Apple

Apple explica a polêmica dos testes de potência de radiação do iPhone 12 na França

Atualização do iOS 17.1 reduzirá potência do modem apenas para clientes franceses

A Apple publicou um documento de suporte em diversas línguas, detalhando como os testes de potência de rádio do iPhone 12 na França se diferenciaram significativamente dos padrões internacionais, o que resultará na atualização do iOS 17.1 cortando a potência do modem do modelo exclusivamente para clientes franceses.

O documento aborda uma polêmica que surgiu há cerca de um mês, quando foi revelado que o iPhone 12 estava excedendo os limites legais de frequência de rádio na França.

A explicação da Apple se concentra na função de detecção longe do corpo presente nos iPhones há mais de uma década.

Essa função permite que o dispositivo aumente a potência do modem quando está sobre uma superfície, como uma mesa, e não próximo à cabeça do usuário. Isso é projetado para facilitar a conexão com torres celulares distantes.

A Apple esclarece que essa função de detecção fora do corpo tem sido usada internacionalmente para cumprir os requisitos de Taxa de Absorção Específica (SAR) e não é aplicável para cumprir esses requisitos, já que o telefone está sobre a mesa e não próxima do corpo do usuário.

A empresa também observa que outros fabricantes de telefones celulares, como Samsung e Google, adotam uma abordagem semelhante, que está em conformidade com as normas e protocolos internacionais.

No entanto, a divergência ocorreu nos testes realizados na França pela Agência Nacional de Frequências (ANFR), que exigiu que os dispositivos atendessem aos limites de SAR no corpo, mesmo quando testados longe do corpo em uma superfície estática.

A APple enfatiza que essa abordagem não está alinhada com as normas internacionais, que permitem testes independentes dos mecanismos de controle de potência que podem não ser ativados durante os testes de SAR padrão.

Reparo vem no iOS 17.1

Diferentemente do que imaginávamos, o reparo a esse “problema francês” só virá no iOS 17.1, e afetará exclusivamente os usuários na França, resultando em um desempenho celular ligeiramente menor em certos cenários de uso fora do corpo.

No entanto, a Apple afirma que a maioria dos usuários não deve perceber nenhum impacto significativo em sua experiência de uso. E os usuários de outros cantos do mundo não precisam se preocupar com nada.

É importante que todos os usuários do iPhone 12 na França e em todo o mundo saibam que o dispositivo é seguro de usar — e sempre foi assim.

O documento também diferencia a radiação de frequência de rádio (RF) da radiação ionizante, destacando que a RF gera calor, enquanto a radiação ionizante quebra ligações celulares.

A SAR é uma medida da taxa de absorção de energia de RF pelo corpo e não é uma medida absoluta de dano.

Todos os níveis de exposição mencionados no documento estão bem abaixo dos limites legais estabelecidos.

Botão Voltar ao topo