Notícias

Algumas reações ao resultado do julgamento entre Apple e Samsung

Exemplo de retângulo com bordas arredondadas que a Samsung não vê problema em copiar

Após o veredito de ontem, Apple e Samsung se manifestaram a respeito do resultado final do julgamento. A seguir, você confere as declarações na íntegra:

Tim Cook

Hoje foi um dia importante para a Apple e para inovadores em todo o mundo.

Muitos de vocês tem acompanhado de perto o processo contra a Samsung em San José nas últimas semanas. Com muita relutância, nós escolhemos pela ação legal, e isso só depois de repetidamente pedir à Samsung para parar de copiar o nosso trabalho. Para nós, este processo tem sido sempre sobre algo muito mais importante do que as patentes ou dinheiro. É sobre valores. Valorizamos a originalidade e inovação e dedicar nossas vidas em fazer os melhores produtos da Terra. E fazemos isso pela satisfação de nossos clientes, e não para os concorrentes flagrantemente copiar.

Temos uma dívida de gratidão para com o júri que investiu seu tempo em ouvir a nossa história. Ficamos felizes por finalmente ter a oportunidade de dizer isso. A montanha de provas apresentadas durante o julgamento mostrou que a cópia da Samsung foi muito mais profunda do que imaginávamos.

O júri agora falou. Nós o aplaudimos por concluir que o comportamento da Samsung foi intencional e para enviar uma mensagem forte e clara de que roubar não é certo.

Hoje, os valores ganharam e eu espero que o mundo inteiro ouça.

Nota da assessoria de imprensa da Samsung

O veredito de hoje não deve ser visto como uma vitória para a Apple, mas como uma perda para o consumidor americano. Isso vai levar a menos opções, menos inovação e preços potencialmente mais altos. É lamentável que a lei de patentes pode ser manipulado para dar uma empresa um monopólio sobre os retângulos com cantos arredondados, ou tecnologia que está sendo melhorada a cada dia pela Samsung e outras empresas. Os consumidores tem o direito de escolhas, e eles sabem o que estão comprando quando adquirem produtos Samsung. Esta não é a última palavra neste caso ou em batalhas sendo travadas nos tribunais e tribunais em todo o mundo, alguns dos quais já rejeitaram muitas das reivindicações da Apple. A Samsung vai continuar a inovar e oferecer opções para o consumidor.

Charles Golvin, da Forrester Research

O júri particularmente vingou patentes de software da Apple e sua decisão tem implicações não apenas para a Samsung, mas também para o Google e outros fabricantes de dispositivos Android como LG, HTC e Motorola. Potencialmente também para a Microsoft, que emprega recursos como o gesto de zoom, salto da  rolagem, etc. Estes concorrentes são obrigados a voltar para a prancheta e trazer projetos substancialmente diferentes – ou tentar fazer acordos com a Apple. Uma vez que muitos desses elementos são agora o que os clientes esperam em seus telefones, estes são desafios substantivos.

Van Baker, analista da Gartner

Esta é uma clara vitória para a Apple, mas ele vai ter pouco impacto sobre o mercado no curto prazo, uma vez que é altamente provável que haverá um recurso por parte da Samsung e, por isso, o processo terá que ser reiniciado. Mas o resultado tem o potencial de forçar a Samsung a redesenhar uma série de produtos, além de aplicar uma pressão significativa sobre todos os fabricantes de smartphones e tablet para evitar de tentar imitar os modelos da Apple, trazendo assim novos produtos ao mercado.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • André Kaneyasu

    “A Samsung vai continuar a inovar e oferecer opções para o consumidor.” OK, né…

    • urly

      Receio que a imensa maioria não conheça como funciona a cultura asiática (China, japão e Coréia), a milênios eles são assim. Não existe cópia existe melhoria, não existe esse negocio de não poder abrir uma restaurante em frente ao outro, ou uma farmácia em frente a outra que seje. A concorrência é livre naqueles países e não se respeita um metro de distância e cado um deve lutar pelo seu espaço, a comprovação está nas ruas em mercados que existem por lá. Onde vendem o mesmo produto em lojas uma ao lada da outra. Particularmente a Coréia do Sul se reergueu depois da guerra desmontando peça por peça desde maquinas de costura até carros que chegaram por lá… e refazendo/remodelando ou na cultura ocidental “copiando” (se bem que o termo está incorreto) em novos produtos TVs, aspiradores de pó robots, liquidificadores, geladeiras, máquinas de lavar etc. Basta você dar um pulo na sessão de eletrodomésticos/eletroeletrônicos de um hipermercado no Brasil e veja quantos produtos das marcas Samsung , LG, (coreanas) , você encontra por lá. Sem falar nas marcas Hyiundai e KIA também coreanas e outra marcas japonesa como: Sony e Toyota. Eles as vezes demoram mas não desistem NUNCA e acabam nos apresentando carros ótimos, enormes TVs e dispositivos eletrônicos, mas tudo partiu de uma ponto: tentativa e erro de reproduzir um produto quer seja americano ou de outra nacionalidade e pelo meio do caminho veio muita descoberta e inovação. Outro ponto que gostaria de ressaltar é o fato dessa briga nos tribunais apenas servir para deixar ambas as marcas em evidência no topo das noticias em TODAS as mídias e para quem ainda não sabe: A Samsung produz AS PRINCIPAIS PARTES desde o processador inclusive do iphone. Quanto ao resultado do julgamento alguém acha que alguma empresa NÃO americana ganharia alguma ação dentro do solo americano? Finalizo elucidando ainda uns pontos que a mídia se PERDE ao tentar explorar a matéria e deixo o exemplo dos conectores afamados (tem até foto acima), todos dizem serem iguais…claro é lógico que são, olhe na sua casa e veja quantas tomasdas voce tem iguais EM APARELHOS DE MARCAS DIFERENTES. Escrevo isso para tentar elucidar um pouco difernças culturais geram choque e brigas inclusive, alguns países árabes mutilam suas mulheres e para eles isto é perfeitamente normal. Quem nuca presenciou um choque cultural dificilmente irá entender o que tentei explicar nestas poucas linhas, enfim eles são assim e você pode xingar, processar, chamar de copiadores etc etc etc…. mas eles não vão mudar, está na cultura do povo asiático se é que você me entende.

      PS não quero defender nenhum lado, não sou fanático e NÃO estou nem ai para abriga das empresas citadas. Apenas gosto de tecnologia, de trocar de celular a cada 6 meses e REPITO escrevi estas linhas para tentar elucidar contribuindo e compartilhando pontos que conheço desta cultura onde convivo diariamente. não perca seu tempo tentando entender uma CULTURA que é diferente da sua, mesmo você achando errado para eles está absolutamente correto… e aí o que podemos fazer…

      • Evaldo moreno

        Urly você foi muito feliz em sua explicação, concordo com seu ponto de vista e digo mais, a briga e muito maior do que podemos imaginar, porém toda esta discussão nos trará melhores desenvolvedores, engenheiros e designer.

      • Danilo Fonseca

        É sempre bom ouvir todas as opiniões…

      • Gabriel Kope

        Parei de ler no “Seje”

        • Junior

          2!!

          • Jacinto José

            3

          • Anderson Lucas

            [3]

            • Pablo

              [4] . . . mas concordo com ele . . .

            • Felipe Cochi

              5
              e não posso concordar porque não terminei de ler

            • Claudio

              Bingo!

            • Victor Fabel

              5

        • Matheus Passos

          Pois perdeu o restante. Não é um erro de grafia que invalida todo o argumento.

          • Carlos Rodrigues

            Boa. Concordo.

            • iCiro

              Boa Concordo [²]

        • Ana Luísa

          4 !

        • Luciano Diniz

          4

          • Luciano Diniz

            *5 hehe 🙂

            • Braulio Barcellos

              x6
              huahuahuhua

        • Celso

          Cara, parou e ler no “seje”, há, então perdeu a oportunidade de ter uma boa visão das coisas… apoio o urly . E quanto a você, “seje”mais esperto e leia as coisas antes de tirar qualquer conclusão.

          • issacar

            concordo…

        • Diego

          [6]…

        • henrique

          6!!

        • Marcelo Bernuti

          Incrível, eu também.

        • Waldir

          Bingo 2!

        • Marcus Paulo

          6 – Seje é de matar!!!

      • Vladimir

        Dois pontos:

        – A Sony (só pra citar um exemplo) também é oriental e sempre buscou inovar e criar seus produtos com o seu perfil. Inclusive também foi vítima da Samsung e hoje pena uma grande perda de mercado por causa de cópias desses coreanos.

        – Se voce for levar pro lado cultural, então você mesmo se contradiz, afinal, a Samsung vendeu seus produtos num mercado OCIDENTAL (EUA) e então deveria ter se adequado a “cultura” daquele país, que não apóia as cópias descaradas e inclusive as proíbe com um sistema forte de patentes. Da mesma forma que você deu a entender que devemos aceitar a cópia da Samsung porque “é comum na cultura deles”, eles devem observar a NOSSA cultura ocidental que PROÍBE tal ato se quiserem vender aqui no ocidente.

        • Valter

          Falar de se adequar aos padrões ocidentais é pedir para tartaruga andar de ré. Os caras viajam de avião na primeira classe arrotando, comendo de boca aberta e escarrando no chão porque são seus costumes, quem dirá parar de abrir e fazer engenharia reversa. Cada um com seu cada um, se nos USA copiar a idéia alheia é crime, foi um risco que assumiram e agora que paguem pelas consequências, a Apple apenas jogou com o regulamento debaixo do braço, afinal alguém ai sabe qual o orçamento para desenvolvimento da Apple x engenharia reversa da Samsung? Obvio que o xing-ling baratinho reflete no preço.

        • Amauri

          Sério? Fale-me sobre seus consoles de mesa, que são uma cópia muito clara da Nintendo? Aliás, vc lembra do move?

        • Sidnei Luz

          Perfeito.

        • Luís M.

          Vladimir, estou com você!

      • Marcio

        Nossa como é bom ver um comentário lúcido.

      • Filipe

        Parei de ler esse comentário na quarta linha quando me deparei com a palavra SEJE.

        • Bruno

          Pessoas ignorantes usam a desculpa de um erro ortográfico para parar de ler. Ainda bem que você, assim como muitos outros pararam de ler amigo. São pessoas ignorantes como você que movem o mundo. Parabéns por se limitarem a enxergar somente a sua opinião, certamente vocês serão pessoas que contribuirão muito para o mundo….para sua extinção..

          Sabedoria não exige linguagem culta, Inteligência é enxergar o erro alheio e aprender com ele, e não julgá-lo.

      • Beto

        Excelente comentário!

      • Renata Amarante

        Se eles querem o mercado americano eles tem que respeitar o “modelo” americano. não podem vir para ca e trazer sua cultura ctrl+c – ctrl+v.

      • Vítor

        Posso estar errado, mas vc praticamente disse: ‘Não julguem a Samgung pq é a cultura do país dela’… Eu acho sim que as empresas se direcionam por inovação de outras, mas uma coisa é se inspirar na inovação, outra é copiar descaradamente e só trocar o nome. Se a Samsung tivesse certa nisso tudo, ela com certeza teria feito acordos de patentes com a Apple, como foi (eu acho) com a capa do Surface da Microsoft, a Samsung se deu mal, e eu celebro pela Apple (:

      • krikaoli

        Resume aí, por favor. Olha acho que você pegou casos parecidos, de países asiáticos num cenário pós-guerra e fez uma dedução nada justa. Os asiáticos são donos de inúmeras invenções, não vou me delongar. Acho que você fez uma salada de fruta e não chegou a lugar nenhum. Quer queira ou não, acredite, existe uma ordem mundial e o recado foi claro, quem copiar vai levar.

      • Bruno Harada

        Muito boa argumentação! Parabens. Muito melhor que “chupa samsung”, “se fuderam bando de copiao”, etc… auhhhuhuahuauha

        E quem parou no “seje”… nao acho que esse erro tenha modificado a ideia que ele tava tentando passar… na minha opniao mta imbecilidade nao ler por isso, mas é só uma opniao tb….

      • TiãoGavião

        Concordo tbem!!
        Gosto da Apple e seus produtos, mas não concordo com determinadas “rapinagens” e joginhos empresariais.
        Falando em copias!! A Apple já devolveu a marca para a gravadora dos Beatles!? Pois é…

        • André Pelegrini

          Tião, sério que houve processo por isso? Ao menos se a gravadora um dia produzisse celulares, players, computadores e outros periféricos tecnológicos, ai até vai… Mas…

          • TiãoGavião

            Sem essa…..
            Jobs/Apple enrolaram e não devolveram a marca e nem admitiram o plagio(para não dizer pior) Americanos tem esse problema, como até hoje não admitem e ensinam em suas escolas que não foi Santos Dumont que fez o primeiro vôo de avião e é claro, foi os dois irmãos Americanos, mas isso é outra história, só para ilustrar o “espirito Americano” 😉
            Certo é certo, errado é errado!! Não existe dois pesos e duas medidas 😉

            • Caramba, Tião, você geralmente força a barra, mas agora você “atolou” a barra toda!
              Comparar o uso da palavra “Maçã” como se isso justificasse a Samsung fazer o que faz é um pouco amador demais, a meu ver.

              Em tempo: este blog nunca, NUNCA disse que a Apple era santa ou que era a melhor do mundo. Mas não ser santa não significa que alguém pode chegar e copiar em 6 meses o que ela levou 3 anos para desenvolver. É sempre bom separar o joio do trigo.

            • iSujô!

              x2

            • Geraldo Costta

              Procure se informar melhor.
              Os irmãos Whright, documentalmente comprovado, inventaram o avião três anos antes do 14-Bis de Santos Dumont…

            • Geraldo Costta

              O mundo é cruel…
              Por exemplo: Eu tenho uma smartv da samsung que é muiiiiitoo melhor do que uma da Sony…

            • TiãoGavião

              Quanto aos irmãos Wright vc é que tem que informar melhor. Aviãozinho nem levantou do chão a não ser pela malandragem, reconhecido por poucos(obvio, americanos e aliados).
              Amo vcs tbem!! 😉

            • Renan Macedo

              Geraldo Costta,

              Nao basta ler e se informar. Tem que ter senso crítico. Do contrário vai ficar repetindo qualquer besteira que encontrar…

              Os irmãos fizeram um avião que nao voou.

              Melhor então seria daria créditos da invenção do avião à primeira ideia pouco prática de um helicóptero concebida por Leonardo da Vinci no século XV, mas esquecida até a invenção do avião no século XX.

              Se vale só a teoria…

            • Geraldo Costta

              Em passagem, a respeito do avião ( perdão pelo offf topic…) , antes de defender ufanismos ilusórios, leiam ( e pesquisem!) : 1) Paul Hoffman, Asas da Loucura, Ed. Objetiva, 2003. 2) http://home.dayton.lib.oh.us/archives/ 3) http://siarchives.si.edu/findingaids/
              Etc etc…
              No Musée de l’Air et de l’Espace, Paris, coleção Les Frères Wright, a verdade está exposta…
              Ah! Santos Dumont também NÃO inspirou a “invenção” do relógio de pulso, que já existia há décadas…
              Infelizmente, não foi o brasileiro que inventou o avião…
              :-/

            • Geraldo Costta

              Para quem tem preguiça de pesquisar, basta então ler o didático ” Guia politicamente incorreto da história do Brasil” – Leandro Narloch -Ed.loya. que verão que, enquanto Santos Dumont passeava de balão em Paris, os irmãos Wright já estavam aceitando encomendas para o seu avião, o Flyer III. Era o ano de 1905( 19 de outubro, para ser exato). Santos Dumont apresentou o 14-Bis em 12 de outubro de 2006…
              Que pena….

            • Geraldo Costta

              Opa! 1906 ! Perdão…

      • Lucas Reis

        Meu amigo a samsung briga em um mercado internacional e não asiatico, isso quer dizer que se ela quiser bater defrente com outras empresas multinacionais, ela vai ter que encarar a durra realidade do ocidente.

      • Eduardo Convosso

        Nemly & Nemlerey.

      • Drico

        Só não entendo uma coisa , se faz parte da cultura deles a cópia, pq abriram tantos processos contra “as outras” ? Isso não seria normal lá ? pq abrir processos então ? Isso é meio contraditório.

      • Everton Barbosa

        Cara, carros e tv`s e lavadoras e outros equipamentos e eletrodomésticos tem patentes de outras empresas ou até da própria Samsung. A questão aí é apenas uma empresa que copia coisas(funções, fontes, etc.).

        Se uma cultura gosta de aprimorar outra por que então que os smartphones(dentre outros equipamentos) são tão, mais tão parecidos com o da Apple?

        O que eu quero dizer é que a questão não é cultural, é uma questão de patentes mesmo.
        O dinheiro que a Samsung vai pagar de multa, serviria, por exemplo, pra pagar então uma patente para a Apple. Exemplo:

        – Samsung: Apple, vou te pagar ” R$tanto ” pra você me ‘emprestar’ sua função tal pra eu colocar num celular novo que eu estou fazendo. Você deixa?

        – Apple: Samsung, eu deixo sim. Basta você me pagar “R$tanto” que eu deixo você utilizar. Negócio fechado!

        #agoraeupergunto: qual o problema que a Samsung teria em fazer isso??
        Eu tenho certeza que ela continuaria vendendo muito, da forma que ela já vendo atualmente!!

        OBS: já usei celulares da Samsung certo. Falo por que eu conheço mesmo.

      • Robison TF

        Ótimo ponto de vista.

      • Jonas

        Você defende uma cultura e no final do texto diz “não perca seu tempo tentando entender uma CULTURA que é diferente da sua” … Você é um CU mesmo

      • Matheus

        Desculpa, não concordo com a justificativa da questão cultural…
        Claramente vc não desenvolve nada, pois se desenvolvesse (seja harware, software, geladeira, caixa de papelão, copo de papel) algo novo iria ficar P da cara qdo alguém, quem quer que seja, copiasse a sua idéia e saisse vendendo como se fosse dela…
        Se você é bom, relamente, vc vê algo q deu certo, MELHORA e vende a tua ideia MELHORADA, ao invés de só pegar o q tá dando certo e vender tb… isso é desenvolvimento…
        Não to defendendo a apple, não to criticando a samsung, to defendendo o ponto de quem cria, de quem tem a ideia original (tenha sido ou não da apple, não importa agora). Se vc fez vc tem direito de brigar por isso, agora não venha me dizer que os caras “copiam” pq é cultural.. ah… sério… desisto..

      • renato

        a visao que tu tem da asia e totalmente errado! eu moro aqui no japao a mais de 15 anos e vc acaba de falar que asiaticos so copiam! falo muita merda

        • Pedro

          Não entendi! O que a Ásia tem a ver com o Japão???

      • iFumachi

        Acredito que seu comentário é tendencioso…
        Não defendo a Apple, tão pouco a Samsung ou qualquer outra empresa do mundo, mas esse seu argumento de que ao desmontar equipamentos e remonta-los, por parte dos chineses, seria uma melhoria é absurda!

        Engenharia reversa existe há muito tempo, mas até hoje a Pepsi não conseguiu clonar a Coca-cola…
        Até que ponto esse processo de concorrência desenfreada que acontece na China é bom para nós?
        Não vejo melhorias nos produtos da samsung, e sim, funções diferenciadas que muitas vezes não funcionam como dizem funcionar!

        Esse processo, muitas vezes é tão porco, a qualidade é tão baixa, que o produto torna-se descartável! Quem nunca comprou um guarda-chuva por R$ 5,00 e não durou 2 chuvas? Brinquedos no R$ 1,99 entre outros.
        Copiar é fácil! Qualquer ameba bem treinada é capaz de fazer isso!
        Pensar, desenvolver, projetar são coisas que poucas pessoas sabem fazer… exemplo disso é o baixo investimento em ciência que temos no Brasil.

        Quantas vezes você já pesquisou coisas prontas no Google para entregar no serviço ou escola?

        Plagiar TCC’s, pesquisas médicas, estudos em geral ninguém liga, mas a Samsung e outros podem copiar com o objetivo de lucrar muito? Como ficam os profissionais que poderiam ter essas vagas de desenvolvimento?

        • Excelente. Cadê o botão de curtir comentário?

          • Sidnei Luz

            Ilex, colocar o botão de curtir seria cópia ou inovação?! Risos!

            • Lucas Teixeira

              Dominio publico kkkk

      • Ricardo

        Sinto muito mas não concordo de forma alguma com o seu argumento.
        Dizer que uma empresa pode copiar descaradamente a outra pq é algo cultural, não será aceito nem aqui, nem na China, nem nos EUA e nem na própria Coréia. Existem diversas leis autorais mundiais que protegem não apenas as ideias,mas conceitos, formas, anos de trabalho e desenvolvimento. Nós, brasileiros, que pedimos tanto por justiça, não podemos achar que essa cópia foi algo meramente cultural. Esse argumento foi de uma ingenuidade muito grande. Livre concorrência entre restaurantes vizinhos é uma coisa, entre empresas mundialmente conhecidas é outra completamente diferente. Pode ter certeza que os restaurante irão inovar e modificar seus pratos, seja na apresentação, no tempero, no formato das porções, mas nunca serão iguais. O que a Samsung fez, foi copiar descaradamente praticamente tudo, desde o formato do celular, modo de dar zoom, tamanho e disposição dos ícones, formato de recarregador, fones de ouvido; simplesmente inaceitável. Não é cultural, não é inovação, aliás, o que tem de inovação nisso tudo? Pq não fazer como a própria Microsoft que pegou um conceito desenvolvido pela Apple, e realmente melhorou, inclusive pagando royalties? É tão difícil assim?

      • Eduardo Garcia

        Excelente comentário não tenho que falar você foi muito feliz no que disse. Assim como você disse que apenas gosta de tecnologia eu também sou assim!
        O que eu quero que essa tecnologia chegue próximo ou vá além dos filmes de ficção cientifica e que ela auxilie a humanidade buscar valores, tais como sociais, culturais e de fins pacíficos.

      • Ricardo

        Concordo. Como vc, tb gosto de tecnologia e nao ligo para essas briguinhas, acho que essa decisao só atrapalha a concorrencia e teremos a apple em condiçao de cobrar ainda mais do que de costume.

        Só para esclarecer, nao tenho preferencia por marcas, compro o que me agrada. Exemplos

        Apple: macmini (uso geral e “htpc”) ; ipod nano (relogio) ; ipad3 (uso no trabalho e diversao)
        Nokia: n808 pureview (fotos e uso geral de celular)
        Ms, nintendo e sony: os consoles atuais
        Samsung: tv plasma 3d 51″

        Uma ” salada” , mas me servem muito bem 🙂

      • Sérgio Couto

        “A concorrência é livre naqueles países”? Sério? Até na China comunista e de partido único? Os orientais são notoriamente avessos a liberdade demais pro cidadão comum. E esse papo de que culturas diferentes tem que ser respeitadas à todo custo é babaquice politicamente correta: eu acho, pra citar um exemplo extremo, a violência física e psicológica a que as mulheres são submetidas na cultura árabe terríveis, erradas em essência, apesar de serem “parte da cultura deles”. É mesmo? Não interessa, certos valores são universais, desde o respeito à vida, como no meu exemplo, até o respeito à propriedade intelectual, o que está em discussão no caso Apple x Samsumg. Essa relativização de direitos é babaquice. Outra coisa: essa disputa judicial envolve o mercado livre “ocidental” (aspas porque não se trata de geografia, mas sim da característica do mercado livre capitalista, originado no ocidente), então valores ocidentais, como proteção à propriedade privada, DEVEM ser respeitadas.

      • Adriano Borges

        Desculpe Urly, mas o seu comentário seria muito bacana se estivéssemos falando de cópias de funções e usabilidade “mascaradas”. Acho que o grande X da questão aí, e que ao meu ver foi fator decisivo para o veredito do juri é: A Samsung clonou os aparelhos não para aperfeiçoar sua engenharia, clonou para induzir o consumidor ao erro. Clonou para confundir, clonou para conseguir vendas baseadas no impulso de compra baseado em atributos visuais e funcionais. Tanto que até peças publicitárias foram clonadas. É um absurdo. Quantas vezes não escutei amigos “alienados” a tecnologia (o que não é difícil se encontrar) que me mostraram Galaxys e disseram: comprei o iPhone…. mas aquele novo da Samsung, que tão falando que é melhor, sabe?

        Será que a Samsung teria sucesso se tivesse um hardware 10X melhor que a Apple mas o acomodasse dentro de uma carcaça original Samsung? Será que ela conseguiria vender se o aparelho viesse numa caixinha de papelão mole, com cabos todos enrolados em plástico bolha e saquinhos de silica-gel, com aquele berço de casca de ovo? (que eles usavam em todos os produtos) Será que a propaganda desse genial hardware seria mais eficaz se a Samsung tivesse continuado com seus anúncios neons, com modelos asiáticas magrelas segurando o aparelho na mão, o fone no ouvido e o pézinho levantado de lado ouvindo musica.

        CLARO QUE NÃO!

        É um absurdo e as empresas devem sim ser penalizadas por isso. É má fé!

        Eu espero realmente que empresas como estas continuem se estrepando (pra manter o vocabulário adequado) até parar de fazer isso. Livre comércio é uma coisa, livre concorrência é uma coisa… agora induzir o consumidor ao erro na malandragem COMPROVADA E DESCARADA é totalmente diferente.

      • Sergio Rossini

        Excelente! Valeu pelo comentário – enriqueceu o post do blog.

      • thiago

        SEJA e não SEJE

      • Kenji

        Urly…Nao estao falando em melhorias,…estao falando em copias de designe,…olhe os exemplos de foto postadas no blog,…Colocar um microfone no gravador,nao e melhoria…A caixa do aparelho se abre de forma identica,nao melhorou em nd…E ate na propaganda,a forma com q eles deixaram o aparelho na foto, e identica…isso e melhoria?…Axo q vc se enganou com a noticia…

  • Tekiatu

    É engraçado que a Samsung ainda vem com essas respostas… Quero ver agora eles redesenharem os próximos produtos sem usar iPhone 5, iPad 4ª geração, iPods, como base. Muito bom!

    • Daniel

      Acredito sinceramente que eles são capazes de fazer um produto sem ter como base qualquer iDevice. Na verdade, foi isso que a Apple pediu à eles várias vezes. Não tem problema fazer coisa boa, desde que não a faça copiando outra coisa que alguém levou anos pra ter a ideia e colocá-la em prática. Vai ser bom isso, mais opções, mais concorrência e sem cópias 🙂

  • lordtux

    Nossa, so olhar para as imagens do post, não tem como não dizer que a samsung copiou tudo na cara dura. Pra mim o processo foi muito bem ganho, dizer que é brigar por retangulos é minimizar tudo. Vamos ver se agora a samsung toma vergonha na cara e passa a inovar de verdade.

  • Thyago

    Tim Cook já disse tudo : “Valorizamos a originalidade e inovação e dedicar nossas vidas em fazer os melhores produtos da Terra”
    Parabéns de novo Apple!!!

    • Edgar

      A Sansung diz respeito a “monopolização de retângulos com cantos arredondados”. Se eles tivessem copiado APENAS isto ainda vai (tenho um nokia de 1900 e antigamente, retangular com bordas levemente arredondadas), mas COPIARAM ATÉ O ARO DE METAL DO IPHONE 3G(S). Ai é muita cara de pau…

      • Stormrider

        Tenho um Xperia Arc, o design do aparelho é diferente demais, a Samsung tinha que inovar tb….. E não copiar descaradamente. Meus parabéns a Aplle por esta vitória.

      • felipe

        concordo, parece ate que a unica cópia foi essa!

  • Paulo

    Me revolto mais a cada vez que vejo essas imagens…
    Até concordo com a samsung em algumas questões bem especificas, onde acredito que certas patentes sao injustamente registradas, mas milhares de outras coisas sao copias descaradas, na maior cara de pau mesmo, beirando o ridículo…
    Toma vergonha na cara samsung, isso que vc faz é chamar o consumidor de otário!
    Paga logo esse 1 bi antes que a coisa piore..

  • Marcelos

    Duas palavras: CHUPA SAMSUNG !!!

  • VimpriO

    Chupa samsung!

  • copeta

    Steve estaria feliz de ver isso, uma vez que passou os seus últimos anos esperando esse dia acontecer

  • @Tito_Reis

    Uma mensagem forte e clara de que roubar não é certo.

    Tim Cook

  • Michel

    Como a siri já havia falado na WWDC, geladeiras são o forte da samsung.

    • Silas mesquita

      Ai que vc se engana as geladeiras samsung estao em record de reclamacões , tenho uma e da defeito o ano todo

    • felipe teodoro

      hahaha bem lenbrado michel, mais pelo o que o Silas Mesquita disse até as geladeiras sao um lixo!!!!

    • Silas de souza mesquita

      Ai que você se engana , as geladeiras samsung estao no topo das reclamacões , eu tenho uma e da defeito o ano todo.

      • Anderson Lucas

        [2]

        Na minha opinião a SHAMESUNG tinha que ser banida não só nos EUA, mas no restante também. Minha experiência com seus produtos:

        Com uma Geladeira
        Tive uma geladeira que queimou com menos de 2 meses de uso. Como a assistência da Shamesung é uma m, acabei comprando uma Patrick que aqui na Argentina é cara d+, mas é uma excelente geladeira. Até hoje não me consegui desfazer do elefante prateado (geladeira sammy) aqui em ksa, nem mercado libre compra.

        Com uma TV
        Eu comprei uma de led 3d aqui pra casa. Era para ter levado a LG, mas pelo preço, não dava. Depois que pendurei na parede, no terceiro dia me deu problema. Uma linha na horizontal queimada de fora a fora no meio da tela. Tive 2 problemas: um para tirar a tv da parede, pois o adaptador que tenho é uma M e outro que tive que reformar a parede. Resumo: estou esperando 2 meses a tv voltar da assistência.

        Com um HD
        Nunca me deu problema.

        Infelizmente a Samsung é muito forte na Argentina e inclusive faz de tudo para que a Apple não lance seus produtos aqui. Vc compra um Galaxy SIII por $2.500,00 pesos e um iPhone 4S por $8.000,00 pesos. Em todos os shoppings tem promotoras Shamesung com seus aparelhos. E praticamente te agridem se te veem com um iPhone, dizendo que o celular não presta, que é uma cópia, etc. Parece que são instruídos para isso.

        Segundo a presidenta, parece que teremos 2 montadoras da Apple em terras porteñas e gostaria muito que tudo isso mudasse. Para o mercado dos Macs é outro absurdo. Só iPad que é barato, sai em torno de $2.600,00 pesos.

        Abraços,

  • Felipe

    É ridículo os aparelhos da samsung, e o Android. NUNCA compraria um celular com Android. Me revolto vendo pessoas com os Galaxy’s Ace nas ruas achando que possuem um Iphone, falando que é melhor que um smartphone da apple ¬¬, é triste ver isso.
    Pior ainda são aqueles que compram um iPhone por modinha, e depois tira foto no espelho com a maçã, e coloca no facebook, sem ao menos saber o que está segurando, a pura inovação. Pessoas que não sabem a história da Apple, que revolucionou o mundo, o jeito de escutarmos música, navegar na internet, a computação, e aparelhos verdadeiramente inovadores.

    • Gerson

      Calma cara, relaxa um pouco…
      Sabendo ou não o que significa a pessoa que compra por status só está seguindo a massa, porque neste país é sim status tem um iPhone.

      Agora,e mais valor a pessoas e menos a coisas

      • Luiz Eduardo F.

        Vide USA.
        Justifica seu comentário.

    • Richard

      A maioria das pessoas que possuem um galaxy (os mais baratos) enxergam o iphone como um celular de rico, não fazem idéia da revolução tecnológica e do verdadeiro prazer de se usar um dispositivo ios, acham mero status.

      • Igor

        Falou tudo Richard!

    • Kelli

      Concordo..

  • Luis Fernando

    Bem feito, a samsung esperava superar a apple, so que usando os seus produtos como base como que nao supera, e so olhar pra essas imagens.Quem nao tem criatividade para inventar e inovar tem e que sumir do mercado e TENTAR ser igual a apple, mas na verdade eles podem tentar tentar que a apple sempre sera a melhor. =)

  • Charles Reitz

    Legal Mesmo a samsung dizendo que os consumidores que irão perder com isso, poderiam ser mais criativos também na resposta para a imprensa, meus conceitos com a samsung apenas caíram mais após essa leitura…

  • Carlinhos

    Pessoal, não estou feliz por ser a vitoria de uma ou de outra, mas o que realmente importa aconteceu. Dar aos méritos para quem realmente faz engenharia, que é inovar com qualidade. Como engenheiro eu prezo isso, por isso tenho produtos Apple.

  • Silas mesquita

    Geladeiras nao sao o forte nao tenho uma , e da problema o ano todo e vejo na net todos que tem varias linhas e modelos de geladeira samsung tem os mesmos defeitos!!!

  • Fábio Sousa

    Boa Apple! Também não gosto ver ninguém copiar o trabalho dos outros!!!

  • @leohpold

    Não entendo qual a influência das copias na vida dos anti-Samsung. Mesmo com as “cópias” vamos continuar comprando o aparelho de nossa preferência, seja ele de uma ou de outra empresa. Qual o problema da Sangsuga copiar o Ipod /Iphone para mim? Nenhum! Continuo comprando Iphone. Qual a vantagem? Aumenta a concorrência! O surgimento de vários similares faz com que os produtos Apple se renovem cada vez mais rápido para superar os outros.
    Obviamente sou consumidor, não estou aqui para discutir legalidades e moralidades de patentes. Quero é ver o pau quebrar para forçar as empresas à concorrência pelo meu rico dinheirinho!
    Copiaram seu produto Apple? Pois é… agora se esforce para me oferecer algo diferente de novo.

  • Mauro Filho

    E acontecesse o inverso ? A Apple é que copiasse descaradamente. A samssung diria que é tudo normal e que continuaria pagando pessoas para criar e a Apple copiar ? É muita cara de pau quem defende a ideia de que certas patentes são “injustamente” registradas. VOCÊ cria, VOCÊ perde tempo e “fosfato mental “, SEU tempo, portanto: VOCÊ é dono da ideia. Aonde está a “injustiça” em, quem é DONO e CRIADOR desta ideia, registra-la ? A samssung definitivamente não forte em geladeiras, é muito mais forte em… COPIAR. Ops… cuidado com a Xerox, viu samssung ?

  • Reginado Junior

    “A Samsung vai continuar a inovar e oferecer opções para os consumidores”
    Como assim ‘vai continuar’ quer dizer que eles estavam inovando até agora?
    Pra uma nota de divulgação eles podiam ter pensado um pouco melhor, né?
    Bom, menos mal que eles não copiaram a nota da Apple 😛
    hahahaha. Na minha opinião, a vitória foi merecida!

  • Francisco Vorcaro

    Não podemos negar que a Samsung copia descaradamente a Apple e tudo isso poderia ter sido resolvido com acordo de uso de patente, afinal a Samsung fornece (ou forneceu) diversas peças para os hardwares da Apple.

    O que eu percebo é que a Apple trabalha no sistema um por todos e todos por um e as outras empresas não. Um vez, me lembro do Steve Jobs ter dito algo referente a Sony. Ela tem o melhor processador de imagens do mercado (usados inclusive pela Nikon), mas o setor de processador não se entrosa com o setor de lentes, cada um faz uma coisa e a “montadora”junta tudo. Pena!

  • André Lyrio

    Esses sul coreanos precisam abrir os olhos!!! Se fazem de bobos ao copiar a maça na cara dura! Claro que eles têm que copiar dos outros, pois no país deles todo mundo tem cara igual – RISOS. Não tem nem inspiração para diversidade – kkkkkkkk.

    • Kkkkkk concordo!

    • Ricardo

      Sério que você pensou nesse comentário sozinho? Tanta coisa para ser dita, mas conseguiu evitar qualquer palavra útil.

  • Kall

    Realmente a samsung imitou. Mas um fato importante é, a Apple criou smartphone dos quais TODAS as outras empresas de fato irao “copiar” Pq o futuro agora é touch, e produtos pequenos. Se a apple realmente processar tudo que aparecer vai ser palhaçada em busca de monopolio. Eu tenho produtos Apple, adoro eles, sao muito bom. Mas que a Apple é uma porcaria manipuladora é. Tenta monopolizar tudo ao ponto do proprio dono do produto nao conseguir alterar seus produtos da forma desejada. E samsung please, para de imitar tanto, criar algo parecido é algo, mas fazer uma copia é vergonhoso.

  • Bom dia blog! Eu adoroo ver os post do blog mas não comento, agora dessa vez rá Samsung foi muito discarada com essas palavras, realmente da muita raiva de ver os produtos da Apple serem copiados sem permissão afs….mas em fim Apple ganho isso que inporta por um lado 🙂
    Eu tenho um Samsung galaxy tab plus e é horrivel trava de mais e o sistema android e um lixo pois fica garrando de mais, entao samsung “NUNCA MAIS”
    Muito bom os post, valew blog 🙂

  • tuRKs

    Concordo que a Samsung copiou e ainda copia a Apple, porém quem mais perde nessa briga somos nós consumidores. Não consigo pensar nenhuma vantagem que essa briga pode trazer para nós. O monopólio sempre será ruim nas relações de mercado.

    • Carlinhos

      Concordo contigo, mas oque tendemos a ganhar nesse caso (se nao houver acordo da apple com as outras, é lógico) é a a aparição de novidades por outras que serão forçadas a parar de copiar a apple, gerando uma diversidade maior de produtos e não como está dividido hoje ( um produto excelente X os que tentam fazer igual, mas com pior qualidade)

      • tuRKs

        Só tenho medo desses produtos não aparecerem e a Apple dominar o mercado. Eu acho saudável a briga Galaxy x iPhone, iOS x Android, MacOS x Ruindows. Obviamente, independente do resultado final do julgamento essa briga não vai acabar, mas para mim, está bom do jeito atual.

      • Marcos

        Concordo, agora sim vamos ter avanços isso vai ser bom pra todos, até pra Samsung, que vai precisar ser mais inovadora.

    • Ricardo Eisenmann

      TuRKs.

      Pra nós consumidores vai ser bom sim, como acontece hoje: A Apple lança seus produtos e um tempo depois a Sansung lança outros praticamente idênticos, sem nenhuma inovação, talvez um pouco mais baratos e maior poder de processamento por ter sido lançado meses depois, com a proibição eles terão que inovar, nos fornecer novidades, por exemplo uma tela touch que funcione também com níveis de pressão diferente, quanto mais forte tocamos o dedo nela, ela toma ações diferentes, ou um celular com bateria com carregamento múltiplo, uma bateria que consiga captar cargas de varias formas e prolongar muito sua vida, através do movimentos do corpo, através do sol, através do calor do nosso corpo, etc, etc, etc. Em resumo, agora a Sansung e todas as outra terão que rebolar também para dizermos “UALLL” até agora a única que nos surpreende e faz nós dizermos “UALLL” é a Apple, espero que as outras consigam fazer isso, essa sim é a verdadeira concorrência.

  • Kevin Costner

    Ou seja, se a Samsung não conseguir CRIAR a partir de agora o bixo pega!

  • Ricardo Miranda

    Se notarem a comparação com o iPod ate a posição do fone de ouvido esta igual… Isso não é copia… A Samsung é obcecada pela Apple. Chega a ser doentia esta dependência… Vergonha!

  • iEmerson

    Nossa ficou feio para a Samsung hein.

  • Breno Giesen

    agora só falta as geladeira para eu não ter nenhum samsumg em casa

  • Thaísa

    Concordo com uns comentários de cima…e acho tb nunca compraria um cel com sistema android. A maioria dos meus amigos sempre reclamam que o sistema é lerdo. E a sangung nao copiou,tirou uma xerox né…quem entende de tecnologia um pouco,sabe que a Apple é BEEEEM superior.

    • Pedro

      Discordo totalmente! Sou desenvolvedores e por isso uso vários sistemas e afirmo que o Android não tem nada a ver com o IOS. Quando a lentidão do Android eu não tenho nenhum problema com isso pois uso um aparelho decente. Agora é fato que o android roda em muitos aparelhos e aparelhos baratos, logo com menor poder de processamento, e obvio que vai ficar lento! Querer rodar o Android em um aparelho de R$200,00 é reclamar que não esta rodando leve que nem um aparelho de R$2.000,00 é dose. Coloca o IOS em um aparelho desse e veja se não vai ficar lerdo também. Como exemplo basta compara o primeiro IPhone com a ultima versão do IOS, muitos reclamam que fica lento, logo a reclamação da lentidão do Android não tem fundamento.

      • O Android não tem nada a ver com o iOS? Forçou a barra agora.
        Aconselho dar uma estudada de como era o projeto do Android em 2006 e ver as diferenças depois que o iPhone foi lançado.

        Concordo que hoje o sistema está tentando um caminho seu, mas a base dele é em cima das mudanças trazidas pelo iOS.

  • Jonathan

    Concordo em partes com a Assessoria de Imprensa da Samsung. Não é algo para se comemorar.
    Esse sistema de patentes dos Estados Unidos precisa ser revisto urgentemente senão, em poucos anos, a industria do software estará na mão de poucas empresas, e isso não tem como ser bom.
    Software é algo abstrato, e por isso patentes deveriam ser concedidas em casos muito específicos. Agora patentear por exemplo “Compre com um Clique”(Amazon) ou “Pinch to Zoom”(Apple) é, na minha opinião, ridículo.

    Isso na parte de software claro. Hardware e design já é outra história….

    • André

      Concordo plenamente!

      Eu acredito que o que entendemos por propriedade intelectual realmente precisa de uma reformulação. Não acho que tudo deva ser patenteado, não acho que conceitos devam ser patenteados… Mas objetos físicos sim. O Twitter, por exemplo, possui a patente sobre o gesto de puxar uma lista de itens para baixo num aplicativo de modo a atualizar a tela. Isso faz algum sentido?

      Sendo assim acho que ocorreram dois erros nesse processo todo. O primeiro foram as leis de propriedade intelectual permitirem à Apple patentear algo como “o conceito de cantos arrendondados” (supondo que a Samsung esteja falando a verdade). O que a Apple deveria possuir é a patente sobre um telefone móvel com determinadas características. Isso quer dizer que a Samsung poderia lançar geladeiras com cantos arredondados sem problemas, mas não telefones ou tablets.

      O segundo problema é a sensacionalização da coisa toda. A Apple está numa ascendente incrível e qualquer notícia negativa torna-se automaticamente um escândalo. E é isso que é maléfico a nós, consumidores, porque nos faz simplesmente ignorar coisas realmente legais que estão por aí. Por exemplo: a Microsoft com seu tablet e sua capa que vira um teclado que o BDI já mostrou. A Microsoft (a última empresa que eu achava que fosse jogar limpo com a Apple) jogou limpo. Licenciou a capa da Apple e inovou em cima dela. Agora nem a Apple pode colocar um teclado na parte de trás de uma capa de iPad.

      Não é muito mais legal quando jogamos limpo?

    • Diogo Freire

      Depois que alguém criou isso realmente se torna ridículo. É a mesma coisa em falar que a fonte usada na marca Coca-cola é apenas uma fonte, então podemos usar a torto e direto. A patente se torna um bem intangível da empresa. Assim como não posso usar seus escritórios (bem tangível) tbem não posso usar seus bens intagenvies. Se quer usar uma patente, vc pode: basta pagar por isso 🙂

  • Alex

    Como já disseram em um outro forum, a filosofia empresarial da Samsung e em especial do seu lider e fundador Lee Kun-hee parece ser lucro a qualquer preço. Isso claramente se reflete em suas políticas de P&D (inexistentes). Esse individuo e suas ações de manipulação dentro os meios empresariais sul-coreanos faz os brasileiros parecerem colegiais. Basicamente TODA a linha de produtos Samsung SÃO copia de alguém.

    As lindíssimas TV Smart são cópias da alemã LOEWE, máquinas pesadas da BOBCAT e LIEBHER, Monitores da AOC, Geladeiras da Whirlpool, Notebooks mais antigos eram baseados na Thinkpad da IBM, atual Lenovo, a lista vai longe.

    Nesse mar de cópias, a Apple foi aparentemente a unica que se dispôs a bater de frente com o Todo Poderoso Kun-hee, sem medo de sofrer retaliações no altamente corrupto mercado coreano.

    Essa vitoria da Apple, talvez (Improvável, mas) possa abrir jurisprudencia para outras empresas baterem de frente com esse Conglomerado., que tem por meta futura a implantação de fabricas na vizinha Coreia do Norte, onde o espirituoso e “Divino” lider Kim Jong-un o espera de braços e carteira abertas, em especial a carteira. Vocês acham desumanas as fábricas da Foxconn? Imaginem isso na Coreia do Norte, numa situação cem vezes pior e fora de qualquer controle de organizações de direitos humanos.

    • Clóvis

      Gostei do seu comentário. Parabéns

      • felipe teodoro

        2

  • Maicon

    Já fui usuário de iPhone, hoje sou um feliz usuário de Android mas não vou com a cara da Samsung tbm, quando troquei meu iPhone por um Sony fui justamente pro Sony pq eles não copiaram a Apple, eu queria algo diferente, não uma cópia do iPhone com acabamento inferior…

    Mas tem algumas coisas que a Apple passa do limite, como o Zoom em pinça por exemplo… é bem óbvio que não foi a Apple que criou isso.

    • Pedro

      Concordo. Muitas pessoas acham que uma patente significa que alguém criou aquilo, porém isso não é verdade. Aos que quiserem saber mais, pesquisem pois não vou explicar.

  • Lou

    Vamos começar a pensar hein Samsung !

  • Matheus

    Essa guerra de impresas sobre patentes impedem a inovação e o avanço da tecnologia.

  • Daniel

    Faltou a melhor foto de cópia descarada que é da STORE da SAMSUNG igualzinha a APPLE STORE! Essa foi a mais impressionante!

  • Cristiano

    Samsung terá que focar mais no mercado de televisores, pq smartphones e tablets ficará difícil sem poder mais copiar a Apple!

  • Luhrer

    A Samsung deveria ter ficado apenas no ramo dos navios (…) [/ Entendedores.. entenderão..

    KKKKKKKKKKKK

    • felipe teodoro

      kkkkk muito bem lembrado rachei aqui
      Entendedores.. entenderão..

  • Luiz Fernando

    A Samsung provou com o Galaxy SIII que pode fazer produtos sem copiar, e com um design muito bonito. Porque não fazia isso antes?

  • Mateus

    Eu fico contente com a vitoria da Apple pois agora as concorrentes vão se esforçar pra criar novos produtos, a exemplo do teaser que a Google nos deu com o projeto Glass ou a cover que vira um teclado no Surface, da MS.

    • felipe teodoro

      (2)

  • Jaison

    Como já diz o velho bordão, nada se cria, tudo se copia.
    Aplicado muito bem para o que a Samsung vem fazendo descaradamente com Apple.

  • Adriano

    Chupaaa samsung!! Agora eu quero ver!!

  • luís m.

    Wow.
    Coitados

  • EDINHO

    O mais incrivel e comparar as fotos e lembrar que eles afirmavam convictamente
    Não copiamos nada!!! rsrsrsrs

    _________________OFF TOPIC_____________________
    Galera o app video camera esta free hoje
    é um app muito bom para filmar e editar custa 7,99 obams
    hoje free:
    http://itunes.apple.com/us/app/video-camera/id434139679?mt=8

    • Igor

      Valeu pela dica!

  • Washington Junior

    Status: Muito feliz com essa notícia 🙂 Só tenho uma coisa a dizer CHUUUUUUUPA SAMSUNG \o/

  • Matt

    A 4a foto, aquilo sao cases da Samsung?

  • EDINHO

    O mais incrivel e comparar as fotos e lembrar que eles afirmavam convictamente
    Não copiamos nada!!! rsrsrsrs

    _________________OFF TOPIC_____________________
    Galera o app video camera esta free hoje
    é um app muito bom para filmar e editar custa 7,99 obams
    hoje free:
    http://itunes.apple.com/us/app/video-camera/id434139679?mt=8&ign-mpt=uo%3D4

  • David

    Pra vcs verem né!!! Ontem anunciei meu Iphone 4s num classificado em minha cidade. Duas pessoas sem criatividade copiaram meu anúncio na maior cara de pau e fizeram apenas pequenas alterações p eles. Já senti muito mal e uma raiva imensa c isso. Uma pequena comparação e infinitamente menor no que a Samsung fez c a Apple, já me deixou estressado dessa maneira e me dando vontade d querer punir os caras de alguma forma. Imagina oq a Apple teve d agüentar da Samsung durante esses tempos c essas copias indiscretas!! Estou muito feliz c o resultado, espero q nã só a Samsung como outras empresas sejam criativos o suficiente p q haja uma concorrência legal e saudável entre eles. Chuuuuupa Samsung!!!!! Kkkk

    • É o que eu digo, David, só quem não produz conteúdo é que acha normal a Samsung copiar os produtos dos outros. O BDI mesmo sofre muito com cópias de ideias e até mesmo artigos por parte de sites menores, que ganham com publicidade sem ter feito nenhum esforço.
      Para quem produz e é copiado, a raiva e indignação é muito grande.

    • iFumachi

      Acredito ainda que fizeram um preço menor que o do seu anúncio…

      Ex.: Seu anúncio está por 1500 os caras anunciam por 1399

      muito f4d1

  • David

    Sei q é ser plagiado e nao desejo p ninguém, Me senti muito mal e uma raiva imensa c isso. Claro q nada comparado com q a Samsung fez com a Apple né!! Mas já me deixando muito estressado dando vontade d querer punir os caras de alguma forma. Imagina oq a Apple teve d agüentar da Samsung durante esses tempos c essas copias indiscretas!! Estou muito feliz c o resultado, espero q a Samsung aprenda da vez depois dessa multinha de 1bi d seus cofres. Chuuuuupa Samsung!!!!!

  • João Vitor

    Apple wins \o

  • Pedro

    Esse trecho do posicionamento da Samsung, possui pontos a serem discutidos.

    “Isso vai levar a menos opções, menos inovação e preços potencialmente mais altos”

    Que levará menos opções – (Mentira) – No mercado não existem só Apple e Samsung, há diferentes fabricantes de hardware no mercado, dando total liberdade ao consumidor de escolher.

    Ela pode até dizer, e concordo em parte, que isso é uma tentativa da Apple de “retirar” do mercado, a sua maior concorrente. De uma certa forma isso diminui, mas não acaba com as inúmeras opções hoje existentes no mercado.

    Preços potencialmente altos – (Mentira/Verdade) – Todos nós sabemos, que os preços dos produtos da Apple são completamente fora da realidade, pelo menos para o povo brasileiro. O consumidor não vai se ver obrigado a comprar um iPhone ou um iPad, pelo mesmo motivo acima, o consumidor ainda sim possui outras fabricantes à escolher. A Apple sim pode tirar proveito da situação e continuar com os preços “abusivos” de seus produtos, não possuindo sua principal concorrente, porém não devemos nos esquecer que os telefones TOP da samsung são quase tão caros quantos os da Apple (isso a nível de mercado nacional).

    Agora …

    Menos inovação – (MENTIRAAAAA) – Samsuck façam-me uma favor !!!! Quando li esse posicionamento simplesmente comecei a rir. A Samsung não inova em nada, apenas copia. Acho que o eles devem admitir que agora estão com sérios problemas, pois não vão poder copiar mais nada da forma descarada como sempre fizeram. Pelo amor de Deus, a primeira ver que vi o conector de do carregador do Galaxy Tab, eu pensei no absurdo, o conector e o carregador são simplesmente iguais. Se bobear até a pinagem deve ser a mesma.

    Menos inovação huahauhauhauahahua essa foi a piada da semana.

    Tomem vergonha na cara o ofereçam aos consumidores o que eles realmente precisam.

    Um mercado diversificado em preço, tecnologia e principalmente em INOVAÇÃO.

    Coisas que a Apple sempre fez.

  • Tiago Lima

    Uma verdade seja dita, se a Samsung não pode mais imitar, agora oque vai ter de `nêgo` se degladiando para apresentar novos projetos será otimo!
    Afinal, eu acho que a Apple se acomodou um pouco, por saber que está bem à frente, mas nunca é tarde para inovar.
    Isso aumentará a concorrencia leal, pois uma empresa tentará superar à outra. Não imitar ou se basear em…

  • Humberto

    basta olhar os carregadores pra saber que a Samsung copiou

  • Rangel

    Esperamos todos que a Apple faça acordos com Samsung e outras, para negociar as patentes. Se ela simplesmente sentar nelas e não fizer nenhum acordo comercial a respeito, o consumidor perde muito nessa historia.

  • Rodrigo

    A Samsung copiou muita coisa. Mas que o sistema de patentes americano é ultrapassado isso é.

  • Lissa

    “retângulos com cantos arredondados”? Se o iPhone fosse triangular provavelmente todos os aparelhos da Samsung também seriam kkkkk

    Processo muito bem ganho, e quem ganha com isso somos nós, consumidores. Agora eles vão ter que pensar e inovar. Inovar de verdade, viu? Porque parece que a única coisa que eles procuram mudar é o tamanho das telas, que estão cada vez maiores e mais bizarras

    • “Se o iPhone fosse triangular provavelmente todos os aparelhos da Samsung também seriam”

      Melhor frase até agora. 🙂

  • Thiago

    Este é o melhor blog do Brasil!

  • KAUEJANDUCI

    a apple faz os outros copiam, triste isso …

  • Victor

    Samsung só serve para Geladeira e TV agora o resto esquece….

  • AdrianoBdb

    Tenho um IPhone 4s, mas usaria SEM PROBLEMA ALGUM uma inovação feita pela sansung que por ventura a Apple viesse a copiar, não sou fanático, penso que a genialidade dos grandes cientistas pode e deva ser utilizadas por todos. Abç.

    • Seria lindo em um mundo onde não existisse o dinheiro e as pessoas trabalhassem de graça, apenas pelo progresso da humanidade.
      Mas estamos longe de alcançar este nível de evolução…

      • AdrianoBdb

        ILex, vc não usaria no seu iPhone algo que fosse pensado por técnicos da sansung e que vc gostasse? Todo tipo de fanatismo é estúpido!

        • Achar que o fato de eu defender o direito à propriedade intelectual é fanatismo também é bem estúpido. Bem estúpido.

          No iOS 6, a Apple começou a usar o “puxar para atualizar”, um movimento genial inventado pelo cara do Antigo Tweetie, hoje uma patente do Twitter, que já “deixou” todo mundo que quiser, usar.
          Mas se o Twitter não quisesse que a Apple usasse, a Apple estaria ERRADA, pois quem inventa tem o direito de propriedade intelectual.

          • caio

            Se fosse um defensor tão ferrenho nem colocaria nada sobre jailbreak no blog.

            • Achar que jailbreak e pirataria são a mesma coisa não é estúpido, é ignorância.
              Aconselho você se informar um pouco mais antes de comentar sobre o assunto. Você só tem a ganhar.

  • Alan Gabriel K

    iLex, tem um erro ali no texto, nessa parte aqui:
    “Isso vai levar a menos opções, menos inovação…”
    Acho que é:
    “Isso vai levar a MAIS opções, MAIS inovação…”

    • Reclame com a Samsung, o texto é dela. 😛

      • felipe teodoro

        Boa

  • Rodrigo

    Esse dinheiro que vai receber da Samsung deveria ir para xerox pelo cópia que a Apple fez do mouse e da interface gráfica na década de 80 não acham?

    Brincadeira, eu acho que a Samsung copiou muitas coisas de design que realmente tinham interesse em copiar a identidade VISUAL da Apple. Isso é errado. Quando as funcionalidades, eu acredito que o sistema de patentes é velho, atrasado e retardado também. O Pinch e zoom e scroll cinético por exemplo deveria ser propriedade da Apple por um periodo de tempo limitado como ocorre com patente de produtos químicos. Isso se tornou padrão de indústria e é impossível voltar para o Scroll antigo por exemplo. Logo acho que a parte inovadora deveria ser revista para estimular mais a criatividade e revolução, mas a estética… sinto muito, até o carregador ridículo da samsung era feio demais… Gosto da Samsung quando ela sái da caixa e traz o S3 ou Note por exemplo… no resto, pecou por motivações bobas…

  • Jorge

    Vitória merecida!

  • Wolvie34

    Urly , podes dourar a pílula como quiseres, mas no mundo ocidental copiar deve ser castigado e se os de cultura asiática querem ganhar encima daqueles que suaram para produzir design maravilhoso devem pagar o preço ou ir embora, ou vc não acha que a Apple tentou negociar um acordo sobre suas patentes antes de chegar ao processo legal? A Samsung não estava nem aí e achou que não ia dar em nada. Espero que paguem até o ultimo centavo e a partir de agora contratem gente capacitada para inventar produtos de qualidade por meios próprios como faz com as TVs por exemplo que são muito bons produtos. Eles copiam até o Packaging , pelo amor de Deus!

  • helder

    eu sei que isto é um blog de fan boys da apple (e eu proprio também admito que sou um)

    sim a samsung copiou o design à descarada, mas no meio desta historia apercebi-me de patentes ridiculas que existem

    patentes de zoom no ecra? patentes do botão para sair? eu acho que isso é ridiculo, alguém discorda?

    já agora eu registo uma patente estupida qualquer (por exemplo, um device com camara) e roubo dinheiro e todas as outras marcas #fail

    • Rodrigo

      Exatamemente o que escrevi falei Helder (mas nao sei se meu comentario ja foi aprovado).

      O sistema de patentes, ele protege tanto as invenções e quem registra que acho que muitas vezes ele chega mais a restringir a evolução ao permitir que uma invenção que venha a se tornar padrão seja eternamente propriedade de uma empresa.

      O scroll é uma evolução de um padrão da empresa. Por acaso o cara que inventou a barra de scroll antes também patenteou ela?

      Se é algo patenteavel isso, deveria ser por tempo limitado e depois tornar-se bem da humanidade e não só da Apple para sempre… quem vai lançar um produto sem este scroll daqui pra frente?

    • Breno Giesen

      cara, se você inventou tem todo direito de patentear

  • Dennis

    Esse negocio de processos por “copias” é algo complicado até porque se apenas olharmos todo o contexto histórico de praticamente qualquer empresa no ramo tecnológico sempre houveram copias, uso de tecnologias sem autorização, defender um ou outro é uma briga de vaidades sem sentido.

  • Clóvis

    Também acho que a Samsung merece algum tipo de censura pelo que faz. Se quem deve fazer isso é a justiça ou o mercado, tenho minhas dúvidas. Especialmente considerando que é um júri popular decidindo uma questão extremamente técnica. Entre as tantas questões que foram apresentadas, esse júri decidiu que o GALAXY ACE NÃO COPIA O IPHONE. Oi? É a cópia mais descarada que eu já vi.

    O sistema de patentes é difícil, e a questão é bem mais complexa do que “Você gostaria de que alguém copiasse seu trabalho?”. Claro que não gostaria, mas o que gostar tem a ver com isso? Cada raiva tua vale um processo agora? De repente aparece um monte de especialista no complicado sistema de patentes de um país estrangeiro, e ainda concorda com ele. Outros especialistas de última hora aparecem para discordar. Menos, gente. Menos.

    Isso não é futebol, que você torce, xinga o outro e vai pra casa como se nada tivesse acontecido. São duas gigantes brigando por um mercado enorme, e uma quer ver a outra morta. Valore$ ético$. E estão certos.

    Fico feliz em ver que os comentários subiram de nível em relação ao post anterior, mesmo não concordando, naturalmente, com boa parte deles. Abs.

  • Roberto Pinheiro

    Ao meu ver toda essa questão está relacionada as estratégias de cada uma das empresas. A estratégia da Apple sempre foi e sempre será baseada em Inovação e a da Samsung é a de usar o que já existe e produzir esse produtos de forma rápida e em grande escala agregando “melhorias” e mudanças, ou seja, não dá pra esperar que a Apple desista de inovar porque a sua existência depende da inovação, a Apple foi pensada assim. Também não dá pra esperar que a Samsung crie produtos inovadores porque a empresa tem outra estratégia empresarial. E toda estratégia tem suas ameaças.

  • iRon

    Nao é possível alguém inteligente concordar com a sanguesung além dos trolls e dos que assistem só vídeos virais!

  • Doctor

    Óleo de peroba para samsung!

  • simar

    essa foi uma noticia que me agradou em parte, agora veremos novos produtos, vai ser muito bom a inovação no mercado, o Surface é um exemplo disso

  • Lucas Teixeira

    A Samsung deveria aprender com a Sony que também faz celulares, tablets e outros e não precisa copiar outras empresas. Meu Xperia Neo não se parece nem um pouco com o iPhone, nem mesmo a implementação do Android pela Sony se parece com a implementação do Android das outras empresas.

    Eu defendo a propriedade intelectual e sou contra todo tipo de copias, contra pirataria, e etc… Mas a lei de patentes deveria ser repensada. Da mesma forma que não se pode patentear a cor Azul deveria existir um requisito mínimo para algo ser patenteado (e se existir, deveria abranger mais coisas).

    Eu também acredito que certas coisas deveriam se tornar de domínio público após alguns pré-requisitos (não de anos). Por exemplo: o zoom com dois dedos já deveria ser de domínio público, pois é difícil se viver sem tal recurso. É o mesmo que imaginar um teclado de computador fora da sequência QWERTY – se existe patente para isso eu não sei, mas se sim, não deveria. Todo mundo que trabalha com esses equipamento já espera ver esses recursos de imediato. É isso que significa revolucionar, é mudar a concepção universal sobre algo e quando tal revolução acontece isso deve ser entregue as pessoas, pois como você quer mudar a forma do mundo ver algo, se você quer controlar o novo?

    Pena que não existia patentes na época de Adão e Eva, pois eles deveriam ter patenteado as cuecas, calcinhas, tangas, calças, roupas de couro, a agricultura, e quem sabe até o sexo.

    kkkkk

    Piadas a parte, eu gostaria de deixar claro que EU NÃO SOU CONTRA PATENTES e espero que um dia seja eu patenteando algo, mas que existe sim um certo exagero quanto ao que é patenteado e quanto ao que é de domínio público.

    De qualquer forma, bem feito para a Samsung e que isso sirva de lição para todos os outros ultra copiadores por ai. (Copiar até a posição dos produtos no marketing não precisa de patente para ser considerado absurdo. E o nome disso é falta de criatividade).

    ——————–

    Offtopic: Alguém já notou as semelhanças entre os designs da Hyundai/Kia com diversas outras montadoras, como BMW, Mercedes, Toyota e etc? E que ela não possui um padrão?

    Veloster = Toyota FT-86.
    Genesis = Mercedes C63
    Azera = Sem o emblema dá para jurar que é uma Mercedez
    Outro dia eu vi uma propaganda na revista Veja de um modelo que não lembro mais o nome, que de perfil era igual a Serie 5 da BMW.

  • Leandro

    Mesmo sabendo que a Apple copiou muitos também, vejo o iPhone como um produto realmente significativo e inovador. Visto que não houve melhorias verdadeiras por parte da Samsung, o resultado foi justo. Evoluir uma idéia é diferente de copia-la. Tudo seria melhor para todos se fosse realmente uma evolução, mas não foi. Por isso, justo. Veja a Nokia… não precisa copiar para vender muito. Pode chamar de feio (eu não acho), mas tem identidade, não segue os outros e está melhorando, buscando novos caminhos. Admiro isso.

  • gabriel

    CHUPAAAA COREANOS!!!
    NAO TEM CRIATIVIDADE, NÃO INVENTA!! HAHAHHAHAH

    • rmbos

      Mas é exatamente esse o motivo da briga toda… eles não inventam, copiam! 😛

  • augustobort

    Não acho q

  • Augusto Bort

    Não acho que seja para tanto, Todos “acabando” com a Samsung, Não é para tanto, ela faz produtos muito bom, só acho que ela não mereçe todas essas Criticas negativas.

  • Anderson

    De fato a Copiadora se deu mal. O argumento usado na declaração da Samsung foi fraco demais. Dizer que quem perde é o consumidor… Pfff.. existe muita gente leiga que não sabe o que está comprando, e isso acontece muito mais do que podemos imaginar. Copiar a forma do aparelho, o layout dos apps, a caixa, os conectores… Sério, isso é ou não, tentar induzir o consumidor ao erro, para obter lucro? Sem essa! Ora Samsung, Think Different e seja respeitada por seus inventos.
    Americano gosta de patentear tudo, inclusive, coisas absurdas ao meu ver, como por exemplo: A Harley-Davidson patenteou o som (berro) do escapamentos de suas motos. Ninguém que construa uma moto custom, pode emitir o mesmo som que eles chamam de “rugido de leão” em suas motos., e isso é complicado, pois as motos são completamente diferentes, “mecanicamente falando” e ainda assim uma marca japonesa (Honda, Suzuki, Kawasaki) pode ser processada se o som for o mesmo. o_O

  • rmbos

    Qualquer comparação de culturas é perda de tempo. Não existe cultura certa ou errada. Existe a cultura que é diferente da sua.

    Entretanto, quando uma empresa se propõe a vender sua marca em outra cultura, ela precisa se adaptar. Isso serve tanto para a Apple na China(ou na Córeia do Sul, por exemplo), quanto para a Samsung nos Estados Unidos. É preciso respeitar as leis internacionais de comércio e proteção da propriedade intelectual.

    A Samsung copiou discaradamente toda a inovação vinda da Apple. Claro, ela também aperfeiço-ou várias coisas que copiou (como por exemplo as notificações (tá foi o google 😛 )). Acho muito saudável a concorrência. Mas é preciso que essa concorrência ocorra em pé de igualdade. Hoje, o processo fabril de um produto é o menor dos seus custos. O desenvolvimento dele é que é realmente caro. E porquê? Porque graças a milhões de trabalhadores orientais, podemos ter produtos baratos… a que custo? Ao custo da vida de milhares de trabalhadores orientais que, por culpa da sua cultura, se sujeitam a trabalhar por até 18 hs ininterruptas… e depois cometem o suicídio… é uma questão sociológica. Isso acontece em várias empresas orientais, não é demérito só da Apple/Foxconn.

    Eu ainda acho que, independentemente de um produto ser ou não cópia de outro, uma vez que é produzido em condições sub-humanas esse produto deveria ser banido das prateleiras. Ouviu Apple? Ouviu Samsung? A maior questão a ser protegida é a vida humana, e não a propriedade intelectual.

    Pensem nisso!

    P.S.: Países como a China jamais deveriam ser reconhecidas como economias de mercado, como fez o governo brasileiro no governo do Lula. Quer competir? Então dê condições humanas de trabalho e saúde para seus trabalhadores das industrias… por exemplo.

  • Rodrigo Seron

    Pois é… O problema é óbvio que não é apenas com a Samsung. Não seria a hora de uma briga com a Google também???
    Afinal, eles copiam bastante coisa da App Store.
    O Google Play já é outra cópia descarada.
    Veja a imagem abaixo. “Escolha do editor” não é uma categoria já criada na App Store?

  • Urandir

    Samsung é um lixo, somente tolos compram produtos deles o suposto “melhor preço” vem de que seus equipamentos sejam quais forem dependem de tantos periféricos para funcionar completos como são anunciados, e aliás criam entradas/saídas diferentes ou até mesmo criam softwares para impedir que periféricos de terceiros sejam feitos, similares porém que sairiam muito mais em conta para ter seu produto “completo”, porém não pensam duas vezes em copiar qualquer outro produto, demonstrando ser uma empresa sem caráter algum, já que para usufruirmos de seus produtos “completos” que para funcionarem como vemos em propagandas e descritas nas lojas, saem a um preço absurdo se comparado a qualquer outro concorrente em diversas áreas, incluindo também que seus periféricos geralmente são de má qualidade e difíceis de encontrar, isso quando não vêem com defeito de fabrica e perdemos dias para conseguirmos exercer nossos direitos de garantia, obrigando-nos muitas vezes a tomar medidas legais contra a empresa, o próprio reclame aqui não considera uma empresa honesta, já passou da hora de todos no Brasil darem um basta a samsung que aliás se quer dá-se ao trabalho de fazer teclados ABNT2 padrão nacional.

    http://www.reclameaqui.com.br/indices/6527/samsung-electronics