2009ARQUIVOTutoriais

Conheça a importância de avaliar os aplicativos que você baixa na App Store

Avaliação de aplicativos na App Store

Um dos ingredientes de sucesso da App Store, que foi herdado da loja online de música da Apple, é o sistema de avaliação de aplicativos. Com ele, o consumidor pode saber o que outros compradores acharam do produto e então decidir se compra ou não. É também através dele que são organizadas as listas dos mais baixados no dia e não apenas pelo número de downloads, como muitos imaginam.

Por isso mesmo, é muito importante para o desenvolvedor que seus clientes avaliem suas obras. Além disso, é através deste feedback que ele tem uma noção se o aplicativo está agradando ou não. O problema é que não é todo mundo que usa essa função, tão importante e ao mesmo tempo pouco aproveitada.

Vamos analisar o funcionamento do sistema e mostrar como você pode ajudar um aplicativo que você goste ou penalizar um que você não apreciou.

É muito fácil avaliar um aplicativo. Na verdade a Apple criou várias maneiras de fazê-lo, inclusive direto no iPhone e iPod touch. A mais simples delas é quando você apaga um aplicativo do aparelho. Imediatamente aparece uma janelinha onde você pode dar de uma a cinco estrelas, de acordo com sua satisfação em relação a ele.

Avaliação feita ao apagar um aplicativo

Você clica na última estrela que quer dar e toca no botão Classificar. Caso não queira dar nota, basta selecionar a opção Não. O problema desta “avaliação terminal”, digamos assim, é que se o usuário está apagando o programa, geralmente é porque não achou assim tão útil.

Mas você não precisa apagá-lo para avaliar. No aplicativo App Store, abaixo da ficha de descrição do aplicativo, há a classificação com o número de estrelas (Ratings) que ele já recebeu. Clicando nelas, você tem a lista de todas as avaliações e também a possibilidade de Escrever a sua opinião.

Visualização das opiniões e possibilidade de escrever a sua Escreva sua própria opinião

Você não é obrigado a estar no iPhone (ou iPod touch) para avaliar um aplicativo. Isso também é possível pelo programa iTunes do seu computador. Na página do aplicativo na App Store, abaixo das imagens, tem a área reservada às avaliações. Para escrever a sua, clique no link Write a Review.

Escrever um review pelo iTunes

Apenas quem comprou/baixou o aplicativo é que pode avaliar, portanto, certifique-se que você esteja conectado na mesma conta na qual adquiriu o produto. Isso quer dizer que você não poderá dar sua opinião de um produto que não possui.

Somente quem possui o app pode avaliá-lo

Você tem o direito de mudar de idéia e alterar o comentário quantas vezes quiser. Isso é bom para quando foi consertado alguma falha que você reclamou. Por isso, se o desenvolvedor seguiu uma crítica que você fez, altere a nota dada. ;)

O sistema de avaliações é ótimo e muito democrático, servindo como um espaço ao consumidor para expressar seu contentamento ou suas reclamações com o produto. Porém, muita gente usa de forma equivocada este espaço, o que prejudica o desenvolvimento do próprio aplicativo. Veja os casos mais comuns de erros cometidos.

Erro #1: Não colocar o número de estrelas correto

O usuário adora o aplicativo, está disposto a ajudá-lo, mas não coloca as estrelas corretamente, prejudicando injustamente a avaliação geral. O que conta para o sistema são as estrelas, não o que se escreve. Esse erro é muito comum e é terrível para os desenvolvedores.

Gostou, mas prejudicouErro na avaliação

Erro #2: Achar que o sistema é fórum de perguntas

Tem muita gente que não entende que o espaço é para dar opinião sobre o aplicativo e não para fazer perguntas. Estas devem ser feitas por email diretamente ao desenvolvedor.

O espaço não é para fazer perguntas

Erro #3: Reclamar de um problema do jailbreak

O jailbreak traz algumas vantagens ao aparelho e permite fazer coisas que originalmente são bloqueadas. Mas o desenvolvedor do aplicativo oficial não tem culpa se este mesmo jailbreak causar problemas ao aparelho. O Skype e outros aplicativos que usam push sofreram muito com problemas desse tipo. Por isso, antes de reclamar nos comentários do mal funcionamento de alguma coisa, tenha certeza se não são as alterações que você fez no aparelho que estão na origem do problema. Não seja injusto na sua avaliação.

Aplicativo que fecha por motivos externos

Erro #4: Dar a culpa ao aplicativo de uma limitação imposta pela Apple

Todos sabemos que a Apple impõe várias limitações no iPhone OS e isso não é culpa do desenvolvedor. Se o aplicativo de VoIP não faz ligações pela rede 3G ou nenhum deles funciona em segundo plano, não prejudique a avaliação por isso. Há vários meios de reclamar da Apple e o espaço de avaliações decididamente não é um deles.

A culpa é da Apple, não do aplicativo

Erro #5: Ser antiético com a concorrência

Tem alguns desenvolvedores que deixam comentários negativos na concorrência e ainda fazem SPAM de seu produto nos comentários. Essa prática, além de ser antiética, é totalmente reprovável, por prejudicar a real avaliação do aplicativo. Se você tem dúvidas quanto à alguma opinião postada, clique no nome de quem fez para avaliar quem ele é e se for o caso, denuncie no botão apropriado.

Antiética nas avaliações

Erro #6: Ser antiético com o próprio aplicativo

Tem também muitos casos em que o próprio desenvolvedor dá ou pede para amigos darem uma boa avaliação para o seu aplicativo. Quando o que o usuário diz é muito diferente da opinião geral, desconfie e clique no nome de quem fez para ver suas outras avaliações. Se forem todas para aplicativos do mesmo desenvolvedor, há fortes probabilidades do usuário ser fake.

Avaliações forçadas

 

Aproveite essa oportunidade de expressar sua opinião e avalie sempre que possível os aplicativos que você usa. É muito importante para o desenvolvedor e incentiva melhoramentos, seja com críticas construtivas como com elogios merecidos. Você assim estará ajudando para que a qualidade dos títulos da App Store aumente cada vez mais. :)

 

Botão Voltar ao topo