Curiosidades

Veja como seria a imagem de um iPad com tela de maior resolução

Você tem um iPad 1 ou 2? Então pegue-o e faça uma experiência: aproxime a tela a uns 7 cm do rosto e observe bem os detalhes dos gráficos. De preferência, abra algum jogo ou desenho nele. Provavelmente você verá uma boa definição, com tudo bem legível (a maioria dos usuários se satisfaz com a definição atual do iPad) e se perguntará o que mais poderia melhorar nesta tela.

Pois um desenvolvedor resolveu demonstrar para os leigos a diferença de uma tela de maior resolução no iPad e o impacto que ela terá nos jogos, por exemplo. Veja com seus próprios olhos:

O desenvolvedor chama a atenção para um problema que a Apple terá que resolver se adotar realmente uma tela de resolução maior no iPad 3. Com 4x mais pixels, o tamanho dos arquivos para download será bem maior; hoje em dia, a limitação de 20MB para download pela rede 3G já é um problema, e se os aplicativos para iPad ficarem ainda maiores, será praticamente impossível baixar apps quando se está na rua.

Talvez a Apple considere que o iPad seja um dispositivo que permaneça a maior parte do tempo ligado a uma rede Wi-Fi e por isso não necessite tanto da rede 3G. Mesmo assim, é algo que pode incomodar o usuário em determinadas situações e necessidades.

A mídia especializada está chamando a nova tela do iPad de “Retina”, da mesma forma que a Apple chamou a do iPhone 4. Porém, a justificativa de Jobs na época era porque a definição no iPhone era maior que 300 ppi, que é a definição máxima que o olho humano é capaz de perceber. O iPad com maior definição não teria tanta resolução assim (“apenas” 264 ppi), o que não justificaria da mesma maneira o nome “Retina”. Mesmo assim, não está descartada a possibilidade da Apple chamá-la assim, para aproveitar o marketing do nome.

Saberemos de tudo isso na próxima quarta, dia 7, e você poderá acompanhar a cobertura completa aqui no Blog. 🙂

via AppleInsider

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Cristian

    Pelo iPhone poderemos acompanhar, ou só no computador?

  • andre

    muito ansioso para o lancamento… tomara que a apple revolucione como fizeram do ipad 1 pro 2… e nao como fizeram do iphone 4 pro 4s =[

    • Diego Azevedo

      AS grandes mudanças geralmente acontecem das gerações impares para as pares (ipad 1 pro iPad2, iPhone 2g pro 3g, Iphone 3gs pro 4)…
      Acredito que o iPad 3 não vá ter quase nenhuma mudança externa. O qua vai mudar vai ser por dentro mesmo.

  • Venha logo dia 7!

    • O iPad “3” poderá vir com Siri? 🙂

      • SYN G.

        Quase que com certeza que vira com a Siri ! (:

  • 264ppi? Está confirmado? Ou ela pode usar uma tela de 300ppi em seu novo sucesso? Abraços.

    • Não querendo ser grosso, mas você sabe fazer cálculo?
      A atual tela do iPad possui uma resolução de 1024×768 pixels com 132dpi, se a resolução da tela dobrar para 2048×1536 pixels, a dpi também irá dobrar, sendo assim 264dpi.

      • Max

        Apenas para não ficar a confusão: DPI é uma coisa e PPI é outra. DPI é utilizado em resolução de impressoras, enquanto PPI é para displays.

      • Sim, a pergunta é se vai dobrar. Aquelas fotos dos pixels eram realmente da nova tela? Sobre sua pergunta, sei fazer cálculo muito bem e resolver vários problemas de engenharia. Afinal, 8 disciplinas de calculo na usp são Carlos não foram em vão.

    • A questão é a proporção da tela.

      Com supostos 264 ppi a resolução já DOBRARIA, ou seja, bem suficiente..

  • Jaycob

    Achei essa foto um pouco forçada, pq meu Ipad 1 não tem essa imagem tremida não.

    • Nina

      Pensei a mesma coisa. A qualidade é muito superior a essa da imagem. Tá parecendo q pegaram algum aplicativo exclusivo p iPhone e esticaram a imagem no iPad. Só assim justificaria uma imagem tão “pixelada”.

      • César

        Pô dá licença, o que o cara fez, foi ampliar a imagem exatamente pra você conseguir ver a limitação do display anterior à esse novo com o dobro de resolução.

  • Ednilson Rosa

    Acho esta imagem nem é a melhor pra ilustrar o ganho que se terá, pois pra mim a maior diferença nem vai ser em jogos e fotos. Nesses, é mais difícil se notar problemas de serrilhamento no iPad 2. Pra mim, a grande diferença se fará sentir em livros e revistas, principalmente quando são usadas fontes menores. Neste caso, no iPad 2 nota-se claramente o “defeito” na imagem, com letras imperfeitas e irregulares, com qualidade visivelmente inferior ao equivalente em papel. Já com a resolução que se está especulando, a leitura no iPad deve ficar ainda mais agradável, com caracteres até mais perfeitos do que nas versões impressas dos livros e revistas, como já ocorre hoje com a tela do iPhone. Essa, aliás, é a única característica que me incomoda um pouco no meu iPad 2. Se ele tivesse uma resolução mais alta, nem cogitaria fazer um upgrade neste momento.

  • Fiz alguns cálculos com base na tela retina do iPhone 4/4S e cheguei a conclusão de que o tamanho máximo da tela que o iPhone pode ter para manter a resolução atual sem ficar com o dpi q abaixo de 300 é de 3,7′, muita gente fala em uma tela maior na próxima geração do iPhone, geralmente se fala em 4′, seria uma decepção uma tela de 3,7′? ;P

    • Rodrigo Schneider

      Não sei se faço parte da minoria, mas detestaria ter um iphone com tela maior. Na boa…

      • Edson

        Concordo

      • Ruter Jr

        Eu tambem! na verdade eu até aceitaria 4” se a borda fosse bem pequena… maior que isso é um absurdo. e totalmente desnecessario!

      • Fred Figueiredo

        Também concordo!

        Eles tem que investir pra diminuir o tamanho do aparelho, excluindo as partes pretas que sobram, mas nunca mudar o tamanho absoluto da tela, pois esse é o maior trunfo da App Store.

      • Fred Figueiredo

        Acho que a resolução do iPad 3 será mesmo duas vezes maior que a dos iPads anteriores. A Apple vai justificar isso com modelos de 32GB, 64GB e 128GB e a conexão 4G com um limite de download maior quando for essa a conexão ativa.

        Com a Apple as coisas crescem no ritmo certo, as tecnologias acompanham umas às outras, formando um produto final sempre muito bem balanceado.

      • Também. Acho o tamanho da tela perfeito!

        Não há pq mudar.

        A do iPad até poderia ter sido UM POUCO maior (na minha opinião)… mas sei que isso sacrificaria outras coisas como preço, peso…

    • Marcelo

      Uma das vantagens de ter um tamanho exato de tela é que o programador pode testar o tamanho dos elementos em uma tela e em todas vai ser igual… da até pra fazer um app de regua que ele funcionaria… aumentando a tela.. isso ja não seria possivel.. e teria problemas como alguem fazer um programa pra tela de 3,7 e na de 3,5 um botão fica muito pequeno pra aperta… Não sei se valeria a pena perde essa vantagem só por causa de 0,2″…

      Se eu pudesse escolhe.. preferiria manter o tamanho do aparelho e “estica” a tela (diminuindo o home e subindo o fone ) pra pelo menos os videos wide aparecerem inteiros na tela..

    • JanjaBoy

      Eu acho que a tela do IPhone é ótima até sair uma maior!

    • César

      “pode ter para manter a resolução atual sem ficar com o dpi q abaixo de 300 é de 3,7′ ” …De qualquer forma… o que impediria de um display 3,8′ ou maior, de ser um retina display?

  • Marcelo

    Quer ver a diferença? Pega um iphone 3GS e um 4 e coloca lado a lado… vc acha que a tela do seu aparelho é “perfeita” até ver uma melhor… rsrs

    Qnt ao tamanho dos programas.. acho q a Apple deveria modifica a instalação dos apps… pra precisa só da versão @2x das imagens.. ai no caso de não ser tela retina na instalação o sistema ja converte as imagens pra um tamanho menor… imagina um programa universal.. vai ter q ter umas 4 imagens diferentes..

  • WRS

    ou então use o dinheiro que vai gastar no ipad3 e consulte um bom oftalmo, meu filho, para não precisar mais colocar o seu gadget a sete centímetros do rosto.

  • Bruno Couto

    Compartilhando uma dica:
    É possível “burlar” o limite dos 20mb quando se usa 3G usando o personal hotspot de um iPhone para compartilhar internet com o iPad. Apesar de ser rede 3G, o iPad entende como se fosse Wifi e não tem o limite dos 20mb.

    • Esse limite de 20MB no 3G é bem chato mesmo.. espero que revejam isso.

      • Olavo Salvatori

        Ou simplesmente faca jailbreak 🙂 Problemas resolvidos. Da pra usar 3g ate pro facetime…

    • Diego Chiquito

      Sou complementando o meu amigo aqui em cima, o “gato” também funciona para o FaceTime.
      Ligo meu hotspot e uso FaceTime no Mac de boa!!
      Isso vale pra qq aplicação q limite a net ao 3G! Abraços

      • Diego Chiquito

        Corrigindo…
        Soh*

  • Cristiano

    N precisa ter um install gigante, basta ter versões diferentes no server e enviar aquela respectiva para o aparelho

    • Matheus Monteiro

      Poisé, sempre pensei nisso, e por nunca foi assim!

  • Marcelo BsB

    Pra onde essas guloseimas estão indo???

  • Ticão – iPhone 3Gs + iPad 2

    Quando a Apple lançou o conceito Retina Display me interessei porque minha área é o vídeo.

    Acabei chegando numa matéria feita com, se não me engano, um biólogo que tinha algum relacionamento com alguém da Apple.

    Me pareceu a melhor explicação.

    A melhor ou pior resolução depende da distância da tela em relação ao olho do observador.

    No conceito Retina Display considerou-se que um iPhone fica uns 25 centímetros do olho humano. Nessa distância, medindo-se em graus, o angulo de visão de um pixel da tela é aproximadamente igual ao de um dos bastonetes no fundo do olho humano. E o bastonete é o equivalente ao Pixel do CCD de uma câmera.

    Ou seja, o olho humano tem uma resolução. Se a imagem vista tem mais resolução não se ganha nada. Se tem menos resolução o olho humano começa a perceber a “baixa” resolução.

    Como a distância média da tela do iPad é maior, uns 45 centímetros, é possível que a nova tela seja Retina Display mesmo com um PPI menor.

    Vou tentar fazer as contas para matar a curiosidade.

    • Max

      Perfect!

    • Vitor Sá

      Muito interessante, assim não teria nenhum problema em chamar essa nova tela (rumor) de Retina.

  • Duo

    Afff nada a ver, tenho iPad 2 e a qualidade é ótima, a qualidade do 2 é idêntica a o do 3 segundo a imagem

  • Tiago da Silva Nunes

    Eu acredito que essa coisa de limitar o download na rede pra 20 GB é para não congestionar a rede de celulares. Não vejo outra explicação pra isso.

    • Tiago da Silva Nunes

      Ops, me passei, leia-se 20MB

  • juliano

    A pergunta é se realmente é necessário um Ipad3? Existe no mercado algum tablet que esteja ameaçando a soberania do Ipad?

    • DVC

      Minha condição pra comprar meu primeiro iPad é uma tela com melhor resolução.

  • Arthur Felipe Cunha

    Tive um iPad1 até terça-feira (vendi para comprar o 3). Na minha opinião, quando lançaram o 2, para quem tinha o 1, não era tão interessante a troca. Meu iPad sempre atendeu bem as minhas expectativas e um aumento de potência de processador + câmeras não justificaram uma troca imediata para quem já tinha um iPad, não foi algo imperdível.

    Acho que o mesmo acontecerá agora, quem tem um iPad 2 (a não ser que o 3 tenha algo surpreendente novo) não precisará ter afobação para comprar um 3, porque o iPad 2 é um equipamento sensacional.

    Já para que não tem nenhum ou tinha a versão 1 como eu, sim, chegou a hora de trocar…

  • Copeta

    devia colocar mais fotos neste post! só essa ainda nao me satisfaz o suficiente

  • Alan Gabriel K

    Se a tela fosse aumentada 5x eles poderiam fazer App’s que pudessem ser escolhidos ser baixados em tela de alta resolução ou na resolução do iPad 2. Considerando que seriam 5x mais, sempre sobraria 1 pixel por ser um número ímpar, e esse pixel que sobraria seria o usado para app’s na resolução do iPad 2, os outros ficariam inativos, até que um App de alta resolução fosse utilizado. Não faria diferença e não haveria distorção por causa dos pixels “inativos”, ficaria como se fosse no iPad 2.
    Mas a tela teria de ser feita com os pixels irregulares, ou seja, não em linha reta, da direita pra esquerda enquanto um pixel ficaria encima, o próximo ficaria embaixo, o próximo encima, o próximo embaixo… E 3º pixel seria o “em resolução do iPad 2” e os 5 pixels em alta resolução (iPad 3).
    Se fossem só 4x alguns jogos executados em baixa resolução poderiam ficar com algumas bordas “cortadas”, pelo fato da tela ter mais pixels.
    Os App’s em resolução de iPad 2 seriam mais leves, e os de iPad 3 seriam mais pesados por ser em alta resolução.

  • Alex iPilot

    Talvez possa ser utilizado o nome “Retina” porque a capacidade humana de percepção é relacionada à distancia da tela. Como o iPad (teoricamente) fica mais afastado dos olhos, poderá ser “Retina” com menos pontos do que o iPhone.

  • TiãoGavião

    Para mim, tanto faz, como tanto fez 😉
    Já esta ótimo o iPad como esta, Apple tem bem mais coisas para melhorar no iPad do que simplesmente sua tela 🙁

  • Leonardoneen

    Quanta FRESCURAGEM hein!

  • Alex iPilot

    Pendencias no iPad (software):

    1 – Possibilidade de organizar (mover) fotos entre pastas;
    2 – Possibilidade de reduzir a intensidade luminosa da tela. O mínimo ainda é MUITO FORTE, utilizando no escuro. O controle do iPhone é melhor;
    3 – Resolver os crashes do Safari. Há dezenas de páginas com reclamações no forum de suporte da Apple. Eu praticamente consegui resolver instalando o app System Status e descobrindo que o Skype (instalado e NUNCA utilizado) estava requisitando uma conexão da rede. O app é bom também para “gerenciar” a memória do iOS e liberar mais recursos. Funciona!

    • Marlon Moraes

      Além dessas, no App Musica, continua com o bug de não aparecer a letra das musicas, no iPhone funciona e no iPad não.

  • Olha, essas fotos nao me fizeram ficar pasma nao.
    A Apple vai precisar surpreender for real no dia 07 pra convencer eu e as outras pessoas trocarem o iPad 2 pelo 3.