso já aconteceu comigo… O trabalho!!!

      Acho mais fácil lembrar todas as minhas senhas já digitadas que responder a estas perguntas! hahahahhahahaha

  • Marcio Costa

    Estou com esse problema e tbm nao lembro do e-mail alternativo

  • Paulo

    Quando clico em senhas e segurança, ele nao tem a opçao para enviar para o meu email como ai em cima. E agora?

    • Emerson Reis

      Estou com esse mesmo problema….

    • Robson

      eu tambem esse mesmo problema esse link nao aparece..

      • Marcio

        Também to com esse probleminha 🙁

    • Artigo ATUALIZADO, com a resposta do problema de vocês. 😉

    • Marcelo

      Estou com o mesmo problema! Abaixo das perguntas não aparece o link para enviar pro meu email alternativo. O problema ocorre exporadicamente, qdo vou comprar apps do meu Ipad ele pede as perguntas que não lembro. Se fosso comprado do meu iphone 4, funcionava, ai depois baixava no ipad. Mas agora estou com um 4s. Ai ferrou tudo!!! Me lasquei. Só alguns jogos ou apps. Outros funcionam.

    • Tatiane

      Olá pessoal!

      Estou com esse mesmo problema. Não lembro as respostas, porém, no site não me dá a opção de “Esqueceu as respostas…” E agora?

      Tks

  • luiz

    bem útil, obrigado

  • Realmente, a redefinicao das perguntas e importante, no entanto e um processo chato de ser realizado!
    A orientacao deve ajudar e muito

  • marcelo tiba

    alguem sabe como eu faco isso mas para recuperar as perguntas no macbook pro tela retina?

    • Fernand:o_O

      Amigo, eu sei o procedimento no MacBook Pro sem tela Retina. Como o seu é tela Retina, não serve. Boa sorte!

    • iFumachi

      Nossa, vc esta com um problema muito grande, pois e com tela retina!

      Kkkkkkk

  • Marcio Costa

    Ilex, eu esqueci minhas respostas de seguranca, minha conta e dos EUA, qdo vou fazer como vc mostra acima, nao aparece a opcao de recuperacao, vc pode ajudar ou esse metodo so serve pra conta bra.

  • José de Oliveira

    Olá, não me lembro se cadastrei as perguntas nem email de segurança, no meu caso não apareçe o “passo 2”.
    Apenas aparece o lugar para colocar as respostas.
    O que faço???

  • Laécio Maciel

    Estou com este problema a alguns meses e sempre entrando em contato com a apple e eles não conseguem resolver. Na minha conta não aparece a opção “enviar informações para e-mail alternativo” como no link que aparece na da imagem. O que mais posso fazer?

  • Henrique

    Acho que muita gente não lembra pois não responde às perguntas de forma verdadeira 😛

    Exemplo: P = Qual nome do seu pai?
    R = AKAAGYF

    • AKAAGYF JÚNIOR

      Ei!!! Como assim?!

      • Helio

        kkkkk Muito bom!

  • Igor

    Tenho este problema e vou perder minha conta americana na proxima formatação do pc, pois foi o ultimo lugar em que respondi as perguntas, depois me esqueci :/

  • Cristiane

    Deduzo que, se eu não coloquei um e-mail alternativo, não vai aparecer essa opção embaixo, certo? É que desse computador que eu estou não dá para testar (não tem iTunes instalado). Eu lembro das perguntas, anotei a resposta. iLex, você poderia complementar o tutorial para aquelas pessoas, como eu, que se lembram das respostas, mas não forneceram um e-mail alternativo e agora querem fazer isso?

    • Cristiane, se você lembra das respostas tudo fica mais fácil. Vá na página do ID Apple, conecte-se e na aba Senha e Segurança, responda às perguntas e inclua um email alternativo. Está tudo ali. 😉

      • Cristiane

        Obrigada, iLex, farei isso assim que chegar em casa, para evitar transtornos futuros. O grande erro nosso é que geralmente essas novidades (p. ex. as perguntas) aparecem ao iniciar o iTunes e pegam a gente com pressa, a gente acaba fazendo de qualquer jeito só para se livrar daquilo logo e esquece de pensar que vai ser importante depois.

  • Diego Gabriel

    Quanto tempo demora para chegar o link para redefinir as respostas?

  • Emerson Reis

    Esse link não esta disponível para mim. Alguma dica?

  • Jhony

    Ótimo!

    Fui verificar e não sabia mais as respostas.
    Obrigado pela dica iLex.

  • Alberto

    O link para redefinir as perguntas e respostas secretas não aparecem.

  • Robson

    para mim não aparece opção de recuperação das respostas, só aparece , o quadrado com as 2 perguntas (que nao lembro as respostas) e embaixo Continuar. =/ e agora??

    • Cristiane

      Eu deduzo que isso acontece, para você e para os ouros, porque não há e-mail alternativo cadastrado.

  • Edson

    Tive esse mesmo problema, esqueci as respostas ou seja não havia colocado respostas e sim digitado letras aleatoriamente, liguei diversas vezes no 0800 do suporte da apple daqui, e em uma chamada o atendente foi muito atencioso e fez uma conferência entre Brasil/EUA, assim me mandaram um código no iphone, respondi o código que chegou, entrei no link que o iLex postou, mas mudei a opção do país p/ EUA, assim aparece um botão p/ gerar um PIN, passei o código e o atendente repassava todas as imnformações em inglês, visto que meu inglês é sofrível kkkkkkk, mas em poucos minutos resolveu meu problema…..fica essa dica….

    • Diogo

      Caros qual o número completo do 0800 da Apple para poder ligar e tentar redefinir as perguntas de segurança uma vez que não aparece a opção de mandar um e-mail para o e-mail alternativo.

  • Por não ter cadastrado o email de recuperação, eu tive que ligar no suporta da Apple (US), pois não existe esse suporte em português, e eles não resetão pelo suporte online, para isso me pediram o serial de alguém iDevice que eu utilizei para fazer alguma compra no passado, consegui olhando na nota fiscal de meu antigo 4S, então pude fazer novas respostas de segurança. Novamente enfátizo que não existe esse suporte em português, eu liguei no suporte americano (que da a opção de ser atendido em espanhol), podendo fazer a ligação pelo skype (de graça).

  • TiãoGavião

    Utilidade Publica!!
    Boa BDI 🙂

  • Tiago Nunes

    Como trocar o email alternativo? Cancelei meu email e nem lembrava que tinha utilizado ele para isso.

  • Edson

    Suporte Apple Brasil 0800 761 0880

  • Edson

    Uma das tentativas que liguei no 0800 do Brasil entraram em contato com EUA e disseram que iriam me ligar……..passou cerca de 1 hora me ligaram 00 15 1 (267) 420-00 PA, USA e a atendente falando português fluentemente…….

  • Rakdos

    Nãou sou muito fã dessas perguntas. Normalmente é facil de encontrar as respostas na propria internet, em paginas esquecidas do orkut ou mesmo no facebook, apesar de normalmente serem as comunidades que entregavam as respostas.

    • O ideal é não responder com respostas muito óbvias. Eu mesmo criei um “algorítmo pessoal” para respondê-las, com respostas que fazem alguma associação à pergunta, mas não às respondem diretamente. 😉

      • Cristiane

        É verdade. Mas acho que justamente por isso as perguntas da Apple não são muito óbvias, sendo que até nós mesmos podemos esquecer. Por exemplo, a pergunta “onde seus pais se conheceram?” pode ser respondida “Em Búzios”, “Búzios”, “Na Páscoa”, “em uma reunião familiar”, etc.

  • Fernand:o_O

    Acho que uma boa tática para as perguntas secretas é você ter uma resposta única, independente da pergunta. Vamos supor que você goste muito tangerina. Adote esta palavra para a pergunta secreta: qual o nome do seu melhor amigo? Tangerina. Qual o seu primeiro animal de estimação? Tangerina. Como se chama o primo do vizinho do carteiro da sua rua? Tangerina.
    Desta forma, toda vez que vier uma pergunta “sem pé nem cabeça”, você saberá a resposta.
    No caso da Apple, que tem 3 perguntas e exige uma resposta diferente, basta implementar a resposta usando a mesma técnica: tangerina, tangerina100, tangerina200…
    De novo! Basta ter uma técnica bem definida e isso não será um problema no futuro. Só uma sugestão!
    Desde de que começou esse negócio de pergunta secreta (há muitos anos), eu desenvolvi a minha técnica e nunca contei para ninguém. Até hoje, não tive problemas com isso.

  • Carol

    Oi pessoal, sei que aqui não é o lugar certo mas eu estou precisando de ajuda e não tenho ninguém a recorrer, por favor leiam:
    Ano passado eu tinha um iPod Touch 4g mas, infelizmente, perdi ele no shopping e não consegui recuperá-lo. Contudo continuei baixando apps na minha conta da Apple Store (USA) pelo computador, para caso um dia e comprasse outro aparelho da Apple. Em alguns meses vou adquirir um iPhone e gostaria de sincronizar a minha conta da Apple a ele, mas estou com receio por ainda estar sincronizada com o iPod perdido.
    Tem alguma forma de desvincular minha conta com o iPod sem ter ele em mãos, só via computador? Vai ter algum problema se eu usá-la no iPhone, tipo vazar informações e apps para o iPod?

    Obs: Não quero fazer outra conta, já gastei dinheiro com apps e peguei muitas promoções de aplicativos gratuítos. Eu mudo de conta se houver uma maneira de tranferir minhas compras para a nova.

    Obrigada por lerem, se puderem ajudar fico muito grata.

  • Henrique

    Olá! Pra mim está aparecendo relativamente diferente:
    – Quando acesso appleid.apple.com e conecto-me com meu ID, por padrão o menu “Nome, ID e endereço de e-email” é selecionado. Lá posso ver que tenho Apple ID Alternativo e E-mail Alternativo. Tudo cadastrado devidamente;
    – A grande diferença(que muda drasticamente do que descrito no artigo) é que quando seleciono “Senha e segurança”, aparece alguns campos:
    * Pergunta de segurança;
    * Pergunta de segurança personalizada;
    * Resposta;
    * E data de nascimento.
    A questão é: em “Pergunta de segurança” é possível selecionar uma opção chamada “Escreva sua própria pergunta de segurança”, onde libera o campo “Pergunta de segurança personalizada” para preenchimento. E por fim escrever a resposta.

    Ou seja, não há o link para recuperação das perguntas(que seriam 3 como descrito) atuais. E esse é meu ID Apple principal(português, com endereço e demais dados pessoais). Fazem ideia porque apareceria diferente?

  • Guilherme

    Não aparece para mim o link do passo 2…

  • Mario Ueno

    iLex,

    Não consigo conectar ao “icloud.com” utilizando os meus IDs alternativos: “…@me.com” e “…@icloud.com”. Eis a minha dúvida: isso algum tempo atrás já foi possível, não?

    Poderia, por favor, esclarecer?
    Obrigado!

    []s.

  • Nathasha

    Desculpe se eu estiver sendo ignorante, mas isto necessariamente vai acontecer depois que eu atualizar o sistema?

  • Diego

    Uma duvida, qual a quantidade minima de caracteres que é aceito na resposta da pergunta secreta?
    Estou tentando me lembrar das minhas, porem tenho muitas sugestoes de resposta, mas caso eu saiba a quantidade minima de caracteres ja ajuda um pouco ahaha

  • João Lucas

    Nossa iLex valeu mesmo , eu estava procurando isso faz tempo.

  • kalita

    tenho um iphone 4s e eu coloco senha que eu sei e nao tem como esquecer sempre desbloqueava com essa senha mais do nada ele bloquio e eu coloquei a senha e nao funcionou escrevi corretamente mas nao foi ai bloquio o que eu faço????

  • Marcos

    Ro com esse problema tenho 20 dolares na conta e nao posso usar pq nao sei as reapostas

  • Alysson

    Fiz o procedimento mais o e-mail não foi enviado para o endereço alternativo , ja tentei de todo jeito mais não chega o e-mail oque faço ?

  • rodrigo

    Como faço para mudar minha data de nascimento do ID Apple? Quando criei a conta, digitei a data errada sem querer e agora tem apps que eu não consigo baixar porque eu “sou menor”, o que eu faço?

    • Eu ri com o “sem querer”… 😛
      Se você é menor, não deve mentir a idade. É por isso que a Apple não deixa mudar a data de nascimento. 😉

  • Rafael

    Bom dia.
    Quando vou em “Password e Security” não consta a opção de mandar as perguntas secretas por e-mail, só apenas para responder e mesmo eu errando elas nada muda.. Preciso resolver isso, estou impossibilitado de fazer compras na Appstore. Alguém ajuda?
    Aguardo

    • Kin Oliveira

      MESMO PROBLEMA AQUI! 🙁 Não sei as respostas, alias, nem lembro de ter respondido essas perguntas. Não consigo comprar nada “pago” na apple store, apenas apps grátis. =\

  • Bruno

    Este problema foi fatal para mim,como uma facada nas costas…eu entendo que faz parte da segurança e política da Apple,mas pensa numa situação : comprei ontem um gift card de 100 dólares ,pagando 269 reais e não consigo lembrar as respostas…corro o risco de fechar minha conta se eu ligar no suporte.,em resumo : peguei meu dinheiro e joguei NO LIXO

    • Bruno

      Bom,vou contar aqui como resolvi meu problema pois pode ser que alguém mais possa ter tido este sufoco igual a mim.Fiz o agendamento do contato telefônico com a Apple,mas com medo de perder a conta,resolvi agendar com o suporte brasileiro mesmo.Para minha surpresa,a Apple foi super pontual e me ligou as 8 da manha…o atendente resolveu meu problema mesmo sendo da conta americana,e pelo telefone,me pediu o número de série do meu Iphone e um código PIN que você informa entrando pelo Apple ID.Facilmente,ele resetou as perguntas e quando liguei na conta,facilmente pude editá-las novamente .
      Ufa!espero um dia ter ajudado alguém .

  • Maria Silvia

    Estou com 2 problemas! Iphone 4 : as perguntas de segurança, não lembro a resposta, e não aparece o link para enviar pro meu email alternativo. O outro problema é que tem dados errados nas minhas informações pessoais como como data de aniversário, como resolver ????? obrigada att. Maria Silvia

  • Luciano

    Quero registrar minha experiência de hoje sobre a redefinição das perguntas de segurança: cliquei no botão solicitando contato da apple sobre o assunto, e em 10 segundos (isso mesmo, 10 segundos) o telefone tocou e um atendente, em português, me orientou e resolveu tudo em menos de 5 minutos.

    Me pareceu que o atendente não era brasileiro, pois falava “apple” como a bem aberto, mas não tinha sotaque de portugal, só nessa palavra que dava pra perceber alguma diferença de pronúncia.

    Mas o importante é que o contato foi rápido e resolveu tudo imediatamente. Nota 10.

  • Teresa

    E qdo o mail de recuperação é o @me (agora @icloud.com) e a resposta não chega? Como faz?

  • Michelle

    GENTE, fiz como os meninos disseram e agendei uma ligação, fiz isso ontem as 2hs da madrugada e hoje as 9hs em ponto um atendente me ligou e em 5 minutos resolveu meu problema! configurei novamente as perguntas e deu tudo certo! Muito obrigada pelas dicas!

  • Kaio Cesar

    Pessoal, é só ligar na Apple, ou agendar uma ligação, e falar com o atendente para redefinir as questões. Eu falei que fiz a conta americana para baixar games proibidos no Brasil. Não tive problema nenhum e nem bloquearam minha conta. O atendente foi muito prestativo e resolveu meu problema na hora!
    É só ligar!

  • Bruno

    Pessoal, realmente estava com o mesmo problema e com muito medo de fecharem minha conta americana, eu liguei no suporte da Apple através do 0800. E para minha alegria realmente consegui alterar as perguntas de segurança. A atende foi espetacular.

    Aconselho a vocês que perderam as respostas, a ligarem lá e resolver isso. É simples E FÁCIL.

    2014.

  • Cristiane

    Nossa, muito obrigada pela dica.
    Segui direitinho o passo a passo e a Apple entrou em contato comigo em 1 min e resolvi o problema.

    Obrigada mesmo.

  • Eric

    Eu fiz uma conta no app store mais n apareceu Nd no meu face pra mim confirma.
    Alguém pode me ajudar ou fazer um id Apple pra mim?
    Obrigado!!!

  • Eric

    Eu fiz uma conta no app store mais nao apareceu nada no meu facebook pra mim confirma.
    Alguém pode me ajudar ou fazer um id Apple pra mim?
    Obrigado!!!

  • Luiza

    Eu tenho um e-mail alternativo, mas mesmo assim não aparece o link, o que faço?

  • L.Gu…stavo

    Meu email tbm nao aparecia na minha conta americana! segui o conselho que o pessoal deu ai nos comentarios liguei no suporte da apple brasil! resetaram minhas perguntas sem problemas! foram super atenciosos, outro nivel de atendimento.

  • Tiago

    Acabei de ligar no suporte e foram super atenciosos, consegui com a minha conta americana sem problemas.

  • Aline

    atualmente, como se faz para atualizar as perguntas??

  • Phx

    e o que fazer com um iphone que foi comprado no exterior, configurado por outro,, agora nao sabemos as respostas, a senha do id apple e o aparelho nao tem nota mais…. complica