2011App StoreARQUIVO

Aprenda como mudar temporariamente de país na App Store para comprar e atualizar jogos

Apesar dos clientes brasileiros já terem acesso a jogos na App Storealguns títulos mais violentos não aparecem na loja nacional, o que faz com que muitos possuam também uma conta em outro país, para aproveitar algumas promoções. Para alguns, isso é um grande problema, pois é preciso estar a todo momento trocando de conta no aparelho e no iTunes para atualizar os aplicativos. Para outros, a ideia de falsificar um endereço e correr o risco da Apple fechar a conta de uma hora para outra (por desrespeitar os Termos do Serviço, que não permitem abertura em outros países) fazem com que se neguem criar outras contas, o que os limita bastante.

Felizmente, há uma maneira de possuir apenas uma única conta, mudando de país conforme você precisar. :)

Para começar, é necessário um esclarecimento: a Apple só permite a mudança de país na sua loja se você tiver um cartão de crédito internacional válido na nação que você for mudar. No nosso caso, somente a App Store uruguaia aceita os cartões brasileiros e só para lá podemos mudar a conta. Não é possível ter uma conta brasileira e mudar para uma americana ou de outro país (Japão ou Europa, por exemplo), se você não tiver um cartão de crédito de lá. Da mesma maneira, se você tem uma conta sem cartão registrado (feita com nosso tutorial, para baixar apps grátis), não poderá mudar se não optar por registrar um.

Exemplificando, se você tem uma conta americana e quer mudá-la para o Brasil, poderá fazer com um número de cartão brasileiro (internacional), mas depois não poderá voltá-la para os EUA, pelo menos não se não tiver um cartão de lá.

A vantagem de mudar de país temporariamente é que você pode ter uma conta brasileira em toda ‘legalidade’ (entre aspas, porque não é ilegal ter uma conta no exterior) e só mudar quando precisar comprar , baixar ou atualizar um aplicativo que não exista na loja brasileira. Assim você não corre o risco da Apple um dia fechar sua conta, ou se fechar, você pode reclamar.

A dica, claro, vale para residentes no Brasil.
Portugueses ou residentes em outros países não precisarão fazer nada disso, pois a lista de jogos em outros países costuma ser completa.

Veja o passo-a-passo de como fazer a mudança de país.

Passo 1: acesse a sua conta

Ao abrir o iTunes no computador, na parte da App Store, clique no canto superior direito, onde tem sua conta (ou a palavra Iniciar conexão).

Você pode também acessar pelo iPhone ou iPad, no aplicativo App Store.

Passo 2: alterar o país

Se tudo deu certo, você está na interface que mostra os dados da conta. Procure pela opção “Trocar país ou região” e clique nela.

Com isso, você poderá optar por um país. Escolha Uruguai e clique em Alterar.

Passo 3: aceite os termos de uso

Mais uma vez, a Apple pede para você aceitar os termos, condições e política de privacidade dela. Clique no quadrado “Li e aceito” e depois no botão “Agree” (são três idiomas diferentes na mesma página, coisas de Apple).

Passo 4: informações de pagamento

Agora é o momento de você introduzir o número do seu cartão de crédito brasileiro e seu endereço. Se você já tiver um registrado, ele pedirá para confirmar o código de segurança. Também coloque a Saudação (Sr, Sra, etc).

No endereço, você precisará agora mudar o CEP, a cidade e o telefone para um do Uruguai. Use os exemplos abaixo para configurar a sua.

CEP: 11000
Cidade: MON

Pronto, clique no botão Continuar.

Passo 5: comece a baixar os aplicativos

Neste momento, se tudo deu certo, você verá uma bela mensagem de Parabéns, convidando você às compras. :)

Agora você pode comprar jogos ou baixar os gratuitos, além de atualizar os que você já tem. Talvez o iTunes ainda mostre a loja brasileira, mas basta ir no final da página e mudar de país, clicando na bandeira.

A dica é perfeita para baixar jogos em promoção que de vez em quando anunciamos aqui e no Twitter.

Depois que você baixou tudo o que queria, poderá voltar (ou não) sua conta para o Brasil, repetindo o mesmo processo a partir do passo 1, com as informações de nosso país. Todos os aplicativos que você baixou (inclusive os jogos) irão junto com ela. A diferença é que você não será informado quando houver uma atualização, pois como não existe versão na App Store brasileira, ele não terá como avisar nenhuma mudança.

Para quem é este tutorial?

Este processo é apenas para quem não quer ficar fazendo diversas contas diferentes na App Store. Quem já usa várias delas e está bem com isso, não precisa mudar. Porém, há sempre o risco (remoto) da Apple um dia fechar contas que não sejam usadas no mesmo país onde o usuário reside, mas acredita-se que isso ainda não é tão comum de acontecer.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo