Notícias

Diretoria da RIM achava impossível criar um celular como o iPhone em 2007

No dia 9 de janeiro de 2007, Steve Jobs surpreendeu o mundo ao apresentar pela primeira vez o então revolucionário iPhone, que trazia a ideia maluca que eliminar o teclado físico e conter diversas funções dentro dele (reveja o resumo desta história aqui).

Agora, depois de quase 4 anos, um ex-funcionário da RIM (fabricante do smartphone BlackBerry) revelou para o mundo que ele e todos os seus colegas da empresa (e alguns que trabalhavam na Microsoft) simplesmente não acreditaram que tudo aquilo que Jobs tinha mostrado no palco era verdade. “Não é possível fazer tudo isso que ele demonstrou sem um processador que consuma uma insana quantidade de energia, o que é terrível para a vida da bateria“, era a ideia geral que ficou entre eles.

Um produto impossível de ser realizado, acreditavam os diretores e engenheiros da RIM, antes de ter o aparelho em mãos (lançado somente no final de junho daquele ano). Para eles, “a Apple estava mentindo“. Segundo a estrutura na qual historicamente os produtos da RIM sempre se basearam, o processador deveria ser enorme para aguentar conexões telefônicas e de rede (Wi-Fi) e ainda rodar aplicativos independentes, como Mail, Safari e iPod. Para piorar ainda mais, uma tela “gigantesca” que consumiria uma bateria absurda. Definitivamente impossível.

Segundo o mesmo ex-funcionário, o choque foi maior ainda quando o iPhone ganhou o mercado e eles puderam abrir um aparelho para ver como era feito por dentro. Totalmente diferente da engenharia que equipava o BlackBerry, o iPhone possuía uma dinâmica inversa: uma bateria gigante com uma pequena placa lógica acoplada. “Brilhante“, comentaram.

Se esta história for realmente verdadeira, só confirma de que o iPhone foi mesmo revolucionário no mundo dos celulares, pois o mercado na época estava estagnado e sem perspectivas de evolução. Alguém consegue imaginar como seria o celular que teríamos em mãos hoje se a Apple não tivesse investido nesta área?

via

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • William

    Sabia que o iPhone era fantástico, mas quando comprei me surpreendeu ainda mais, e cada dia com novos aplicativos vão nos surpreendendo mais ainda.
    Que vem o 5 ano que vem..

    • Marcus

      Faço das suas as minhas palavras.

      O iPhone realmente é magnifico. E quem tem um, não quer mais trocá-lo por nenhum outro smartphone.

      • TiãoGavião

        Faço minhas as do primeiro e do segundo, kkkkk
        Só não sabe disso quem não pegou um!

  • Marcus

    Podiam estar errados quanto ao “impossível”, mas estavam certíssimos quanto ao “impossível sem comer rapidamente a bateria”. Alias, é assim até hoje.

    • iGuh

      Na verdade, minha bateria dura um dia inteiro, deixo carregando de noite. Tem vezes que dura 2 dias, tudo depende do nivel de brilho que você usa. Eu quase não uso brilho, então não exige muito.

    • Victor

      eu acredito que a apple fez alguma melhoria nestas atualizações pq minha bateria ta durando legal msm.. tipo 2 a 3 dias sem recarregar.. usando normal.. usando direto joguinho e talz.. ai suga msm.. mas isso eh normal.. agora uso normal de uma pessoa normal hahahhaha.. ta durando bem

    • Depende muito do seu uso, como os colegas já comentaram.

      Por ex: se eu jogo Real Racing 2 ou deixo ligado o 3G direto, nossa, a bateria vai rápido mesmo. Jogos e 3G consomem MUITA bateria. Wi-fi é mais tranqüilo, bem mais tranqüilo.

      Aqui com o uso normal (iPod 1 hora e meia por dia, um pouco de navegação no Safari, apps de redes sociais, pouco de 3G, Wi-fi, brilho em 60% e algumas ligações) dura 2 dias (contando o tempo de stand-by). Sério, eu acho MUITO tempo isso.

      Eu vim de um celular fulero, um Samsung S5230, que me fez ODIAR touchscreen – eu tinha ódio mortal de celulares touch, era evangelizador do oposto, de que touch era um retrocesso. Com o iPhone retirei tudo o que já disse. A bateria do meu Samsung citado, fulero mesmo, que nem 3G e muito menos Wi-fi tinha, ia em 1 dia e pouco fácil.

      Agora, pega a quantidade de recursos, velocidade de processamento e afins que o iPhone 4 tem X duração da bateria dele. Ela é bem boa.

      Muita gente diz que os Blackberry duram mais, tem a bateria fodona. Eles duram mais sim, mas olha a porcaria de tela que tem um Blackberry. A fora que tudo é reduzido neles, então o uso é todo diferenciado.

      Dos smartphones, acho a bateria do iPhone 4 a melhor.

      • Mauricio

        Minha tia comprou um novo modelo de Blackberry em sua viagem para Dubai a menos de 15 dias atrás, ela só abriu quando chegou em SP, e para sua supresa o smartphone novinho estava todo oxidado(de fábrica, segundo o técnico que ela arranjou para ver), quando levou o Blackberry para o técnico ele disse que não tinha geito de consertar e eles não iam trocar o celular pq iam dizer que houve alguma coisa na mala, sendo que o cel veio na mala de mão, lacrado na caixa… Blackberry #fail

    • Thalles

      É assim nas mãos de crianças e pessoas que acabaram de comprar. Depois de um certo tempo, no meu caso ao menos, uso meu iPhone apenas como celular normal, câmera e iPod, as vezes uso alguns apps. A bateria chega a durar 3 ou 4 dias.

    • Luã

      Mas a bateria dura pouco se usar ele para jogar, navegar, 3G…mas como celular dura o tempo normal…

  • Luan

    Verdade, naquela época o iPhone revolucionou, sem ele não teríamos os smartphones nessa época. Steve Jobs devia receber um prêmio!

    • Tiago Albuquerque

      Ele recebeu.. Vários.

    • Clayton

      Na verdade ja existiam smartphones antes do iphone ser lançado. O que podemos dizer é que sem ele nao existiria smartphones tão bons nessa época.

      • iGuh

        ou não colocariam o touchscreen e teriamos ainda aquele velho conceito ” Quanto menor melhor “. Depois do Jobs, as pessoas não ligam muito mais para ” o meu é menor do que o seu ” e afins. As pessoas ligam pra um celular realmente de ponta, tipo, aperta desliza toca e vamos tomar um suquinho?

  • Beto

    Acho que mesmo se aparecer um cel melhor q o iPhone , eu não sairia da Apple, hoje não vivo sem…

  • Foi realmente revolucionário.

    Seria melhor se eles fizessem uma recalchutagem e recolhessem TODOS os aparelhos “obsoletos” trocando-os por novos, a preço de banana.

    Isso sim seria UM SONHO!!

  • Luiz

    Quando comprei o iphone 4 achei horrivel, pois tinha só 1 tela e poucos programas. Nao veio nenhum jogo, app diferente, nem nada. Foi ai que comecei a descobrir que tinha apps pra download. Hoje, nao largo por nada, nem mesmo por um blackberry mais caro. Cada dia encanto mais minha familia com novos apps divertidos. Que venha o 5!!!

    • Acho que vc quis dizer “iPhone 1”, né?

      • Duarte Antonio

        Não sei, mas o iPhone Classic não tinha apps para download originalmente. (acho eu)

        • Não tinha, só por jailbreak. Mas é que eu entendi que ele tinha comprado o primeiro e foi evoluindo, até chegar no 4. Talvez tenha me enganado.

          • João Paulo

            Ele comprou um iPhone 4 e não sabia da App Store.

          • Samoel

            Luiz noob, comprou iphone 4 agora e nem sabia que existia app store rs

            • Mauricio

              Fui acompanhando o progreso de todos os IOS a partir do 1.0, ainda tenho o meu iPod Touch 1g que está no IOS 3.1.3 e não dá mais pra atualizar, mas já comprei um iPhone 3GS final do ano de 2009

  • Hugo SG

    É sinal que a microsoft e a RIM são um bando de incompetentes, mas cadê a novidade?

  • aleft

    As vezes o mundo precisa de visionários como Da Vinci, Julio Verne, Gene Rodenberry, ou Steve Jobs para dar seus saltos evolucionários.

  • Truta

    Eu imagino como o iPhone seria se nao ninguem tivesse feito o jailbreak pra ele, um telefone pra empresarios, q nao tinha nenhum aplicativo e que uma das unicas coisas boas eram o youtube e safari.

    • Hugo SG

      Já vi que es um Newbie

  • William Ádison

    De 9 de janeiro de 2007, até agora não vimos mais revolução por parte das outras fabricantes, o que eles fazem é tentar imitar o que Steve fez com o iPhone.
    Cade a Nokia aliás o que é isso Nokia?? kkkkkk

  • Ok – mas convenhamos – o pessoal da RIM acertou num ponto: tela grande = grande consumo de bateria.
    podem observar que mesmo em stand-by, o que mata a bateria é a tela ligada!
    se duvidas – ponha o brilho no máximo e ajuste pra tela não apagar nunca! (ou deixe em slideshow…) a bateria voa! se for então com 3G e wi-fi ligados… haha – acho que dura 1 hora! heheheh
    até mais.

    • Claro que a tela grande consome muita bateria, acho que nisso ninguém discorda. Mas aí a desistir de fazer por achar impossível, é pensar pequeno, não acha?

    • Alex iPilot

      Consome rápido porém carrega MUITO rápido…

      • Guilherme

        OK mas… quem deixa o cel ativo em tempo integral (sem ir para standby)?
        Eu deixo com uns 45% do brilho com auto ajuste e auto lock em 1 minuto… Push notifications desativo, location desativo, wifi e 3g ativos em tempo integral e minha bateria dura 1 dia e meio a 2 com pouco uso ou 1 dia com uso intensivo… jogos e etc eu geralmente jogo com ele na tomada ou mac… A questao da bateria eh meio irrelevante… pq se a questao eh usar um cel com bateria infinita… pegue um pre historico StarTac CDMA analogico q soh faz chamada e sms… no maximo vc olha a hora… mas de quebra a bateria dura 1 semana falando bastante e nao tem problema de antenagate… e seja feliz…

        • Mauricio

          Não sei vcs, mais tenho meuer sem 3GS desde o final de 2009 e nao sinto problemas, nao consigo viver sem ele, meu iPhone é mt rápido e consome pouca bateria, não vou comprar o iPhone 4, estou esperando o iPhone 5 e vou comprar o iPad 2 final do ano, se tiver sorte de achar, me desejem sorte.

    • Hugo SG

      Suas suposições são muito relevantes. E se você fosse rico pra ter um iphone? E se vc fosse inteligente? E se vc pulasse da ponte no Tiête? E se vc não fosse donzelo…

    • Luã

      Mas assim seria meio idiota deixar 100% de brilho e tela ligada direto…hahahahaha

  • Alex iPilot

    É meio off mas…

    Não estou conseguindo fazer inclusões no app Contatos, parece que foi depois de sincronizar com o Hotmail (uma das dicas de ontem). Já desfiz a associação com o Hotmail mas o botão de OK continua sem ação depois de digitar os dados do novo contato. Nem o botão Cancelar faz alguma coisa. Só fechando o app “na marra”.

    Como resolver isso? Já postei um tópico no Fórum… Mais alguém com esse problema? Obrigado.

  • Nathan Cordeiro

    Realmente, o iPhone é revolucionário, acho que era dezembro de 2007, eu tinha visto um anúncio de venda na internet de um iPhone, eu nunca tinha visto um iPhone antes e vi que era algo bem diferente, não tinha visto qualquer aparelho parecido com ele. Um ano depois, em dezembro de 2008, eu comprei o iPhone 3G, e nossa, ver todas as possibilidades dele, incrível. E agora estou com o iPhone 4, e acho ele demais. A Apple faz produtos incríveis, e também né, tem o campo de distorção da realidade de Jobs. 😀

  • Junior Santos

    Antes do iPhone eu sonhava em ter o Nokia N95… ERA……… ERAAAAAA TUDO!!!!!!!

  • Tulio

    Eu gostava mto dos modelos E-series da Nokia. Relutei relutei para usar iPhone.. Mas qdo comecei a usar um (um Classic mesmo q ganhei no começo deste ano) logo fui pro 3GS e agora estou com um 4.. Nao troco mais!

  • A questão agora é… o que o proximo celular ( da apple ou não ) terá de surpreendente, pois na minha opinião, de um iphone ao outro, tem adicionado apenas algumas coisas.
    Tanto que tenho um 2G ainda, e mostro as pessoas algum app a alguem e as pessoas se surpreendem =D

    • Carol

      se vc mostrasse o facetime então… as pessoas ficam incrédulas!!

      sobre baterias, troquei meu N95 pelo iphone 4… a do iphone dura 2 dias fazendo o dobro de coisas que no N95 (ok, se eu ficar o dia inteiro mexendo nele dura menos, mas no uso normal dura mto sim)!!

  • Vinicius

    quando vi o lançamento do iPhone que acompanhei no digital drops, eu nem sabia q a apple estava trabalhando em um celular, eu pirei! tinha um samsung bem simples, antes disto eu me imaginava com um palm, eu até cheguei a ter um palm treo 650, mas pouco depois eu consegui comprar um iPhone 3GS e hj já estou com o 4… realmente uma vez apple, sempre apple!

  • Ifire

    Me desculpem, mais o que acho mais engraçado nesta história toda é que não existe outro cel ou seja la o que for com duração de bateria igual ao do iphone, os cel que tive eram bem piores com poucos meses de uso chegava ao ponto de acabar a bateria antes de terminar o dia, todo mundo fala ” é a bateria do iphone dura pouco” e o digo me mostra outro que dure mais fazendo o que ele faz.

    • Bruno Valente

      Eu trouxe meu iphone 3G aqui pros EUA, mas como não uso ele com chip aqui, eu o deixo apenas no modo avião e uso os aplicativos (dicionário e tradutor).

      No modo aviao, eu passo 2 semanas com ele sem recarregar.

      Isso prova que a bateria do iPhone só dura pouco pois sempre mexemos muito nele.

      T+.

      • Rodrigo

        Isso é uma grande verdade. Quando eu viajo pra casa da minha namorada, onde a minha operadora eu coloco no modo avião e a bateria dura uma semana, mesmo que eu passe os dias todos lendo livros no app iBooks. É inacreditável.

        • Rodrigo

          Eu quis dizer: onde minha operadora não funfa.

      • Luã

        Realmente, um dia eu fui ler um livro no IBook e vi que só tinha 19% de bateria, dai desliguei o WiFi, fechei os Apps, e durou mt tempo…ou seja saiba usar, que a bateria vai durar (fiz uma rima aqui…

  • xpc21

    Engraçado mesmo,ainda sim a placa logica do 2G é uma das menores que já vi e de um telefone que é sensacional!

  • Jefferson Feitosa

    como muitos dizem meu 1º produto apple foi um iPhone 3Gs que se diga de passagem me levou ao mundo dos Mac’s é realmente um produto que mecheu com o mercado criou um novo patamar para os celulares de hoje por isto podemos dividir assim

    Celulares Antes do iPhone e Celulares Depois do iPhone

    e como muitos acho dificil largar a plataforma pela facilidade de uso. Não é atoa que a apple é uma das maiores fabricantes de celulares com apenas 1 unico modelo com as suas versões.

    Abraços

  • JanjaBoy

    Me fez lembrar da história da diretoria da Xerox. Fez coisa parecida e acho que até pior; tinha o produto e não acreditou.
    Hoje o que usamos no Mac ou Windows, era ideia da Xerox. 😉

    • A HP também recusou o projeto do Apple I, pois não entendeu porque pessoas precisariam de computadores em suas casas… 🙂

      • Lucas

        a IBM tambem nao foi? que recusou pelo mesmo motivo..

  • Matheus Telles

    Não sei pq acham que a bateria é tão ruim. Por acaso onde vcs dormem toda noite não tem tomada? A bateria do seu notebook dura 5 dias?

    Um notebook tem poder de processamento grande e consequentemente uma bateria grande. Já o iPhone tem um poder menor do que um notebook e consequentemente uma bateria menor. Ou seja, proporcionalmente gastam o mesmo de suas baterias.

    O problema é que esse povo não larga os Nokia 5125, que duravam 1 semana, mas fazem 1% do que um iPhone faz (Ligação e Sms).

    • Alex iPilot

      Para fazer uma comparação justa com o meu Nokia 5120 devemos avaliar ligações celulares, somente, é óbvio. Como telefone, o 5120 ganha de MUITO do iPhone, com melhor aproveitamento do sinal e bateria “infinita”…

      O sinal da TIM é fraco aqui no Rio (apesar da propaganda), o 5120 falava bem onde o iPhone mostrava mensagem de “sem serviço”…

      Digo mais, hoje, com o iPad, eu não usaria um iPhone COMO CELULAR… Só preciso de um para fazer JB e usar como hotspot wifi, além de computador na minha bike.

    • Luã

      1% do Iphone é ligação e SMS? Assim parece que ele faz pouco…hahahah…0,5% vai…

  • Quintalbmx

    Da hora
    Eu a um ano imaginava um MacBook com teclado virtual e imaginava que a Apple seria a primeira a fazer
    Mas semana retrasada esava em um mercado aki no japa chamado costco
    E vi um notbook com teclado virtual
    Ilex faz uma matéria para nos falando sobre teclado virtual num macbook

  • Paulo

    Realmente aonde eu trabalho e vivo não preciso de celular, então depois que sai do Brasil, fiquei uns 3 anos sem celular, depois comprei um Motorola 1200I que me atraiu, mas ainda não era um coisa do “outro” mundo. Quando lançaram o Iphone realmente minha atenção voltou para os celulares de novo. Meu primeiro foi um 3G, depois pulei direto para um Iphone 4 e não me imagino, sem ele. Hoje em dia, olha para outros celulares e cada vez amo mais o meu Iphone e acho tão sem estilo aqueles cheios de botões e resoluções baixas. Realmente o Iphone revolucionou o mercado ou pelo menos deu mais interesse pra pessoas que nem eu que não necessariamente são malucas por celulares.

  • Algus Helm

    Já tive smartphones e outras marcas e posso falar que o iPhone é um absurdo de bom…

    As únicas coisas que faltam pra mim é o suporte a flash nativo (sem usar JB) e a possibilidade de compartilhar arquivos através do Bluetooth…

  • iPhone perfeito!

  • Bruno

    Eu penso assim, todos somos críticos por natureza, isso é uma regra do ser humano.

    Só que por outro lado, sempre observei que todos os que falam mal do iPhone nunca tiveram um. Quem tem iPhone (e capacidade para usa-lo) jamais trocará por nenhum outro celular, nunca vi isso acontecer e acho que nunca vou ver.
    Eu tenho o meu classic que comprei em janeiro de 2008, e nunca achei um modelo de celular melhor, NUNCA. Eu só trocaria pelo 4, mas resolvi comprar o iPad primeiro e esperar pelo novo modelo de iPhone no ano que vem (se tiver).

    Enfim, é isso.

    Quem tem iPhone não troca por nenhum outro do mundo.

  • DarkSide

    Eu acho que a Apple já fez uma segunda grande revolução, a engenharia do iPhone 4 foi um salto incrivel e que assustou a concorrencia, acho inclusive que o antenagatte que sempre existiu um celulares foi plantado por ravais, pois a engenharia do iPhone 4 é ousada e dá um salto que os concorrentes se desesperaram para alcançar ele.

    O iPhone 4 é realmente fantástico, foi um salto tão grande quanto o primeiro iPhone deu, a tela Retina é fantástica, a capacidade de processamento enorme, a duração de bateria muito melhor que meu 3G (que eu tinha antes) e a recepção principalmente de WIFi é absurda o iPhone 4 acha hotspots muito distantes… ele é muito muito bom..

  • William

    a Apple será a empresa dessa primeira metade do seculo, eles inventaram o ipod. e até hoje nao tem um player pra bater de frente com eles. invetaram o iphone e até hoje as concorrentes copiam copiam e nuncam se igualam. e o ipad… sem palavras… as concorrentes estao comendo poeira…

  • Bruno

    Mas eles estão parcialmente certos: é impossível fazer um celular assim mesmo… o iPhone inaugurou uma nova categoria de produto: existem celulares, smartphones e iPhones =D

    • Luã

      E HiPhones…hahahha

  • Abrahim

    *OFF TOPIC*
    Pessoal moro em Manaus e estou viajando pra Floripa e tenho um IPhone 3G, estou pensando em liberar o plano 3G para a viagem, minha dúvida é se eu assinar o plano 3G se eu vou poder usar em Floripa sem nenhuma custo a mais (tipo roaming).
    Abraço a todos e valeu pela materia ILex

  • Luiz SF

    Eu tinha o primeiro Iphone segunda geração, depois o N95, mesmo com a excelente interface, touch e acelerômetro, eu achava o N95 muito melhor, pois também podia instalar aplicativos, tinha mapas offline, gps, câmera/filmadora com flash led de 5mp, câmera frontal de 2mp, cartão de memória 16gb (com possibilidade de expansão até 32 gb) etc. Só era feinho, mas beleza não põe mesa. Certo?

    Depois comprei o Iphone 3g… não gostei também, a camera era uma porcaria e não filmava (sem um app que enjambrace essa função), não tinha flash, o que havia de bom era apenas os apps e o gps mais rápido (embora era necessário ficar com os mapas online), mesmo assim retomei ao bom e velho N95. A experiência com o 3g me fez pular a compra do 3GS.

    Agora, comprei o IPHONE 4, e finalmente a apple conseguiu alcançar e superar o N95, pois agora o Iphone tem tudo que eu queria: câmera /filmadora hd com flash, câmera frontal, gps rápido e preciso, apps de mapas offline e 16gb de espaço, tudo isso unidos ao excenlente acelerômetro, ao incomparável multi-touch e a melhor interface/SO de um celular já feito. O único ponto negativo é a reciptividade do sinal de celular que é menor aos Ipones anteriores e ao N95, no entanto não é algo tão grave assim.

    Por isso eu digo: AGORA REALMENTE VALE A PENA TER UM IPHONE…4!!!

  • Luiz SF

    *Corrigido

    Eu tinha um Iphone 2g, logo em seguida, adquiri um N95. Mesmo com a excelente interface, multi-touch e o acelerômetro do Iphone, eu achava o N95 muito melhor. Pois, além de poder instalar aplicativos, haviam mais recursos como: mapas offline, gps, câmera/filmadora com flash led de 5mp, câmera frontal de 2mp, cartão de memória 16gb (com possibilidade de expansão até 32 gb), entre outras coisas. Só era feinho, mas beleza não põe mesa. Certo?

    Tempos depois, comprei o Iphone 3g… mas não gostei também, a câmera era uma porcaria e não filmava (sem um app que improvisasse essa função), não tinha flash. Para não dizer que era tudo ruim, os apps eram maravilhosos e o gps mais rápido…só. Por isso, retomei ao bom e velho N95. A experiência com o 3g me fez desistir de comprar o 3gs.

    Enfim comprei um IPHONE 4, e finalmente a apple conseguiu alcançar e superar o N95, pois agora o Iphone tem tudo que eu queria: câmera /filmadora hd com flash, câmera frontal, gps rápido e preciso, apps de mapas offline e 16/32gb de espaço, tudo isso unidos ao excelente acelerômetro, ao incomparável multi-touch e a melhor interface/SO de celular já feita. O único ponto negativo é a receptividade do sinal de celular, no entanto não é algo tão grave assim.

    Por isso eu digo: AGORA REALMENTE VALE A PENA TER UM IPHONE…4!!!

  • Floco

    Chego a achar um desperdício o tempo que investi em outros telefones antes do meu primeiro Iphone, o 4.
    Putz, é como se estivessem me enganando esse tempo todo e eu bobo caindo.
    O que dificultou entrar no mundo da Apple e do Iphone foi o preço muito alto, ainda que hoje, eu ache que valeu pagá-lo.

    Feliz Ano Novo à todos!

    • Filipe

      Eu era um dos que falava mal do iPhone antes de ter um, apesar de ser usuário de Mac. Antes do iPhone 4 eu tinha um HTC Nexus One, com Android 2.1 e depois 2.2 (foi o primeiro a receber a atualização), mas não dá pra comparar, o que diferencia o iPhone dos outros smartphones é o sistema operacional que é ótimo, rápido e confiável, com uma quantidade e, principalmente, qualidade de aplicativos imbatível.

  • R/SP

    A bateria de um modo geral em qq aparelho ainda precisa evoluir, é poluidora, dura pouco, quem sabe um misto de carregamento de célula fotoelétrica minimiza o problema

  • Reginaldo P Santos

    Nunca me esqueci de uma reportagem que li em uma revista de tecnologia que dizia o iPhone ter surgido de algum protótipo perdido por alienígenas em passagem pela terra, quem sabe? talvez algum ET tenha passado em alguma cervejaria também em meados de 2007 rsss…

  • Rogério Dória

    O que é Blackberry? Um tipo de máquina de lavar? Kkkkk

  • Antonio

    Antes, eu tinha raiva de celular por que nenhum era como eu queria. Depois do iphone, nossa, foi amor a primeira vista.

  • iphonenew

    o unico problema com o iphone, foi fazer a atualizacao do meu 3g para ios4, matou meu 3g, agora comprei um 4 e estou plenamente satisfeito.
    fui inventar de comprar um nokia c6 pra minha irmã pq era bonitinho e tal, resultado. Nunca saiu da assistencia tecnica. A Nokia e outros concorrentes na pressa de colocarem aparelhos pra concorrer com o iphone nao testam os aparelhos, o n8 tb tem dado problemas, aliás eu quero mais é que a Nokia quebre mesmo pq depois do n95 nunca fez mais nada, Viva o iphone 4!!!

  • Luã

    Desde o 1º Iphone ele vem mudando tudo, tanto que a primeira frase que eu vi quando cliquei em Iphone no site da Apple foi “Isso muda tudo. De novo.” e essa frase é perfeita…

    Impossível criar, só para quem não tenta, por isso adoro a Apple, se os outros dizem que é impossível, ele vai la e tenta…e faz, e muda tudo, e dps muda tudo. De novo.