2012ARQUIVOiOS

[aperitivo iOS 6] Passbook irá manter seus bilhetes e cartões mais organizados

Quando apresentou as primeiras características do futuro iOS 6, no início de junho, a Apple também mostrou um novo aplicativo nativo do sistema que pretende ser um grande organizador de ingressos, cartões, passagens e outros tipos de cupons, tudo em um só lugar.

Vejamos com mais detalhes como ele irá funcionar.

O Passbook é um aplicativo que virá nativamente em todos os iPhones compatíveis com o iOS 6 (3GS, 4, 4S e futuros) e no iPod touch de quarta geração. Como ele é feito para mobilidade e para estar sempre no bolso, a Apple não colocará ele no iPad. Afinal, não se imagina alguém apresentando o tablet como ingresso de cinema ou passagem aérea.

E ele serve exatamente para isso: substituir cartões e papeis que você usa hoje em dia para obter descontos ou entrar em lugares. Seus cartões de fidelidade poderão ser substituídos por cartões virtuais, assim como ingressos em cinemas e espetáculos, cupons de desconto ou passagens aéreas.

Claro que tudo isso só dará certo se muitos estabelecimentos adotarem o sistema. A interatividade do aplicativo pode proporcionar vantagens e comodidade para o cliente, pois ele se integra às tecnologias do iPhone, como geolocalização. Por exemplo, ele pode identificar que o cliente já comprou três vezes naquela loja e, se comprar novamente, ganhará um desconto, ou bônus. Adeus aos adesivinhos de fidelidade que nunca lembramos de levar na carteira. Ou lembrar que há uma promoção com seu cartão fidelidade caso você passe por acaso na frente da loja.

Passagens aéreas poderiam ir diretamente para o iPhone no momento da compra pelo site. Hoje, as companhias já mandam o e-ticket por email e por SMS, mas seria muito fácil mandar o arquivo já compatível com o Passbook para ser guardado automaticamente. Aí, no momento do embarque, bastaria apresentar o iPhone ou iPod touch. Fácil assim.

Uma loja online (como por exemplo, a fantástica BDI Store) poderia disponibilizar cupons de desconto para clientes que se apresentassem na loja física com o Passbook na mão. Ou então os cartões de fidelidade poderiam ir todos para um só aplicativo, facilitando muito a sua vida.

YouTube video

As possibilidades são várias e podem ser ampliadas ainda mais se os boatos da adoção da tecnologia NFC no próximo iPhone realmente se concretizarem, com o uso inclusive de cartões de crédito.

O Passbook será exclusivo do iOS 6, que deverá ser lançado para o público somente no quarto trimestre. Para os desenvolvedores que já estão testando a versão beta e quiserem brincar com o Passbook, tem um site que cria cartões fictícios compatíveis: PassSource.com.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo