Dicas de iPhone e iPadTutoriais

[MANUAL BDI] Como redefinir suas perguntas de segurança do ID Apple

Redefinindo perguntas de segurança

No ano passado, a Apple adotou maiores medidas de segurança nas contas da App Store (conhecidas como ID Apple) para a proteção dos usuários. Uma dessas medidas foi a obrigatoriedade em determinar três perguntas de segurança, com respostas diferentes cada (leia “Apple adota sistema de perguntas de segurança nas contas iTunes também no Brasil“). Elas são importantes, pois dificultam que outras pessoas acessem sua conta sem sua autorização.

O problema é que, como as perguntas são pré-estabelecidas, com o tempo muitos usuários acabam se esquecendo das respostas que deram.

Aprenda como redefini-las e cuidar para não esquecê-las mais.

No momento que você registrou as respostas das três perguntas, a Apple também solicitou para você um email alternativo, para ela enviar todas as mensagens de recuperação. Porém, como é algo opcional, nem todos colocam, mesmo sendo um fator de segurança bem importante. A dica deste tutorial só serve para quem informou este outro email endereço email, diferente daquele usado no ID Apple, pois é para lá que a Apple irá enviar o link para você redefinir suas perguntas.

Confira o passo-a-passo:

Se você definiu previamente um email alternativo:

❖ Passo 1: Entre neste endereço (link) e se conecte com seu ID Apple.

Conecte-se na sua ID Apple

❖ Passo 2: Depois de conectado, clique na aba Senha e segurança. Você verá duas perguntas e abaixo, um link de recuperação. Caso você não lembre das respostas certas, clique neste link.

Link para redefinição de respostas

❖ Passo 3: Procure agora o email enviado pela Apple para a sua conta alternativa configurada como endereço de recuperação. Nele, você encontrará o link para redefinição das perguntas. Você não será informado das respostas que deu antes, mas deverá configurar do zero outras três.

Claro que isso tudo só serve para quem lembra da sua senha do ID Apple. Quem a perdeu, basta solicitar uma nova neste endereço.

A regra de ouro é anotar as perguntas e respostas que você escolher em lugar seguro e que você possa consultar quando precisar. E, principalmente, definir um email de recuperação de segurança, para você sempre receber ajuda caso precise recuperar senhas e respostas. Se você ainda não fez isso, faça antes que você precise. ;)

Se você não tem definido um email de recuperação:

Pode acontecer que o link para redefinir as perguntas (no passo 2 explicado acima) não apareça. Neste caso é porque você não definiu previamente um email alternativo para recuperação. Neste caso, você terá que entrar em contato diretamente com a Apple, por telefone. O problema, para alguns, é que esta assistência é somente em inglês. Veja como fazer:

Passo 1: Acesse a página do ExpressLane da Apple neste link e defina onde você se encontra.

Passo 2: No menu, selecione Gerenciamento de Contas e depois a primeira opção da lista que aparecer, Perguntas de segurança de ID Apple esquecido.

Suporte Apple - Gerenciamento de Contas


Suporte Apple

Passo 3: Uma página aparecerá, permitindo que você peça para um técnico da Apple ligar para você. Isso pode acontecer imediatamente ou em um horário estabelecido por você.

Suporte Apple

Passo 4: Informe seus dados e um telefone para que os técnicos da Apple liguem para você. Clique em Continuar.

Passo 5: Espere eles ligarem para você. Então peça ao suporte para que as questões de segurança sejam redefinidas. Eles perguntarão algumas questões pessoais para ter certeza que você é você, como o número do seu cartão de crédito associado à conta, ou o número de série de algum aparelho que tenha tido acesso à conta.

Vale lembrar que, se você morar no Brasil mas tiver uma conta em outro país, falar diretamente com a Apple traz o risco deles fecharem sua conta, pois na teoria, você não pode ter uma conta em um país em que você não vive.

Se nenhuma destas soluções resolveu o seu problema, sinto muito, mas não é possível recuperar suas respostas. A Apple é rígida com sua segurança, o que inclusive é ótimo para que fiquemos tranquilos que nossas contas estão protegidas.

Nossa coluna Manual Blogdoiphone tem o objetivo de explicar dicas essenciais para o uso dos dispositivos iOS. Guarde este artigo em seus favoritos, para compartilhar com algum amigo ou parente que um dia precisar. ;)

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo