App StoreTutoriais

Conheça a importância de avaliar os aplicativos que você baixa na App Store

Avaliação de aplicativos na App Store

Um dos ingredientes de sucesso da App Store, que foi herdado da loja online de música da Apple, é o sistema de avaliação de aplicativos. Com ele, o consumidor pode saber o que outros compradores acharam do produto e então decidir se compra ou não. É também através dele que são organizadas as listas dos mais baixados no dia e não apenas pelo número de downloads, como muitos imaginam.

Por isso mesmo, é muito importante para o desenvolvedor que seus clientes avaliem suas obras. Além disso, é através deste feedback que ele tem uma noção se o aplicativo está agradando ou não. O problema é que não é todo mundo que usa essa função, tão importante e ao mesmo tempo pouco aproveitada.

Vamos analisar o funcionamento do sistema e mostrar como você pode ajudar um aplicativo que você goste ou penalizar um que você não apreciou.

É muito fácil avaliar um aplicativo. Na verdade a Apple criou várias maneiras de fazê-lo, inclusive direto no iPhone e iPod touch. A mais simples delas é quando você apaga um aplicativo do aparelho. Imediatamente aparece uma janelinha onde você pode dar de uma a cinco estrelas, de acordo com sua satisfação em relação a ele.

Avaliação feita ao apagar um aplicativo

Você clica na última estrela que quer dar e toca no botão Classificar. Caso não queira dar nota, basta selecionar a opção Não. O problema desta “avaliação terminal”, digamos assim, é que se o usuário está apagando o programa, geralmente é porque não achou assim tão útil.

Mas você não precisa apagá-lo para avaliar. No aplicativo App Store, abaixo da ficha de descrição do aplicativo, há a classificação com o número de estrelas (Ratings) que ele já recebeu. Clicando nelas, você tem a lista de todas as avaliações e também a possibilidade de Escrever a sua opinião.

Visualização das opiniões e possibilidade de escrever a sua Escreva sua própria opinião

Você não é obrigado a estar no iPhone (ou iPod touch) para avaliar um aplicativo. Isso também é possível pelo programa iTunes do seu computador. Na página do aplicativo na App Store, abaixo das imagens, tem a área reservada às avaliações. Para escrever a sua, clique no link Write a Review.

Escrever um review pelo iTunes

Apenas quem comprou/baixou o aplicativo é que pode avaliar, portanto, certifique-se que você esteja conectado na mesma conta na qual adquiriu o produto. Isso quer dizer que você não poderá dar sua opinião de um produto que não possui.

Somente quem possui o app pode avaliá-lo

Você tem o direito de mudar de idéia e alterar o comentário quantas vezes quiser. Isso é bom para quando foi consertado alguma falha que você reclamou. Por isso, se o desenvolvedor seguiu uma crítica que você fez, altere a nota dada. 😉

O sistema de avaliações é ótimo e muito democrático, servindo como um espaço ao consumidor para expressar seu contentamento ou suas reclamações com o produto. Porém, muita gente usa de forma equivocada este espaço, o que prejudica o desenvolvimento do próprio aplicativo. Veja os casos mais comuns de erros cometidos.

Erro #1: Não colocar o número de estrelas correto

O usuário adora o aplicativo, está disposto a ajudá-lo, mas não coloca as estrelas corretamente, prejudicando injustamente a avaliação geral. O que conta para o sistema são as estrelas, não o que se escreve. Esse erro é muito comum e é terrível para os desenvolvedores.

Gostou, mas prejudicouErro na avaliação

Erro #2: Achar que o sistema é fórum de perguntas

Tem muita gente que não entende que o espaço é para dar opinião sobre o aplicativo e não para fazer perguntas. Estas devem ser feitas por email diretamente ao desenvolvedor.

O espaço não é para fazer perguntas

Erro #3: Reclamar de um problema do jailbreak

O jailbreak traz algumas vantagens ao aparelho e permite fazer coisas que originalmente são bloqueadas. Mas o desenvolvedor do aplicativo oficial não tem culpa se este mesmo jailbreak causar problemas ao aparelho. O Skype e outros aplicativos que usam push sofreram muito com problemas desse tipo. Por isso, antes de reclamar nos comentários do mal funcionamento de alguma coisa, tenha certeza se não são as alterações que você fez no aparelho que estão na origem do problema. Não seja injusto na sua avaliação.

Aplicativo que fecha por motivos externos

Erro #4: Dar a culpa ao aplicativo de uma limitação imposta pela Apple

Todos sabemos que a Apple impõe várias limitações no iPhone OS e isso não é culpa do desenvolvedor. Se o aplicativo de VoIP não faz ligações pela rede 3G ou nenhum deles funciona em segundo plano, não prejudique a avaliação por isso. Há vários meios de reclamar da Apple e o espaço de avaliações decididamente não é um deles.

A culpa é da Apple, não do aplicativo

Erro #5: Ser antiético com a concorrência

Tem alguns desenvolvedores que deixam comentários negativos na concorrência e ainda fazem SPAM de seu produto nos comentários. Essa prática, além de ser antiética, é totalmente reprovável, por prejudicar a real avaliação do aplicativo. Se você tem dúvidas quanto à alguma opinião postada, clique no nome de quem fez para avaliar quem ele é e se for o caso, denuncie no botão apropriado.

Antiética nas avaliações

Erro #6: Ser antiético com o próprio aplicativo

Tem também muitos casos em que o próprio desenvolvedor dá ou pede para amigos darem uma boa avaliação para o seu aplicativo. Quando o que o usuário diz é muito diferente da opinião geral, desconfie e clique no nome de quem fez para ver suas outras avaliações. Se forem todas para aplicativos do mesmo desenvolvedor, há fortes probabilidades do usuário ser fake.

Avaliações forçadas

 

Aproveite essa oportunidade de expressar sua opinião e avalie sempre que possível os aplicativos que você usa. É muito importante para o desenvolvedor e incentiva melhoramentos, seja com críticas construtivas como com elogios merecidos. Você assim estará ajudando para que a qualidade dos títulos da App Store aumente cada vez mais. 🙂

 

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Kowgan

    É isso aí.
    Confesso que sempre bate uma preguiça na hora de avaliar, mas entendendo a tamanha importância de fazer as avaliações, vou me esforçar mais. 🙂

    • Halan Vieira

      vc ainda poderá fazer… está em tempo, e não apenas nos próximos apps baixados.

      Eu tb tinha, mas de um tempo pra cá estou revendo todos q baixei e comentando.

  • muito bom

  • Luíz Henrique

    Realmente este é um grande problema na App store, sempre que quero baixar um App eu olho todas as classificações e o que falam sobre o App, muitas vezes ele não é Péssimo como dizem e sim útil mas para outros fins que aquela pessoa não usou. Essas más classificações é o que atrapalha muito, isto para mim, pois, eu olho muito as classificações.

  • Legal iLex! 🙂
    Já deixei várias opniões e notas, principalmente para os app’s de brasileiros.
    Acho uma boa forma de incentivá-los e assim criar novos app’s. 😉

  • Fabi

    Procuro sempre deixar minha opinião. Sei que é importante para os desenvolvedores.
    Foi muito bom o Blog abordar esse assunto para incentivar os usuários a não esqucer de deixar sua avaliação. Bem esclarecedor.

  • Gabriel Levcovitz

    MUITO BOM ARTIGO!

    Tá muito legal esse post, me esclareceu muito, e me mostrou a real importancia de avaliar apps – e avaliar direito, nao comentendo os erros mostrados acima. Com certeza vou passar a avaliar mais apps. Antes eu tinha preguiça, acho que eu só avaliei uns dois ou tres dos 1quase 140 apps que eu tenho.

    Mas eu tenho uma pergunta sobre uma coisa que foi comentada rapidamente no post, mas eu não entendi muito bem, e eu estou querendo saber isso a tempos:

    – Como é feita a lista “Top Paid/Free Apps” na App Store? Por avaliaçoes diárias? Por favor me explique.

    Outra coisa, não é nada de mais, só que onde está escrito “Apenas quem comprou/baixou o aplicativo é que pode avaliar, portanto, certifique-se que você esteja conectado na mesma compra na qual adquiriu o produto” no lugar de ‘compra’ não seria ‘conta’ ???

    Obrigado, abraços!

    PS.: Parabéns pelo blog, iLex! Não sei daonde vc tira ideia para esses posts fantásticos! Parabéns!!!

    • É “conta” mesmo. Já arrumei, valeu! 🙂

      • Gabriel Levcovitz

        Ok, hahaha. Mas e minh pergunta!?

        – Como é feita a lista “Top Paid/Free Apps” na App Store? Por avaliaçoes diárias? Por favor me explique.

        Valeu!

        • Acho que um desenvolvedor mais experiente pode te responder melhor essa pergunta. Mas pelo que sei, leva-se em consideração a avaliação e o número de downloads.

          • Gabriel Levcovitz

            Ah tá, valeui mesmo assim! Vou ver se pergunto pra algum dev brasileiro!
            Abraços! 🙂

  • Welton

    Gostei muito, sempre usamos este sistema, mas as vezes temos preguiça de contribuir rsrs..
    eu já dou minha opnião, deveria ter um sistema desses de avaliação aqui no Blog, cada topico poderiamos avaliar e talz..

  • JuniorCeara

    muito bom iLex!!! Você pega uma coisa simples e torna em uma matéria incrivel!

    Valeu, por me abrir os olhos, a partir de agora vou sempre classificar =DDD

    Parabens !

  • Sudré

    Muito bom o post… Tô sempre avaliando os aplicativos para que os outros possam pelo menos ter uma opinião a mais na hora de pensar em adquirir um deles… Abraços, Sudré

  • RMF

    Ótimo artigo iLex está de parabéns, outra coisa é que estou formando uma promoção no meu fórum de games tem como conversarmos um pouco? – por msn por exemplo? – qualquer coisa pode entrar em contato pelo meu email, abraços.

  • Michelmpbr

    iLex esqueceu de dizer para as pessoas não colocarem palavrões isso é muito injusto com os devs, principalmente brasileiros

  • Muito bom o artigo.

    Um review bem dado de um usuário muitas vezes é mais decisivo na hora da compra do que a própria descrição do aplicativo pois através do review o desenvolvedor fica sabendo o que está agradando (ou não) e o usuário fica sabendo se realmente vale a pena comprar ou não baseado em quem já “testou” por ele :).

  • Edino

    Muito bom o esclarecimento dado. Vou passar a avalias os apps que baixar daqui para a frente, e fazer as avaliações nos que já baixei. Parabéns pela dica.

  • Caio Maia

    Já cometio erro #1
    Tava apressado nem percebi, mas nao erro mais. heheheh

  • Marcelo

    Graças a essa news, acabei de reformular o review de um app que foi alterado recentemente, o Idesp. Não sabia dessa possibilidade.

  • Antonio Petrus Kalil Filho

    O problema é que muitas pessoas baixam os aplicativos em grande parte das vezes sem saber para que servem… Após usarem de forma incorreta, sem nenhuma vontade de aprender, acabam apagando e classificando os mesmos negativamente.

    O díficil é saber a melhor fórmula de avaliar a classificação.

    Antonio Petrus Kalil Filho

  • pedro

    oux o meu n aparesce isso…só aparesce ”o apagamento do ”xxxx” tambem apagara todos os dados dele”

  • Flavio

    Nem tinha notado ainda a opção de avaliar o aplicativo. Só aparecia pra mim aquela solicitação de dar as estrelas quando eu peço para apagar algum, e na maioria dos casos acabo dando uma ou duas, já qu ese estou apagando, é porque não gostei.

    Agora tenho a oportunidade de elogiar e recomendar. Excelente! Pena que acredito que poucos fazem isso, basta olhar a média de estrelas de qualquer aplicativo.

    Fiz minha primeira avaliação para o palringo, um que eu uso bastante e que pra mim merece 5 estrelas.

  • Dago

    E ai galera, blz?

    Sobre esse assunto, talvez exista uma maneira de fazer isso e eu ainda não saiba – afinal comprei o iPhone há pouco tempo!
    As toneladas de apps disponíveis muitas vezes tornam difícil a escolha do mais apropriado, principalmente qdo a descrição não é muito generosa.
    Não tem como instalar um app em modo trial durante algum tempo sem pagar por ele?
    Para os aqueles gratuitos o máximo que você perde é tempo, porém se for pago, é necessário desembolsar.
    Mas como fica se depois você percebe que a app não faz aquilo que você queria ou mais sutil ainda, não é bom?

    []’s

  • Fernando Ferreira

    Avalio sempre os apps, porém só uso conta americana (obviamente escrevo em inglês). Nunca cometi os erros do post, sempre busco colocar a minha experiência com o aplicativo. Muito boa atitude do Bdi em tentar educar os usuários.