AplicativosApp Store

Puppies: quebra-cabeça brasileiro no seu iPhone

E o número de desenvolvedores brasileiros na App Store aumenta a cada dia. Desta vez foi o Ivan Fernandes que nos pediu para testar seu primeiro aplicativo aprovado pela Apple, o Puppies.

Puppies

Puppies é um puzzle (quebra-cabeça) que usa imagens cativantes de filhotinhos de animais (aliás, filhotes e bebês são a fórmula ideal para cativar pessoas). Você pode escolher entre 20 imagens presentes no banco de dados, além de determinar a dificuldade de acordo com o número de peças (9 ou 16). Você arrasta as peças com o dedo, como se fossem de verdade. Ótimo para crianças.

Puppies Puppies Puppies
clique nas imagens para ampliá-las

Obviamente, fiz a mesma pergunta que vocês estão prestes a fazer: e a versão em português?
O Ivan me garantiu que já está trabalhando nisso e que no máximo até o início de fevereiro este e novos aplicativos já terão tradução para a nossa língua.

O aplicativo pode ser baixado direto na App Store, pelo custo de 0,99$ (pouco mais de 2 reais) e é compatível com iPhone e iPod touch.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • RodrigoDC

    há iLex hoje é que vi a tua dica do SBsetings, muito bom mesmo, valeu!!

    🙂

  • cris

    Plus: quem precisa de interface em português para jogar um simples quebra-cabeça?

  • Eu discordo.

  • Carlos Schmitt

    discordo tb.. acho que tem que ter as duas!

  • RodrigoDC

    e ai iLex lança a campanha ai apps em PT-BR já.

    😉

  • RodrigoDC

    é o pessoal tá pensando muito em inglês mais a língua mãe o português tá ficando sempre para depois, porque? não fazem logo mult-linguagem fica mais fácil e não necessita estar atualizando os apps só para passar par o PT-BR

  • cris

    O mercado consumidor da App Store exige UI em inglês. Para que fazer versão em português? Quem tem iPhone no Brasil deveria, no mínimo, saber inglês.

  • RodrigoDC

    cris não custa nada colocar mult-linguagem, sei falar inglês mais tem muita gente por ai que não sabe, e se fosse por isso vários apps que não são nacionais não necessitariam ter mult-linguagem como vários que vi que tem versões para o espanhol, francês , japonês e etc
    Acho que vc tem que medir o que está dizendo pois se não fosse intenção de ter apps em português, por que a apple se daria ao trabalho de vender o iPhone adaptado para vários idiomas de vários países, claro que a tradução que eles fizeram é meio tosca como “Câmara” em vez de Câmera ou “Contactos” em vez de Contatos.

  • moacir

    Ilex sei que aqui não em nada com o assunto mas vc poderia me dar uma luz.
    tenho Iphone da 19 geracao fiz o desbloqueio dele para 2.2 ha uns 15 dias e estava funcionando normalmnete e derepente sumiu os numeros de discagem pra fazer ligacoes.
    os numeros nao aparecem,consigo fazer ligacoes atraves da lista de contatos mas nao consigo desligar a ligacao pois tb nao aparece o desligar.
    abrcs e obrigado

  • Sergio Lopes

    Podiam se espelhar em muitos desenvolvedores estrangeiros e colocar aplicativos free por alguns dias como estratégia promocional de marketing.

  • RodrigoDC

    ou fazer versões lite, quer dizer com uma ou duas fotos para o quebra cabeça, ai se o pessoal gosta e só comprar a full

  • Yeshua

    Concordo com a Cris, sem +

  • TecoRJ

    puts.. qm comprar o iphone tem q saber ingles!!! ahahahahahahahha..

    qrem classificar o iphone como objeto d luxo agora essa d idioma unico, ainda por cima o ingles!

    se o aplicativo eh brasileiro pq nao lançar no minimo com dois idiomas, o nosso e o ingles ja q eh tao necessario! (mesmo ele sendo tao inutil ou ridiculo), qndo vejo app nacionais sem o nosso PT-BR fico ate parecendo falta d consideraçao!

  • RodrigoDC

    Essa do comentário 21 foi bem diplomática, resumiu tudo o que o pessoal tinha que entender.

  • Leandro Ferreira

    Ilex, lembra daquele e-mail sobre os jogos multiplayer on-line…aproveitando a deixa, eu só conheço o UNO, alguém conhece mais algum?

  • Thiago Marangon

    Olá, estou começando nesta area de desenvolvimento de aplicativos para iPods, como não sou programador estou fazendo parcerias com empresas para porta-los para o iPhone, mas em breve estarei lançando um jogo muito interessante de Aventura com uma historia com um grande tempo de jogabilidade. PS: Estará em 2 linguagens de inicio Português e Inglês. Gostaria de receber ideias para jogos que vocês gostariam de ver em seus iPhones e iPods Touch

  • Rodrigo

    Para Cris….
    Desculpe a franqueza,mas axo que vc deveria medir o que fala…Como assim quem tem iPhone tem que saber ingles?
    Tenho quase certeza que muitos frequentadores desse bloq assim como eu não dominam o ingles e justamente por isso frequentam esse blog que é referencia em trazer material traduzido para o portugues,ou trazendo informacoes proprias para que nos que naum sabemos ingles desfrute o maximo de recursos do nosso precioso aparelho.
    Desculpas iLex mas fiquei indignado com o comentario do (a) Cris.

  • cris

    Falta de consideração é nem saber falar o português direito (“intaum, naum,puts,etc”).

    Luxo é saber falar (e escrever) corretamente o português.

    Imagina que o desenvolvedor tem que escrever o programa (Cocoa, Obj-C), fazer a interface gráfica, compilar tudo e ainda conseguir a aprovação da Apple para lançá-lo.Acho correto, monetariamente, ele lançar primeiro com inglês e depois atualizar suporte para outros idiomas…caminho simples e natural: quanto antes chegar ao mercado, melhor. 1+1=2.

  • Rodrigo

    Me desculpe Cris , mas acho que aki no blog,cada um escreve do jeito que quiser desde que seja para compartilhar coisas uteis e que ajudem um ao outro, e naum vir aki e começar a esnobar os outros usuarios, posso ate me enganar mas axo que pelo menos 90% das pessoas que frequentam vao concordar comigo.

  • C0D3_R00T

    A Truphone anunciou durante a Macworld 2009 uma ótima notícia para os usuários de iPhone e iPod Touch: a possibilidade de comunicação com o Skype e programas de mensagens instantâneas. O serviço estará disponível a partir do dia 12 de janeiro.

  • RodrigoDC

    como já disse porque atualizar se ele pode muito bem já disponibilizar já com mult idiomas, se a intenção por exemplo deste desenvolvedor era só primeiro vender para americanos e não primeiro para brasileiros (o qual não acho que seja isso ) por qual motivo então ele em vez de colocar o jogo na categoria entretenimento, não colocou logo em games ai o brasil já não teria acesso mesmo.
    desculpa cris mais você já está sem argumento, e está atacando o pessoal.
    Paz meu amigo, já ia esquecendo você gosta de ler em inglês, PEACE então.

    😉

    • Uma coisa que temos todos que considerar é que é um mercado ainda muito recente no Brasil. Até pouco tempo atrás não tínhamos quase nenhum aplicativo nacional na App Store. O iPhone foi lançado oficialmente aqui somente no final de setembro, e só então começou a despertar a atenção de muita gente.

      Aí o cara aprende a programar, se mata desenvolvendo um aplicativo, paga os 99$ pra Apple e o que vê por aí? Vários sites nacionais divulgando aplicativos crackeados e lugares para baixar de graça. Quem vai querer investir em um mercado desses? Se brasileiro só pirateia e nunca compra nada, para que investir nele?

      Pois um dos nossos esforços aqui do Blog é justamente mostrar que temos SIM um publico nacional consumidor, que é carente de aplicativos dedicados à ele. Tentamos mostrar para os desenvolvedores que há muitas vantagens em traduzir também seu aplicativo em português (afinal o iPhone permite isso facilmente), assim como mostramos aos leitores que pagar somente 2 reais (o que você compra por 2 reais hoje em dia?) por um aplicativo que usa só traz benefícios para nós mesmos, incentivando a criação de coisas legais.

      Todos os desenvolvedores com quem conversamos se mostraram interessados em traduzir seus aplicativos. A campanha na qual o Rodrigo sugeriu nós já começamos internamente, e os resultados dela vão logo aparecer, vocês vão ver. Antes do fim do mês já deveremos ter aplicativos na nossa lingua, aguardem e confiram.

      Ninguém é obrigado a saber uma outra lingua não. Seja inglês ou seja o que for.

  • cris

    Ok…novamente: experimenta programar SOZINHO e lançar um aplicativo pro iPhone (lembre-se de pensar como empreendedor, e não como usuário).

    Você vai perder mais tempo ainda fazendo o programa em diversos idiomas ou vai lançar no idioma padrão (não é só norte-americano que fala inglês) para ter um retorno financeiro que viabilize você a continuar desenvolvendo aplicativos?

    Não é mais fácil pedir a publicação pela Apple e no meio tempo trabalhar no update com a função de diversos idiomas????

    Pense..Think…whatever.

    p.s: que argumentação você está se referindo??? Tá indignadinho também?? Q.I. tá baixo por aqui….

    • Cris, vou te pedir para maneirar. Comentários agressivos como o do “QI baixo” não contribuem em nada, além de dar a impressão que você é um presunçoso, que acha que é o dono da verdade e que o resto é lixo.

  • cris

    iLex…perfeita sua colocação e exatamente o que penso.

    Apóio sua campanha de aplicativos com versão em português assim como não entrar nessa de sites nacionais que publicam pirataria para se promoverem.

    Fico feliz em ver uma mentalidade assim.

  • RodrigoDC

    Que diversos idiomas rapaz ou moça sei lá, primeiro o português é o idioma nativo do desenvolvedor ou você acha que ele vai ter que traduzir o próprio idioma, o mais difícil ele já fez que foi colocar em inglês para colocar em português o desenvolvedor vai usar poucos códigos nada que 01 hora ou 02, de serviço não resolva.
    Tudo bem você vai dizer: “Time is money”
    mais ai já é de mais.
    OBS.: não estou falando só desse app exclusivamente mais de todos os de desenvolvedores brasileiros, é um argumento geral.
    Mais cada um com seu Q.I. não é cris!!!!
    E chega desse papo que já deu para encher a paciência até do iLex que e o responsável por moderar isso.
    Desculpa ai, caso tenha ofendido de qualquer forma.

  • cris

    iLex…foi o “calor” do momento…questões pessoais serão resolvidas pessoalmente apenas. Desculpas à quem se sentiu ofendido.

  • Thiago

    Pessoal, vocês leram o post do Thiago Marangon? Vamos colaborar com o cara! Vamos dar idéias: Minha sugestão é: Jogos de aventura mesmo, tipo Mário ou Pitfall.
    Outra sugestão: Os jogos poderiam ter opção para jogar em formaton wide, com direcionais trasparentes (somente o contorno) e botões também transparentes, precendo uma área para tocar / clicar em cima da imagem.
    Outra sugestão! Os botões direcionais e de ações poderiam se adaptar para destros e canhotos: configurar os botões Direcional à direita e ação à esquerda, ou ação à esquerda e direcional à direita!

    Espero ter ajudado!

  • Thiago

    Pessoal,

    Na pressa de digitar acabei errando: precendo-> aparecendo e “Direcional à direita e ação à esquerda, ou ação à esquerda e direcional à direita!” -> Direcional à direita e ação à esquerda, ou Direcional à esquerda e ações à direita!

    Desculpem!

  • Rodrigo

    iLex,desculpe por ter “apimentado” a discussao sei que isso naum traz nada de interessante ao publico, como frequentador fiel aki do blog fiquei indignado com os comentarios acima citados. E tenho ctz q naum foi somente eu.
    Obrigado e parabens pelo excelente trabalho de suporte ao publico brasileiro fans do iPhone.

  • daniel pereira

    porfafor me ajudem tenho um iphone 3g com 2.2 fui fazer o jailbreak e deu certo mais na hora de ligar o celular de novo nao sai da maça do inicio o queeu faço?

  • RodrigoDC

    Daniel dá uma olhada no fórum que você vai achar suas respostas.
    http://www.forumdoiphone.com.br/

  • Thiago Marangon

    Olá, gostaria de agradecer ao Thiago, oi xará, que deu uma ideia mto interessante colocar o direcional para destros e canhotos, ainda não tenho nenhum app que o utilizaria mas com certeza estarei adaptando em meus futuros jogos.

    Alguem aqui gosta de jogos de lógica?

    uma pergunta um tanto interessante, qual o preço que você pagaria para um jogo?

    Cris, tire este ódio do coração, as pessoas querem jogos em português, pois nem todos tem como fazer um curso e nem são obrigados a entenderem os jogos em outras linguas. Não é dificil fazer uma tradução para os jogos, depois de pronto o jogo é rapidamente traduzido para varias linguas, desde que você as conheça. Estou contratando uma professora de espanhol para que eu possa abranger uma clientela maior.

    Os jogos “pirateados” a que fizeram citações são app que geralmente são acima de 5 dolares.

  • henriqueG

    Isso mesmo apps pt-br e cris ridiculo o que voce falou tem gente no brasil que nem domina a nossa lingua imagine outra e outra o iphone nao eh artigo de luxo que somente pessoas com alguns requisitos pode ter

  • Edguitarra

    CADE O GPS ASSISTIDO??? QUASE BATI MEU CARRO POR TER FICADO OLHANDO PRA TELA DO IPHONE. VOU MANDAR UM E-MAIL PRO JOBS FALANDO ISSO, rsrsrs. TENHO FÉ QUE UM BRASUCA VAI DESENVOLVER ESTE SOFTWARE.

  • Thiago

    Thiago Marangon

    Acho que, dependendo do jogo, qualidade gráfica e tempo de jogo seria razoável jogos com valor até US$ 3,99, que hoje se aproxima de R$ 10,00.

    Sugiro que, assim como os gringos, coloque versões lite FREE.

    Outra sugestão é a nova possibilidade de cupons de desconto da app store. Se alguém comprar um jogo seu poderia ter desconto de, tipo, US$ 0,99 no próximo jogo teu que custe mais de US$ 2,99 ou algo assim…

  • Marcos Melo

    VOS assistido=necessidade.

  • Marcos Melo

    GPS assistido=necessidade.

  • Thiago Marangon

    Todos os meus jogos teram a previsão de custar apenas $0,99, pelo tipo de jogos a serem lançados poucos poderiam ter uma versão lite, pois são jogos casuais.

    Apenas um jogo que ainda estou terminando custará $ 2,99. sendo que este dará direito a um jogo grátis de $ 0,99 com o cupom, ainda não sei mto bem como o cupom funciona mas a intenção será esta.

    Irei lançar meu primeiro jogo no começo de Fevereiro, ele será gratuito por 1 mês depois será $0,99 e apesar de já existirem versões deste jogo ele será mais compensatório, pois serão 3 jogos em um.

    Quem quiser mandar sugestões mande para este email: [email protected] em breve estarei criando um blog para ter um contato mais proximo.

  • Murilo

    como “cris” ta dizendo ae, compilar, como se fosse um sacríficio escrever tudo para o PT-BR, tudo o quê? tem 10 ou menos palavras que eu vi por aqui.

  • GUILHERME

    porra tem que pagar cada aplicativo, nao tem mais nada de bom de graça

  • Nelson

    Não concordo com o pensamento “terceiromundista” do ilex, a questão de termos aplicativos de desenvolvedores brasileiros em nossa lingua mãe é um direito de todo brasileiro, vejamos se os franceses, famosos por defender com “unhas e dentes” o seu idioma aceitariam que seus desenvolvedores fizessem programas em outras línguas que não o francês, sobretudo em inglês, que detestam. O argumento de que o nosso mercado é recente e pequeno também não cola, além de divular o diferencial de preços o blog podia pesquisar a quantidade de aparelhos que já foram vendidos em cada país, assim descobriríamos se o nosso mercado é tão pequeno quanto se crê. Em relação a pirataria de programas o Brasil perde feio para paises como a China e o Paraguai e, “cá entre nós”, ninguém vai ser ingênuo de acreditar que nos EUA a pirataria de programas para Iphone não existe, se duvidar, é maior do que a nossa. Concordo com um dos comentários que afirma ser pouco necessária a versão em português de um quebra-cabeça, que quase não possue palavras porém, outro dia, li um post intitulado “Artista Brasileiro divulga o seu trabalho….” referindo-se a um quadrinista que lançou seus quadrinhos em inglês… francamente achei “broxante” (desculpe o termo). Sou brasileiro, comprei o meu Iphone numa loja do Brasil (Vivo) falando em português (ou quase) e não pretendo apoiar programadores “falsa pátrias” que prefere acreditar no poder das “verdinhas” do que no potencial de seu próprio país, pois são pensamentos como esses que garantem ao Brasil um lugar permanente no terceiro mundo, sempre emergente, sempre subjulgado pelas outras nações, a língua é e sempre será um dos principais elementos de afirmação e soberania de um povo, pensem nisso. Nada pessoal e sem ofensas, mais é o que penso.

  • Onde que eu disse ser a favor que os apicativos sejam apenas em inglês?
    Nelson, releia o que escrevi e talvez você entenda melhor o que eu quis dizer.

    Foi o Cris que defendeu o inglês, não eu. Muito pelo contrário, desde o começo estou na luta por aplicativos em português, que acho fundamental para o nosso mercado. A situação atual seria inadmissível, se não estivesse no começo. Não quis justificar o fato deles estarem em inglês, apenas explicar. Só que, ao invés de vir aqui e tocar pau nos desenvolvedores, prefiro incentivá-los a investir no nosso mercado, desacreditado até então.

    Eu acho que defender a pirataria, dizendo que em outros países ela é maior, isso sim é terceiromundista…
    Também não quero aqui pregar moralismo, dizendo que piratear causa cancêr e faz as pessoas irem para o inferno. Mas que é brochante você ter o trabalho de criar uma coisa e depois vê-la disponibilizada de graça em um site, isso é. Deve ser parecido ao roubo de textos, tão comuns em blogs.

    Meu esforço não é somente convencer os desenvolvedores a lançar traduções na nossa língua. Neste momento, em parceria com o site italiano iSpazio, estou traduzindo mais de 6.000 perguntas e respostas para um jogo que eles querem lançar para o nosso mercado.

    Por tudo isso, realmente não entendi seu comentário, Nelson.

  • RodrigoDC

    mrbin? só podia ser britânico mesmo!

  • mrbin

    Opa to aqui tambem, tem emprego ai

  • Goyanomj

    Mrbim
    Tem nada ,to ate 31 depois vou embora,ta feio..

  • mrbin

    A Cris tem razao em muitos pontos ela somente se expressou mau, infelizmente o dominio comercial da lingua inglesa impoe que os app estejam em ingles, para que se possa ter uma venda maior, acho muito bom que os app fossem multiliguagem como o OS do mac, mais quem nao sabe usar um game, na boa, playstation, nitendo psp e outros mais, estao em portugues ? e assim mesmo tudo mundo joga, os programas para computador tambem, alguns termos ficam estranhos traduzidos, prefiro usar o photoshop em ingles ex file-ficheiro, e em espanhol download-descarga, o nome aqui “blog do iphone” se só brasileiro ascessa se formos radicais iphone seria o que aitelefone, vamos ponderar estamos hj vivendo em um mundo globalizado dominado pelo ingles, ninguem quer defender os americanos ou o ingles, mais temos que ser realistas, o japao como o pensamento fechado ficou para tras com os seus celulares feito somente para o mercado japones, quanto à pirataria tem o seu lado positivo, nao estou defendendo apenas olhando o outro lado, nao vi nenhum blog que nao tenha o jailbreak e desbloqueio, isto tambem eh ilegal, quem piratea provavelmente eh quem nao iria comprar mesmo, a pirataria eh o meio mais eficaz de divulgaçao de um soft ou ate mesmo de filme, acha visto tropa de elite, que mesmo assim bateu recorde nos cinemas, quem tem condicoes paga, o pagamento dos apps da apple store nao poderia vir na conta telefonica, ao inves de ser com o cartao de credito, acha justo vc compra o iphone e nao pode adquirir os aplicativos que sao ate baratos só por nao ter cartao de credito, aqui no japão só vende iphone para quem tem cartao de crédito, isto é uma forma de discriminação, e por outro lado privano pessoas ao ascesso de tecnologia nova, acha certo somente aqueles que tem condicoes e as vezes sem talento terem ascesso a programas e cursos que sao um absurdo de caro como o maya, mais graças a pirataria muitos talentos puderam aparecer, graças a pirataria hackers na verdade temos o iphone desbloqueado e com muitas coisas desenvolvidas como diz o proprio wosniak, pagar por um programa ou app que nao serve pra nada tambem é um forma de roubo (colarinho branco), veja o windows com as suas atualizações que só servem pra gerar lucros pra ms 750 milhoes de dolares aprox a cada atualização, acha isso certo uma pessoa ganhar tanto dinheiro mesmo tento copiado (roubado) o sistema operacional do mac. Multiliguagem, diz isso pra MS pra fazer o Windows e pro monte de gente que usa ele assim mesmo sem ser multiliguagem, e não para um programa que simplesmente um game, vamos ser mais realista, para de assistir a tv globo. Roubo é pagar 1.700 reais no iphone.

  • Goyanomj

    Nossa quantas discussoes ta louco.Me parece que nao se pode mas nem escrever errado!?Atacaram ate o Ilex,que tem este blog ,que muitos iniciam o aprendizado aki(como eu).To longe destas discussoes… Para agradar a todos ,meu precioso a partir de hoje vai se chamar…
    No Eua= Iphone
    No Brasil=Eufone
    Aki Japao=watashi keitai
    e por aí vai…
    Desculpem os erros, e Blogdoiphone ,continue sempre assim

  • mrbin

    Quer ser brasileiro, nacionalista, entao faça algo pelo seu pais, faça como os japoneses não compre o iphone para defender a industria nacional, o que vc faz pelo Brasil, cantor de happy fala muito mais nao faz nada. Consome macdonalds e reclama do avanco do imperialismo americano.

  • Goyanomj

    Mrbin
    Aki no Japao ,as japonesadas ,vao ao macdonalds,mexer no iphone pelo wifi,pq la tem acesspoint de graça.Cada coisa né!!

  • mrbin

    Defender a natureza catando latinha de aluminio e economizando sacola de supermercado enquanto a Amazonia é destruida afetando a vida no planeta pura demagogia.

  • RodrigoDC

    lá vem meter a amazonia no meio, só falta dizer que Chico Mendes é martire que a amaznonia e do mundo etc, só para lembrar a maior parte do problema está nos oceanos esse papo de só defenderem a amazonia e conversa de gringo chato, experimenta poluir os mares e oceanos e deixa só a amazonia e ver se todo mundo não morre primeiro que ela. Eu acho que esse papo já deu o que tinha que dar.
    Já até saiu do assunto do blog.

  • Julio Bianco

    nossa !!!

    Quanda "briguinha" por causa de um APP

    Para em Gente !

  • mrbin

    Caramba tem que desenhar so use como exemplo: devemos nos preocupar com assuntos mais importantes, assim ficou melhor? Quanto a Amazonia ta assistindo muito filme cringo chato kkkk after tomorrow

  • RodrigoDC

    kakakakakak

    :))

  • Marcio

    Alguém pode me dizer em qual linguagem são desenvolvidos os softwares para iPhone ?
    Sou programador e tenhos alguns sistemas financeiros que
    gostaria de passar para o iPhone.
    Obrigado.

  • Norberto

    Gente, depois dessa discussão toda, alguém poderia postar o endereço de ende encontrar o crack deste quebra-cabeças?

  • cris

    Marcio, o iPhone (como o Mac OS) utiliza o Objective-C como linguagem.

    Você acha o SDK para desenvolver apps no site ( http://developer.apple.com/ ). Há uma biblioteca completa de referência e tutoriais (o SDK é BEM completo, com ferramentas muito bacanas de pré-visualização, etc).

    Lembrando apenas que só roda em Mac OS X.

  • TecoRJ

    @RodrigoDC:

    tu gosta mtoo heim…

  • RodrigoDC

    só para arredondar comentário 60

  • mrbin

    Lembrando o que a Cris citou OS X 10.4 endiante tiger panther nao serve.