Curiosidades

Delta updates: iOS 6 poderá ter melhorias na atualização de aplicativos

A Apple pode estar implementando no beta do iOS 6 uma importante melhora na atualização de aplicativos: os delta updates, que permitem fazer a instalação de apenas o que mudar nas atualizações, sem precisar baixar o aplicativo inteiro.

A descoberta foi feita pelo nosso seguidor Rodrigo Simões e divulgada pelo site CocaTech.

Os chamados delta updates são uma evolução na maneira de atualizar programas, pois eles fazem o download apenas do conteúdo que foi alterado, preservando todo o código que não sofreu alteração. Isto significa que é preciso de menos tempo para baixar a atualização, fator importantíssimo em sistemas móveis.

No iOS 5, o sistema ganhou esta funcionalidade, o que permite hoje a realização das atualizações direto no aparelho (over-the-air). Mas era apenas para o sistema, não nos aplicativos, que continuavam sendo baixados inteiros no aparelho, consumindo assim mais banda e tempo.

Com o iOS 6, isto parece estar chegando ao fim. As atualizações serão mais rápidas, pois apenas o que mudar no aplicativo é que será baixado.

O Rodrigo tirou a prova, analisando o tráfego entre o iPhone e os servidores da Apple, constatando que os dados transmitidos em algumas atualizações eram muito menores que o arquivo inteiro.

Confira um vídeo que fizemos, demonstrando a diferença de velocidade (ambos aparelhos conectados na mesma rede Wi-Fi):

A atualização via rede 3G ainda não está perfeita, pois o sistema considera o tamanho total do aplicativo e não o tamanho parcial dele, o que interfere no limite de 50MB imposto pela Apple. Isto deverá ser regularizado quando liberado ao público.

A função ainda está em testes e não é garantido que a Apple irá adotá-la na versão final. Mas a notícia já é muito boa, prometendo um grande benefício para os usuários.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Marcello Q

    Para o alto e avante!..

    Super Apple x Sansung Flash

    • luciano

      Tinha que falar da samsung?

  • Ernandes

    Quero ver como isso será no ponto de vista do desenvolvedor. Será que teremos que restruturar os aplicativos para ter este suporte ou será algo feito pelo próprio SO?

    Acho mais provável a primeira opção.

    • Igor Camilo

      No iCloud o próprio SO dá conta do trabalho. Ele divide o arquivo em vários pedaços e só os que sofreram alteração são enviados para a nuvem. Não acho difícil eles implementarem a mesma coisa para os updates de apps.

  • RAVAGNANI

    Excelente!

  • Maurilio Henrique

    Acho pouco provável, pois entregamos o binário fechado para a Apple, só se ocorrer uma mudança na forma de publicação dos Apps, o que também acho pouco provável pois bem provavelmente seriamos informados sobre algo.

    Identificar e mesclar mudanças em binários talvez não seja uma boa ideia.

    • Marcel

      pois é. pensei na mesma coisa e queria jogar a questão aqui: será que essa atualização não será apenas para os aplicativos da Apple?

    • Vinicius

      Tecnicamente é possível fazer o delta com os binários, usava alguns programas para atualizar versões com Delphi há 10 anos atrás, mas o grande problema é que ele precisa manter no servidor o delta de todas as versões para a versão final, ou calcular isso on-line, o que já seria mais demorado. Ou talvez só fique disponível o delta da ultima versão.

    • Dyorgio Nascimento

      Acredito ser mais e fácil ficar apenas nas midias…
      afinal um IPA possui todos os resources abertos (imagens, sons, texturas, modelos, fontes).
      o binario sempre vem… assim se evita o problema dos deltas…
      95% to tamanho de um jogo como real racing são as midias…

    • Pedro

      Acho praticamente impossível! Uma coisa é um sistema que é em pedaços outra coisa é um App. Enfim o mundo real não é cor de Rosa como as pessoas que não conhecem pensa que é. Além disso esse vídeo não prova nada. O fato de ter baixado mais rapidamente no IoS 6 pode ser só uma conhecidencia. Quem nunca iniciou um download que informava demorar um tempão, cancelou e baixou novamente em menos de 1/4 do tempo que o outro iria demorar. Além disso se observar no vídeo o download rápido parede ter usado o Wifi e o outro o 3G. Basta ver o indicador no barra em ritmo frenético no ios5. Em resumo, essa noticia é pura especulação sem o menor fundamento.

  • Xay

    iLex, falando em atualizações….

    Tenho observado que meu iPhone está cada dia mais lento e, penso eu, que isso se deve às atualizações que eu baixo no meu filhote…rsrs

    Pois eu faço todas as atualizações de qualquer aplicativo…

    Estou correta em achar que é culpa das atualizações???

    Aproveito para perguntar: se eu não quiser atualizar, há alguma maneira de “rejeitar” essa atualização? Ou aquele aviso no aplicativo vai ficar ali pra sempre (sim, aquela bolinha vermelha me incomoda um tanto)

    abraços…

    • Guilherme

      Os aplicativos não causam nenhum dano ao aparelho né, as atualizaçoes sao so pra optimizar a performance do proprio aplicativo.

      • Xay

        Amadinho de Xay,

        Que os aplicativos não causam danos ao aparelho eu sei NÉ… não sou nenhuma tapada para que pensasse isso…

        A pergunta foi: As atualizações deixam o aparelho mais lento? (LEIA-SE: As atualizações instalam mais coisas no aparelho que fazem com que o mesmo fique mais lento?)

        Agora, se vc não tem nenhuma resposta construtiva para minha pergunta, não comenta… sabichão!

        Obrigada.

        • Xay

          Foi mal a grosseria… mas brincadeira né :-/

  • Wendel Melo

    Graças a Deus! Quando atualizei o GarageBand tive que baixar 798MB de novo…
    Torcemos para que seja adotado pela Apple no IOS 6..

    Muito bom Mesmo!

  • Mvcmendes

    Confesso que quando eles anunciaram os delta updates pro iOS na versão 5, eu havia entendido que era uma coisa que também aconteceria pra apps. Legal que isso talvez role agora. Tomara.

  • Andrey

    Me dá uma raiva quando clico pra atualizar ou instalar algum app, ai ele sai da AppStore e vai la pra tela de aplicativos… ai tenho que voltar pra AppStore pra instalar mais.
    Ficaria muito grato se como no beta, atualizasse e instalasse no próprio app da AppStore.

  • Andrey

    Ficaria muito grato se como no beta, atualizasse e instalasse no próprio app da AppStore.
    Me dá uma raiva quando clico pra atualizar ou instalar algum app, ai ele sai da AppStore e vai la pra tela de aplicativos… ai tenho que voltar pra AppStore pra instalar mais.

  • Bruno

    Metodologia de teste mais que inocente.
    Para saber se é delta update tem que ver o payload que vem da apple usando algum proxy tipo o mitproxy.

    • Foi feito, Bruno.
      Acho que o Blog é maduro o suficiente para averiguar uma notícia antes de publicá-la.

    • luciano

      Com essa desconfiança e linguagem tão tecnica, não sei como a Apple não te encontrou ainda…

      • SamuEX

        OWNED!!!

      • Bruno

        eu sou desenvolvedor uma coisa muito fácil é enganar o usuário com feedback diferente. se tu for ver do momento que o o app podcasts vai para o springboard ele tem um tempo de loading que nem está marcando o download do app (pode ver a legenda dela mostra aguardando). e a impressão que dá de se ver o vídeo é que o tempo de download é o mesmo só a apresentação de respostas está mais rápida.

        um exemplo para trollzinhos que estão em treinamento como vossa excelência é o mesmo aconteceu quando a microsoft mudou o sistema de composição de janelas do windows vista para o 7, notasse nítidamente maior responsividade da UI, mas isso não quer dizer que o consumo de memória baixou.

        outro exemplo é o app do instagram que envia a imagem antes do usuário editar as legendas e opções de sharing.

        enganar o usuário é muito fácil, assim como trollar sem pensar. fica dica.

  • serpalinkewez

    Acho difícil é os desenvolvedores deployarem só o necessário…

    • SamuEX

      Deployarem?!
      Cara, a língua portugues já tem quase 500mil palavras. Será que não existe alguma outra, e mais elegante, para ser utilizada do que esta?

      #pacabá

      • JanjaBoy

        Está nascendo uma nova língua. O.o

        • augustobort

          Eu li umas 3 vezes para ver se não reconhecia a palavra !

          • Mario

            deploy é disponibilizar para usuário na plataforma ou seja, o dev joga na appstore o app para o usuario abixar

          • Rodrigo

            Acho que com o itunes p/ windows não vai ter isso pois depende muito do SO, não conheco o MAC pra dizer o mesmo… E já estava na hora, teve uma vez que saiu atualização para o Real Racing 2, Infinity Blade e SF4… Ninguém merece. Isso acabaria com a frescura da apple de limitar as atualizações pelo 3G, pois o tamanho das atualizações será muito baixa. O povo que está discutindo ae sobre a parte binária dos .ipa, tão esquecendo de considerar que em atualizações dos jogos as imagens e sons as vezes também são alteradas, então eu não sei como a Apple vai tratar isso, mas minha humilde opinião é que provavelmente haverá uma solução no servidor deles vai ‘granular’ o ipa, comparar a nova versão que o dev disponibiliza com a já existente e gerar um outro arquivo temporário (temporário até a próxima atualização, porque creio que manter todas as versões para todos os apps da apple é inviável), só com as alterações. Este por sua vez irá atualizar o app no servidor e será o que o usuário baixará ao clicar em download no itunes. É claro, isso deve ser dependente de atualizações no IOS também, com um ‘merge’ de apps (juntar o arquivo temporário com o app a ser atualizado). Essa história de o dev mandar o binário fechado não tem nada a ver, a Apple é dona da plataforma e dona do código, será muito fácil para ela ‘abrir’… Não sei se fui claro, tentei evitar as palavras técnicas… Enfim EU ACHO que será assim, e será bem vindo

  • Thiago

    A Mac App Store já tem esse suporte, desde o Lion, se não me engano.

    O arquivo que é enviado pra submissão na loja não é um binário, é um “empacotamento”. La dentro tem o binário em si e todos os outros arquivos da aplicacação, como imagens, plists etc. Se vc subiu um jogo de 500mb cheio de videos, texturas, sons, mas com um binário de 1mb e só atualizou o binário para arrumar bugs no código, o usuário não precisa baixar o restante.

    • Thiago

      Só acrescentando. Acredito que a submissão do desenvolvedor vai ser “completa”. Quem vai cuidar de gerar o delta update vai ser a Apple.

  • Felippe

    Galera,

    alguém sabe se o jailbreakme.com ainda é confiável?

    • Noé Nicácio Louza Neto

      Felippe, se o seu aparelho estiver com a versão 5 ele não funciona mais.

    • Paulo

      Li em algum lugar que compraram o domínio e ele não é mais seguro… Mesmo que ainda fosse seguro, dependendo do teu iOS não funcionaria, pois a Apple arrumou a brecha que permitia que eles alterassem o aparelho. Era um negocio pelo PDF eu acho.

  • augustobort

    Bem legal, iria ser uma das melhores mudanças do IOS6

  • clovis

    O arquivo ipa é composto por binário de execução (menor parte do app) e os resources (audio, imagens, videos, etc). Os delta updates não irão investigar q parte do binário mudou mas sim os arquivos de resources que mudaram e os que foram adicionados e removidos.

    Os delta updates também já estão presentes na AppStore do OSX. Pelo menos para o Xcode.

  • Will

    Alguém pode me tirar uma dúvida? Tenho um iPhone 4S com o iOS 5.1, quando eu atualizá-lo para o iOS 6 vou perder todos os meus dados, como mensagens, aplicativos, contatos e etc? Se sim, tem como recuperá-los?

    • Pedro Gondim

      Perde nada não

  • Beaguinho

    Amazing!
    Isso vai ser bom para aqueles jogos de 500MB

  • Beaguinho

    Outra coisa que a Apple podia fazer é separar mídias específicas para cada device, tipo: Hoje se eu tenho o App GarageBand no iPad 2 e internamente ele tem todos os arquivos referente à versão do iPhone e iPad Retina Display, ou seja, muitos arquivos desnecessários para a minha versão de iPad… isso vale para o mesmo App que está no iPhone que tem arquivos de imagens de todas as versões de iPad.

  • Rangel

    A apple podia parar de pedir senha da app store tbm ao *** atualizar *** aplicativos. Nunca entendi porque fazem isso.

    “Ah mas o primo do sobrinho do tio do vizinho do irmao uma vez deu o celular na mão do muleque remelento e ele atuazou um app que ele não queria”. Ok. Mas será que vamos penalizar a grande parcela dos usuários por conta de casos isolados?

  • Felipe

    Nos Mountain Lion a atualização também mudou. Agora é tudo dentro da App Store…

  • Alan Gabriel K

    iLex, sei que não tem nada haver, mas, você acha possível que qualquer pessoa substitua a tela/display do iPhone? A minha tela quebrou hoje, encontrei peças e tutoriais de como fazê-lo, mas sou meio cabreiro de abrir meu precioso 😛

    • Pedro

      Passei por esse problema e levei o meu para consertar, porém já tinha visto o preço na net da peça, com isso quando o cara me deu o valor, sabia que ele estava cobrando R$500,00 só para fazer a troca. Minha vontade foi de mandar ele a merd…. Bom segui um tutorial e fiz numa boa, é bem simples e não tem nenhum mistério. A parte mais complicada foi achar a minúscula chave para tirar os parafusos inferior.

  • TiãoGavião

    Parabéns Apple, taí uma excelente noticia 🙂

  • Roberto Beraldo Chaiben

    O bom e velho conceito do rsync, existente há anos… 😛
    já estava na hora

  • Marcio Costa

    Se acontecer mesmo vai ser uma mão na roda, ganharemos muito tempo nas atualizações.

  • Arthur

    Já era tempo….

  • Gilberto Filho

    Ontem mesmo eu estava caducando quanto a atualização do aplicativo Mapas que será lançado. Se for desse modo, e não uma atualização completa do SO, faz bastante sentido.

  • Sandra Marize

    Legal se implementarem no IOS6, realmente fica cansativo ter que esperar atualizar todo o conteúdo.. Vamos esperar para ver..

  • GABRIELL

    AJUDA, quero trocar a tela do meu iphone 4 (a frente), alguem sabe algum site que vende uma original com a mesma qualidade do que vem no iphone? e se é facil de trocar ela;

    vaaleu

    • Pedro

      Troquei a minha na boa, bem simples. Comprei no mercado livre.

  • JOAO ROBERTO MARTINS

    O ideal mesmo é não sofrer por antecipação mas, aos especuladores de plantão..
    Fica a dica ¬¬, bom mesmo é o Gostinho do dia!! Do momento exato das revelações…

    🙂

  • Igor

    Por que não se implementa um Delta Update para o iTunes? Aliás, isso já devia ter sido implementado HÁ MUITOS ANOS. Dia sim, dia não, sai uma atualização para o iTunes e lá vamos nós baixar o programa todo de novo, reinstalando os atalhos todos de novo… Será que sou a única pessoa incomodada com isso?

    Outra coisa, tenho uma biblioteca com quase 30 mil músicas. Às vezes o iTunes abre numa boa, outras tantas ele fica de uns 5 a 10 minutos atualizando os dados da minha biblioteca. Aparece uma mensagem retangular e fica rodando, rodando… Alguém mais tem esse problema?

    • George Porto

      (2)

    • Pedro

      Pq ele foi feito para ser ruim. Kkkkkkkk.
      Odeio o iTunes. Ele tem uma capacidade de fazer merd… Incrível. Uso um plugim para o Windows media player chamado mgtek. Este funciona! Vc faz tudo pelo Windows media player. Sabe akeles álbuns que estão certinho na sua biblioteca e quando vc passa para o IPhone ele divide em não sei quantos álbuns. Com o mgtek isso não acontece

  • Rodrigo

    iLex,

    Como esta a bateria do iOS 6 Beta no iphone 4s? Tem durado a mesma coisa ou esta acabando rapido?

    • Pedro

      Rodrigo o IOS 6 não tem bateria. Kkkkkk
      Comigo a bateria do IPhone 4s esta durando o mesmo tempo com o IOS 6

  • Zenaldo Borges Magalhães Junior

    Jelly Bean saiu na frente nessa!!!

  • Tainan

    Essas novidades do iOS 6 são muito boas, parece que são mais 200 novidades de novo. Viva a Apple

  • iRon

    Excelente noticia!
    Daqui um tempo os novatos vão pensar em como tínhamos saco de fazer um download inteiro por diversas vezes numa rede 3G capenga.

  • Alessandro Johnny

    Qe bom que a Apple está correndo atrás disso. O Google colocou isso no Jelly Bean e o pessoal tem falado muito bem!

  • Daniel Alencar

    Nesse video: tudo bem que tem diferenca mas foi um erro colocar os dois pra baixar ao mesmo tempo, pq um vai roubar a banda de internet do outro!