Tutoriais

Como rodar nativamente apps de iPhone e iPad em um Mac M1

 

Entenda como conseguir rodar nativamente apps de iPhone e iPad em um Mac.


Até meados de 2020, quem perguntasse sobre uma maneira de rodar em um Mac aplicativos feitos para iPhone ou iPad, não ouviria uma resposta muito satisfatória.

Isso porque apps para iOS são desenvolvidos para a arquitetura ARM, só sendo possível rodar em chips Intel com emulação. E a Apple sempre fez questão de dificultar bastante isso.

Mas na WWDC 2020 ela apresentou uma nova arquitetura para computadores Mac, baseados em chips ARM construídos por ela mesma. É o chamado Apple Silicon M1.

E uma das diversas coisas que dá para fazer com ele é de interesse direto de usuários de iPhone: a possibilidade de rodar nativamente apps feitos para iOS no sistema do Mac.

Veja neste artigo como fazer isso.



Se você possui um Mac com um processador Apple Silicon (M1 ou os que virão no futuro), não irá mais precisar interromper o que está fazendo no computador para pegar o iPhone e executar algum aplicativo específico. Isso porque, dependendo do app, você pode fazer diretamente na tela do Mac.

E se você ainda não entendeu a utilidade disso, basta lembrar que existem muitos serviços bastante populares que nunca tiveram aplicativos nativos para computador, como o Netflix e Instagram.


Como instalar apps de iOS no Mac

Existem basicamente duas maneiras de instalar aplicativos para iPhone em seu Mac M1:

  • A oficial
  • A não-oficial

Explicando: a Apple não vê problema nenhum em rodar aplicativos de iOS no Mac e até permite que se instale os apps direto pela App Store. Porém, ela dá autonomia para cada desenvolvedor bloquear essa compatibilidade caso acredite que seu app não esteja bem adaptado para ser usado pelo computador.

Então vamos explicar essas duas maneiras para rodar apps de iPhone no Mac.


 ✱  Baixando pela Apple Store no Mac

Para baixar um aplicativo de iPhone ou iPad em seu Mac, abra no computador o aplicativo da App Store.

Como rodar apps iPhone Mac

Então acesse a lista das compras que você já fez na loja. Você verá uma lista de todos os aplicativos que já baixou na conta, e neles uma etiqueta naqueles que são compatíveis com iPhone e iPad.

Como rodar apps iPhone Mac

Em Macs com processador M1, estes apps podem ser baixados e rodam normalmente, sem nenhuma burocracia.

Como rodar apps iPhone Mac

Mas lembrando: você conseguirá visualizar grande parte de seus aplicativos disponíveis para baixar, mas alguns podem não aparecer, porque o desenvolvedor impediu o seu download no Mac. E neste caso, é preciso partir para a alternativa não-oficial.


 ✱  Extraindo o arquivo IPA do iPhone

Outra maneira de colocar um aplicativo iOS no Mac é pegando o arquivo original dele, em formato .IPA.

Antigamente era até comum termos estes arquivos guardados no computador, pois o iTunes fazia isso. Mas as coisas mudaram e a Apple não oferece mais uma forma para conseguir esse arquivo separadamente.

Então o jeito é apelar para um programa que extraia este arquivo instalado no iPhone. E isso pode ser feito com o iMazing.

Depois do programa instalado no Mac, conecte o iPhone ou iPad nele e abra o aplicativo. Na coluna da direita, escolha a opção Gerenciar Aplicativos.

Toque na aba “Biblioteca” e procure pelo aplicativo que você deseja baixar no Mac. Quando encontrar, clique com o botão direito, para aparecer o menu contextual. Clique em “Exportar .IPA“.

Se não existir esta opção é porque o app precisa ser primeiro importado para a biblioteca. Neste caso, no menu contextual você primeiro vai escolher “Importar .IPA para a Biblioteca” e só depois exportar para o computador.

Com o arquivo baixado no Mac, é só abri-lo e ele deverá rodar tranquilamente no computador.

Mas é importante você saber que este arquivo precisa ter a assinatura digital do seu ID Apple (e se você baixou com sua conta, ele terá). Não irá funcionar se você baixar o IPA da internet ou receber de algum conhecido.


Estas são as duas maneiras de fazer rodar apps do iPhone no Mac. Mas é possível que este segundo método, por não ser oficial, seja bloqueado pela Apple no futuro.

Então, se você já possui um novo Mac com processador M1, aproveite enquanto pode.


iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo