Apple

Apple confirma problema entre os iPhones 15 e os carregadores sem fio da BMW e Toyota

Desde o lançamento do iPhone 15, alguns usuários proprietários de carros BMW com carregadores sem fio integrados estavam reclamando que o NFC deixou de funcionar após terem usado o acessório do carro. Porém, era ainda incerto, pois isso acontecia apenas com alguns usuários e não todos, e não era possível entender a causa.

Agora a Apple reconheceu que existe sim um problema de carregamento sem fio afetando a série iPhone 15 e prometeu disponibilizar uma correção ainda este ano.

A empresa divulgou um memorando interno para seus Provedores de Serviços Autorizados da Apple, informando que o carregamento de um iPhone 15, iPhone 15 Plus, iPhone 15 Pro ou iPhone 15 Pro Max com um “pequeno número” de carregadores sem fio embutidos em determinados modelos recentes da BMW e Toyota Supra pode temporariamente desativar as capacidades NFC do dispositivo.

O memorando não fornece uma razão específica para o problema.

Problema no NFC

No iPhone, o chip NFC alimenta recursos como Apple Pay e chaves digitais do carro.

Os usuários afetados por esse problema podem receber uma mensagem de erro “Não foi possível configurar o Apple Pay” no aplicativo Wallet, mesmo que já tenham configurado o Apple Pay.

A Apple afirmou que o problema será abordado em uma atualização de software que será lançada ainda este ano.

Dado que o memorando foi divulgado algumas horas após o lançamento do iOS 17.1 hoje, parece que a solução exigirá uma outra atualização, como iOS 17.1.1 ou iOS 17.2. Enquanto isso, a Apple aconselha aos clientes afetados que parem de usar o carregamento sem fio no carro.

Não acontece com todos

Houve algumas reclamações sobre esse problema nos fóruns MacRumors e em redes sociais, mas não está claro quão difundido é o problema.

Os clientes afetados relatam que o iPhone entra em um modo de recuperação de dados com uma tela branca, e o chip NFC deixa de funcionar após a reinicialização do dispositivo.

Não há maneira de os clientes resolverem o problema, sendo necessária uma visita a uma Apple Store ou a um Provedor de Serviços Autorizados da Apple.

A Apple afirma que os técnicos podem tentar reiniciar o chip NFC em um iPhone afetado usando uma ferramenta de software do Apple Service Toolkit 2. Se essa etapa não resolver o problema, a Apple orienta os técnicos a iniciar um reparo de hardware.

Para agendar uma consulta de serviço, os usuários podem visitar a página de suporte da Apple.

Via
MacRumors
Botão Voltar ao topo