2011ARQUIVOCuriosidades

[aperitivo iOS 5] Conheça as mudanças que virão no Safari do iPhone, iPod touch e iPad

Entre as diversas mudanças que o iOS 5 irá trazer para nossos queridos aparelhos móveis, o Safari também receberá algumas novidades interessantes, como Lista de Leitura e modo privado de navegação. Confira o que irá mudar.

Leitor (Reader)

O Leitor é uma maneira de ler páginas de internet sem distrações visuais. Ele pega a informação principal e a transforma em texto simples, com fotos, mas sem o layout original da página. Com isso, você não se distrai com banners e outros elementos gráficos, ficando apenas com o que interessa. Você pode também aumentar a letra do texto caso precise, ou então enviá-lo por email.

 

Lista de Leitura

Está sem tempo para ler um texto importante que você viu em um site? Jogue ele para a Lista de Leitura para lê-lo depois, em outro momento. Graças ao iCloud, a lista sincroniza com todos os seus iDevices e portanto, você pode ler no iPad o que registrou no iPhone, e vice-versa. Prático.

 

Abas no iPad

Temos que admitir que, atualmente (no iOS 4.x), é complicado para os iniciantes entenderem onde acessar as páginas abertas do Safari. Com o iOS 5 a Apple finalmente dará um visual de navegador de computador ao Safari do iPad, adotando as mesmas abas da versão PC. Muito prático, você pode inclusive mudá-las de lugar arrastando com o dedo. Ele aceita o máximo de 9 abas abertas contemporaneamente.

 

Navegação privada

Está em um iPad ou iPhone de outra pessoa e não quer que a sua navegação fique registrada no cache do aparelho? Basta ligar a Navegação Privada nos Ajustes e nada ficará no histórico. O Safari fica automaticamente com a cor preta identificando a função.

 

Abertura de página em segundo plano

É possível optar por aberturas de links em páginas do Safari em 2º plano, ou seja, eles são abertos sem que você saia da página que está visualizando. No iPad ele abre uma nova aba e no iPhone/iPod abre uma segunda página.

 

O iOS 5 tem previsão de lançamento público para setembro/outubro deste ano e será compatível com iPhone 3GS e 4, iPod touch de 3ª e 4ª geração, além de todos os iPads.

Botão Voltar ao topo