2011ARQUIVORumores

[rumor] Futuro iPhone 5 poderá vir com função de assistência de comandos vocais

Ainda estamos esperando os tais melhoramentos que a Apple teoricamente pretende fazer no comando por voz no iPhone, não só pelos diversos rumores que apareceram em vários sites internacionais, mas também porque nossas fontes nos garantem que a Apple/Nuance realizou testes de vozes aqui no Brasil (leia “Apple pode estar realizando estudos regionais no Brasil para comando de voz no iOS“). Mas a WWDC passou e nada de novidades a esse respeito.

Agora, o site 9to5mac afirma que a função está ainda sendo testada pela equipe interna da Apple, para ser lançada ainda com o iOS 5.

Segundo os informantes do site, o “Assistente” obedeceria ordens vocais através do reconhecimento da fala. Ele não entenderia apenas as palavras literais, mas todo o contexto da frase. Por exemplo, você diria “iPhone, estou bêbado, me leve para casa“, e ele lhe ofereceria telefones de taxis perto de onde você está. As possibilidades, de fato, são quase infinitas.

O know-how viria da empresa Siri, que foi comprada pela Apple no início de 2010, mas que até agora não mostrou publicamente serviço. Para saber o que ela desenvolvia antes de ser adquirida, confira este outro artigo.

Mas se a Apple está preparando a nova função para o iOS 5, por que não falou nada na WWDC? Talvez a explicação seja que o “Assistente” será uma das surpresas do iPhone 5, que deve ser lançado a partir de setembro. Isso significa que nossos atuais aparelhos não seriam compatíveis com a novidade.

De qualquer maneira, tudo ainda está em testes, e pode ou não ser lançado por agora. Se não ficar perfeito, sabemos que a Apple não terá nenhum problema em adiar, como já fez com outros projetos.

É muito provável que a Apple faça um evento especial em setembro (como faz todos os anos), para apresentar o novo iPhone e divulgar as datas de lançamento dele e do iOS 5. Ainda mais de um mês de expectativa.

Botão Voltar ao topo