Notícias

Por que a Google está roubando ideias da Apple?

Esse título forte não é meu, mas sim do jornalista Brian Caulfield da revista Forbes, que afirma em um dos seus artigos que a Google não tem ideias próprias e fica imitando a Apple em cada passo.

Google rouba as idéias da Apple?

Mas até que ponto isso é verdade?

Para Caulfield, o anúncio de um sistema operacional próprio para PCs e netbooks (o Chrome OS) só deixa evidente que a Google está mais uma vez imitando o modelo de negócios da maçã, que cresceu inicialmente apoiada em seu sistema operacional (que equipava os Macintoshes). Já foi assim com o Google Docs (que veio depois do iWork) e com o Android (que veio após do iPhone). Mais recentemente o navegador Chrome apareceu como uma alternativa para a web, seguindo os mesmos moldes do Safari (inclusive baseado no mesmo Webkit).

Segundo a matéria, enquanto a Apple age, o Google reage. Isso faz com que a gigante das buscas tropece em vários negócios da Apple, tornando-se assim um concorrente acidental em várias áreas.

Mesmo com todo o cuidado que a Apple sempre teve em não deixar vazar suas idéias, a Forbes acha que um dos responsáveis desse “mimetismo criativo” seja Eric Schmidt, CEO da Google que também faz parte do quadro de diretores de Jobs.

O assunto é polêmico e promete dar muito o que falar. Para ler o artigo completo (em inglês) visite este link.

[via]

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Não é de hj que a Apple é plagiada descaradamente!!
    E pelo visto isso não vai parar tão cedo…
    E o iphone é mais uma prova disso…nunca um celular foi tào copiado como ele,….mesmo que seja só na aparencia..pq em funcionalidade continua insuperável!!
    É..como tem gente querendo ser Steve Jobs nesse mundo….
    Sonhar ainda pode, ne’…..rs

  • Rafael Kapela

    Isso me soa a dor de cotovelo…

  • LeonardoD.

    sonhar até que pode, o problema é roubar o sonho dos outros 😉

  • Mateus Arcanjo

    Bom, sinceramente esse tal de Caulfield ta viajando na maionese, como duas empresas, com segmentos de produtos muito parecidos, não vão tropeçar uma na outra em alguns produtos na concorrencia? isso na verdade é normal, e acontece por todos os lados, em todos os segmentos do mercado!

  • isso é otimo, qnto mais uma imitar a outra, mais os produtos q usamos ficam melhores, acabei de instalar o Safari 4.0.2, e realmente está muito rapido (apesar de que pra mim o Chrome 3 beta ainda consegue ser mais rapido) o que no fim das contas acaba forçando o melhoramento do Firefox e Internet Explorer (algum ta vendo o mesmo na Record, Globo e SBT ? hehe) qm acaba ganhando no final somos nos

  • Thiago Genez

    Bom nao conseguir achar o e-mail do iLex para enviar esta nóticia, então estou enviando por aqui!, quem souber o e-mail dele, avise-o fazendo favor?

    news: iPhone 3G 3GS Factory Unlocked Confirmed List

    Source: http://www.ihackintosh.com/2009/07/iphone-3g-3gs-factory-unlocked-confirmed-list/

  • Podem tentar imitar o quanto quiserem… Mas no final o que faz a diferença são as famosas Patentes. Depois de patentiar algo, fica complicado para os demais fazerem igualzinho… Pra isso, terá que pagar… E muito. Mas como disseram já aqui, quem ganha somos nós!

    E viva a tecnologia!! Hehhe…

  • Cristiano

    Bacana essa visão, mas como o camarada faz parte do corpo de diretores da Apple e esse povo de bobo só tem cara e espinha, aposto mais na ideia de parceria competitiva e cooperação para crescimento mutuo.

  • Bruno

    Acho que os principios das 2 sao bem diferentes. A Google é totalmente voltada a colaboração free. E a apple não tem nada de free.

  • Marcel

    Em pleno século 21 alguém dizer que construir um browser e um sistema operacional são plágios é dose.

  • PH

    O Bruno falou tudo. A apple não tem nada de free, muito pelo contrário.

  • Antonio Gonzaga

    Pelo Amor de Deus, Né? Essa “doença” pró Apple chega à ser enxoativa! Para com isso! então qualquer um que fizer um sistema operacional, browser ou mesmo S.O para Telefone esta plageando a Apple!? Não seria plageando a IBM? O Netscape? A Motorola? e quem tá plagenado quem quando se lança um novo carro? uma nova bicicleta!
    Gente, que os produtos e soluções da Apple são muito bons, confiaveis isso ninguém pode negar, mas achar e acreditar que a Apple inventou a roda, é doença!

  • Antonio, a IBM nunca inventou nenhum OS (sério) até hoje, motivo pelo qual Bill Gates se tornou o homem mais rico do mundo…

  • itart

    Sei que não é uma dúvida para este post, mas alguém poderia me ajudar?: é viável compra um iPhone 3G 8G, desbloqueado, já como OS 3.0 no Mercado livre por R$ 1.499,00? Agradeço desde já (e desculpa)

  • Carlos Adller

    iLex, a IBM tem o AIX.

  • eduardo

    @itart, por esse preço eu vendo o meu. abraços

  • Claudio Bauer

    Confesso que me decepciona a escolha do Sr. Scmidt para tomar parte do Conselho da Apple. Todos sabemos da importância de pessoas competentes para nossos Conselhos.

    Ocorre que também é fato que não devemos convidar executivos de empresas relaciondas para isto.

  • Bruno – Angra dos Reis

    Mas é isso mesmo, todo mundo imita todo mundo. =]

    Não dá para ser FanBoy ao ponto de ficar falando de plágio.

  • Vinícius Ferrão

    Fanatismo Apple. Sem duvidas… Ate pq nao tem nada a ver isso do GoogleOS. Ele ja foi rumor a varios ANOS. E nao foi novidade, fora que comparar iWork com GoogleDocs? Pfff

  • Thiago

    @itart, por esse preço eu vendo o meu. abraços [2]

    16GB

  • Carlos Schmitt

    Também discordo do artigo do jornalista Brian Caulfield..

    se for assim é plágio do office, IE e windows tb.

    ah, tem o GTalk tb! Plágio do ICQ, iChat, Msn….

    e o maps? plágio do Geoatlas!

  • Antonio Gonzaga

    Ilex, Não disse que a IBM inventou o O.S, mas sem dúvida foi com o IBM PC que o “Sistema Operacional” popularizou e está longe do “IBM” Microsoft DOS ser o primeiro O.S à ser lançado.

  • Antonio Gonzaga

    Completando o comentário anterior: Está aí a “polêmica” do assunto; essas tecnologias citadas no artigo são tão antigas que é quase impossível saber ao certo de onde surgiram, quem às inventaram ou idealizaram, mas de certo sabemos quem às “popularizaram”.

  • andré

    O cara deve ser um viciado em MAC. Aí quer proteger a empresa que ama, o que eu acho uma besteira.

  • Depois a Apple anuncia a compra da Google e fica tudo certo.

  • JP

    Aew galera!

    Pessoal, no mundo da tecnologia pouca coisa é “inventada”, quase tudo é copiado! Vocês já deveriam estar acostumados com isto… De onde vocês acham que a Apple tirou o touch screen? Da Palm! Ela só melhorou a idéia… Tudo que você vir no iPhone, no Mac OS X, etc, pode ser visto em outros lugares. O que a Apple fez foi aproveitar as boas idéias e melhorá-las. Não há nada errado com isto e eles fizeram um bom trabalho. Palmas para eles. Acho bobeira esta coisa da Apple de manter sigilo em tudo que faz, mais cedo ou mais tarde alguém copia a idéia se isto lhe for de serventia. Há quem diga que a Apple inventou o multi-touch, mas claro que ela não inventou… copiou!

    Bom, já escrevi demais. Falou galera.

  • Peroba

    Vamos começar a se acostumar pois isso acontece desde sempre. A empresa que criou o “Mouse” foi a Xerox, só que eles mesmo não acreditaram na idéia, então A Mac roubou a idéia da Xerox e Windows roubou a idéia do Mac.. e a vida continua!

  • Fabio

    Absurdo isso… Comparar iWork com GDocs ?! são plataformas totalmente diferentes… eu parei de ler ai… ridiculo esse autor aí da Forbes.

  • Que coisa mais ridícula isso. Se for assim, todo mundo imita a Microsoft. Tudo tem que ter um princípio. Uma coisa que aprendi não lembro onde, é que a gente tem que imitar os melhores.

  • Jean Alvarez

    @Bruno Monin, na verdade é a Microsoft que imita a Apple, em tudo que tu possas imaginar, mas a maioria das pessoas não sabe disso pq o Windows é mais conhecido.

    Sempre foi assim, a Apple cria, e o resto copia.
    Até pq foi assim que nasceu o Windows =]

  • Rafael Nogueira

    Tirando a parte do chrome. O resto é pura besteira.

    Se for assim a apple copia tudo da Microsoft. O iwork vei depois do Word, o safari veio depois do IE (todos depois do netscape, mas veio depois) os editores de vídeos etc.

    E ainda todos os demais sites de pesquisa como yahoo, MSN etc imitam o sistema google robot. Desprestigia o site ver besteiras como essa.

  • GRM177

    iLex, havia o OS2 da IBM até algum tempo atrás, o fato dele não ter recebido a devida atenção e marketing forte não significa que não era sério. Até onde vai meu entendimento (não cheguei a usá-lo) ele era muito bem falado, normalmente usado por empresas e/ou universidades (e mais na América do que aqui). Se não me engano, também haviam sistemas industriais voltados aos antigos ‘mainframes’.

  • Rafael Nogueira

    E ainda tem mais… sistema de emulação de SO´s que contém na apple, veio do linux… o Wine (rodar diretamente apps do windows no Mac ou Linux, também do Linux… enfim, tem pequenas coisas que viram tendências… como o navegador (que foi o netscape que criou… e não o safari) pdas, são tudo manias, e como o google pretende integra-las por completo, trabalhara com todas. Mas como disse antes, apenas chrome que tem algumas apis do safari, assim como do firefox. O resto, pura besteira.

  • Totalmente de acordo com o comentário número 12 de Antonio Gonzaga.

  • Overlord

    Brian Caulfield é um fanboy da Apple.
    Basta ler os absurdos que ele escreve como “a câmera do iPhone irá acabar com as câmeras fotográficas digitais atuais”.

    É triste o jornalismo de hoje. huahauahua

  • Rafael Nogueira

    Não tinha lido o comentário 12, mas era exatamente isso que eu queria falar! heheh

  • athila

    a certo ponto isto é bom para nos consumidoresporque se a Google “imita” a Apple. a Apple tem que melhorar seus produtos o que nos leva mais rapidamente a criaçao de novas tecnologias…

  • GRM177

    O fato é que é ilusão pensar que empresas que tem funcionários com empregos e acionistas ávidos por lucros vão ver novidades e ficar parados aguardando os concorrentes lucrarem e, na medida em que idéias não são patenteadas, tudo é possível. Gosto do meu iPhone, mas uma coisa bastante evidente com a Apple é que ela também se utiliza de várias idéias de terceiros, eventualmente as melhorando, eventualmente com alguma pequena alteração, mas às vezes puro marketing.

    E por sinal, a única coisa da Apple que não me agrada é essa coisa messianica que ‘apple’s fan boys’ acreditam, não gosto de nada que deixe a racionalidade (deixei de me importar com futebol por isso), e acreditar que a Apple não copia, mas é copiada, é ser pouco racional, desconhecer a história e acreditar que o Jobs é um herói salvador (só falta um sabre de luz). Ele é genial, mas é uma genialidade capitalista, ele reaproveita o que os outros vão deixando de lado, a Apple não criou a touchscreen, tampouco os smartphones, nem a idéia de gps num ou mesmo o próprio gps, na verdade, penso, o forte da Apple não é criar tecnologia, e sim em usar/reaproveitar, perceber onde ela pode ser melhor aplicada criando produtos que explorem isso da melhor maneira possível, e nisso, de fato, o resultado é excelente.

  • henriqueG

    Isso se chama concorrência o que é bom para nós, a empresa a Apple, a Microsoft que se fodam (desculpe meu palavriado), eles que corram atrás e tentem melhorar os produtos deles, ficar defendendo uma empresa como se fosse a mãe não é legal…

  • Guiga

    Em tecnologia é muito utlizado o aperfeiçoamento da idéia. Não podemos considerar plágio uma evolução que modifica para melhor um produto.
    Por exemplo, o Mosaic foi o primeiro browser, não o Netscape. A Apple comprou da Xerox a interface gráfica com uso do mouse. Aliás, muitos aplicativos tecnologias foram comprados e aperfeiçoados pela Apple.
    Em relação a Palm, que foi citada, eram ex-funcionários da Apple, do Newton, que foi o ‘avô’ dos PDAs.

  • henriqueG

    Concordo com o GRM177 e depois eu li o comentário do Athila e vi que temos a mesma opinião sobre isso xD

  • henriqueG

    Mais alguma coisa então a Apple copiou a Microsoft criando o iPhone OS, pois o Windows Mobile já existe faz muito tempo… GPS em celular… Wi-Fi… e etc já existiam antes do iPhone vir…

  • Bruno Barreto

    Faço das palavras do “JP” (comentário 26) as minhas.

    Complemento: a Apple nasceu copiando idéias de empresas como a Xerox (de onde roubaram a ideia do mouse) e outras empresas…
    Assistam o filme “Piratas do Vale do Silício” (bem famosinho) que descreve a trajetória de Jobs(Apple) vs Gates(Microsoft) e suas “roubadas de idéias”.

    Sou fissurado na maçã, mas reconheço que são experts também em sugar idéias – aperfeiçoando-as ou usando-as sem mudanças.
    O grande lance de Jobs é sempre pensar na frente de todos. Pode copiar uma idéia, mas aplica ela de uma forma que poucos conseguem. Então, o sucesso quase sempre é certo!

    Abraço!

  • Frederico

    Ah é Jean, foi a Apple que fez o Excel primeiro né!

    Já foi falado umas mil vezes da importancia que cada um tem pra historia da tecnologia.

    Se a Google está seguindo os passos da Apple, faz bem, porque está seguindo os passos de uma empresa vencedora que é dirigida por um cara inteligente.

    Eu gosto da Google, da Apple e da Microsoft. Cada uma delas faz parte do meu dia-a-dia e me ajuda a alcançar meus objetivos.

    Sorte a minha que não sou ignorante nem fanático, pois gosto das boas idéias e das boas tecnologias. Não torço meu nariz nem para A, B ou C.

    Agora quem vê o pessoal aqui no blog batendo boca por causa de dessas coisas acha que tem gente aqui que é sócio dessas empresas, que ganha alguma coisa com isso.

    Acho bacana a gente defender o ponto de vista, aquilo que achamos ser o melhor segundo nossas opiniões.

    Mas ainda é preciso respeitar as diferenças.

    É o que eu penso.

  • Rogério Numeriano

    Para quem não sabe a Apple vem sendo imitada e copiada ao longo dos anos, quem primeiro copiou a Apple foi a Microsoft quando lançou pela primeira ves o sistema operacional Windows, que era baseado em “janelas” e na utilização do mouse, onde Apple já utilizava isso em seus computadores.

    Na realidade a Apple é a empresa mais inovadora do mundo e a que mais dita tendências, fazendo de Steve Jobs um dos homens mais influentes do planeta.

  • Luisinho

    Pessoal, estou com um probleminha e solicito a ajuda de vocês: Não estou conseguindo utilizar o iphone com o iTunes, já fiz atualização tanto do firmware 3.0 como do itunes 8.2. Sempre funcionou bem, até que um belo dia ao tentar conectar o iphone i Itunes fechou sozinho, ou seja, sempre que estou usando o itunes e conecto o iphone, o iTunes fecha sozinho dizendo que houve um erro, mas quando reinicio sempre aparece a mesma informação, se alguém puder ajudar agradeço.

  • Leonardo

    Se for seguir essa linha de raciocínio, a Apple copiou a Microsoft também…
    O tiu do cachorro quente da esquina também copiou o pai dele que era vendedor também…
    Isso me soa a dor de cotovelo[2]

  • Antonio Gonzaga

    Pessoal;

    Também não vejo essa estória de que a Apple “aperfeiçoa” e “Melhora”, o que vejo nela é uma legião de seguidores, marketing eficiente e uma pitada de “modismo”.

    No marketing a Microsoft também conseguiu muita coisa.
    Mas volta a dizer: Os produtos são bons e confiáveis, mas não são tão originais assim.

  • JanjaBoy

    Muito me espanta essa história de cópia. O próprio Steve Jobs fala para não ter vergonha em copiar. Quem leu o livro “A cabeça de Steve Jobs”, sabe que ele copia discaradamente. O pessoal da Xerox sabe bem o que é ser copiado. E essa história de que a Apple sempre foi copiada e que “só” a Apple é que tem idéia e lenda. Quando a Apple colocar no mercado um tabletop e chamar de iCaderninho, vão falar que a Micro$oft é que está copiando….

  • JanjaBoy

    @Wesley a Apple não tem essa grana toda não!
    Comprar o Google nem Micro$oft pode.

  • O contrário então. =P

    Esse blog tá cheio de discussões fervendo hein? Credo.

  • Daniel Taiguara

    para mim o google so está indo rumo ao inevitável que é crescer e expandir….
    tais novos produtos são consequência disso…

  • Conrado

    ai ai ai…
    Quanta balela..

    nao estou querendo proteger a GOOGLE..
    mas até parece que a APPLE nunca copiou ninguem né..
    Deixa eu pensar..

    o mouse … ela copiou..
    os icones no ambiente desktop… ela copiou..

    ahhh a lista é gigante..

    agora para finalizar…

    Desde que a Google é Google… há na internet um Sistema Operacional denominado gOS… podem procurar..
    Desenvolvido por um setor da GOOGLE.. e nao é de hj q ela mantem isso GRATUITAMENTE…

    Bom, pode até ter copiado..
    mas concerteza nao foi da APPLE…

  • Ao colega acima:
    “Cloud and gOS are not affiliated with Google or their partner”
    Nota de rodapé de http://www.thinkgos.com/

  • Diego

    Amigos, meu iphone está travado!!! nada nele funciona. Ele travou quando fui reiniciar a SpringBoard e não sai da tela de reinicio!!! ja tentei plugar ele no pc e até a desligar e nada funciona!!! ME AJUDEM POR FAVOR!!!! Não gostaria de restaurá-lo pois tenho coisas importantes e não cheguei a fazer backup…

    AJUUUUDAAAA!! “/

  • Carlos Schmitt

    segura home e power juntos até reiniciar

  • Diego

    @Carlos Schmitt

    Obrigado Carlos!!! Funcionou!!!

    Abs

  • Frederico

    A Apple esta tentando copiar o faturamento da Google mas não consegue.

    Mesmo assim ninguém critica ela…

  • Vicente

    “Acho que os principios das 2 sao bem diferentes. A Google é totalmente voltada a colaboração free. E a apple não tem nada de free.” [2]

  • brunolv

    É incrível até onde vai o fanatismo de uns pela Apple. É só surgir um assunto desse que já saem dizendo que a a Apple é um empresa revolucionária, que criou isso e aquilo… Será que todo mundo já não sabe disso? Pra que ficar repetindo? Acho que ninguém aqui negou que a Apple foi e continua sendo revolucionária, mas isso não quer dizer que ela tb nunca copiou coisas dos outros. Ela copiou e continuará copiando e os outros copiando dela também. Tá bem, bem longe da Apple ser a única com idéias boas por aí. Alias, ela ainda tem que melhorar alguns de seus produtos e o próprio OS.

  • André

    ILEX ME AJUDA:

    O BOTÃO HOME DO MEU IPOD TOUCH AFUNDOU QUANDO EU ESTAVA RODANDO UM APLICATIVO.TENTEI APERTÁ-LO VÁRIAS VEZES,MAS NÃO DEU NENHUM SINAL.ENTÃO DESLIGUEI O APARELHO.LOGO APÓS TENTEI LIGÁ-LO,MAS ELE NÃO DEU SINAL DE RESPOSTA,SEGUREI O BOTÃO POWER POR UM MNUTO E NADA OCORREU.TENTEI LIGÁ-LO AO PC,MESMO ASSIM ELE NÃO RESPONDEU.

  • Guiga

    Para quem ainda aredita que a Apple “roubou” a interface gráfica da Xerox, leiam este site que resume muito bem a história da microcomputação:
    http://www.grupoescolar.com/materia/historia_dos_computadores.html
    Abs.

  • henriqueG

    Única coisa que eu acho ridiculo é esse fanatismo que as pessoas tem pela Apple… Eu gosto do que é bom para mim, e uso o que for de melhor INDEPENDENTE de marca, de sistema operacional, o que for… ahh e se for assim o Burguer King copiou o Mc Donald’s então a Lanchonete da esquina 10 copiou o da 7 … patético!!

  • Janja Boy

    Para quem ainda não aredita que a Apple “roubou” a interface gráfica da Xerox, leiam este site que resume muito bem a história da microcomputação:
    http://www.grupoescolar.com/materia/historia_dos_computadores.html
    Abs.

  • Janja Boy

    Na história da micro computação diz: “Em 1979 a Apple começou a desenvolver outro microcomputador, o Lisa, baseado em tudo aquilo que Steve Jobs tinha visto em sua visita ao PARC: a interface gráfica.” Pois é; o Steve “SÓ” viu, não copiou. Que injustiça desse povo achar que o Steve Jobs era capaz de copiar….

  • henriqueG

    Daqui a pouco alguém ainda vai falar que a Microsoft copiou a Apple com o Windows Marketplace (Hoje apresentado na WPC09)

  • heitor

    Hoje é quase impossível inovar, aí você faz alguma coisa que já existe e te chamam de copiadores, patético.

  • Bruno – Angra dos Reis

    Se algo é copia ou não de outro o problema não é nosso! O que nos interessa é o produto final.

    Não sei para que discutir, no mínimo alguém que posta aqui é FUNCIONÁRIO de uma empresa como essa, que não ganha nada além do salário.

    Se a Apple copiou a Microsoft, problema! Foi o inverso? Problema também.

    O que me interessa, e creio que a vocês todos também, é o produto final gerado por esse troca-troca de idéias.

    Por mais que sejam idéias copiadas o produto concorrente sempre terá algo a mais e quem lucra com isso somos nós!

  • Vicente

    PATÉTICO é ficar discutindo se foi copiado ou não…
    O importante é lançarem formas atuais no mercado, mas com melhorias que atinja um público maior, sobre um produto melhorado.