BDI StoreResenhas

[review] Testamos a Yogo iPen, a caneta touch para iPad, iPhone e iPod touch

Na apresentação do primeiro iPhone, em 2007, Steve Jobs desprezou as famosas “canetinhas” de aparelhos touch, dizendo que a grande vantagem do novo aparelho era o fato de só precisar do dedo. E ele tinha razão.

Mas aí nasceu o iPad e com ele, um novo universo de possibilidades. Aplicativos de desenho aproveitaram-se da grande tela para oferecer ferramentas interessantes para artistas soltarem toda a sua criatividade. Inclusive até já falamos disso aqui (leia “Desenhando no iPad: materiais e aplicativos para soltar sua criatividade“).

Junto com os aplicativos, vieram as canetas especiais para telas táteis. Entre elas, a Yogo iPen, na qual testamos esta semana.

A grande vantagem da Yogo é que ela pode ser adotada como sua caneta normal do dia-a-dia, pois uma das pontas é com tinta. A outra ponta é para telas touch, e assim você sempre terá perto uma caneta para o iPad quando precisar.

Leve, bonita e elegante, a Yogo é ideal para desenhos precisos na tela do iPad. Mas como qualquer caneta do tipo, precisa de um bom aplicativo para isso. Para o teste, usamos o excelente Paper by Fiftythree, mas você também pode usar qualquer outro sugerido no nosso outro artigo.

Claro, é preciso também um pouco de talento para render bons resultados… 🙂

A Yogo iPen pode ser encontrada em três cores (branca, preta e rosa) na nossa loja. 😉

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Henrique Bertsch

    Porque essas canetas custam tão caro?

    • Olá Henrique,

      O que é caro para você??? Pois caro para mim é algo que pago e não resolve uma caneta tem muitas opções de uso. Tenho uma da Osaki e uso muito nas reuniões com o app da Bamboo.

      Gostei muito da idéia do iLex em realizar comparações, tem muita caneta no mercado e poucas funcionam bem!

    • Carlos

      Só vou dizer uma coisa; esse tipo de caneta começara a ser brinde bem comum de standezinho de feiras por exemplo muito em breve, entao se tiver um pokinho de paciencia….

      Ps: digo isso pq a minha eu peguei desta forma

  • André

    Queria uma caneta pra Draw Something hehe será que essa seria uma boa? Principalmente para traços mais finos, mesmo ela tendo uma ponta “grossa”, ela é precisa?

    • Vinícius

      Também pensei nisso André, para o Draw Something, joguinho viciante para adivinhar desenhos de amigos, lembro-me da galera jogando Imagem & Ação, acho que por isso que tá fazendo tanto sucesso…

      Pensei que o iLex ía comentar sobre o DS, mas parece que não é a praia dele esses joguinhos rsrsrs… Bem que o Simão podia conseguir Grátis a versão sem anúncios, que vem mais palavras e te dá mais moedas rsrs

      Se alguém utiliza o app DS e se usam alguma caneta touch podia deixar a dica aí… Caso a Yogo iPen funcione bem, vou comprar no BDI Store…

      • Marcus Malacarne

        Eu já viciei no DS, foi aproximadamente uma semana de vício, hoje consegui diminuir (apesar de ainda ter o app instalado, mas “jogo” só de vez em quando).

        E eu tenho uma caneta touch, não chega nem perto dessa Yogo iPen, eu comprei uma “de pobre”, rsrsrsrs…. Na verdade comprei quando estava no exterior, não lembro exatamente quanto paguei, mas ela é bem simplesinha.

        Com relação a precisão, ela fica muito melhor do que desenhando com o dedo, lógico, não é a mesma coisa de uma caneta normal num papel, mas melhora consideravelmente.

        • Marcos

          Também gosto do jogo draw something por que me lembra o imagem & ação rsrs e acho que a caneta podia ajudar…

      • André

        Vinícius, a versão paga do DS está disponível no FreeMyApps, eu migrei pra ele baixando por lá hehe. Se ainda não conhece, tem um review aqui http://blogdoiphone.com/2012/02/testamos-o-freemyapps-o-site-que-presenteia-aplicativos-para-iphone-e-ipad/

    • Henrique

      Comprei uma Targus Stylus há algum tempo e estou achando-a muito boa pra desenhar. Não tem a precisão da ponta fina de um lápis, mas já quebra um baita ganho. A ponta dela é como se fosse uma bolinha de borracha oca, bem macia. Uso ela no iPhone e creio que no iPad fique muito melhor.

  • Francis

    Boa sugestão para que eu possa começar as minhas compras na Store do BDi. Valeu.!!!

  • Leonil

    Sinceramente gostaria que tu apontasse e comparasse com outras canetas. Voce sabe que com a criacao da loja, muitos produtos/reviews que tu fizer vao se tornar duvidosos, sempre pensando que tu pode puxar um pouco pro seu lado. Com isso dou a dica de ressaltar os problemas tambem, porque e impossivel um material desse nao ser inferior/superior a outro que voce possa comparar! Escutei por muito tempo que a melhor pen era aquela bamboo da Wacom, e utilizei e nao gostei. Essa e melhor que a bamboo ou pior?

    • Bruno Dutra

      Discordo com você amigo, sobre reviews duvidosos. Eu tenho uma e gostei muito dessa caneta e o bom é que ela tem um preço muito bacana e não to falando da bdistore. Ela tem um preço baixo por si só. E eu gostei deste review pois indica alguns aplicativos pra desenho que ao conhecia ainda! 😉

  • DMML

    iLex,
    ela permite traços finos como uma caneta comum, ou ao menos semelhantes?

  • Charles

    Porquê essas canetas não possuem uma ponta mais fina?
    Com uma ponta mais fina a precisão seria melhor?

    • Monty

      O Jobs deve ter feito o iOS só reconhecendo pontas grossas (dedos), para sabotar as canetinhas! 😛

  • Obrigado, mas não… Passo dessa vez, mas boa dica (:

  • Igor

    Eu acho que não deveria associar Review com a Loja, (é só a minha opnião).
    Review tem que ser totalmente imparcial e comparativo, e realmente esse artigo sobre a caneta passa uma leve a sensação de dúvida sobre a real intenção de um review.

    • Igor, entenda uma coisa: a seleção dos produtos já é feita na própria loja. O que é ruim, tiramos do ar (aliás, esta foi uma das condições de se criar a loja, só oferecer produtos que realmente falham a pena).
      Eu não seria louco de colocar 4 anos de credibilidade no lixo fazendo o review de um produto ruim, pois eu sei que se as pessoas comprarem e depois não gostarem, não irão mais confiar nem na loja e nem no Blog. É matemático isso, lógica pura.

      Tem gente que se incomoda com a indicação de onde comprar, assim como teve gente que já reclamou quando fizemos reviews sem dizer onde tem a venda. Mas isso é psicológico, um preconceito do público brasileiro que acha sempre que está sendo enganado. Faz parte de nosso perfil.

      A sugestão de onde comprar é porque, atualmente, é o lugar onde eu mais confio em toda a internet e tenho condições de resolver pessoalmente qualquer problema que possa acontecer com a compra. Eu poderia sugerir outra loja, como Saraiva, Submarino, etc, mas vários leitores já reclamaram delas e nós acabamos pagando o pato pelo mal serviço de outros.

      Mesmo assim, o review serve para que os usuários saibam que o produto existe.
      Depois que criaram a internet, não existe mais indução de compra, como acontecia há 15 anos atrás com a televisão. Agora todos podem, em questão de segundos, ver o melhor lugar para comprar um produto. E se conseguirem um lugar mais barato e confiável que a nossa loja, minha sugestão continua a mesma de sempre: comprem!
      Afinal, vocês são livres para pensarem com a própria cabeça ou não? 😉

      Este Blog nunca foi movido pelo dinheiro e não é agora que será. E quem nos conhece sabe disso.

      • Clara

        Produtos que falham a pena? Ato falho? 😉

        • Bruno Dutra

          Acho que um erro de digitação acontece, neh 😉

  • Monty

    Pergunta: A caneta funciona bem se escrever de uma maneira “normal”, como se o iPad fosse um caderno, digo, com a parte de baixo, gordinha, da mão, encostada no iPad? Pq o app deve ficar doido, achando que quer escrever ali em baixo, uma vez que a mão está ‘touching’ o iPad também. Ou o app trata isso, diferenciando a ponta da caneta da área da mão? Ou é preciso escrever sem encostar a mão no ‘papel’?

    • Mocomedia

      Depende do app. Alguns têm essa função de reconhecimento da mão e da caneta.

    • Leonny Dalmaso

      Excelente pergunta !!

    • Marcos P

      Até onde eu sei, apenas apps específicos possuem a função de reconhecimento da ‘base da mão’ que encosta no iPad ao se escrever com a caneta, como p. ex. o NOTES PLUS da Viet Tran., tornando muito mais fácil e confortável o uso da caneta. Já sobre esta caneta ter um ‘traço fino’ eu não tenho experiência pois nunca a utilizei, mas a imagem em que o iLex escreveu “BDI” sugere que sim…

    • JanjaBoy

      Não é o meu caso, mas para canhotos esse problema nao existe! 😉

    • Bruno Dutra

      Esta questão vai muito do App que você está usando, dá uma caçada em app que consiga ler o toque da mão junto com a caneta. agora em mente não tenho um bom para indicar!
      Mas sua pergunta foi ótima!

  • João Pedro Vianini de Paula

    Quero a Griffin Stylus.

    • João Pedro Vianini de Paula

      Tem na BDI Store: http://www.bdistore.com.br/ipad/novo-ipad-ipad3/caneta-griffin-slimline-stylus.html

      iLex qual é melhor, a Yogo ou a Griffin?

      • Boa sugestão, vou comparar. 🙂

        Mas aparentemente, parecem ser bem semelhantes.

      • Bruno Dutra

        Eu particularmente gosto mais da Griffin.
        Não quero mais botar ela pra ralar no dia a dia e a Yogo q comprei tá praticamente igual! vamos ver a durabilidade dela! e pelo que vi outros usuários falando ela é mto duradoura (esperooo rsrs)

    • Marcos P

      Estou de olho numa KUEL H12, principalmente depois de uns reviews….

  • Eu comprei recentemente uma stylus bamboo for iPad, us$29 no ebay ou r$90 aqui no BR e curti muito… Ela tem a ponta 25% menor que as outras + non tem caneta esferografica.

    Resumindo, curti bastante o investimento e no Draw Something eh perfeito =D

    • Dudrone

      bah!! acabei de postar perguntando se alguém tinha testado a bamboo, não havia lido seu comentário!!! mas que bom saber que é boa.. sabe se comparado à ozaki é melhor ou tão boa quanto ou pior!?

  • João Paulo

    Para quem quer uma caneta de ponta fina (e precisão ‘cirúrgica’) dê(em) uma olhada na Byzero… O problema é só o preço!

  • Lucas

    Eu tenho uma caneta dessas, a questão do “traço fino” não é em relação a caneta e sim o aplicativo que estará usando, no caso do DS e de outros aplicativos de desenhos, até mesmo mais profissionais a expessura do traço é escolhido por vc, não há (pelo menos procurei e não achei) como desenhar “fino” e “grosso” como no papel dependendo da intensidade e da inclinação do lapis/caneta…

  • Tenho uma caneta igual a essa e escrevo bastante usando o app Noteshelf. É bem prático, mas não é 100% mais fácil que o dedo. Outro detalhe: tem a versão genérica dela por aí bem baratinha pra vender 😉 (esperam que não apaguem esse)

  • Coincidentemente comprei uma preta dessa a umas semanas, e já fiz diversos desenhos no iPad, aproveitei para usar no meu Galaxy 5, que está com o touch meio avariado. E ainda fiz 12 provas com ela. 😛
    É uma ótima caneta, recomendo a todos.

  • Teta de Frango

    Deixa o pau quebrar… pra lá!
    Compra quem quiser!

  • Danilo Sato

    Tá, mas a caneta é boa mesmo? Responde bem sem ficar pressionando muito?

  • Teta de Frango

    [OFF TOPIC]

    Ilex,
    Usei a pesquisa e não encontrei nunhum post sobre SINCRONIZAÇÃO com o iTUNES via Wi-Fi. Aliás, até encontrei menções em posts de qdo não era possível realizá-la:

    – Post de 14 de maio de 2010, qdo a Apple rejeitou a idéia de Apps que realizassem Sync via Wi-Fi com o iTunes (alegando preocupações com a segurança), e acabou indo parar no Cydia.

    – Em 26 de abril de 2010, vc mesmo questionava: “Pelo que se conhece da Apple, é bem difícil que o aplicativo seja realmente aprovado. Porém, nos traz esperanças de que esta função possa ser oficializada no sistema em futuras atualizações (OS 4, quem sabe?)”

    Enfim, acabou sendo oficializado no iOS 5 e consta no famoso listão de 200 novidades com a número:
    68.Sincronização sem cabos com o iTunes, através do Wi-Fi. Post de 30/09/2011.

    Será que vale um post?
    Digo isso pq apesar de ser fácil encontrar a opção de Sincronizar via Wi-Fi c/ iTunes no aparelho:
    Ajustes – > Geral -> Wi-Fi c/ iTunes no iPhone, o botão Sincronizar Agora fica originalmente desabilitado, e quem não souber onde habitá-lo, não consegue sair do lugar.

    Fica a seu cargo desvendar o mistério. =P (ou não).
    Eu por outro lado acho bem inútil ter uma opção de atualizar via Wi-Fi (sem fios) com o iTunes e ser necessário, obrigatoriamente, que o iPhone esteja conectado a uma fonte de energia elétrica (com fio). Tenso D+

    A propósito em que cargas d’água anda o Fórum? Já perguntei 3x.

  • Douglas

    iLex fala sobre casers, capas de silicone,TPU

  • Eduardo Hermes

    Ontem a noite postei uma mensagem compartilhando com a comunidade uma experiência inusitada que tive ao atualizar meu iphone 4 para o IOS 5.1 que, incrivelmente, manteve o jailbreak no meu aparelho.

    Como sou um leitor assíduo do Blog, imaginei que minha idéia de trocar informações sobre o ocorrido não pudesse ter violado os termos de uso do site.

    Se possível, gostaria que fosse divulgado isso.

    Obrigado.

    Eduardo Hermes

    • Então nos mande um email com a sugestão, Eduardo, pois você está fugindo do tópico (e desrespeitando as regras que você já deve ter lido).
      Entenda, trabalhamos duro para manter este site organizado e é por isso que vocês gostam dele. Você postando aqui insistentemente não ajudará em nada os leitores, quando o melhor seria fazer um artigo especial a respeito onde todos verão.

      Por favor, pessoal, leiam as regras dos comentários antes de postar. Elas são feitas para melhorar o site, não para atrapalhar. 😉

      • Eduardo Hermes

        iLex, vou lhe mandar um email agora mesmo para falarmos a respeito.

        Obrigado pelo feedback.

        Abs.

        Eduardo Hermes

  • Ricardo Lorandi

    Ontem comprei uma caneta da MOBIMAX, praticamente igual a da YOGO, e realmente é de grande utilidade pra quem desenha tanto no ipad, como no iphone, comprei exatamente para aprimorar trabalhos que faço de design no ipad e tb para jogar draw something hahahahaha. Recomendo a caneta para viciados do draw e para quem quer ter uma experiencia para desenhos tb! =D

  • Dorinhavasc

    Parece ser boa mesmo, deve ser melhor ainda para quem escreve com a mão esquerda, pois eles quando escrevem nunca encostam a base da mão, e o canhoto nem te que se preocupar neste caso se o aplicativo usado tem esse reconhecimento ou não. 🙂

  • Luiz

    Não obrigado, consigo iguais por bem mais barato.

  • Dudrone

    alguém já testou a Bamboo Stylus??? é beeeem mais cara (cerca de 40 doletas, enquanto essa yogo ou simliar é bem mais barata lá fora), mas pombas – os tablets da wacom são ouuutra coisa… tenho um cintiq e as canetas da wacom são un tesón… mesmo se ninguém testou a bamboo, vou comprar uma em agosto quando for visitar a mana só pra ver se vale mesmo o $$$

  • Bruno Dutra

    MTO BOM ESSE POST
    FALEM O QUE QUISER
    EU AMO ESSE BLOG

  • Francis

    Já comprei e estou esperando chegar junto com os outros produtos. A Store do BDI está funcionando beleza, só senti falta de um link direto pro banco assim que fechamos a compra. No meu caso, encerrei a compra e logo depois abri o site do banco para fazer a transferencia do valor a pagar. Talvez seja puro comodismo meu, mas acho conveniente fazer tudo de um só fôlego.!!

    • Francis, você tem direito de querer que as coisas sejam cômodas, afinal tudo que facilita é bem vindo. 😉
      Para adotarmos isso é preciso implementar algumas questões técnicas mais complicadas, mas com certeza a sua sugestão já foi anotada e vamos correr atrás disso. 😉

      • Francis

        Aguardaremos então, pois tenho certeza que a BDIstore vai ficar cada vez melhor.!

  • Lidielson

    Ilex,

    Acompanho o blog há algum tempo e sempre admirei a qualidade da escrita nos textos. Toda a equipe do blog merece os parabéns.
    Entretanto, hoje percebi uma falha que tomo a liberdade de relatar: “Entre elas, a Yogo iPen, na qual testamos esta semana”. Na frase há um singelo erro, pois não deveria ter sido utilizado o pronome relativo “na qual”, mas sim “a qual”.
    Enfim, desculpe a chatisse, mas apenas quis alertá-lo para que o nível dos textos do blog continue excelente como sempre foi…

    Abraço

  • Odicesar

    Dúvida:
    A Yogo funciona bem em telas com película protetora?

    Pergunto isso porque já vi em outros reviews de canetas comentários dizendo que não funciona direito se a tela estiver com película.

    No mais, achei ela bem estilosa.

  • renato_m1990

    O the verge fez um review de algumas stylus bem completo. http://www.theverge.com/2012/4/10/2925937/best-stylus-ipad-review
    Tem um video, e eu aconselho vcs darem uma olhada lá. Um dia desses eu ia comprar a wacom bamboo, só que acabei não achando na minha cidade =/

  • Revigorare

    Muito bonita, e o fato de ter a ponta dupla e um plus muito bem vindo.

  • Já comprei a caneta!

    iLex aproveitando, sabe me dizer se removeram o produto “Mobimax iDok”, eu comprei um ontem (pedido pendente ainda) mas hoje ele não existe mais. Poderia verificar? 😉

  • eu ainda prefiro a Bamboo

  • Comprei, vamos testar!!!

  • Sara

    Ainda não entendi pq a ponta das canetas é sempre grossa.

  • Teta de Frango

    Eu comprei uma Bamboo Stylus.
    Com relação ao traço, dúvida de muitos, informo que todas as canetas tem o mesmo calibre na ponta, o que faz diferença na escrita (fina ou grossa) não é a caneta, e sim os diversos aplicativos da app store, que traz opções de traços diferentes: ponta porosa, fina, grosa, falhada, etc.

    A maioria dos apps de escrever e desenhar são grátis, e vc terá que pagar para desbloquear as funções de traços diferentes.

  • Teta de Frango

    Tô viciado na caneta agora! Acho que vou abandonar o dedo de vez. Sei lá, depois de um tempo usando a caneta, a impressão é que o dedo ficou pesado e desliza agarrando sobre a tela

    Realmente é muito prática, e uso tanto no iPad qto no iPhone. Inclusive tem um joguinho de tênis de mesa: VVT Online, muito realista por sinal, onde as reguetadas são muito mais precisas usando a caneta, parece até que estou trapacendo no jogo.

  • Andrade

    Bom, eu comprei a caneta dagi modelo 301. Não tenho nada o que reclamar! A maioria das canetas vem com essas pontas rombas… Essa é diferente, o seu contato para a tela capacitativa é transparente e onde vai sair exatamente o risco fica no eixo central dá uma precisão muito boa! Pra quem gosta do Draw something acho que vai concordar comigo….

  • Tati

    Há pouco tempo adquiri um iPad. Aí veio o dilema de qual caneta usar:
    comprei uma da marca OZAKI ponta muito boa e macia. É a que eu mais uso e já tenho outra reserva.
    comprei outra da marca GRIFFIN que também é boa, mas achei a borracha um pouco “seca” (fica em segundo lugar, ao meu ver).
    comprei uma YOGO, também é boa, mas prefiro a Ozaki.
    comprei uma OBIEN, que infelizmente não gostei (a ponta parece metálica e quando escreve ela faz um barulho – parece que está arranhando a tela, mesmo tocando de leve).
    Semana passada chegou a minha iPen da Cregle…ainda estou testando e me adaptando, mas já posso dizer que em matéria de precisão, na minha opinião, é a melhor (ela tem a ponta fina). O único defeito, também na minha opinião, é que não são todos os apps que funcionam com ela. Mas, como eu uso muito o noteshelf, está me atendendo muito bem.

    Espero ter ajudado.

  • Luis Fernando

    Comprei minha iogo Ipen na Saraiva do Shopping Galeria Paulista, paguei quase R$70,00. Em princípio gostei porque ela deslisava facilmente sobre a tela do meu Ipad. Com o tempo, o atrito da borracha com a tela ficou incomoda e com atritos, (nao desliza mais)
    Alguém poderia me ajudar com alguma dica?

  • John

    Lamentável essas canetas de ponta grossa, de fato pra desenhar é melhor que o dedo, mas é muito ruim. Difícil trabalhar traços finos com uma ponta colossal dessas, na boa…
    É Melhor do que nada!

  • Karen Rachel S Vazquez

    Alguma opção que funcione no ipad 2??