2012ARQUIVONotícias

Amazon adia planos de trazer livraria digital para o Brasil em 2012

Parece que o sonho de termos uma maior oferta de livros eletrônicos no Brasil para nossos iPads e tablets em geral está mais difícil do que se pensava. Depois da Apple ter adiado o lançamento da versão brasileira da sua iBookstore, inicialmente prevista para o primeiro semestre deste ano (leia “Burocracia tributária brasileira atrasa lançamento da iBookstore no Brasil“), é a vez da Amazon anunciar que mudou de planos e só virá no ano que vem.

A notícia foi dada pelo jornal Brasil Econômico nesta terça-feira. A razão do adiamento, pelo menos na teoria, é diferente da dada pela Apple. A dificuldade não seria com a burocracia brasileira ou com a briga de forças com grandes editoras tradicionais brasileiras, mas sim por não ter sido encontrado ainda um bom lugar para armazenar o depósito da empresa, o que é uma razão um pouco bizarra, visto que desde março eles planejam a implementação da loja virtual.

Seja como for, isso é prejudicial para todos nós, pois a vinda da Amazon servia também como elemento de pressão para a Apple acelerar a implementação da iBookstore no país. Hoje, a loja da Apple não vende livros no Brasil, apenas disponibiliza algumas dezenas de obras de domínio público, muitas delas com mais de 100 anos.

A mudança de planos da Amazon pode significar que modernizar a venda de livros eletrônicos no país é algo realmente difícil. Atualmente, o mercado conta com um número limitado de títulos, muitas vezes em um formato que impede de ser lido no aplicativo iBooks do iPad e iPhone. Felizmente, há maneiras para converter estes livros em um formato que rode em qualquer leitor digital, sem as amarras das editoras.

A Apple prometeu trazer a iBookstore agora no segundo semestre. Será que teremos mudanças de planos com ela também?

via Tecnoblog

Botão Voltar ao topo