AplicativosApp Store

Artista brasileiro divulga internacionalmente seu trabalho através do iPhone

HQ brasileiro ganha o mundo pelo iPhone

O iPhone não é só um celular bonitinho, mas também uma ótima maneira de divulgar ao mundo o seu trabalho. Um bom exemplo disto é o mais novo aplicativo do brasileiro Felipe Oliveira, que acaba de ser liberado na App Store.

Investigator é uma divertida história em quadrinhos do artista Rodrigo Soldado, com texto de Carlos Felipe. Ela narra as aventuras de um sujeito meio incompetente e seu amigo truculento Tha-Thú. Eles devem desvendar o mistério da morte de um cavaleiro, que talvez esteja relacionado com o sumiço da filha do Barão, a quem o Investigador deve favores. Tudo isso com humor e ação, num corrupto mundo medieval-fantástico.

Cena de "Investigator"

O traço talentoso de Rodrigo é cativante e prende nossa leitura até o final. Para quem gosta do gênero, é um prato cheio. Vale à pena conferir a obra dele em seu site oficial.

Cenas de "Investigator" Cenas de "Investigator"
clique nas imagens para ampliá-las

Para adaptar o HQ para o iPhone, Felipe Oliveira (autor do ótimo Math Zombie) desenvolveu um aplicativo bem intuitivo, onde você pode ler as páginas apenas deslizando-as com o dedo. Também é possível pular para uma cena específica, através de uma barra de seleção. Se no meio da leitura você receber uma ligação ou apertar no botão início (home), ele salva a posição exata para você continuar depois, de onde parou.

Por enquanto a história está toda em inglês, mas o desenvolvedor nos informou que pretende também lançar versões em português não só desta, mas de outras obras do Soldado.

Disponível na App Store pelo preço de 0,99$ (pouco mais de 2 reais).
Se você quer que mais desenvolvedores invistam no Brasil, comece você também a investir neles. 😉

Eu pessoalmente acho ótimo que comecemos a ter livros nacionais em formato iPhone. É uma bela maneira de se distrair quando se está na rua, além de toda praticidade proporcionada pela loja online da Apple, por um custo bem acessível.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • goyanomj

    Esse vou esperar em portugues.Lembra os manga aki do Japao

  • Carlos Schmitt

    bah, bem profi os cartoons!

  • Nelson

    Também gosto de valorizar a produção nacional, desde que seja feita no nosso idioma, português! Essa história de lançar programas no Brasil só em inglês não está com nada!

  • Achei muito boa a idéia, mas não concordo com a parte de investir em recursos (desenvolvedores) brasileiros visto que o desenvolvedor, escritor, artista, não lançou a mesma versão em português. Ou seja, o mercado dele é claramente estrangeiro. Não poderia ter colocado uma opção de idioma? Ou versões em português na App Store Brasil?

    Bom, esse é o meu ponto de vista.

    Abraços

  • É, desenvolvedores brasileiros em língua estrangeira é dose…hehe
    Quando sair em português eu invisto. ^^

  • João

    Calma galera o cara só lançou primeiro em Ingles para poder atingir um público maior e poder pagar o custo de produção dele, com certeza em seguida vai lançar em Portugues, quem não fala Ingles obviamente não vai comprar a está versão mas pelo o que deu para ver o trabalho é fantástico e devemos aplaudir.

  • Compro assim que sair em português!

  • Fala Pessoal,

    Nos lancamos em ingles pq o Rodrigo a HQ Investigator do Rodrigo foi criada em ingles. Ele esta trabalhando na traducao para o portugues e em breve vamos lancar, assim como as outras HQ dele que foram criadas em portugues.

    🙂

  • Meus “five cents” sobre o assunto:

    Creio que devemos incentivar nossos desenvolvedores e com força total. Mas não podemos deixar de citar um fato corriqueiro na cena iPhone (e em outros lugares também), o desenvolvedor sempre prioriza o idioma estrangeiro ao lançar um produto bilíngue e prestigiar seus compatriotas com seu trabalho, não que isso seja um descaso, mas soa como se o mercado nacional não tivesse tanta importância quanto o internacional. Dessa forma torna-se mais difícil incentivarmos os desenvolvedores. Falo inglês e não teria problema algum com isso, mas dessa vez eu só comprarei a HQ quando estiver em nosso maravilhoso idioma! Tenho absoluta certeza que será muito mais prazeroso!

    Parabéns aos escritores, artistas e desenvolvedores.

    Desejo muito sucesso à vocês!