Rumores

[rumor] Futuro iPhone 5 poderá vir com função de assistência de comandos vocais

Ainda estamos esperando os tais melhoramentos que a Apple teoricamente pretende fazer no comando por voz no iPhone, não só pelos diversos rumores que apareceram em vários sites internacionais, mas também porque nossas fontes nos garantem que a Apple/Nuance realizou testes de vozes aqui no Brasil (leia “Apple pode estar realizando estudos regionais no Brasil para comando de voz no iOS“). Mas a WWDC passou e nada de novidades a esse respeito.

Agora, o site 9to5mac afirma que a função está ainda sendo testada pela equipe interna da Apple, para ser lançada ainda com o iOS 5.

Segundo os informantes do site, o “Assistente” obedeceria ordens vocais através do reconhecimento da fala. Ele não entenderia apenas as palavras literais, mas todo o contexto da frase. Por exemplo, você diria “iPhone, estou bêbado, me leve para casa“, e ele lhe ofereceria telefones de taxis perto de onde você está. As possibilidades, de fato, são quase infinitas.

O know-how viria da empresa Siri, que foi comprada pela Apple no início de 2010, mas que até agora não mostrou publicamente serviço. Para saber o que ela desenvolvia antes de ser adquirida, confira este outro artigo.

Mas se a Apple está preparando a nova função para o iOS 5, por que não falou nada na WWDC? Talvez a explicação seja que o “Assistente” será uma das surpresas do iPhone 5, que deve ser lançado a partir de setembro. Isso significa que nossos atuais aparelhos não seriam compatíveis com a novidade.

De qualquer maneira, tudo ainda está em testes, e pode ou não ser lançado por agora. Se não ficar perfeito, sabemos que a Apple não terá nenhum problema em adiar, como já fez com outros projetos.

É muito provável que a Apple faça um evento especial em setembro (como faz todos os anos), para apresentar o novo iPhone e divulgar as datas de lançamento dele e do iOS 5. Ainda mais de um mês de expectativa.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Matheus Augusto

    Nossa que legal
    Ja pessou .. iPhone estou com fome IUHASIDUHUD
    Ele mostra uma foto da sua geladeira HDIUADHASD.. :p ou de restaurantes

  • Renan

    os i-phones ja sao famosos entre deficientes visuais pelo VoiceOver

    • Caetano

      Isto é muito bom saber, acho que é mais para este tipo de necessidade e condições específicas (dirigindo por exemplo) que comandos de voz são úteis. No uso comum, eu dispenso.

    • i-phones?

  • Tiago Baldissara

    Poxa! Seria bem legal isso…
    Como dito no texto, teria infinitas possibilidades msm.

  • João

    “Isso significa que nossos atuais aparelhos não seriam compatíveis com a novidade.”

    Não gostei dessa parte! 🙁

    • Sander

      Tbm não João. Tomara que seja mesmo só rumores!

    • Andre Henrique

      Bom essa eh a triste realidade da apple… Eu estava doido pra comprae um iPhone 4 agora mas vou ter que esperar pelo menos ate anunciarem o 5.. Pra nao correr o risco de se arrepender.

  • Jean Carlos

    “É nois queiroiz”….Já era de se esperar.

  • Henrique

    iLex este serviço funcionaria apenas com o iPhone 5 né? Ou você acha que será lançado junto com o iPhone 5 o Ipod touch 5?

    Já tem uma data provavel para o lançamento iLex?

  • Gustavo Luz

    Será que na apresentacao do novo iPhone tb será apresentado o novo MacBook pro ??
    Guardando as economias (yn’

    • Macbook Pro já foi esse ano.

      • João Pedro Vianini de Paula

        Ainda falta o Mac Pro né?

        • TiãoGavião

          Já foi esse ano (2)
          Eu heim..

          • Francisco junior

            Mac pro é uma coisa e MacBook pro é outra coisa. Mac pro NÃO é notebook, e sim um computador de mesa.

            • TiãoGavião

              Perdão!!
              Entendi errado, sorry 🙁

  • Edu

    Não sei se entendi direito, mas o app Siri Assistant está disponível na App Store. Então o trabalho deles já é bem público. Por favor me corrija se eu não entendi o comentário.

    • O app foi criado antes da aquisição pela Apple. De lá para cá, ele recebeu atualizações, mas nenhuma novidade.
      A razão pela qual a Apple comprou a Siri e o que ela vai fazer com a experiência deles, isso não foi ainda divulgado publicamente.

  • Espero que funcione melhor que o reconhecimento de voz em português do Lion

  • @Leandro71

    + isso depende de hardware? Pq se for de software é sacanagem nao botarem no 4…

    • Ednilson Rosa

      A interpretação de comandos de voz, a depender da complexidade e sofisticação que o recurso venha a ter, pode consumir muito poder de processamento. Expecula-se que o próximo modelo de iPhone venha com o mesmo processador do iPad 2, que é dual core e tem desempenho bem melhor que o do iPhone 4, principalmente para aplicações desenhadas para tirar proveito dos dois núcleos. Todos sabem que a Apple prefere que um dispositivo não tenha determinado recurso a tê-lo com desempenho ruim. Por isso que o iPhone 3G, por exemplo, não suporta nativamente a multitarefa, apesar de se conseguir implementar isso nele (com desempenho ruim) através de Jailbreak. Neste caso, pode ser que o iPhone 4 não suporte o recurso para não exigir muito de seu processador, o que poderia torná-lo lento em outras tarefas concorrentes. Mas tudo isso é só especulação, por enquanto, certo?

      • @Leandro71

        Sou grato ao esclarecimento. Agora é aguardar fatos ao invez de rumores né. rs

  • Aaahhh, o iPhone 4 não vai se compatível 🙁
    Ainda bem q é só um rumor.. 🙂

  • Alguem me confirma um rumor que o iphone sai 5 de setembro??
    Nao vai ser compativel?:/

    • Ninguém pode confirmar rumor, só a Apple.

      Mas o iPhone 5 não vai ser lançado no dia 5 de setembro.

  • Souzabsb

    Será que essa tendência de telas grandes será mesmo aplicada no iphone?
    E a bateria 🙁

  • Mauricio

    Eu acho que vai ser igual ao comando de voz que temos a partir do iPhone 3GS, somente ele e o iPod Touch 3G tinha essa função na época e o iPhone e iPods antigos não tinham, e acredito que o iPhone 5 vai ser a mesma coisa, de fato, acho que o iPhone 5 não vai trazer grandes mudanças. Por exemplo, o iPhone 3G quaze não teve diferença do 3GS.

  • Victor

    Vocês editaram a foto???
    2 motivos: A) Está em português (sendo que a foto original veio de uma unidade de testes, que estava em inglês
    B) Por causa dos “Switchers” na frente do escrito, que na unidade de testes eram como os do iOS 4, e não do iOS 5

  • Daniel Alencar

    Nossa… NAAAAAAAAAAAÃOOOO, não pode ser compativel somente com o iPhone 5, não pode. Quero no 4 tambem, o que o aparelho precisa para ter reconhecimento vocal, acho que só nessecita um sistema capaz de fazer o trabalho, não?

    • Ednilson Rosa

      A depender da sofisticação do recurso, pode exigir muito poder de processamento, também, o que pediria um processador melhor (que deve ser o caso do iPhone 5)…

      • pode ter um processador melhor – porém não vai ser um processador quântico – que a tecnologia não existe ainda…
        vai ser um processador convencional – ACREDITO que não seja um 2 núcleos porque isso consumiria muito da bateria.
        CONCLUSÃO:
        acho que o iphone 5 vem com um processador ligeiramente melhor, de forma tal que os comandos de voz sofisticados poderão ser compatíveis com o 4 – claro: isso é especulação, mas é provável, né não?

        Agora… que já tá na hora dos engenheiros aí do sylicon Valley desenvolverem processadores quânticos, aí tá! o mundo precisa se livrar desses processadores de cobre e silício que a gente usa desde que eles substituiram as válvulas!
        Vlw!

        • Ednilson Rosa

          Alguns concorrentes com Android e WP7 já estão saindo com dual core, então acho que é a evolução natural para o iPhone.

  • Rafael

    Tomara que não seja lançado o iPhone 5 ( e não o 4s) esse ano. Comprei o meu 4 com muito custo há 3 meses.

    • Breno

      Eu comprei o 4 a pouco tempo também. É excelente e atende mais que minha necessidade e acredito que atende a maioria também. Ficar se pressionando a sempre ter o mais moderno só tira o brilho e o contentamento. Se eu fosse você, nem esquentava com isso.

      naovailevaralugarnenhum

    • Ednilson Rosa

      O iPhone 4 quando foi lançado era “o” telefone. Hoje ele já tem concorrentes de peso, como Galaxy S II e alguns Wondows Phone 7, que são bastante interessantes. Tá certo que a maioria das pessoas que têm um iPhone não o trocariam por um concorrente desses. Mas para aqueles que irão adquirir agora seu primeiro smartphone top de linha, o iPhone já começa a deixar de ser tão sedutor frente às outras opções. Por este motivo, acho que a Apple precisa SIM lançar mais um modelo, pois se deixar somente pro ano que vem, pode ficar muito para trás neste ranking…

  • Guilherme

    A Apple está se superando cadqa vez mais. Recentemente atualizei o Itunes e Safari e tomei uma surpresa. Coisas simples mas que deixam melhor meu dia a dia. Além da rolagem do Safari que melhorou muito, ele conta com algo muito simples mas util. Tela Cheia. O Itunes também está melhor e mais rápido. E olha que eu nem tenho Mac Lion. Imagine pra quem tem. E imaginem as novidades do IOS5.

  • Brunolv

    Eu não consigo me empolgar com essas notícias se comandos de voz. Alguém ai usa o atual VoiceOver para algo alem de fazer chamadas? (mudar de música ou dizer as horas, por exemplo) A não ser que seja algo revolucionário vai ficar encostado igual o VoiceOver.

    • Ednilson Rosa

      Se for só “comandos de voz” também não me empolga muito, não. Mas minha expectativa é que seja mais do que isso. É a de que se possa, por exemplo, ditar o texto de um e-mail, SMS ou tweet para o iPhone. Para quem às vezes precisa se comunicar enquanto dirige, seria uma mão na roda…

  • TiãoGavião

    Muitas novidades nesse IOS, até o lançamento teremos muitas mais, 😉

  • Elisio

    Tomara que seja tudo verdade iphone 5, comandos vocais e tenho a certeza que isto e so a ponta
    do veu porque vai vir com muitas mais surpresas.Tchau iphone 4

    Nao queriam novidades…

  • Alex iPilot

    Entendo os donos de iPhone 4 estarem chateados com a possibilidade do recurso funcionar apenas no próximo modelo, mas isso é natural… O próximo iPhone terá MUITOS recursos exclusivos, claro, sendo um modelo novo.

    E não se enganem pensando que o 3GS não teve GRANDES mudanças em relação ao 3G… Tanto que o pobre 3G ficou limitado no iOS 4…

  • Leandro

    O iPhone 5 deverá sair em setembro já com o novo iOS 5 e tb não deverá ter tantas novidades. Enfim a tela de retina no iPhone 4 pra mim já está ótima melhorou muito a vizualizacao na tela em relação ao 3GS.

  • silvatarcisio

    ILex, gostaria de saber uma coisa: o frete de algum produto da ZAGG.com para o Brasil fica mais ou menos em torno de quantos reais? Porque eu estou pensando em comprar uma pelicula traseira para meu iPad, porem gostaria de saber o preço do frete.

    Obrigado, abraços.

    • Se você fizer o pedido e for até o carrinho de compras (antes de confirmar o pagamento), ele já calcula o frete para o seu endereço. É mais confiável do que eu lhe chutar um preço aproximado. 😉

      • silvatarcisio

        Obrigado, vou la ver quanto é 🙂

  • Gilberto Almeida

    Sinceramente eu preferia um programinha para acessar rádios, como qualquer um telefone de 100 reais.

    Essa porcaria de reconhecimento de voz não funciona direito e não acho que vá funcionar pelos próximos anos.

    Só em filme de Star Trek, por enquanto !!!

  • Dorinhavasc

    Também Espero que seja só rumores… ;),
    Se não for nossa… Vai ser um tal de quero- quero aqui em casa, vixe, tem que ser rumores!!!!