2011ARQUIVODicas de iPhone e iPad

Você Sabia que usar acentos em uma mensagem SMS faz aumentar o seu tamanho?

Você escreve muitos torpedos todos os dias, mas estranha que sua operadora anda cobrando “em dobro” pelas mensagens, mesmo você enviando somente uma a cada vez? Pois saiba que o culpado deste aumento imprevisto na fatura pode ser os acentos que você usa nas palavras.

Uma mensagem SMS possui um limite de 160 caracteres; se você mandar mais que isso, a operadora irá dividi-la automaticamente em dois (ou mais) torpedos, sem nenhum aviso ou autorização. Por isso, o controle do número de letras deve ser do próprio usuário.

Desde o iOS 4, o iPhone traz incorporada a prática função de contagem de caracteres. Isso é muito útil para sabermos o quanto ainda podemos escrever, e ao mesmo tempo nos alerta de um detalhe importante: letras acentuadas ocupam mais espaços na mensagem do que os olhos veem.

Isso porque o sistema usa códigos adicionais para indicar que um caracter leva acento. Devido a isso, ao acentuar uma palavra é possível perceber que o limite disponível cai de 160 para 70, ou seja, menos da metade. Esta é a razão dos mais distraídos acabarem enviando duas mensagens no lugar de uma.

Isso não acontece apenas com o iPhone, é um “problema” do próprio sistema atual de SMS e portanto ele atinge todos os smartphones.

Curiosamente, a letra acentuada “é” não altera o número máximo do contador. Bug ou feature?

A dica é procurar não acentuar seus torpedos, ou quando o fizer, ter controle do limite de caracteres escritos na mensagem. ;)

A coluna Você Sabia é voltada a usuários iniciantes do iOS. Para ver as dicas anteriores, não deixe de acessar este link.

Botão Voltar ao topo