AplicativosApp StoreNotícias

iBeer x iPint: a guerra das cervejas também no iPhone

Tudo começou ainda no ano passado, quando uma empresa chamada Hottrix fez um vídeo em formato iPhone/iPod touch que criava a ilusão de ter cerveja dentro do celular. Era um truque (chamado também de iTrick) ótico onde o usuário tinha que treinar o sincronismo com o vídeo antes de tentar impressionar alguém. Eu brinquei um pouco com ele na época e confesso que até era divertido. 

Eis um vídeo da primeira versão:

Aí veio o advento do SDK e os aplicativos oficiais. A tal empresa então resolveu adaptar os iTricks (tinha também de pipoca e de leite, entre outros) para o formato de um programa, dando assim interatividade ao jogo, sem precisar ficar treinando antes. O problema é que outra empresa teve a mesma idéia e lançou no mesmo dia o iPint, associando o jogo a uma marca de cerveja, a Carling. Genial.

Como era quase uma peça publicitária, o iPint sempre foi gratuito, enquanto o iBeer já saiu custando $2,99. Resultado? A Hottrix está processando a cervejaria por quebra de direitos autorais.

Agora vamos à opinião de quem já usou os dois programas.
O iBeer era divertido no seu tempo de ouro, quando não havia aplicativos oficiais para o iPhone e só o jailbreak nos trazia diversão extra para o aparelho. Porém, os tempos mudaram. Se a idéia é muito simpática, a execução do iBeer 2.0 ficou muito aquém da qualidade esperada. O programa é lento e visivelmente falso, não conseguindo criar a ilusão de um copo real de chopp. Decididamente, 3 dólares jogados fora (não confiem neste segundo vídeo, que foi muito bem produzido).

Enquanto isso, o iPint não só pegou a idéia da cerveja como fez um aplicativo bem divertido para o iPhone ou iPod touch. Além de simular muito mais realisticamente um copo cheio de cerveja, ainda criou um jogo onde, com a ajuda do acelerômetro, você deve deslizar seu copo em uma mesa de bar, até chegar às mãos do cliente.

Com três níveis diferentes de dificuldade, o game diverte pela simplicidade. O prêmio, para quem chega ao final, é uma taça virtual da loira.

O iBeer não está deixando de vender porque o iPint roubou a idéia, mas sim porque o aplicativo é ruim! Muito mal feito e visivelmente lançado às pressas para aproveitar o lançamento da App Store. E o pior é que nem se preocuparam em melhorar a qualidade depois, porque o programa continua o mesmo desde que foi lançado, há três meses atrás.

A Carling roubou a idéia da cerveja virtual? Humm, eu tenho minhas dúvidas. Esse tipo de ilusão já é feito há anos por mágicos no mundo inteiro, usando telões ou imagens projetadas. A única coisa que a Hottrix fez foi portar para o iPhone.

Se querem minha opinião (e a do nosso leitor Pedro Parga Bastos, que também pagou pelo aplicativo), não vale a pena pagar pelo iBeer, a não ser quando eles melhorarem a qualidade do programa. Use o iPint e impressione os amigos.

Como é? O iPint foi removido da App Store e não pode mais ser baixado? Onde você leu isso, em outro blog? 🙂

O que esqueceram de dizer a você é que ele foi tirado apenas da loja americana. Em alguns outros países ele continua disponível, e de graça.
Para conseguí-lo, vá até a App Store francesa e faça um cadastro lá. O processo é exatamente igual ao explicado aqui, com a diferença que o “NONE” em francês é “AUCUNE”.
Depois de feito o cadastro, basta baixar o aplicativo neste link aqui, de forma totalmente legal e gratuita.

Aprecie sem moderação. 🙂

[dica da Daniela de Almeida Moreira, da INFO Blogs]
Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Ceceu Veron

    Esse post foi influenciado pelo jogo do Brasil de ontem iLex ? XD Eu pelo menos fiquei put* de ter gasto 10 reais em cerveja REAL XD e a seleção não fazer nada…

  • André Philipe

    To me ferrando pra fazer a conta lá! =/

  • Andre

    Eu quero beber cerveja de verdade pô. O iPhone podia gerar cerveja, ou fazer acotação mais barata, sei lá.

  • Frederico

    iLex, logo de começo ele pede meu endereço de email e pelo que entendi, não posso usar o mesmo endereço que usei na App Store americana. Enfim, não rolou. Outra coisa, tava vendo que você disse que existe como colocar crédito na conta americana. Porque tem uns jogos do tipo BAND que eu queria colocar no meu iPhone (quando ele chegar). Mas me diga uma coisa, eu acho o Band para baixar em outro lugar?

  • Sim, cada inscrição em App Stores diferentes precisa de endereços diferentes, senão ela sabe que voce já tem conta em outra.

  • Marco Brandaulo

    Fala galera

    tentei atualizar meu iPhone para V. 2.1 (http://www.iphonemod.com.br/forum/viewtopic.php?f=2&t=7303&sid=238887861c24b1be98b2d0942bf50568)
    Mas não consegui
    Parece que esta falntando algum passo!!!

    Alguem seguiu esta “receita”?
    Por que do passo 5 vai para o passo 9 ???

  • Que lindo essa dica! Eu li “no outro blog” que tinha sido removido, fiquei decepcionado! Mas eis que surge quem realmente manja da coisa 😛

    Vlew! Gente é só assistir o vídeo que não tem erro! Facinho fazer a acc.. Eu coloquei um endereço de um hotel francês que achei no Google uehue

    Abraços!

  • Eduardo

    Legal essa capa de couro do comercial aqui no site! Será que é boa?

  • Rafael

    Pra mim nao aparece a opção AUCUNE… só tem os cartões de crédito la… Alguém sabe outro país q tenha a opção None???

  • Pedro

    iLex,qual endereço voê usou, estou procurando algum no site da Apple mas, tá complicado =/
    Obrigado.

  • Leandro

    @ Pedro
    Procura na Google Maps o endeeço da Apple França Paris!!!

    @Rafael
    É o mesmo esquema da app store americana…procura um aplicativo GRATIS e clica em adquirir e depois vc faz uma nova conta!!!

  • Cocada

    OW Ilex .

    Orkut ganha site especial para iPhone
    Orkut ganha site especial para iPhone
    Usuário do aparelho da Apple pode escrever e ler recados, visualizar a lista de amigos, buscar pessoas e obter visualização completa das fotos

  • Rafael

    aeee consegui cria a conta e baixar, vlw ae!

  • Frederico

    iLex, deu certo. para quem nao consegue ver a opção AUCUNE, vou dar o caminho das pedras:

    a) Mude seu pais para France;
    b) Ao entrar no App Store da França, digite na busca por “iPint”.
    c) Ao localizar o aplicativo na App Store francesa, clica no botão “Obtenir” para baixar.
    d) Como voce ainda não está cadastrado, ele vai pedir usuario e senha, dai voce clica no botao “Criar conta”.
    e) Primeiro uma tela com uma imagem do iTunes irá aparecer (é aqui que tava a diferença, a primeira vez que eu fiz tambem nao apareceu essa tela)
    f) Daqui em diante, siga o protocolo padrão.

    É isso ai.

  • Fabio

    Qual o iphone de vcs preto ou branco, qual o risca menos atras?

  • Athila

    Ei galera eu estav olhando meu iPhoe 3G quando notei que ele tinha um micro defeitinho na parte cromada(en volta da tela) de e fiquei encucado com isso e gostaria de saber se so o meu tem isso ou o de vcs tambem.

  • Fabio

    Ola, qual é o iphone de vcs preto ou branco? qual risco menos atras???
    Grato,

  • Marco Brandaulo

    tentei atualizar meu iPhone para V. 2.1 (http://www.iphonemod.com.br/forum/viewtopic.php?f=2&t=7303&sid=238887861c24b1be98b2d0942bf50568)
    Mas não consegui
    Parece que esta falntando algum passo!!!

    Alguem seguiu esta “receita”?
    Por que do passo 5 vai para o passo 9 ???

    Alguem por favor me ajuda !!!
    Não conigo rodar nenhum nada no iPhone !!! =´(

  • Leandro

    @ Fabio
    Bom fabio, tenho o preto…a parte preta risca mutio pouco, porem minha maça ta bem riscada!!! Não sei se é só o meu o se tem mais alguem com essa mesma situação!!!

  • Fabio

    Estou perguntando pq tem uma loja vivo aqui perto que só esta vendendo o branco, e não sei se fico com ele ou espero o preto.

  • daniel

    Em uma frase vc escreveu iPrint em vez de iPint

  • Ops! Obrigado pelo toque, daniel. 😉

  • daniel

    FLW!

  • daniel

    iLex…..te mandei ums emails pela parte de contato do Blog…mais nunca sao respondidos…o que pode estar acontcendo?
    valeu
    Daniel

  • Quem quiser baixar o software “banido” da iTunes Store americana, pode tentar baixar na iTunes Inglesa… O link é esse aí: http://phobos.apple.com/WebObjects/MZStore.woa/wa/viewSoftware?id=284856940&mt=8

  • MARCOS

    na hora de escolher o tipo do cartao de credito clico onde ???

  • Ivan

    O iPint também está disponível na iTunes Store de Portugal.

  • Ivan

    O iPint também está disponível na App Store de Portugal… caso não consiguam fazer o cadastro na App Store da França.

  • felipe

    bom eu me cadastre fiz tudo certo mais na apple store francesa não existe tbm o ipint

  • filipi

    eu concegui acha o ipint somente na app store inglesa mais não ta dando para baixar, já me cadastrei, baixei uns programas lá tbm, mas o ipint não da serra q aulgen pode me agudar

  • filipi

    ajudar

  • Pingback: O grave problema dos clones na App Store | Blog do iPhone()

  • eu compri um iphone, e é só no itunes que da pra baixar as coisas? como baixo o jogo the sims 3? num consegui baixar o itunes no meu pc, da erro… 🙁 e agora? meu iphone vai vicar assim? sem graça?

    responder por favor… :´(

  • muito bom..