AplicativosOpinião

WhatsApp lança versão web para ler e enviar mensagens pelo navegador

Hoje em dia, diversos mensageiros eletrônicos possuem tanto versão para celular quanto para computador e tablet, e funcionam perfeitamente em todas as plataformas. É o caso do ótimo Telegram, do Skype, do WeChat e do Line. Mas o mais popular deles, o WhatsApp, vergonhosamente não tinha, até ontem, uma solução para ler e enviar mensagens fora do celular, o que sempre indignou muita gente.

Ontem, finalmente, eles apresentaram uma forma das mensagens serem lidas no computador. Mas a solução é tão limitada, que parece mais uma gambiarra.

O pessoal do WhatsApp não fez a lição de casa e preferiu não seguir o caminho normal de criar um app para computador, como todos os outros fazem. Em vez disso, criaram uma maneira das mensagens serem lidas pelo navegador, o chamado WhatsApp Web.

O problema é que há limitações demais. Primeiro, só funciona em um único navegador, o Chrome. Em tempos de neutralidade na rede, isso é para lá de bizarro. Você precisa acessar o site e escanear com o telefone um código QR, para estabelecer a conexão.

Segundo, não funciona com iPhone, justamente a plataforma onde o WhatsApp nasceu. Aí você se pergunta: Por que? Eles respondem isso no blog deles: “Infelizmente, por enquanto, nós não podemos oferecer a versão web para nossos usuários de iOS devido a limitações da plataforma da Apple“. Claro, todos os outros conseguiram, só o WhatsApp teve problemas com essa tal “plataforma da Apple”.

Sim, a Apple limita gambiarras. Para ela, é muito mais benéfico para os usuários que se incentive os desenvolvedores a criarem reais aplicativos nativos para computador, e não semi-soluções limitadas que “quebram o galho“.

O WhatsApp Web é um quebra-galho para acessar as mensagens pelo navegador. Por que não mostrar mais respeito aos usuários e criar um verdadeiro cliente nativo que funcione tanto no computador quanto no tablet? Por que ficar aprisionado somente no celular, em uma época que os concorrentes estão muito além em matéria de recursos?

Todos os concorrentes citados no primeiro parágrafo possuem, além de acesso pela web, um aplicativo nativo para Mac e Windows, além de ligações por voz, recursos de privacidade e muitas outras coisas que o WhatsApp não tem.

Acredite, o WhatsApp atualmente é um dos mais fracos aplicativos de mensagens que existe, que infelizmente é o mais popular. Mas você pode ajudar a mudar isso. Instale eu seu celular outra opção, como o Telegram, e peça para seus contatos fazerem o mesmo, a título de experiência. Ninguém precisa apagar o WhatsApp, os dois apps podem conviver perfeitamente juntos. Mas ao usar o outro, seus amigos podem ser convencidos das vantagens e fazer a mesma coisa com seus contatos, aumentando ainda mais a sua rede.

Se os usuários não fizerem algo para mudar, a equipe do WhatsApp continuará nessa preguiçosa zona de conforto, dominando o mundo sem nenhum esforço para melhorar.

Botão Voltar ao topo