Rumores

Jornal digital ‘The Daily’ poderá ser descontinuado em novembro

Ele surgiu no ano passado prometendo ser a revolução na imprensa e mercado editorial. Com forte apoio da Apple, ele inaugurou o sistema de assinaturas automáticas e baratas no iPad que tinha a intenção de popularizar as edições digitais de jornais e revistas. Agora, rumores afirmam que o The Daily poderá deixar de ser produzido em novembro, após as eleições americanas.

A notícia foi iniciada pelo jornal New York Observer e não foi confirmada oficialmente. Apesar do sistema de assinaturas ser uma boa ideia (eu mesmo assino algumas internacionais por um preço muito bom), o projeto de fazer uma publicação rica em conteúdo todos os dias, custa muito dinheiro. A estimativa de perdas é de 30 milhões de dólares ao ano, e a assinatura semanal de $0,99 não ajuda muito a diminuir esta dívida.

Nenhuma decisão definitiva ainda foi tomada, mas a diretoria do jornal está estudando o caso. Se realmente acontecer, será uma perda para os usuários. Apesar da publicação ser limitada aos Estados Unidos e Reino Unido, ela inspirava outros a oferecer conteúdo rico e acessível aos usuários de iOS. Este falimento pode gerar incertezas nos produtores de conteúdo, limitando assim os projetos.

No Brasil, onde a imprensa reluta em disponibilizar revistas e jornais em formato compatível com a Banca do iOS (Newsstand), esta é uma má notícia.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Ricardo Leme

    Eu sei que muitos reclamam da cobrança por parte dos jornais. Porém, para manter uma imprensa séria com correspondentes internacionais e presentes em vários estados, o custo é muito alto.
    Aqui no Brasil, a Folha está com um bom aplicativo em HTML5. Ao custo de R$ 1,00 por dia.
    Eu estou assinando e estou plenamente satisfeito, embora saiba que para muitos, esse valor é praticamente proibitivo.

  • Luís M.

    O jornal “The Daily” é escrito em português ?

    • iulo

      sim. só que não.

      • Copeta

        WTF?

    • Ikarus

      Claro que é escrito em portugues, não podemos nos esquecer que nos Estados Unidos e no Reino Unido se fala portugues e não inglês…

    • Marcelo

      Ele é escrito em português de Portugal.

  • Ernandes

    Se isso realmente se concretizar, acredito que vai ser um duro golpe para o projeto da Apple de também revolucionar a indústria de Jornais/Revistas. Esta, por sua vez, não teve vida fácil até aqui, com a resistência das editoras, principalmente no modelo de assinatura, onde ninguém quer dar a sua base de clientes para a Apple.

    Se não me engano, o “The Daily” pertence a grupo Fox. Rupert Murdoch, de certa forma, bancou e arriscou a parceira com a Apple neste novo modelo, após inúmeras discussões com Jobs.

    Se continuar assim, não teremos mais Newsstand no iOS7. 🙂

    • Carlos Pedro Sant’Ana

      Continuaremos a ter NEWSSTAND pois existem muitas revistas e jornais nesta plataforma. O problema é o modelo diário do “The Daily” que tem custos muito altos para se manter…

  • Leandro Nascimento

    Que coisa, não…?!

  • Jrobertojunior

    precisam expandir esse jornal para outros países

  • iRon

    É questão de tempo toda a informação ser digital.
    Derrubar árvores, usar produtos químicos poluentes para fazer jornal ao invés de digitalizar não faz nenhum sentido. O que aconteceu, foi o preço que se pagou por ser pioneiro. Thomas Edison não desistiu de inventar a lâmpada após centenas de vezes fracassar.
    Com certeza vão rever a logística, usar menos pirotecnia,cobrar mais, mantendo a qualidade da informação.

  • Rodrigo

    Infelizmente a mídia no nosso país é comandada por pouquíssimas empresas. Se as grandes não querem publicar na Newsstand, porque alguém mais se arriscaria em publicar? Quem sabe com o tempo isso não mude, eu até acho que os Tablets tiveram uma aceitação acima do esperado no Brasil, não imaginava que elas fossem causar tanta “revolução” como estão causando. Hoje temos diversos Apps brasileiros, coisa que antes do iPad era um sonho.

  • Odisseu

    Acho que o interessante do modelo digital, principalmente na plataforma IOS, é possibilitar o surgimento de novos veículos que, no modelo físico, não teriam a menor condição de se tornar mais abrangentes pelas dificuldades financeiras de se operar dessa maneira e, claro, pelo domínio dos grandes e tradicionais veículos.
    Não me preocupa que esses grandes e tradicionais veículos não estejam interessados na plataforma. Jamais assinaria a versão eletrônica de um desses “jornalões”. O que eu gostaria de ver seriam novas e variadas publicações, com linhas editoriais distintas, se aventurando em publicação eletrônica.

  • jerry wendel

    simples.

    ninguém quer agar por algo que cosegue de graça e aidna com total imparcialidade.
    quem nao sabe a maioria absoluta das noticas são pagas pelas empresas e moldadas ao gosto delas.
    noticia que eu confio são nos blogs pequenos, redes sociais e em pequenos sites sem importancia para a grande midia.

    o resto é tudo manipulado, e pagarpra ter algo manipulado é foda.
    viva aos blogs, viva a liberdade!