Notícias

Amazon adia planos de trazer livraria digital para o Brasil em 2012

Parece que o sonho de termos uma maior oferta de livros eletrônicos no Brasil para nossos iPads e tablets em geral está mais difícil do que se pensava. Depois da Apple ter adiado o lançamento da versão brasileira da sua iBookstore, inicialmente prevista para o primeiro semestre deste ano (leia “Burocracia tributária brasileira atrasa lançamento da iBookstore no Brasil“), é a vez da Amazon anunciar que mudou de planos e só virá no ano que vem.

A notícia foi dada pelo jornal Brasil Econômico nesta terça-feira. A razão do adiamento, pelo menos na teoria, é diferente da dada pela Apple. A dificuldade não seria com a burocracia brasileira ou com a briga de forças com grandes editoras tradicionais brasileiras, mas sim por não ter sido encontrado ainda um bom lugar para armazenar o depósito da empresa, o que é uma razão um pouco bizarra, visto que desde março eles planejam a implementação da loja virtual.

Seja como for, isso é prejudicial para todos nós, pois a vinda da Amazon servia também como elemento de pressão para a Apple acelerar a implementação da iBookstore no país. Hoje, a loja da Apple não vende livros no Brasil, apenas disponibiliza algumas dezenas de obras de domínio público, muitas delas com mais de 100 anos.

A mudança de planos da Amazon pode significar que modernizar a venda de livros eletrônicos no país é algo realmente difícil. Atualmente, o mercado conta com um número limitado de títulos, muitas vezes em um formato que impede de ser lido no aplicativo iBooks do iPad e iPhone. Felizmente, há maneiras para converter estes livros em um formato que rode em qualquer leitor digital, sem as amarras das editoras.

A Apple prometeu trazer a iBookstore agora no segundo semestre. Será que teremos mudanças de planos com ela também?

via Tecnoblog

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Ednilson Rosa

    Bad News!! 🙁

  • Cleber

    Eu li na última Exame uma reportagem sobre a vinda da Amazon para o Brasil. Para nós consumidores seria o melhor cenário a vinda dela, porém para as editoras que já estão estabelecidas com os lucros atuais é muito ruim, por isso elas não chegam a nenhum acordo.
    Essa desculpa da Amazon é muito esfarrapada, com certeza tem briga de gente muito grande por trás.

    • Francisco Vorcaro

      Concordo com você, principalmente porque editoras brasileiras como a Roca, traduz muitos livros em inglês vendidos pela Amazon e para nós que preferimos ler em inglês, certamente seria prejuízo para a editora brasileira.

    • carvalho

      nao é porque temos fábricas de fósforo que vamos proibir fábricas de isqueiros de se estabelecerem. as editoras sabem,muito antes de nós, que o livro digital é uma realidade e não se preparar. problema deles!!!

  • Vinícius

    Quero saber é da iBookstore e não da Amazon 🙂

    • Bernardo Sampaio

      +1

    • Lázaro

      +2.

  • Roger

    Infelizmente esse não é um pais serio, e não inspira confiança nos investidores externos.
    Quem perde com isso?, somente nós consumidores conformados e acomodados.

  • Luís M.

    Queria era que os aplicativos ficassem em reais, pena que o Brasil não contribui para isto.
    Mas como a android market conseguiu?

    • O Android market só engana, o pagamento não é em reais não.

      • Luís M.

        Kkkkkkk
        A android não presta mesmo! Kk
        Obrigado iLex

        • Rangel

          wtf?

      • Henrique

        Então no cartão deles é tarifado em dólar? Vou tirar sarro do meu amigo então! rsrs

  • Daniel

    Considerando o histórico de posicionamento estratégico da Amazon (são verdadeiros mestres nisso), chuto que “não encontrar um bom lugar” significa que ainda não conseguiram convencer nenhuma cidade/estado a dar isenção de impostos suficiente…

  • Tainan

    (Assunto off topic) alguém ai de vocês usuários de iPhone que abriu o BDI pelo ícone, ele ta aparecendo quem nem o de computador ou a versão mobile?

    • Thiago

      Aqui tá aparecendo a versao clássica!! Nao sei porque. Mas enfim…

    • Bruno

      Aqui a versão mobile também não está funcionando.

      • Felipe

        Aqui também, achei que era algum problema em meu iPhone, mas agora vi que não é… O que aconteceu?

        • Henrique

          Eu também queria saber pq tah assim desde ontem…

  • iRon

    Comigo as empresas estão perdendo dinheiro aqui no Brasil porque me recuso a encher minha casa de papel e mofo. Espaço para se viver é cada vez mais caro e não vou ocupá-lo com papeis por pura nostalgia.
    Faz uns 5 anos que não compareço na bienal do livro em São Paulo. Um amigo foi esse ano e disse que só via um mundo de crianças levadas pelas escolas da cidade e que achou um fiasco. O que as editoras estão esperando para sair desse arroz com feijão? Acho que o temor maior deve ser a pirataria, como foi com a industria da música e dos filmes.

  • André Lyrio

    Esse país é o mais complicado.

  • Alessandro

    Com certeza menos um investidor para o Brasil, que poderia gerar emprego e afins. A BURROcracia impedindo o avanço tecnologico…. Enfim “20.000 anos luz atras da evoluçao”.

  • bernard

    realmente acho que o motivo é outro…. acredito que haja um incerteza sobre o mercado brasileiro também….

    O brasileiro le em média 4 livros por ano, sendo que só 2 até o final. e se excluirmos a bíblia, temos menos de 1 livro….

    Nos estados Unidos essa média é de 6 livros completos, na frança, 11….

    acho que talvez haja uma incerteza no mercado consumidor também.

  • iFumachi

    Se temos politicos que nao sabem ler, acredito que o povo em geral, tambem nao se interesse pela leitura… O pao e circo ja e suficiente para uma boa parte deles!

    Leio apenas livros tecnicos e digo que os melhores livros, na maioria das vezes, estao em outras linguas, assim, para mim, nao perderei algo com isso.

    Com a politica da pirataria e mais facil baixar um pdf do que comprar um e-book que nao e tao mais barato que o livro em papel!

  • Leonardo Cezar

    No Brasil tudo é mais difícil…

  • Diego

    Dizem que quem está dificultando a chegada da Amazon é a Saraiva.

    A Saraiva é uma editora muito forte, tem uma rede de mega-stores também forte e o próprio site um dos quem mais vendem. Eles tem até loja digital.

    Dizem que a Saraiva está pressionando as editoras menores para não assinarem com a Amazon.. até porque dizem que a chegada da Amazon reduzirá a margem de lucro das editoras brasileiras.

    Eu quero muito que Amazon chegue logo, já que tenho o excelente Kindle.