Notícias

Jailbreak pode voltar a ser ilegal nos Estados Unidos

Em 2010, o jailbreak (ato de destravar aparelhos para a instalação de aplicativos independentes) de celulares para uso pessoal foi considerado como algo legal nos Estados Unidos (leia: Congresso dos EUA aprova jailbreak de celulares como sendo um direito do consumidor). Mas a decisão tem validade de apenas 2 anos e pode expirar agora em 2012 se não houver pressão popular.

Por isso, a EFF está chamando a todos os usuários norte-americanos a manifestar sua opinião para o Escritório de Direitos Autorais do governo americano, afim de fazer com que a exceção à Digital Millennium Copyright Act (DMCA) seja prorrogada, não criminalizando o jailbreak. Além disso, eles querem agora incluir também tablets e consoles de videogame no bolo, para que não seja ilegal destravá-los quando feitos com finalidade não-comercial.

No Brasil, não há lei específica que faça do jailbreak um ato ilegal quando feito para uso pessoal.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Mesmo porque se aqui houvesse uma lei, ninguém respeitaria.

    • Michel

      Melhor resposta EVER!

    • Melhor resposta EVER (2).

  • Douglas Duarte

    Vai entender esse pessoal, P.I.P.A e S.O.P.A não é pra isso.

    • JanjaBoy

      Procura ler sobre o NDAA 2012

  • Monty

    Seria interessante entender a base legal da “não ilegalidade”. Para mim, se você aceita um contrato onde se compromete a não alterar o sistema, e o altera, descumpriu o contrato…

    • christofer

      Observe que o contrato do iphone é de adesão. Não discutimos as cláusulas nele contidas.
      A imposição do uso de apenas um software em um determinado hardware caracteriza-se como venda casada, proibida aqui no Brasil.
      A Apple que deveria se adequar as leis brasileiras.
      Concluindo, é fácil a declaração judicial de nulidade desta cláusula, no caso concreto, é claro.

      • Monty

        Verdade, Christofer, tem bastante abertura por aí! Valeu!

      • Ednilson Rosa

        Christofer, não sou contra o jailbreak (apesar de não o fazer, por opção), mas não concordo com seu argumento. Ao meu ver, só seria venda casada caso fosse possível se comprar o telefone e instalar qualquer software nele, sem precisar “hackear” o dispositivo para tanto, como é o caso de um computador PC, em que vc pode instalar Windows, Linux, etc, sem precisar fazer alterações no firmare para tanto. Mas, no caso do iPhone, o software é parte integrante do aparelho. Tanto assim que não há como vc adquirir um sem o iOS, como vc pode fazer com um computador. Se fosse venda casada, você poderia entrar na justiça pra obrigar a Vivo, por exemplo, a lhe vender o iPhone sem iOS, por um preço mais baixo. Da mesma forma, poderia exigir que a Apple lhe vendesse o iOS separado de um dispositivo, o que também não é o caso. É como uma TV, por exemplo. Hoje em dia, qualquer televisor vem com um software, de maior ou menor complexidade, que controla o aparelho. Muito provavelmente a Samsung, por exemplo, consideraria ilegal vc alterar sua TV pra colocar outro software ou alterar o software dela pra permitir fazer coisas que originalmente não fazia. Veja que não estou defendendo que o jailbreak é ilegal. Só não tenho certeza se realmente não pode ser considerado assim, como também acho que a questão é muito mais complexa do que uma simples “venda casada”…

        • A Sansung não pode achar algo “ilegal”. Vc pode perder a garantia se por algum motivo X instalar outro sistema. Pronto. A mesma coisa deveria ser com o iPhone. Comprei, modifiquei, perdi a garantia. Se vc comprar um pc e resolver trocar a placa de video em casa (ou seja, modificar o produto), vc perde a garantia. Mas a HP não vai te processar por isso.

          Na real, acho que ilegal devia ser a Apple proibir o downgrade dos seus aparelhos. Ficar preso a um sistema que muitas vezes deixa seu iPhone mais lento que o anterior é absurdo.

        • Monty

          Ednilson, acho que a ‘pega’ não é exatamente a venda casada (o iOS pode ser gratuito), e o ponto também nem é usar outro OS, mas ALTERAR o iOS, ou seja, modificar algo de propriedade intelectual da Apple.
          A questão jurídica é que, especialmente por ser um contrato de adesão, a cláusula que proibe a alteração pode ser tranquilamente questionada. Resta então a suprema corte (ou outro órgão lá) definir se é crime ou não. Os dois lados têm bons argumentos. Acho que não vai ser um de nós aqui que vai dar um argumento “matador” para que um lado ou outro esteja “com certeza” com a razão…

    • Karol

      Boa colocação Monty. Aí restava trabalhar na fundamentação pra enquadrar a cláusula como abusiva (pelo menos aqui no Brasil ;).

      • Monty

        Boa, Karol, como o Christofer falou acima, por ser contrato de adesão, acho que tem uma brecha mesmo para discutir a validade de uma cláusula.

  • Brunu

    Jail é cada vez menos necessário se a apple continuar adotando idéias dos hackers. Só fiz no meu 4S pra poder desabilitar o 3G enquanto não sai o 5.1. =/

    • Felipe Drumond

      Discordo. A quantidade de melhorias que são lançadas e só são possíveis de instalar com jailbreake é muito maior do que a quantidade de novidades que a Apple lança. Em torno disso, ainda existem as melhorias que seriam fáceis de virem no iOS mas a Apple não inclui nas novas versões. Particularmente, o jailbrake continua sendo o caminho para a melhoria do sistema, seja em forma de melhoria das funções nativas, seja com a adição de novas. Para mim esta diferença se torna marcante quando pego o iPhone de alguém para mexer, mesmo que seja para fuçar em algo simples, como o brilho da tela.

      • Brunu

        Felipe, discordando ou não, a MINORIA faz jailbreak, então a maioria está satisfeita com o iOS atual. Além do mais, a apple está sempre adicionando funções nas versões mais atuais do iOS tornando o jail cada vez mais dispensavel.

        • João Antonio

          A minoria não. A Maioria usa o JB. Não tome como base o BDI porque nem 1/5 dos usuário de iphone conhece este site.

          • Brunu

            João, a apple vendeu no fim do ano passado 37 milhões de iphones 4S e apenas 1 milhão fizeram jail segundo os hackers… bom, eu não faltei nas aulas de matemática, já você ahahahahah. E o blog do iphone é muito mais conhecido do que vc imagina. 😉

            • SamuEX

              Bruno, você não estaria esquecendo que o JB para o 4S saiu a menos de 10 dias?
              1mil é uma boa quantidade neste caso.
              Também é estranho pensar que “a minoria opta pelo JB”. Vemos a internet “bombar” quando o JB está para sair, quando sai até os Blogs pequenos de iDevices ficam abarrotados de coments e views.
              Diria então que é uma “minoria esmagadora” que faz o Jail… não?

              🙂

            • Deixa eu fazer uma correção: a palavra “blog” é com letra minúscula.

              Aqui usamos “Blog” com maiúscula quando nos referimos ao BDI, pois aí passa a ser um nome. É como quando a Folha de S.Paulo escreve “A Folha apurou em Brasília que o deputado mentiu“. É um recurso do jornalismo usar um “apelido” mais curto para se autonominar, para facilitar a leitura.

              Comento isso porque tenho visto outros blogs cometerem este erro gramatical.
              Se você ler em outro blog a palavra com letra maiúscula, sem um contexto para isso, saiba que eles se inspiram no BDI para escrever. 😉

          • Não tome como base o João Antônio porque nem 1/37 milhões dos usuários de iPhone conhecem esse cara. 😛

    • Marcos

      Brunu, é possível sim desabilitar o 3G do iOS atual, vc só precisa ir em ajustes/geral/rede e desativar a opção dados do celular. Abraço

      • JanjaBoy

        Mas ai acabou tudo!
        Não é isso que ele quer.

      • Brunu

        No 4S com 5.01 não existe esta opção. A apple vai devolver ela no 5.1, mas enquanto não sai o JB resolve. 🙂

  • Felipe

    bacana

  • André

    O desenho ficou muito legal! Corre iPhone!!!!!!

    • JanjaBoy

      Você está falando sobre?

      • Ednilson Rosa

        Acho que é da figura que ilustra o post…

  • Marcelo

    No fim acho que o jailbreak é até bom para a venda de iphones. Permite que alguns usuários avançados não migrem para android buscando mais customização.

    Só não sei se a perda com venda de aplicativos é superior com o que se ganha em aparelhos.

  • aleft

    Legal ou ilegal isso só importa no papel, na prática quem faz jailbreak continuará fazendo de qualquer forma.

    • Monty

      Acho que não importa só no papel não porque o foco não seria o usuário final, mas sim os hackers (vide MegaUpload). Se for ilegal, no mesmo dia acaba Cydia.

      • Israel santos

        Monty, gosto dos seus comentários vc é um cara que conheçe do que fala,ilex esta de parabéns pelo blog e por ter comentadores como vc freqüentando sempre o bdi.

  • Espero que não se torne ilegal. Seria um retrocesso!

  • henrique

    a tal da pipa e da sopa so vieran pra atrapalhar mas temos que lutar contra a proibiçao do jail

    • Como assim “vieram”? Elas foram arquivadas e retiradas da pauta do congresso, nem votadas foram…

  • Marcos

    É possível desabilidade o 3G no IOS 5.0.1, é só ir em ajustes/geral/rede e desativar a função dados do celular.

  • Felipe

    Sem duvida as mentes brilhantes da Apple sempre nos surpreenderão.. Mas não podemos negar que a cada nova atualização do iOS aparece “idéias novas” de origem duvidosa.. Então acabar com jailbreak talvez nem seja a vontade da maçã.

  • TiãoGavião

    Di novo…. 🙁
    Estou convencido, americanos tem sérios problemas, Apple tbem não esta longe disso 🙁

  • Denis

    Lei, Brasil, estamos falando a mesma lígua??? 🙂

  • Rodrigo

    O povo esquece que o iOS é construindo em cima de software livre, Unix BSD, e é isso que possibilita o jailbreak. São alterados arquivos de SO para o jail pois, do contrario, qualquer alteração de código proprietário da Apple configuraria violação e a Apple não aceitaria isso.

  • Leandro Reis

    So pra fazer um panorama do cenário… Alguém tem dados sobre a porcentagem de aparelhos com Jailbreak x Aparelhos Stock?

  • Leonardo

    ILex: off topic
    A RBS TV (Rede Globo do RS) voltou a funcionar no app “televisão ao vivo”.
    Abraço!

  • Israel santos

    Não usaria jailbreak, me sinto satisfeito com o sistema original,mais sei que se hoje ele (iOS ) é oque é foi por causa do jailbreak,que incitou muitas idéias boas p sistema, acho que gastando um pouco$ o aparelho fica turbinado do gosto do usuário,então vamo largar mão de ser” pão duro” e brindar o belíssimo trabalho que os desenvolvedores oficiais fazem comprando muitos aplicativos.

    ” bdi o melhor do Brasil”

    • Patrick Souza

      Israel, não há como comprar algumas funcionalidades pela app store, nao há nada semelhante.
      Todos os meus apps são comprados pela app store, porém as outras funcionalidades são compradas no Cydia, como por exemplo o iGotYa(sensacional) e o SBSettings(grátis).

  • Charleston

    Como não existe?
    Lei 9610 art 107.

    • Diego Azevedo

      obra literária, artística ou científica

  • Só mais um detalhe: a decisão que liberou o jailbreak há alguns anos baseou-se numa omissão do contrato da APPLE, que não deixava clara a proibição do desbloqueio do iOS – o que acabou sendo interpretado A FAVOR do consumidor. Esses termos mudaram e hoje sao beeeeem claros. A base da decisão anterior já era. Há grandes chances de haver uma mudança de posicionamento.

    • Ednilson Rosa

      Taí um ponto que precisa ser analisado com muito cuidado! Aquelas alterações nos termos de uso, que todo mundo responde “Aceitar” sem nem ao menos dar uma lida, podem realmente trazer esse tipo de “armadilha”…

  • Júlio César

    A única coisa que me chama atenção no JailBreak é a possibilidade de destravar o Bluetooth no iPhone para o compartilhamento de músicas, fotos… Entretanto, tirando esse ponto, nunca precisei do JailB pois o iOS 5 é muito bom… Mas quem sabe um dia posso fazer no meu iPhone! 😉

  • Matheus Mazotti

    Vale lembrar que o MegaUpload foi investigado/fechado mais pela lavagem de dinheiro do que pelo S.O.P.A / P.I.P.A. , que “pegaram carona”.

  • iRon

    O desenho acima, do Iphone fugindo da prisão, é equivocado ao meu ver.
    Pra mim o desenho correto, seria do Iphone saindo de um bunker e ficar exposto a ladrões e oportunistas.
    Eu quero acima de tudo, segurança das minhas informações, caso contrario eu sairia do iOS e iria pro android.

    • TiãoGavião

      Vc tem “certeza” que suas informações estão segura com a Apple!? No iCloud?? Na nuvem?? Com apps mandando(subtraindo) informações, posicionamento de vc a toda hora??
      Será mesmo?? 😉

      • iRon

        Tião concordo com você, mas falo em segurança relativa. Não existe segurança absoluta. Pra mim o jailbreak é como tirar a grade de casa, mas mesmo com grade, existe o risco de invasão.

  • Charles

    Usei o meu iphone com jail por um bom tempo e depois que conheci o BDI resolvi tira-lo,pois vi que não é correto usar o jail para piratear aplicativos,mas vou confessar uma coisa,se não colocarem a categoria jogos na nossa app store não sei se vou aguentar por muito mais tempo.

    • tales andreazza ebner

      parabéns! para contornar isso, vc pode mudar temporariamente sua conta para o uruguai. dessa maneira os desenvolvedores seriam sempre pagos pelo trabalho.

  • Rejane Strottmann

    A SOPA entornou!

  • Alessandro Neiva

    cara, sinceramente, eu me vejo satisfeito com meu iPhone 4 sem jailbreak, tudo o que eu precizo nele eu tenho, e olha que eu ja tentei achar alguma vantagem nessa técnica, mas não encontrei uma que fosse tão exorbitante assim.

    Agora, eu tenho muitas expectativas pro iPhone 5 (nome fictício pro iPhone de 2012 como foi feito com o iPhone 3 depois apareceu o iPhone 3gs e depois o iPhone 4 e depois o iPhone 4s)

    Eu tenho certeza qe que o design vai TER que mudar, provavelmente, a largura e o comprimento vão continuar na mesma. O que eu acho que em relação ao disign do iPhone 5, é que ele vai reduzir na altura (vai ficar mais fino) e é só isso pq eu acredito que eles fizeram um miladre com o iPhone 4 e 4s.

    Agora, de softwares internos do IOS, acredito que será adaptado no iPhone 5 a função Siri em português. A câmera permanece a mesma. Os chips internos irão mudar tornando o iPhone ainda mais veloz. (O que vai fazer ele consumir mais bateria)

    Acredito que a ANTENA WI-FI dele mereça um upgrade, afinal eu não vi tanta diferença assim do iPhone 4 pro iPhone 4s na questão da navegação. (Com mais esse upgrade, mais bateria)

    Acredito que ele vá receber uma INTERFACE completamente nova, com gráficos em 3D que irá fazer com que o iPhone 5 seja completamente novo. (Ok, eu sei que to querendo mto, e graficos 3d, vai consumir mais bateria por exigir mais do processador.)

    Acredito tmb que o FaceTime irá receber algum tipo de adaptação para redes 3G.

    Como eles ja estão pesquisando, e acredito que eles tem que implantá-lo com a maior velocidade possível, é a bateria de hidrogênio que irá durar aproximadamente uma semana com o iPhone. O que eu mais espero de upgrade no iPhone, é a substituição das baterias.

    • Pedro Matulino Flatulento

      Foi a vitamina de rumores mais sustanciosa que já vi.
      Põe uma pitada de tela de 4 polegadas que fica perfeita.

  • Thy

    Não afetando a garantia por mim eles podem decidir o que quiser pois a Apple sabe se vc fez jailbreak ou não, mesmo formatando o idevice…

  • Igor

    Apesar de hoje em dia eu não usar, eu defendo o JB pois a pessoa faz oque quer com seu idevice, desde que não viole nenhum direito ela pode muito bem “adapta-lo” para a maneira que mais lhe parece conveniente.
    Como dizia o proprio tio Steve: É uma corrida de cão e gato.

  • SamuEX

    Se continuar como está será ótimo.
    Se proibirem, ficará ainda melhor! Afinal vários Hackers verão isso como mais uma regra à ser quebrada, pois para muitos deles, o proibido é mais prazeiroso.

    Portanto… nada muda.
    Vida longa ao JB!

    • Ednilson Rosa

      Não é bem assim. Os hackers têm feito questão de trabalhar dentro do que consideram legal. Tanto assim, que o hack para rodar Siri no iPhone 4 que foi descoberto logo após o lançamento do 4S foi mostrado por quem o fez mas ele disse que não iria disponibilizar porque o tinha feito através de uma alteração no iOS, infringindo o copyright da Apple. Por mais que alguns deles gostem de se arriscar, ninguém quer bater de frente com uma empresa poderosa como Apple. Haja vista o que aconteceu com os caras do Megaupload e com aquele carinha do Gizmodo que peitou a Apple no caso do iPhone 4 encontrado em um bar antes do lançamento, tá lembrado? Acho que se for considerado ilegal, o Jailbreak pode até sobreviver, mas vai ficar cada vez mais demorado de sair e difícil de se obter…

      • SamuEX

        Ednilson,
        Devo admitir que você está correto, os ultimos acontecimentos mudaram tudo.
        Torco pelo Jailbreak pq gosto muito dos recursos que tenho através dele, também por não gostar do sistema Apple de liberar melhorias em doses homeopáticas. Isso torna o JB ainda mais útil.

        Mas, no fim das contas, temos iDevices pelo que ele é, e não pelo JB.
        Certo?

  • Roney Cezario

    Existe lei no BRAZIL…

  • Q bobagem! Cada um decide se faz ou nao jailbreak! Mta gente nao tem, mas é pq nao sabem fazer! Tudo gira em torno do dinheiro! Melhorias para iphone, ipad… já existem, entretanto são liberadas aos poucos a cada novo produto! Quem faz jailbreak nao faz nem cocegas no lucro da apple e nao impede o lucros dos desenvolvedores de apps de qualidade! Ja basta o valor exorbitante do iphone no Brasil!
    Enquanto tiver Jailbreak irei fazer!

    • tales andreazza ebner

      como assim “não impede o lucro dos desenvolvedores de apps de qualidade”? ou vc acha que eles ganham o dinheiro pago ao installous? vc falar que não afeta os lucros da apple eu até posso concordar (afeta menos). mas para o desenvolvedor pode até fazer com que ele pare de oferecer atualizações ou, em último caso, que ele desista de criar apps.
      quando vc fala apps de qualidade, deve estar se referindo aos grandes desenvolvedores, que possuem muita receita e tal. mas não esqueça que tanto a rovio, quanto cut the rope, entre outros, começaram pequeneninhos, mas com uma qualidade absurda.

  • Gabriel Rimi

    Fiz o Jail no meu iPad 2, e estou muito feliz! Meu iPhone 3GS também tem (meu botão home virou o “-volume” já que o home já era).
    Ontem baixei um emulador de SNES no iPad, e posso jogar com o controle do Wii. Acho isso MUITO bom para viagens! (até onde eu sei emulação não é considerada pirataria caso você tenha uma cópia original do jogo).
    Por esse tipo de coisa apoio e muito o ato do Jailbreak, e sei que a Apple não irá implementar em seu sistema a mudança de funções para cada botão ou a emulação em si.
    Ja algumas coisas como pastas dentro de pastas (o que me permite ter uma pasta chamada jogos e dentro dela subpastas como “ação”, “aventura”, etc…) acho que a Apple pode implementar no futuro.

    Para quem gosta, o Jailbreak pode sim trazer varias vantagens. Por isso não gostaria que ele acabasse.

  • Adriano Santos

    Meu, quem faz as artes de vocês para os posts? rsrs, show de bola.

    Bom, concordo. Se aqui tivesse leis contra ou a favor do jailbreak etc, não seria respeitada.

  • Anderson Luis

    So digo uma coisa!

    ACTA vae ser o fim de tudo !