2012AcessóriosARQUIVOReviews

[review] Testamos a iMarker Digital Stylus, o giz de cera digital para iPad da Griffin

Na CES do ano passado, a fabricante de acessórios Griffin apresentou uma caneta digital voltada ao público infantil. A Crayola iMarker permite pintar belos desenhos no iPad imitando os lápis de cera. O Blog do iPhone testou a caneta e agora mostra para você como ela funciona.

O que é a iMarker?

O iMarker é uma caneta digital para iPad que funciona apenas com um aplicativo específico, o Crayola ColorStudio HD (gratuito na App Store). Tentamos usá-lo em outros programas de desenho mas não deu certo.

Ele é voltado para crianças maiores de 3 anos que querem colorir desenhos sem gastar papel. Nada melhor para explicar melhor como ele funciona do que apresentar dois vídeos sobre ele:

YouTube video

YouTube video

O aplicativo conta com mais de 30 desenhos para colorir, além daqueles que você mesmo pode montar. Eles só funcionam com a iMarker, mas se você não tiver ainda a caneta, pode provar 5 desenhos livres que funcionam com o dedo ou outras canetas para telas táteis.

A iMarker vem em uma caixa simples, contendo a caneta, uma tampinha e uma pilha AA simples não recarregável. O acessório é elétrico e precisa ser ligado cada vez que é usado. Para poupar bateria, ele desliga automaticamente depois de 10 minutos sem usá-lo.

Ela é realmente boa?

Ok, nos vídeos e propagandas ela é maravilhosa, mas na vida real, é boa mesmo? Bem, em nossos testes ela cumpre o que promete. No início é difícil de se adaptar a ela, pois é preciso usar uma pressão específica na tela para que ela realmente funcione. Mas depois de pegar o jeito, dá para sair colorindo os desenhos de forma divertida.

Porém, esta pressão pode fazer o iPad se deslocar se estiver sobre uma mesa, por exemplo. Por isso, uma boa capa de proteção para não arranhar a traseira do tablet é muito bem-vinda. ;)

A variedade de desenhos do aplicativo ColorStudio garante diversão por muito tempo para a criançada. Eles ainda podem ser gravados e até compartilhados por email, Facebook ou gravados no álbum de fotos.

Prós e contras, segundo nossa análise

PRÓS: grande variedade de desenhos disponíveis e tipos de material usado; economia de papel; pilha de difícil remoção, para evitar que as crianças abram o acessório; distração por horas para a criançada.

CONTRAS: início difícil de se adaptar; não funciona nada bem em telas que possuam películas protetoras; material aparentemente frágil; botões virtuais na lateral do desenho podem fazer crianças menores se confundirem e apagarem o desenho antes de terminá-lo; uso limitado a apenas um aplicativo.

Conclusão

O acessório é bom e cumpre com o prometido. Mas há aplicativos alternativos que fazem coisas parecidas com a possibilidade de usar qualquer caneta para iPad. O próprio Crayola ColorStudio permite o uso sem a caneta especial, liberando 5 desenhos, o que já dá para divertir as crianças com a stylus que você já usa normalmente (ou, em último caso, os dedos). Por isso, não podemos afirmar que vale o investimento, visto que há soluções similares por um custo menor, com os mesmos resultados.

A iMarker custa US$29,99 no site da Griffin, mais o valor do frete (entre 8 e 10 dólares). Eles entregam normalmente para todo o Brasil.

Se mesmo sem nossa recomendação você se interessou pelo acessório, nós conseguimos um desconto exclusivo para todos os leitores do Blog do iPhone que comprarem diretamente no site americano da Griffin. Ao acessar este link e comprar qualquer acessório, basta usar o código BLOGDIGRFN15 para ganhar um desconto imediato de 15% no preço total dos produtos. Muitas vezes a redução já garante o valor da entrega, o que é ótimo. :)

Se você já usou o iMarker ou adquirir o produto, não deixe de postar aqui nos comentários as suas impressões pessoais sobre ele. ;)

Botão Voltar ao topo