AcessóriosResenhas

[review] Testamos a iMarker Digital Stylus, o giz de cera digital para iPad da Griffin

Na CES do ano passado, a fabricante de acessórios Griffin apresentou uma caneta digital voltada ao público infantil. A Crayola iMarker permite pintar belos desenhos no iPad imitando os lápis de cera. O Blog do iPhone testou a caneta e agora mostra para você como ela funciona.

O que é a iMarker?

O iMarker é uma caneta digital para iPad que funciona apenas com um aplicativo específico, o Crayola ColorStudio HD (gratuito na App Store). Tentamos usá-lo em outros programas de desenho mas não deu certo.

Ele é voltado para crianças maiores de 3 anos que querem colorir desenhos sem gastar papel. Nada melhor para explicar melhor como ele funciona do que apresentar dois vídeos sobre ele:

O aplicativo conta com mais de 30 desenhos para colorir, além daqueles que você mesmo pode montar. Eles só funcionam com a iMarker, mas se você não tiver ainda a caneta, pode provar 5 desenhos livres que funcionam com o dedo ou outras canetas para telas táteis.

A iMarker vem em uma caixa simples, contendo a caneta, uma tampinha e uma pilha AA simples não recarregável. O acessório é elétrico e precisa ser ligado cada vez que é usado. Para poupar bateria, ele desliga automaticamente depois de 10 minutos sem usá-lo.

Ela é realmente boa?

Ok, nos vídeos e propagandas ela é maravilhosa, mas na vida real, é boa mesmo? Bem, em nossos testes ela cumpre o que promete. No início é difícil de se adaptar a ela, pois é preciso usar uma pressão específica na tela para que ela realmente funcione. Mas depois de pegar o jeito, dá para sair colorindo os desenhos de forma divertida.

Porém, esta pressão pode fazer o iPad se deslocar se estiver sobre uma mesa, por exemplo. Por isso, uma boa capa de proteção para não arranhar a traseira do tablet é muito bem-vinda. 😉

A variedade de desenhos do aplicativo ColorStudio garante diversão por muito tempo para a criançada. Eles ainda podem ser gravados e até compartilhados por email, Facebook ou gravados no álbum de fotos.

Prós e contras, segundo nossa análise

PRÓS: grande variedade de desenhos disponíveis e tipos de material usado; economia de papel; pilha de difícil remoção, para evitar que as crianças abram o acessório; distração por horas para a criançada.

CONTRAS: início difícil de se adaptar; não funciona nada bem em telas que possuam películas protetoras; material aparentemente frágil; botões virtuais na lateral do desenho podem fazer crianças menores se confundirem e apagarem o desenho antes de terminá-lo; uso limitado a apenas um aplicativo.

Conclusão

O acessório é bom e cumpre com o prometido. Mas há aplicativos alternativos que fazem coisas parecidas com a possibilidade de usar qualquer caneta para iPad. O próprio Crayola ColorStudio permite o uso sem a caneta especial, liberando 5 desenhos, o que já dá para divertir as crianças com a stylus que você já usa normalmente (ou, em último caso, os dedos). Por isso, não podemos afirmar que vale o investimento, visto que há soluções similares por um custo menor, com os mesmos resultados.

A iMarker custa US$29,99 no site da Griffin, mais o valor do frete (entre 8 e 10 dólares). Eles entregam normalmente para todo o Brasil.

Se mesmo sem nossa recomendação você se interessou pelo acessório, nós conseguimos um desconto exclusivo para todos os leitores do Blog do iPhone que comprarem diretamente no site americano da Griffin. Ao acessar este link e comprar qualquer acessório, basta usar o código BLOGDIGRFN15 para ganhar um desconto imediato de 15% no preço total dos produtos. Muitas vezes a redução já garante o valor da entrega, o que é ótimo. 🙂

Se você já usou o iMarker ou adquirir o produto, não deixe de postar aqui nos comentários as suas impressões pessoais sobre ele. 😉

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Elccin

    que loko kra…
    voo querer um desse….

    • Flavio

      Para o que se propõe, acho muito mais prático que a criança use os dedos, e pra isso há já vários aplicativos para desenhar e/ou colorir. Talvez valesse a pena se tivesse algum uso para desenhistas profissionais, mas acho que o iDraw por US$ 8.99 satisfaz para esses.

  • Filipe Marcelo

    Eu quero muito! haha

  • SamuEX

    Crayola Color Studio ou Graviola Color Studio?!
    #piadainfame

    😀

  • Krikaoli

    Bom preço! Eu tenho uma sobrinha novinha, must have da ceiançada. Ps: A minha amiga falou que o iPad vai se tornar material escolar obrigatório no colégio dos filhos dela no próximo ano.

    • André C

      Aonde isso?!
      Eu vou para lá 😉
      Kkkk

      • Dorinhavasc

        Eu iria não, só a mensalidade do ano que vem, vai dar para comprar um iPad por mês, talvez sobre troco pra capinha 😉

  • Não gostei desta caneta além de ser chata para usar e bem pesada (vai uma pilha nela). Más para quem gosta de gastar dinheiro é uma boa opção pois sem o software ela é bem inútil.

  • Ricardo Teixeira

    Testei outras canetas para iPad e percebi que, como a ponta é de um material emborrachado existe uma aderência, um atrito muito grande, o que dificulta riscar ou escrever. Alguém sabe se isto ocorre com esta da Crayola ?

  • Marcos P

    Uso dezenas de aplicativos com minha filha de 2 anos, muitos com a proposta de colorir. Não conhecia este, mas o review sobre a pressão e os botões laterais não me deixaram muito animado. Por enquanto vou utilizando a famosa “stylus” mencionada pelo SJ!

  • Ângela

    Tenho e acho uma BOMBA…não vale o investento

  • Juliano

    N entendi pra que fazer uma caneta que só funcione em um determinado aplicativo….

    Sei lá, n gostei não!

  • Sonia

    Comprei um app muito legal (ColorMixer) por $1,99, minha flha de 3 anos adora, da até para misturar as

    cores, se pudesse usar esta caneta eu compraria mas pelo que eu li não da 🙁

    • JanjaBoy

      Eu achei que você ia falar da compra do TomTom. 😛

      • Dorinhavasc

        Rsrsr…a Sônia ainda deve estar pensando ou quem sabe, talvez economizando 😉

        • Sonia

          Pois é Dorinha e Janja depois que a gente tem filhos a prioridade é sempre deles, a minha outra filha (eu tenho 3 meninas) de 5 anos tem todos os apps da Dora e eu até agora não tive coragem de comprar o TomTom 🙂

          • Dorinhavasc

            É Sônia sabemos muito bem o que é isso, conhece aquele ditado?
            ” depois que filho tive nunca mais barriga enchi!”… A mais pura verdade 😀
            E depois que eles crescem, continua viu.
            Mas faça uma poupancinha só pra tu amiga, aí vai dar sim.
            Óia assim que comprar o TomTom conte pra gente aqui, estamos torcendo pra tu e pro Filipe também 😀 : D
            Ele pela foto e tu pelo app.

            Óia o BDI deveria sortear um TomTom. 🙂

  • Luis Marques

    Dei pra minha filha de 3 anos em Novembro passado. Ela simplesmente adora, realmente levou alguns dias para se adptar, assim como demorou alguns dias para se adaptar aos carrinhos do Disney Cars. Garante horas de diversão pra ela, principalmente com os desenhos que tem animação, no Ipad dela (Ipad 1) a resposta as vezes demora um pouco mais que nos outros Ipad’s de casa (2 e New), mas nada que comprometa a usabilidade. Enfim, recomendo e muito, vale cada dólar investido na diversão da criançada.
    PS: A outra de 12 anos também adorou o acessório

  • Camila

    Prezado Ilex,

    (off-topic), eu comprei um Helicóptero, pelo site da Grifin, segundo contato realizado, junto a eles o presente foi enviado no dia 23 de Marco, porem optei pelo envio mais barato, será que demora tanto para ocorrer a entrega, ficaria muito agradecida.

    Obrigada!

    • Camila, também sempre pedi pelo mais barato e nunca demorou mais de 3 semanas. Se não chegar até sexta, mande um email para eles perguntando da situação. Eles costumam ser atenciosos. 😉

      • Camila

        Ilex,

        Muito obrigado pela sua atenção, estarei esperando até sexta feira, já enviei o e- mail.

        Camila

  • Fabiano Rabaneda

    Gostatia de uma caneta fina! Todas do mercado tem ponta muito grossa.

  • Fabiano Rabaneda

    Gostaria de uma caneta fina! Todas do mercado tem ponta muito grossa.

  • Luisinho

    Como funciona a tela do iPhone e a do iPad?
    Pq quando a gente usa a unha ou qualquer caneta para tocar na tela do iPhone ele não responde.
    Como a tela funciona?

  • Ronan Oliveira

    Aqui em Brasília já tem pelo menos umas três escolas (rede particular,lógico) que o iPad é item obrigatório.

    • Matheus

      Nossa a parcela da escola deve ser o olho da cara !

    • Matheus

      iLex que tal voce colocar nos comentarios , a opção de curtir o comentario e nao curtir ?
      seria uma boa

      • Luiz Paulo

        Sempre pensei nisso,seria ótimo mesmo dá joinha nos comentarios!

  • Marcel

    Ilex e galera do blog, alguém ai já percebeu que o Novo Ipad já aparece na página da Apple Store Brasileira??
    Eu procurei por Ipad 3 no Google e ele me deu esse link: http://www.apple.com/br/ipad/new-ipad/

    Será que vem logo pra cá??

  • Alex Vidal

    Comprei uma caneta dessa para a minha sobrinha… E conforme a reportagem, quando fiz o primeiro teste, fiquei com muito receio pois tive dificuldades de entender o funcionamento …. Mas para o meu espanto, a minha sobrinha de 3 anos levou na moleza …. Ela não para de brincar …. Impressionante a capacidade das crianças hoje com dispositivos eletrônicos.

    Valeu iLex …