CuriosidadesNotícias

Safari do iPhone OS 3.0 terá geolocalização integrada

Esta informação está presente desde março nos documentos do SDK, mas quase ninguém tinha ainda visto. O Safari permitirá a geolocalização do aparelho também por páginas internet (e não só pelos aplicativos nativos).

Geolocalização no Safari

Isso quer dizer que alguns sites podem perguntar se você autoriza a localização geográfica do aparelho, para que ele utilize estas informações na página que você está vendo. O navegador irá usar uma classe JavaScript para fazer aparecer o pop-up da pergunta, exatamente como nos aplicativos normais.

Aliás a geolocalização é uma das novas funções do HTML 5 e o Safari vai ser um dos primeiros navegadores a implementá-la.

Isso pode ser útil ao preencher um formulário de endereço, por exemplo, ou na busca de um restaurante mais próximo. Óbvio que o Google já viu outra grande utilidade: trazer o Latitude para o iPhone.

O Latitude é um serviço que permite que você saiba exatamente onde seus amigos estão. Existem versões já para Blackberry, Android e Windows Mobile, mas para o iPhone ainda não. Segundo o próprio Google, ele virá em formato de página web, sem a necessidade de um aplicativo específico (mas duvido que eles não mudem de idéia em relação ao aplicativo).

Isso só será possível depois do lançamento da versão pública do novo OS. Veja no vídeo a apresentação deles (em inglês):

Nós já falamos aqui do Latitude. Se você quer saber mais, não deixe de reler nosso artigo anterior.

[via] [a dica sobre o HTML 5 foi do leitor Bitow]

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Geolocalização, aliás, é uma das novas funções do HTML 5, que o Safari vai ser um dos primeiros navegadores a implementar.

  • Bitow, essa sua observação é tão importante que eu incluí no texto original. Valeu! 😉

  • Raul

    iLex, nao ta dando pra ver o vídeo no iPhone.

  • Infelizmente o formato que o SlashGear disponibilizou não é compatível com o iPhone.
    Estou subindo para o Youtube, mas mesmo assim demora um pouco para ele liberar a versão mobile…

  • Guilherme Aquino

    iLex, mudando um pouco de assunto, mas ainda no safari 3.0… Você sabe se será possível configurar uma conexão por proxy usando a rede EDGE ou 3G, da mesma forma como fazemos atualmente usando o wifi? Uma das funcionalidades do novo OS será “Proxy support”, mas não encontrei informações detalhadas sobre isso. Essa função é vital para mim neste momento. Obrigado.

  • Guilherme, na parte do VPN tem uma configuração de proxy sim, se é isso que você está se referindo.

    Se for, você pode nos ajudar em uma matéria. Escreva um email ([email protected]) pra nós dizendo como funciona o processo e no que você o utiliza. Acho que mais gente ficará interessada. 😉

  • Guilherme Aquino

    Caro iLex,
    é possível acessar dos computadores da universidade onde estudei (UFMG) alguns portais de conteúdo científico, como o portal de periódicos CAPES, o site médico UpToDate, entre outros).

    A universidade disponibilizou para os alunos e ex-alunos o acesso a tal conteúdo de nossas casas; para isso é preciso conectar usando um proxy, ou seja, meu computador conecta-se à universidade, e “de lá” acessa o conteúdo referido.
    Habilitar a conexão por proxy é um processo fácil nos navegadores para desktop (Opera, Mozila, IE, Safari), inclusive naqueles que rodam em pendrives (firefox portable, por exemplo).

    Usando o iPhone, no momento, só é possível configurar o proxy se estivermos usando a rede wifi; para as redes 3G e EDGE, necas…
    Na lista de novas utilidades do iPhone OS 3.0 está incluído “proxy support”, informação muito sucinta, que nos obriga a ficar na expectativa até amanhã, data da liberação do novo OS.

    Tenho interesse especial no site “UpToDate”, portal médico de altíssima qualidade e conteúdo atualizado constantemente. A assinatura anual deste serviço gira em torno de 700 dólares, impossível para um médico residente em início de carreira… Mas acessá-lo (de forma legal, sem pirataria) de qualquer lugar usando o meu iPhone seria uma maravilha! Assinei um plano de dados ilimitado pensando nessa utilidade, mas quebrei a cara ao ver que o proxy atualmente é impossível…

    Espero ter sido claro e ajudar a mais alguém que esteja com o mesmo problema…

    Meus parabéns pelo excelente Blog; leio todos os dias!
    Um abraço

  • Guilherme Aquino

    é… infelizmente não foi dessa vez. Nada de Proxy no OS 3.0; apenas por wifi ou usando conexação VPN.
    Isso é um atraso para usuários corporativos…