Desenvolvedores

Apple libera somente para desenvolvedores o quarto beta do iPhoneOS 3.0 e um pré-release do iTunes 8.2

Beta do firmwareEstá se tornando um hábito a Apple lançar novidades a seus desenvolvedores a cada duas semanas. Como muitos esperavam, ela liberou na noite de ontem o quarto beta do firmware 3.0, junto com seu SDK. A surpresa desta vez ficou com a liberação também de uma versão pré-release do iTunes 8.2, que é essencial para a instalação do beta. Com certeza é a Apple fechando portas para as instalações não autorizadas.

É obrigatório o iTunes 8.2 para usar o novo beta

Entre as novidades, já encontramos algumas interessantes para contar para vocês. 🙂

Atualização da baseband
O beta 4 do firmware faz uma nova atualização da baseband para a 04.26.04. Por isso que é completamente compreensível a posição do Dev-Team de não liberar o jailbreak de cada beta, pois seriam novas alterações a cada duas semanas…

Baseband 04.26.04 

iTunes 8.2
Aparentemente muito pouca coisa mudou, a não ser o fato de estar todo em inglês (sem tradução por enquanto para o português). Algumas indicações apontam para uma compatibilidade com discos Blu-ray, que necessita, obviamente, de hardware específico.

Outra coisa que chama a atenção é o fato de quem usa Mac (ou seja, todos os desenvolvedores) não poderem por enquanto sicronizar suas notas, pois esta função agora só é compatível com o MacOS X 10.5.7, que não foi ainda liberado. Na versão Windows do player a função também não está mais ativa. Será que vem novidade por aí?

Sincronização de notas

Fora estas pequenas novidades, parece que a intenção foi mesmo impedir que usuários que não possuam registro no programa oficial de desenvolvedores possam instalar o novo beta. Muito cuidado, portanto, com cópias encontradas pela internet, pois o novo iTunes pode inclusive prejudicar o jailbreak de firmwares atuais, como o 2.2.1.

Reforço na segurança

Refazer captura de uma foto
Agora a câmera de foto do iPhone pergunta, após ter feito uma captura, se você quer usá-la ou tirar uma outra. Isso por enquanto funciona somente no aplicativo de MMS e não se sabe se a função será extendida para a câmera normal.

Refazer ou não captura de uma foto 

Gestão de contas da App Store
Finalmente liberada a tela onde é possível mudar de conta diretamente no aparelho. Isso permite que possamos usar App Stores de vários países, sem que precisamos estar dependentes de um computador. É possível inclusive criar uma, caso você ainda não tenha. Realmente muito prático.

Menu LojaGestão de contas

Se você já tem uma conectada (através da sincronização do iTunes), pode facilmente trocar de conta, bastando finalizar a sessão atual. Um botão “Ver Conta” permite visualizar e até mesmo alterar suas informações, mas parece que a página para isso ainda não tem diagramação definida, como se observa na imagem abaixo.

Gestão de contas da App StoreGestão de contas da App StoreGestão de contas da App Store
clique nas imagens para ampliá-las

Pelo que parece, será possível usar códigos promocionais direto no aplicativo App Store, mas o botão ainda não funciona. Atualmente (firmware 2.2.1) isso só é possível no aplicativo iTunes Store, quando conectado em uma conta americana. Aliás, também será possível trocar de conta neste último, mas nesse caso só vale mudar para um país que possua a loja virtual de músicas, porque senão o aplicativo fecha.

Gerência de contas também na loja de músicas

Volume do autofalante externo melhorado
Esta ainda é uma informação a ser confirmada, mas pelos meus testes, o som do autofalante do iPhone está muito melhor e mais forte, a ponto de precisar baixar o volume para ouvir bem uma música sem fones de ouvido. Essa pode ser uma ótima notícia para muitos que reclamam justamente que não conseguem escutar quando seu celular toca.

 

Estas são apenas as primeiras impressões do beta 4 do firmware 3.0. Conforme forem aparecendo informações importantes, publicaremos aqui.

O firmware 3.0 tem lançamento previsto para junho ou julho e será compatível com todos os iPhones* e iPods touch atuais. A atualização será gratuita para o iPhone, mas paga (9,99$) para o iPod touch.

Se você quiser saber de outras novidades que estão por vir no futuro iPhoneOS, não deixe de conferir nossos Aperitivos 3.0. 😉

* a compatibilidade é garantida em iPhones desbloqueados oficialmente ou que usam a operadora de origem. Aparelhos bloqueados ou iPhones Classics dependerão de um futuro jailbreak para fazê-lo funcionar.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados