2011ARQUIVOCuriosidades

[aperitivo iOS 5] Novo sistema facilitará a vida de quem gosta de usar o Twitter

Uma das novidades do futuro iOS 5 (que rodará no iPhone, no iPad e no iPod touch) é a sua integração ao Twitter, o serviço de micro-blogging em que os usuários postam mensagens de até 140 caracteres. Com isso, será possível “tuitar” diretamente de dentro dos aplicativos.

Bastará conectar na conta do Twitter nos Ajustes do sistema, que qualquer aplicativo compatível poderá usar as informações para enviar mensagens sem sair dele. Fotos, Câmera, Youtube, Mapas e Safari já estão habilitados, e os desenvolvedores podem usar a API para implementar em seus apps.

Mas apesar da boa integração com o sistema, você ainda precisará de um cliente Twitter dedicado para poder enviar mensagens somente de texto, seguir perfis, dar RTs e responder mensagens diretas. É por isso que o próprio iOS lhe pergunta se você deseja instalar o app oficial.

Com a conta configurada nos Ajustes, ele está pronto para interagir com o sistema. Inclusive a integração com a Agenda do aparelho ficou muito boa, permitindo que você baixe as fotos dos seus contatos diretamente do Twitter. Fazendo isso, ele também inclui uma etiqueta “twitter” com o usuário do contato, facilitando bastante a organização.

Você pode também tuitar (a forma aportuguesada é a que a Apple adotou no sistema) uma localização direto do aplicativo Mapas. E nem precisa ser a sua no momento; pode ser um alfinete em alguma posição que você sinalizou.

Ao clicar no botão, um painel aparece, com a localização já anexada e um espaço para você escrever o que quiser (também com a contagem de caracteres que restam no canto inferior direito).

O que você postar aparecerá imediatamente na sua página pública do Twitter.

Mesma coisa para as páginas da web. No Safari, basta abrir uma página e escolher a opção de tuitar, para o mesmo painel aparecer com o link do site anexado.

Com certeza, é uma ótima novidade para quem usa o Twitter. Se você ainda não tem, é hora de descobri-lo. :)

Botão Voltar ao topo